sexta-feira, 10 de março de 2017

A Reforma da Previdência e os Impactos no Povo Nordestino

charge-picante-previ
Foto ilustrativa


*Artigo de Aristóteles Cardona Júnior
Que o ilegítimo governo de Temer vai de mal a pior não é segredo pra ninguém. O fajuto presidente do Brasil segue batendo recordes negativos. Um dos principais é certamente a sua alta taxa de rejeição no meio do povo brasileiro. E não é para menos: desmonte da saúde e da educação, o projeto que congelou o orçamento federal por 20 anos e mais várias outras medidas que atingem diretamente toda a população brasileira. Mas a cereja do bolo do golpe está sendo elaborada neste momento. É a Reforma da Previdência.
Temer e seu ministro da fazenda, o Henrique Meirelles, têm apontado esta reforma como a grande jogada deste governo. Inclusive utilizando-se de mecanismo
​s​
cruéis, como a propaganda do PMDB nacional, que ameaça acabar com o Bolsa Família, por exemplo, se não houver a aprovação da famigerada reforma.
E por que esta reforma é tão cruel? Porque eles simplesmente querem acabar com a aposentadoria do povo brasileiro. Eles não querem mais que o trabalhador e a trabalhadora do Brasil tenham direito a se aposentar após uma vida de muito suor e sangue, muitas vezes em empregos pesados e mal remunerados.
Ao que parece muitas pessoas, meios de comunicação e até partidos que apoiaram o impeachment da Presidenta Dilma estão se dando conta do tamanho da crueldade prevista nesta Reforma.
E tal crueldade aparece em vários pontos da reforma. Mas apenas o seu eixo central já explicita o quão vai nos fazer mal caso esta reforma seja aprovada. Em resumo, para se aposentar de forma integral serão necessários 49 anos de trabalho! Em um simples cálculo, se imaginarmos um cidadão ou uma cidadã que comece a trabalhar com 21 ou 22 anos só poderá receber a aposentadoria com 71 ou 72 anos. Isso se trabalhar direto, sem nenhum momento de desemprego nestes anos todos.
Agora proponho outro raciocínio: comparar este período com a expectativa de vida do brasileiro. Hoje a expectativa de vida de uma pessoa no Brasil gira em torno de 75 a 76 anos. Isto nos dá apenas 3 a 4 anos de aposentadoria. Mas a situação piora, e muito, se pensarmos na realidade nordestina. Hoje a expectativa de vida no Nordeste gira em torno de 71 a 72 anos! Em outras palavras, Temer e seu governo ilegítimo não querem que o nordestino se aposente mesmo. Querem que o trabalhador e a trabalhadora do Nordeste trabalhem a vida toda e não tenham direito a receber um único centavo de aposentadoria ao final de suas vidas.
Outro elemento muito importante é que parte importante da economia de várias cidades em nossa região dependem do setor de comercio e de serviços que é movimentado exatamente pelo dinheiro da aposentadoria de tantos e tantas pelo sertão afora. Como ficará a situação? Sem dinheiro para consumir, parte importante dos empregos tendem a desaparecer e logo teremos uma crise que se alimenta da outra, enquanto a pobreza e miséria tendem a se tornar novamente um fantasma para o Brasil.
A conclusão é que se esta Reforma da Previdência é ruim para o Brasil, ela é muito pior pra o
nosso povo nordestino, nosso povo sertanejo.
Em Petrolina tivemos uma semana de lutas, capitaneada pelas mulheres, que foram às ruas e se manifestaram contra esta reforma. Até uma carta contra tal reforma construída pela Frente Brasil Popular foi assinada pela maioria dos vereadores de Petrolina. Sinal de que, independente de outras posições políticas e cores partidárias, há um clima de forte rejeição a esta proposta.
Certamente teremos semanas intensas pela frente. Faz-se muito importante se manifestar de todas as formas possíveis. Eles lá em Brasília vão ter que entender que o povo brasileiro está cansado de retrocesso e não deixará este absurdo ser aprovado.
*Médico, Professor Universitário e militante da Frente Brasil Popular em Petrolina. Fonte: (Vinicius de Santana).

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...