quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Equipe de monitoramento emergencial para período de chuva apresenta relatório de ações do primeiro fim de semana


Chuva na região do Bairro João de Deus. (Foto de Ricardo Banana)

Chuva na região do Bairro João de Deus
Depois de designada pelo prefeito Julio Lossio, a equipe de planejamento emergencial para o período chuvoso fez levantamento das ações executadas no primeiro final de semana. O trabalho que consiste em dar assistência básica as pessoas em situação de risco atuou em diversas comunidades atendendo os chamados urgentes.
Segundo o coordenador do grupo que é composto por diversas secretarias, Ricardo Rocha; além das equipes humanas, estão à disposição da comunidade maquinário como bombas para escoamentos de lagoas, além de caçambas, Patrol, Retroescavadeira e Caminhão. Ainda auxiliando no trabalho de esvaziamento de lagoas como nos bairros Jatobá que junto a parceiros como a iniciativa privada, está instalando dois motores bombas e tubulação para drenagem das águas; São Joaquim onde foi instalada também motor bomba para drenar a água a fim de minimizar a situação e Padre Cícero onde por ser uma lagoa natural e se se tratar de área com espelho d’água muito grande, o proprietário será notificado a fim de construir solução que direcione a processo de desapropriação para construção de piscinão.
Foi percorrido ainda todo o trajeto natural das águas pluviais, desde o bairro Dom Avelar passando pelo Vila Rotary, Padre Cícero, Vila Débora até as manilhas que cortam a BR 428, na altura do Loteamento Recife, verificando as intervenções a serem realizadas para desobstruir e manter o córrego natural das águas.
No Dom Avelar, a equipe verificou juntamente com a Presidente do bairro, soluções para minimizar o acumulo de água nas ruas. Ficou definido intervenções com máquina no entorno do bairro e com equipe de homens realizando trabalho manual de limpeza de drenos na Avenida dos Minérios. E no Cacheado, a Defesa Civil deu assistência aos moradores, mas a situação no bairro, segundo a DC é estável.
Além de empresários, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) de Petrolina também cedeu bomba de maior potência que vai auxiliando no serviço de esvaziamento das lagoas.
O trabalho também está acontecendo com roço mecânico que consiste na retirada de mato em áreas aberta, além da recuperação de vias, priorizando os locais que oferecem maior risco à população, principalmente aos motociclistas. A Seinfra conta com o apoio da população que continua informando localização de buracos na cidade. “Estamos atendendo a medida de que esses locais oferecem maior risco a comunidade, mas todos as áreas serão atendidas incluindo o que nos é enviado à secretaria”, afirmou o Secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha.
Famílias estão sendo removidas de áreas de risco para casas alugadas pelo município através da Defesa Civil. Elas também recebem assistência da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sesdest) através de cesta básica e outros mantimentos. Além disso, equipes sociais estão de plantão para atender ás emergências das comunidades desabrigadas com roupas, alimentos, cadastramentos, assistência psicossocial, transporte para deslocamentos das famílias até abrigo, acolhimentos e encaminhamentos para assistência médica; e promove também mobilizações para incentivo a doações, através das igrejas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), sociedade civil e associações de bairros.
Para garantir que todas as famílias atingidas tenham mantimentos, a Prefeitura está arrecadando alimentos, roupas e agasalhos na sede da Defesa Civil, localizada no Parque Josepha Coelho e Sedest na Rua Valério Pereira, Centro. (Com informações da Ascom) ( por )
 
Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...