sexta-feira, 12 de abril de 2013

Acordo entre Adagro e Adab permitirá que bovinos de Petrolina sejam abatidos em Juazeiro

Josival/foto divulgação 
Um entendimento entre as Agências de Defesa Agropecuária dos estados de Pernambuco e Bahia – Adagro e Adab, respectivamente – deve resolver a celeuma criada por conta de uma decisão do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB). O gestor proibiu, a partir da próxima segunda-feira (15), que o abate de animais bovinos seja feito no matadouro público da cidade.
O anúncio de um acordo entre os governos baiano e pernambucano nesse sentido foi feito hoje (12) pelo secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, durante sua participação no lançamento oficial da 24ª Fenagri e 7ª Expovale, que acontecerão em maio em Juazeiro.
Ainda ontem (11), Lóssio havia adiantado à imprensa que teve uma recente conversa com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, solicitando-lhe que tentasse um acordo com o governo baiano no intuito de abrir a barreira sanitária ao rebanho bovino da região. A proposta é de que o abate desses animais seja feito no matadouro de Juazeiro.
A reportagem do Blog conseguiu um contato com o secretário de Agricultura do município, Josival Barbosa, por meio de sua assessoria. Ele ratificou que o entendimento entre Adagro e Adab está praticamente selado. Pelo acordo, será criado um corredor sanitário entre Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia, no qual serão transportados os bovinos.
Todo o procedimento, segundo Josival, deverá ser fiscalizado pelos dois órgãos estaduais. “O transporte dos animais de Petrolina para Juazeiro será lacrado e apenas para o abate, sendo submetido a uma fiscalização rigorosa”, ressaltou. Mas o secretário acredita que esse trâmite burocrático poder ser facilitado brevemente. “Pela informação que temos, Petrolina deve ser considera zona livre da febre aftosa em dois ou três meses”, completou.

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...