quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

EQUIPE INTERMINISTERIAL - Bolsonaro reage à pressão do Nordeste

  Depois dar declarações polêmicas sobre a região, presidente deu carta branca a ministro da Casa Civil para criar equipe interministerial para discutir os temas nordestinos

   Por: Aline Moura - Diario de Pernambuco
Senador Fernando Bezerra diz: %u201CTodo mundo tem que descer do palanque%u201D. Danilo Cabral acredita que pressão nordestina fez efeito. Fotos: Senado Federal e Câmara Federal/divulgação
Senador Fernando Bezerra diz: %u201CTodo mundo tem que descer do palanque%u201D. Danilo Cabral acredita que pressão nordestina fez efeito. Fotos: Senado Federal e Câmara Federal/divulgação


O governo Jair Bolsonaro (PSL) deu sinais de reação à movimentação iniciada por Pernambuco para formar uma Frente Parlamentar em defesa do Nordeste, onde Fernando Haddad (PT) foi blindado no primeiro turno e única do país onde ganhou no segundo turno. Mesmo sem dar detalhes, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que a gestão pretende formar um grupo interministerial - com seis a oito ministérios -, para tratar de questões referentes à região, que convive todos os anos com a seca. O ministro informou que a primeira reunião será na próxima sexta-feira, mas não mencionou os nomes da equipe, nem deu maiores detalhes. De antemão, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que faz oposição a Paulo Câmara (PSB), já foi chamado para se reunir com três ministros. “Todo mundo tem que descer do palanque”, afirmou o senador.

A decisão de montar uma equipe para tratar de temas nordestinos foi anunciada por Onyx Lorenzoni, depois de o governador Paulo Câmara ser o primeiro a solicitar uma audiência com Bolsonaro e dizer que deseja desarmar os palanques. Também chegou de forma simultânea à proposta feita pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB) de formar uma frente com cerca de 200 parlamentares (deputados e senadores) para blindar a região de eventuais perseguições políticas e abrir uma porta de diálogo com o governo. 

A frente precisa ter pelo menos 198 assinaturas para ser aprovada, de maneira que possa usar as instalações do Congresso Nacional, mas sem gastos extras. Existem 151 deputados federais e 27 senadores eleitos pelo Nordeste, mas Danilo ainda trabalha com a possibilidade de atrair outros simpatizantes a partir de 1º de fevereiro, quando os novos parlamentares tomam posse. 

Onyx também falou sobre nova equipe interministerial em prol do Nordeste depois de Bolsonaro declarar, em entrevista ao SBT, a seguinte frase: “Espero que não venham pedir nada para mim porque eu não sou o presidente deles. O presidente (dos governadores do Nordeste) está em Curitiba”, declarou o militar reformado, fazendo uma referência ao ex-presidente Lula, que está preso e ainda é a liderança mais popular da região. Danilo acredita que houve um recuo do presidente. “O que desejamos é que essa interlocução tenha consequências, traga ações, que não seja apenas uma reação meramente retórica em função do constrangimento que o próprio presidente criou na relação o Nordeste”, disse Danilo Cabral.

A reunião com FBC
Fernando Bezerra se encontrou, na última terça-feira, com a ministra da Agricultura (Teresa Cristina), e os ministros de Desenvolvimento Regional (Gustavo Canuto) e Infraestrutura (Tarcísio Freitas). Segundo, entre os temas, foram discutidos a importância dos perímetros irrigados em Pernambuco, mas sem aprofundamento, uma vez que todos ainda estão tomando conhecimento de suas pastas. O senador citou o caso de Petrolina, que tem esses perímetros, e gera 150 mil empregos. 

O senador não polemizou com a proposta de Danilo Cabral. “Acho interessante toda iniciativa de mobilização e debate”. Em relação a Paulo Câmara, contudo, Fernando Bezerra, que foi vice-líder do presidente Michel Temer (MDB), alfinetou. “Quando se fala na necessidade de descer do palanque, tem que ser recíproco”, afirmou, sem destacar nomes, mas dizendo, por exemplo, que o PSB precisa sinalizar apoio a pontos da reforma da Previdência. 

“Somente Pernambuco tem um déficit de R$ 3 bilhões na Previdência. Não dá para procrastinar essa questão”, declarou o senador. FBC, como é chamado, disse que o MDB vai assumir uma posição de independência em relação ao governo Bolsonaro, mas ele frisou ter muita afinidade com as propostas da nova gestão.




Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...