quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Nutricionistas desenvolvem trabalho de conscientização entre a comunidade da rede municipal de ensino


imagem 
Quando o sinal toca em toda escola do ensino infantil e fundamental, o movimento das crianças é igual. Alegria, algazarra e satisfação na hora do lanche. Nas escolas da rede municipal, o momento das refeições é também hora das crianças colocarem em prática, assim como em toda a comunidade escolar, os ensinamentos e aprendizados das oficinas e palestras do projeto de conscientização alimentar da secretaria de Educação do município através da equipe de nutricionistas que envolvem profissionais e estudantes universitários de Nutrição e Tecnologia de Alimentos.
As nutricionistas e estudantes fazem todo o planejamento do cardápio com a preocupação básica do qualitativo e quantitativo dos alimentos, diferenciados por modalidade e idade, em todas as escolas municipais. O cardápio estipulado busca atender 15% das necessidades calóricas, oferecendo os macro e micro nutrientes, ou seja, carboidratos, lipídeos e minerais. “Procuramos seguir bem todas as orientações dos nutricionistas e o mais importante, colocamos no preparo dos alimentos, todo o preparo e amor. É como estivéssemos cozinhados para os nossos filhos,” ressalta a merendeira da Escola Laura Vicuña , Vilany de Souza. E as crianças reforçam isso nos depoimentos. “A comida é deliciosa e as tias estão sempre nos ensinando que é importante a gente comer frutas e aqui na escola não falta,” diz a aluna de oito anos, Vitória Reis.
Tudo é acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar, Cae, formado por representantes da secretaria de Educação, pais de alunos, nutricionistas, representantes da sociedade civil, sindicato e educadores com objetivo de acompanhar e fiscalizar os recursos destinados à merenda escolar.
O trabalho desenvolvido pelas nutricionistas e universitários nas escolas municipais não se resume à elaboração dos cardápios: além da assistência dada através de acompanhamentos nas escolas, elas participam do controle higiênico sanitário e também desenvolvem um trabalho de conscientização alimentar junto à comunidade escolar, através de palestras e oficinas. “Somos o maior produtor de frutas do país e as pessoas não adotaram ainda o costume e prática do consumo de frutos e verduras como deve ser, atendendo a necessidade do organismo. A variedade frutos disponível é imensa e as pessoas precisam consumir alimentos saudáveis para evitar a obesidade e doenças crônicas não degenerativas,” explica uma das nutricionistas da rede municipal de Ensino, Célia Regina Oliveira. Ela diz que nas palestras e oficinas desenvolvidas constantemente na comunidade escolar são distribuídas cartilhas explicativas sobre a importância de hábitos saudáveis de alimentação.
Segundo o diretor de Nutrição e Alimentação Escolar, Ricardo Santos, nas 110 escolas e 32 anexos da rede municipal são compradas e distribuídas cerca de 100 toneladas de frutas, entre melancia, melão, mamão, manga, banana, goiaba e maçã. Os frutos são complementos alimentares. Nos estabelecimentos de ensino onde o funcionamento é integral são servidas cinco refeições para os estudantes e três nas escolas de meio período. No cardápio, além das frutas, cereais, carne, verduras e massas.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...