sexta-feira, 13 de julho de 2018

Centro de Excelência em Fruticultura sedia programação técnica da Fenagri 2018

  (C.Geral)
Fenagri

Consolidada como a maior feira da fruticultura irrigada da América Latina, a Fenagri 2018, aberta oficialmente nessa quarta-feira(11) em Juazeiro, Vale do São Francisco, terá toda a programação técnica no Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/Senar. O público poderá participar, gratuitamente, de mais de quarenta atividades, entre palestras, fóruns, reuniões técnicas, debates e minicursos. A feira é considerada a maior vitrine para a promoção e realização de negócios, transferência de tecnologias e divulgação, em todo o mundo, das potencialidades do Vale.
A programação no Centro de Excelência acontece a partir desta quinta(12) e sexta(13) de julho e conta com a parceria da prefeitura de Juazeiro, Embrapa Semiárido, Sebrae Bahia, Uneb, Codevasf e Moscamed. A expectativa é receber mais 1.200 participantes, entre produtores rurais, agroindústrias, empresários, pesquisadores, técnicos, estudantes, instituições públicas e privadas e exportadores.
Governança dos perímetros irrigados; agroindustrialização; inovação tecnológica; fertirrigação; uso racional do solo e das águas; startup Agrotech; frutas regionais (manga, uva, banana e coco); novas variedades (citros, pera, maçã e caqui); e monitoramento de praga serão alguns dos temas que irão compor a programação técnica da Feira.
De acordo com a diretora do Centro de Excelência em Fruticultura, Mônica Ishikawa, “a finalidade do evento é integrar e atualizar os produtores rurais, empresários, técnicos e estudantes, nos assuntos, programas e tecnologias mais recentes do setor, o que irá aumentar e melhorar a produção nos pomares, aperfeiçoar a gestão do negócio e expandir a comercialização, fortalecendo a fruticultura brasileira”.
As palestras serão ministradas por profissionais especialistas da Embrapa (Semiárido, Mandioca e Fruticultura, Tabuleiros Costeiros); Uneb Campus III; Abrasfrutas; Moscamed; Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI; Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepae; e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA; além de empresas da região.
A assessora técnica do Centro de Excelência em Fruticultura, Thyara Ribeiro, ressaltou que “os fruticultores precisam estar atentos às crescentes exigências de qualidade por parte dos consumidores, o que deverá influenciar o desenvolvimento do setor, inclusive com introdução de novos tipos de frutas. Uma estratégia sugerida é o plantio de variedades com épocas diferenciadas de colheita, o que vai permitir a comercialização durante um período maior, sem que os produtores tenham que se sujeitar aos preços menores praticados nos picos de safra”.
A Feira
A Fenagri também conta com exposições de produtos e serviços, e feiras de negócios, que vão acontecer no Juá Garden Shopping, localizado também no Distrito Industrial, próximo ao Centro de Excelência, às margens da Rodovia Lomanto Júnior (km 06). O tema da feira este ano é “Cultivando sabores e valores do Vale”. O evento é aberto ao público.
Segundo a prefeitura de Juazeiro e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ, organizadores do evento, a Fenagri deve gerar em média R$ 5 milhões em negócios, atraindo um público de mais de 40 mil pessoas, durante os quatro dias.

Blog do BILL NOTICIAS


Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...