quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Pacientes de menor gravidade são a maioria dos atendimentos na UPA24H

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Os atendimentos de urgência/emergência realizados na UPA 24H, gestão IMIP, começaram no último dia 30 de julho e, desde então, a grande maioria dos pacientes atendidos são da menor grau de gravidade. Em números obtidos entre os dias 30 de julho e 15 de agosto, exatos 67% dos atendidos são da faixa verde. A faixa amarela, intermediária, são 22%. O restante, 11%, são para os pacientes da faixa vermelha. Estes necessitam de atendimento imediato.
A UPA24h tem como caráter de atendimento a classificação de risco, que é entendida como uma necessidade para melhor organizar o atendimento, garantindo que seja resolutivo e humanizado. É um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de atendimento médico,de acordo com o grau de risco.
Esse processo se dá mediante escuta das queixas e tomada de decisão baseada em protocolo.
Ao chegar na UPA, o usuário é acolhido pelos funcionários da portaria/recepção e encaminhado para fazer a ficha de atendimento.
Após a sua identificação, o usuário é encaminhado para a Classificação de Risco onde é acolhido pelo auxiliar de enfermagem e enfermeiro que, utilizandoinformações dadas por ele, se baseia no protocolo e classifica o usuário em:
- VERMELHO, ou seja, emergência (será atendido imediatamente na sala de emergência);
- AMARELO, ou seja, urgência (será atendido com prioridade sobre os pacientes classificados como VERDE, no consultório ou leito da sala de observação);
- VERDE, ou seja, sem risco de morte imediato (somente será atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO e AMARELO); e
- AZUL, ou seja, quadro crônico ou caso social (deverá ser preferencialmente encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou atendido pelo Serviço Social) e se desejar poderá ser atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO, AMARELO e VERDE
Observação importante: Todos os pacientes classificados serão atendidos pela Equipe de Saúde da UPAE pela ordem de gravidade e não pela ordem de chegada do paciente na unidade.
A enfermeira Marta Poliana, do Núcleo de Educação Permanente de Epidemiologia (NEPE), está realizando, desde o último dia 10, pequenas palestras para os pacientes que aguardam atendimento no local. Com o objetivo de utilizar esse encontro para esclarecer o cidadão a respeito do atendimento de urgência/emergência por classificação de risco e mostrar a importância do atendimento pela condição clínica do paciente. Os pacientes são bem atenciosos, participativos e compreendem a importância dessa forma de atendimento”, explica.
Dr Etiel Lins, chefe médico da UPA24h, explica que alguns pacientes, por não compreenderem o novo formato de atendimento, continuam questionando quando algum paciente é atendido mesmo chegando depois na unidade. “A gente mostra aos pacientes a importância do atendimento pelos critérios de classificação de risco”, conta.
A UPA24H funciona todos os dias e conta com três médicos de plantão por 24h. Para ser atendido, basta que o paciente se dirija até a unidade que fica na Av. Honorato Viana, próximo ao HGU.
Dalmir Campos
Assessoria de Comunicação / ASCOM
UPA24h/UPAE – Petrolina/PE
Gestão IMIP

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