segunda-feira, 2 de abril de 2018

INSÔNIA. OS BONS RESULTADOS DA TERAPIA COMPORTAMENTAL

  Por: Lé Figaro
 (photo: )

Um francês de cada seis sofre de insônia crônica. Os dados são do INPES francês (Instituto Nacional de Prevenção e Educação da Saúde) e é, ao que se sabe, praticamente a mesma nos demais países desenvolvidos. Perturbados nas suas atividades quotidianas pela fadiga que esse distúrbio acarreta, os insones costumam ser levados a recorrer a soníferos e/ou terapias comportamentais. Pergunta: Qual é a melhor dessas duas opções, a que mais chances tem de resolver o problema sem acarretar problemas secundários? Um novo estudo canadense traz elementos para responder a questão.

Por: Pauline Fréour - Le Figaro Santé  

Uma experiência foi conduzida por pesquisadores da Universidade de Laval, no Canadá, com um grupo de 160 pessoas que sofrem de insônia. Durante 6 semanas, a metade delas seguiu uma terapia cognitiva e comportamental de grupo com duração de 90 minutos, todas as semana; a outra metade recebeu, além dessa terapia, soníferos (zolpidem e outros). Uma terapia comportamental tem como objetivo mudar certos hábitos ligados ao sono: evitar ficar "se virando na cama" quando temos dificuldade para pegar no sono ou para adormecer novamente; não fazer sestas longas durante o dia; recorrer a técnicas de relaxamento, etc. Os participantes aprenderam desse modo a não fazer drama e a relativizar certas crenças (minha saude será arruinada, isso vai acabar com a minha vida, devo absolutamente recuperar essas horas de sono perdido). Objetivo da técnica: reduzir os níveis de ansiedade, pois eles constituem um fator que agrava os distúrbios do sono.


Insônia diminui a qualidade de vida
Desde a primeira fase do experimento, os membros do primeiro grupo demonstraram menos fadiga, menos ansiedade e sintomas depressivos. Os membros do segundo grupo (os que tomavam soníferos e também faziam a terapia comportamental e cognitiva) não acusaram mudanças em seus comportamentos. 
A seguir, um tratamento de manutenção com duração de 6 meses foi proposto a certos participantes do estudo: a metade do primeiro grupo continuou suas sessões de terapia no mesmo ritmo, enquanto a outra metade a interromperam. No segundo grupo (soníferos e terapia), uma parte prosseguiu sem mudanças, enquanto a outra parte deixou de tomar os medicamentos porém prosseguiu normalmente na terapia comportamental e cognitiva. 
Balanço geral: Os melhores resultados foram obtidos pelos pacientes que prosseguiram na terapia, e apenas ela, a longo prazo.
Como o estudo não permite comparar a eficácia dos soníferos isoladamente em relação à terapia, prepara-se agora uma nova pesquisa que possibilitará o esclarecimento desse importante detalhe. Mas de qualquer forma os resultados até agora obtidos mostram que, em matéria de sono, a mudança dos hábitos gerais de vida funcionam na maior parte das vezes.
"A maior parte das pessoas que sofrem de insônia consultam um especialistas quando o problema produz impactos na qualidade de suas vidas no dia-a-adia: no seu estado de humor, na sua energia, nas suas capacidades de concentração e de atenção", lembra Charles Morin, autor da pesquisa e cientistas na Universidade de Laval. "É portanto interessante mostrar que a terapia comportamental e cognitiva melhora não apenas a qualidade do sono, mas também o bem-estar durante a jornada. Este é um fator de esperança para os que sofrem de insônia".


Nota do Hospital Albert Einstein: 
A maioria dos casos de insônia está relacionada a maus hábitos de sono, depressão, ansiedade, falta de exercícios físicos, doença crônica ou certos medicamentos.
Os sintomas podem incluir dificuldade para dormir ou permanecer dormindo e não se sentir descansado. O tratamento para a insônia consiste na melhoria dos hábitos de sono, na terapia comportamental e na identificação e controle das causas subjacentes. Também é possível usar pílulas para dormir, mas seus efeitos colaterais devem ser monitorados. A insônia é muito rara nas crianças até 5 anos, comum entre adolescentes, comum nos adultos, muito comum nos idosos. Convém aos que padecem desse distúrbio procurar um médico para receber orientação.(Saúde247).


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...