domingo, 13 de outubro de 2013

A largada de Armando Monteiro ao governo do Estado

RUMO A 2014

Com candidatura ao governo do Estado "reprimida" desde 1998, líder do PTB em Pernambuco corre solto para montar alianças

Senador deve contar com o PT em seu palanque na próxima eleição / Hélia Scheppa/JC Imagem

Senador deve contar com o PT em seu palanque na próxima eleição

Hélia Scheppa/JC Imagem

Primeiro candidato colocado na disputa ao governo de Pernambuco, o senador Armando Monteiro Neto (PTB), deu a largada na corrida sucessória estadual com a entrega, na última sexta-feira (11), dos cargos que ocupava no governo Eduardo Campos (PSB).
A decisão do senador deve aumentar a pressão sobre o governador para que ele defina quem será seu candidato na eleição de 2014. Eduardo vem adiando a escolha do seu representante na sucessão em virtude das articulações da corrida presidencial.
Os cinco nomes colocados no PSB para disputar a vaga - o vice-governador João Lyra e os secretários da Casa Civil, Tadeu Alencar; das Cidades, Danilo Cabral; de Governo, Milton Coelho e da Saúde, Antônio Figueira – estão em compasso de espera.
Mas é de domínio público que com a decisão de retardar o processo em Pernambuco, os prefeitos da legenda começam a ser cortejados por outros postulantes, a exemplo do próprio senador.
O desejo de se candidatar a governador de Pernambuco acompanha Armando Monteiro desde a década de 90. Em 1998, antes mesmo de assumir seu primeiro mandato de deputado federal, quando ainda estava nos quadros do PMDB, o senador tentou viabilizar sua postulação, que terminou com a decisão de disputar uma cadeira na Câmara Federal.
Em 2002, Armando Monteiro disputou a reeleição, deixando novamente de lado o desejo de governar o Estado.
No ano seguinte à sua reeleição, deixou a “União por Pernambuco” para comandar o Partido Trabalhista Brasileiro, numa dissidência à base do então governador, Jarbas Vasconcelos (PMDB). Pelo PTB cumpriu seu terceiro mandato de deputado.
Quando Humberto Costa – hoje senador com o trabalhista – começou a se movimentar para disputar o governo de Pernambuco, Armando já vinha trabalhando para disputar o cargo.
O ex-presidente Lula chegou até a propor que o PT não tivesse candidato para apoiar Monteiro. Mas, o PT estadual terminou por homologar a candidatura de Humberto e Armando acompanhou o PT como aliado.
Eduardo Campos foi eleito em segundo turno e o PTB passou a integrar a gestão. Armando tentou até o início deste ano firmar acordo com o PSB para ser o candidato do Palácio do Campo das Princesas.
Diante das dificuldades, retirou o time da gestão e agora segue cortejando aliados e tecendo críticas à administração de Eduardo. Assim como o governador faz nacionalmente, o senador parte agora para montar seu arco de alianças na expectativa de, finalmente, disputar o governo estadual em condições de concretizar seu desejo. Fonte: Jornal do Commercio.


Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...