quinta-feira, 26 de abril de 2018

RÚSSIA, IRÃ E TURQUIA MARCAM ENCONTRO EM BUSCA DA PAZ NA SÍRIA

Reuters

Os responsáveis pela diplomacia dos três países garantidores do acordo de Astaná para a pacificação da Síria se reunirão em Moscou, segundo anunciou nesta quinta-feira (26) o Ministério de Assuntos Exteriores turco em uma curta nota.
O encontro tripartite, que terá lugar no sábado (28), contará com a presença dos chanceleres Mevlut Cavusoglu (Turquia), Sergey Lavrov (Rússia) e Mohamad Yavad Zarif (Irã).
"Na reunião serão abordados todos os aspectos da cooperação estabelecida no marco do acordo de Astaná e serão analisados os passos que podem ser dados a partir desse momento", diz a nota.
O processo de Astaná começou em janeiro de 2017 na capital do Cazaquistão, como uma iniciativa dos três países para tentar chegar a uma solução política para o conflito armado na Síria, que já dura sete anos.
O encontro de chanceleres anterior ocorreu em 15 de março.
Crítico do intervencionismo de potências imperialistas, o chanceler do Irã afirmou que as ações de forças estrangeiras, como o recente ataque dos Estados Unidos, Reino Unido e França contra a Síria atrasam a possibilidade de paz no país árabe.
"As intervenções estrangeiras adiam a conquista da paz", disse em Bruxelas, Bélgica, durante a conferência internacional 'Apoiando o futuro da Síria e da região'.
O chefe da diplomacia iraniana pediu à comunidade internacional que priorize a questão humanitária acima de qualquer outra consideração, "sem condições pré-estabelecidas ou políticas". Ressaltou que é "imperiosa a necessidade de melhorar a situação dos refugiados sírios e das pessonas deslocadas dos seus lares", o que, enfatizou, facilitará os esforços para uma solução pacífica".
Um cessar fogo deveria ser a prioridade, na opinião do chanceler iraniano, que reafirmou o empenho do seu país, junto com a Rússia e a Turquia, no marco do Processo de Paz de Astaná.
"A crise só será resolvida como parte de um procedimento integral dirigido e autorizado pelo povo sírio e com pleno respeito à integridade territorial, soberania e independêcia da Síria", disse Zarif.(247, com Prensa Latina).


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...