segunda-feira, 5 de novembro de 2018

ENEM MOSTRA CORAGEM TEMÁTICA E FALA DE REFUGIADOS, NAZISMO, CENSURA, REGIME MILITAR E ESCRAVIDÃO


247 - As provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram realizadas neste domingo e chamaram a atenção para os temas arrolados, todos oriundos de alta qualidade crítica e da historiografia sem rabo preso. Alguns dos temas abordados foram feminismo, nazismo, escravidão, regime militar e crise de refugiados. O Enem segue assim sua tradição de ser uma prova independente de influencias políticas de turno e consagra o Inep como órgão de excelência para a elaboração de um dos maiores exames do mundo. 
A reportagem do jornal O Globo colheu depoimentos de candidatos. "Segundo a candidata Bruna Damasceno, de 19 anos, do Rio de Janeiro, esta foi uma das provas que mais abordaram temáticas envolvendo políticas e questões sociais atuais. Uma delas tratou do feminismo com um recorte de raça, referindo-se especificamente às mulheres negras. Além disso, ela diz que uma questão tratava sobre nazismo".
De acordo com outra candidata, Lorena Santos, "foi usado um poema de Graciliano Ramos e um texto sobre publicidade e racismo como base para questões de interpretação de texto. Ela deixou o Colégio Luiz Viana, em Salvador, na Bahia, às 14h40 (15h40 pelo horário de Brasília) e classificou a prova como 'muito mais fácil do que a dos três anos anteriores'. Ela está fazendo o Enem pela quarta vez".
Segundo o jornal, "uma das questões tratou da censura e da falta de liberdade de expressão características do regime militar (1964-1985). Em uma questão da prova de inglês foi usado um trecho de um dos clássicos do escritor inglês George Orwell, '1984'. Mais especificamente, o momento no qual o herói da narrativa, Winston, conversa com o colega O' Brien sobre o controle do partido. A candidata Ana Luísa Siqueira, de 16 anos, treineira, lembra o trecho: 'Winston conversa com O'Brien explicando que o passado não existe fisicamente, mas nos registros e memórias. É que o partido controla o passado, a memória e os registros. Foi esse o trecho usado — diz ela, que considerou a prova de inglês fácil para quem estuda o idioma de forma regular".


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...