sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Multiplicam-se na ONU vozes pedindo fim do bloqueio dos EUA contra Cuba

ONU, Assembleia Geral
ONU, Assembleia Geral (Foto: Prensa Latina)

Prensa Latina - A reivindicação pelo fim do bloqueio dos EUA contra Cuba vêm de todo o mundo, como fica claro nas intervenções durante os debates da Assembléia Geral da ONU.  Nesta quinta-feira, o presidente do Suriname, Ashwin Adhin, disse que seu país desaprova fortemente "o embargo econômico, financeiro e comercial de mais de meio século contra a irmã República de Cuba e seu povo".  
Por sua parte, o presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Evaristo do Espírito Santo Carvalho, renovou mais uma vez seu apoio ao povo cubano e exortou a comunidade internacional a fazer maiores esforços para suspender o bloqueio.  
Ele também se referiu à importância de normalizar as relações entre os Estados Unidos e Cuba.  
O presidente de Nauru, Lionel Rouwen Aingimea, agradeceu ao Governo cubano por fortalecer o setor de saúde daquele pequeno Estado da Oceania. 
No entanto, embora uma brigada médica cubana esteja salvando vidas nauruanas, o povo cubano continua sofrendo dificuldades extremas em quase seis décadas de bloqueio econômico, comercial e financeiro, disse ele.  Apelamos aos Estados Unidos para não esquecerem o povo amigo de Cuba, que está sofrendo as consequências dessas sanções, disse o presidente.  
Enquanto isso, o presidente de Dominica, Charles Angelo Savarin, pediu o fim do bloqueio econômico injustificado e contínuo "para liberar o vasto potencial do povo cubano, de modo que ele assuma seu papel adequado no sistema econômico e comercial mundial".   
O vice-presidente de Gâmbia, Isatou Touray, considerou que o cerco americano pertence a uma época passada e pediu ao governo dos Estados Unidos que encerrasse esse mecanismo e abrisse uma oportunidade para relações amistosas e boas relações.  
Este pedido também foi apoiado pelo Ministro das Relações Exteriores da República do Gabão, Alain Claude Bilie By Nze, que destacou como o bloqueio afeta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o povo cubano.  
Desde 1992, a Assembléia Geral da ONU aprovou 27 resoluções que exortam o governo dos EUA a encerrar, sem qualquer condicionamento, sua política de bloqueio contra Cuba.


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...