quarta-feira, 17 de julho de 2013

Jovens do Projovem Adolescente conhecem a história da cidade na exposição “Petrolina: o Centro da Rosa”



imageSaber e compreender a história do local onde se vive. Essa foi a mensagem transmitida pelo padre e historiador Francisco José Cavalcante aos jovens que fazem parte dos coletivos do Projovem Adolescente do município, que visitaram nesta terça-feira (16) a exposição “Petrolina: o Centro da Rosa”, no Museu do Sertão. A atividade cultural faz parte da programação da Pré-jornada Mundial da Juventude, que acontece até o dia 20 deste mês no município. O evento é organizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina e o Setor de Juventude da Diocese do município.
Os jovens, oriundos de bairros como Pedra Linda, Jardim Amazonas e Vale do Grande Rio, puderam, através das palavras do Pe. Francisco, remontar a história do município desde quando ele era apenas uma passagem para Juazeiro, na Bahia, até os dias atuais. A atividade teve início na Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos. “Quando conhecemos a história nos situamos, pois ela é como uma bússola, onde a pessoa que está perdida a consulta e sabe exatamente de onde veio, onde está e para onde se quer ir. Por isso que nós, seres humanos, diferente de outros animais, temos a consciência, e ela, junto com a memória histórica permite que conheçamos os caminhos que estão na nossa frente”, destaca o padre Francisco.
Para o diretor de Direitos Humanos e Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina (Sedest), Robson Rocha, é importante proporcionar aos jovens o acesso à cultura e à informação e que, através do conhecimento histórico, eles pensem a respeito do seu papel na sociedade. “Devemos estar em constante vontade de aprender, e esta exposição sobre Petrolina irá contribuir para que eles façam perguntas como ‘de onde vim?’, ‘quem sou eu?’, ‘para onde vou?’. O objetivo da atividade é que eles possam conhecer um pouco da origem e do valor histórico da nossa cidade , do eixo ao qual ela faz parte e a razão pela qual ela é o centro da rosa dos ventos”, ressalta.
Na quarta-feira (17), uma outra turma de jovens do Projovem Adolescente irá visitar a exposição, que está aberta até final deste mês, no Museu do Sertão. Nela, os visitantes poderão conferir fotos, mapas e documentos históricos que precedem a fundação da cidade.
A Pré-jornada Mundial da Juventude em Petrolina segue até o dia 20 com shows, celebrações eucarísticas, catequeses, Cine Jovem e Ação Social. Já a Jornada Mundial da Juventude acontece na capital do Rio de Janeiro-RJ, de 23 a 28 de julho, e contará com a presença do Papa Francisco.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...