terça-feira, 9 de abril de 2013

ONG resgata animais das ruas de Petrolina e Juazeiro e dá exemplo de solidariedade


Retirar animais em situação de risco das ruas, ajudar a encontrar cães desaparecidos ou contribuir para tornar a vida de um animal ou de toda uma família mais feliz. Essas são apenas algumas das atribuições da ONG Proteger, que atua há quase um ano em Petrolina e Juazeiro.
Entre tantas funções, a ONG luta principalmente pelo bem estar e saúde de cães e gatos que moram nas ruas. O principal foco da Organização é retirar os animais de lá, cuidar, castrar e encaminhá-los para a adoção. De acordo com a veterinária Cláudia Ancelmo Soares, a maior dificuldade encontrada dentro da ONG é a falta de espaço para a quantidade de cachorros e gatos. A solução encontrada foi criar um lar temporário.
“Nossa sede não tem espaço suficiente para eles. São muitos animais, com diversos tipos de problemas. Como não temos um abrigo próprio, criamos a ideia do lar temporário para que a própria população nos ajude a cuidar desse animal até que ele seja encaminhado para a adoção”, explica.
Para a assessora de comunicação da Proteger, Tani Siqueira Freire, uma parceria com a prefeitura de Petrolina poderia ampliar o trabalho da ONG na região. “Nós gostaríamos até de propor uma parceria em relação ao Centro de Zoonoses. O local é grande, mas é sujo, os animais não recebem o devido cuidado e são logo sacrificados. Nós já tentamos marcar reuniões com o prefeito, secretários, mas nunca tivemos êxito”, reclama.
Envenenamentos
Um fato chamou a atenção dos voluntários da ONG Proteger nos últimos meses: em Petrolina e Juazeiro, muitos animais de estimação estão morrendo por envenenamento. Os criminosos colocam o veneno, conhecido como chumbinho, em carnes, biscoitos ou qualquer outro alimento que provoque o animal.
“Registramos casos nos bairros Castelo Branco, em Juazeiro, e no Gercino Coelho, em Petrolina. Em Juazeiro, seis gatos e uma cadela morreram, os moradores já sabem quem é o culpado, mas têm medo de denunciar. É importante que as pessoas procurem a delegacia da Polícia Civil ou o Ministério Público para registrar esse absurdo. Já pensou se ao invés de um cachorro ou gato, uma criança ingerisse esse veneno?”, questiona Cláudia.
A ONG
A ONG Proteger conta com cerca de 70 voluntários e sobrevive apenas de doações. Frequentemente também são realizados festivais de tortas, bazar e outras iniciativas com o objetivo de arrecadar recursos para a Organização.
Quem quiser doar alguma quantia em dinheiro, ração, fraldas ou até associar-se, pode entrar em contato através dos telefones (87) 8871-8066 ou (87) 9679 9484. Também há a possibilidade de depositar o valor na conta bancária (Bradesco, agência 3101-01, conta corrente 0116019-2, CNPJ 17402119000193).
Já para aqueles que desejam ajudar a ONG denunciando casos de maus tratos de animais de rua ou querem apenas acompanhar o trabalho da entidade, basta curtir a página da Associação Proteger no Facebook.

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...