terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Embarcação abandonada na Orla de Juazeiro volta a gerar polêmica e prefeitura emite novo pronunciamento

  Via:Carlos Britto
Embarcação abandonada na Orla de Juazeiro-BA. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)



A celeuma envolvendo uma embarcação abandonada na Orla de Juazeiro (BA) ganhou mais um capítulo, após a morte de um motociclista durante um acidente em que a vítima acabou caindo sobre a estrutura da barca, na madrugada de ontem (7). A tragédia ganhou repercussão nas redes sociais e muita gente questionou sobre a permanência do equipamento no local.
Em julho passado, este Blog questionou a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) sobre esse caso, e foi informado que o proprietário já havia sido notificado para retirar a barca do local.
A reportagem esteve lá ontem e constatou que a situação é ainda pior. A ‘carcaça’ do barco, inclusive, serve de ‘parede’ para um outdoor de uma empresa particular. Além disso, a barca estaria impedindo a finalização da pista de cooper do Parque Fluvial. Por causa o acidente de ontem, parte da grade de proteção do trecho da Orla foi danificada.
Embarcação abandonada na Orla de Juazeiro-BA. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)
Pessoas que passavam pelo local disseram não acreditar na remoção da barca. “Eu acho que isso aí vai ficar para sempre. Já tem muito tempo e ninguém nunca fez nada“, disse a universitária Flávia Araújo, que pratica atividades físicas na Orla de Juazeiro.
Quem também não acredita na retirada do equipamento é Vinícius Carvalho. Além disso, ele disse que o local está a cada dia mais fétido e teme que a embarcação cause um acidente. “Isso aqui está um horror. Fezes, urina, animais mortos e lixo. Quem passa por aqui sente esse mau cheiro e não fica perto. Fui verificar lá em baixo, e essa barca está suspensa por pedaços de madeira, isso é um perigo, pode cair sobre alguém“.
Há quase seis meses foi repassado pela Semaurb que a administração municipal estava “realizando um processo licitatório para contratação de uma empresa especializada“, para que fosse feita a retirada da embarcação e posterior cobrança dos custos ao proprietário.
Embarcação abandonada na Orla de Juazeiro-BA. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)
Nova resposta
Em nova nota enviada a este Blog, a Semaurb disse que esse processo “está em fase de pós licitação, aguardando os trâmites para que a empresa ganhadora possa expedir a ordem de serviço para retirada da embarcação“.
Acompanhem a nota, na íntegra:
A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) informa que inicialmente existiam três embarcações ancoradas na área de Área de Preservação Permanente (APP) do Rio São Francisco e duas foram retiradas.
O proprietário da última embarcação não quis promover a retirada junto à prefeitura e o mesmo foi advertido e, em seguida, autuado com auto de infração de multa por descumprir a lei.
Diante disso a prefeitura, através da Semaurb, está em fase de pós licitação, aguardando os trâmites para que a empresa ganhadora possa expedir a ordem de serviço para retirada da embarcação.
Já a Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro comunica que uma equipe já esteve no local nesta segunda-feira (7), realizando o levantamento de todo material que será necessário para consertar o trecho da Orla. Durante a semana os serviços serão iniciados para que sejam evitados outros acidentes.
Ascom/Semaurb

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...