quinta-feira, 21 de março de 2019

EM GOLPE FINANCEIRO CONTRA MADURO, BANCO AMERICANO PLANEJA CONFISCAR OURO VENEZUELANO



247, com Sputnik - O banco Citigroup planeja vender várias toneladas de ouro dadas como garantia pelo Banco Central da Venezuela após Caracas não ter cumprido o prazo de pagamento de uma parcela do empréstimo, informou a Reuters.
Segundo o acordo de financiamento de 2015 entre o grupo financeiro americano Citibank, sediado em Nova York, e a Venezuela, se Caracas não tem dinheiro para pagar a dívida, uma parte de suas reservas de ouro é convertida em dinheiro; Caracas deveria pagar 1,1 bilhão de dólares do empréstimo em 11 de março de 2019 e o resto no próximo ano.
De acordo com fontes da agência Reuters, o banco norte-americano vai vender parte do ouro da garantia no valor de 1,36 bilhões de dólares para recuperar a primeira parcela do empréstimo.
Além disso, o Citibank depositará o excesso de cerca de 258 milhões de dólares em uma conta bancária em Nova York que ficará fora do alcance do presidente Nicolás Maduro, afirmaram fontes.
"Foi dito ao Citibank que houve um evento de força maior na Venezuela, de modo que era necessário um período de carência, mas eles não o concederam", disse à Reuters uma das fontes, que pertence à equipe de Juan Guaidó.
Uma fonte no governo venezuelano adiantou à Reuters que o Banco Central venezuelano não transferiu o dinheiro ao Citibank neste mês. Nem o Citigroup nem o Banco Central da Venezuela ainda comentaram a informação.
A Reuters informou que essa situação representa mais um golpe contra o governo de Maduro e para a situação do país em geral, agravada pelas sanções impostas pelos EUA.


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...