quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

MUNDO Novo vírus causa surto na China e OMS emite alerta

Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou um plano para preparar os hospitais de todo o mundo para um novo vírus que já contagiou dezenas de pessoas na China

                 Por: AFP e Agência Brasil
Novo vírus já matou uma pessoa na China
Novo vírus já matou uma pessoa na ChinaFoto: Noel Celis / AFP

O risco de que o novo surto de pneumonia viral que afeta a China atualmente seja transmissível entre seres humanos é "baixo", mas "não está descartado" - anunciaram autoridades de saúde chinesa nesta quarta-feira (15).

Até agora, o novo vírus já provocou a morte de uma pessoa e afetou outras 41, que registram sintomas semelhantes aos de uma pneumonia. Dos 41 casos confirmados na China, seis estão em estado grave e outros sete já tiveram alta, disse a porta-voz da Organização Mundia de Saúde (OMS), Tarik Jasarevic.

Em meio aos 41 doentes registrados Wuhan, cidade onde a epidemia começou, uma mulher pode ter sido contaminada pelo marido, afirmou a Comissão Municipal de Higiene e Saúde, nesta quarta-feira (15).

Em um comunicado, o órgão informou que o homem em questão trabalha em uma feira de mariscos, onde se detectou a maioria dos casos. Sua mulher diz que nunca esteve no local. "Não se descobriu qualquer prova explícita de transmissão entre humanos" desde o início desta epidemia ligada a um novo coronavírus, explicou a comissão.

"Não se pode excluir a possibilidade de uma transmissão limitada entre humanos, mas o risco de uma transmissão entre humanos continua sendo relativamente baixa", concluiu.

Alerta
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou um plano para preparar os hospitais de todo o mundo para um novo vírus que já contagiou dezenas de pessoas na China, provocando uma morte. A OMS também mencionou a possibilidade de o vírus ser transmitido “de forma limitada de pessoa para pessoa”, apesar de “ser cedo e ainda não existir um quadro clínico claro”.




Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...