domingo, 27 de maio de 2018

PT lança pré-candidatura de Lula em Brasília Teimosa

Humberto Costa, que esteve presente, defende que o partido lance nome próprio para as eleições ao governo do estado.


Neste domingo, no Buraco da Veia, em Brasília Teimosa, o PT Pernambuco lançou a pré-candidatura de Lula à presidência da república. O ato reuniu pouca gente, não chegando a ultrapassar 200 militantes, mas foi o necessário para consolidar a possibilidade do ex-presidente concorrer nas eleições deste ano mesmo estando preso no momento. Lideranças políticas como o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal Silvio Costa (Avante) estiveram presentes. A professora da faculdade de direito da UFPE, Liana Cirne Lins, que ficou conhecida por ser a advogada do movimento Ocupe Estelita e busca ser deputada federal pelo PT nas eleições deste ano, também compareceu, assim como lideranças da militância do partido.

Para Humberto Costa, o momento de lançamento da pré-candidatura é ideal porque no meio da crise Lula é um nome que pode unificar o Brasil. "A gente quer mostar ao povo que é para ter esperança. Lula será libertado", reforça o senador. Segundo ele, o partido lançará a campanha oficialmente no próximo dia 09 de junho, em evento em São Paulo. "E vamos seguir com as mobilizações até o dia 16 de agosto, quando iremos registrar oficialmente a campanha de Lula Presidente 2018", completa.

Liana Cirne Lins, que está se candidatando a deputada federal pelo PT e é advogada, explica que não há nada que impeça a candidatura de Lula uma vez que não houve julgamento.  "O que vai acontecer é que vamos registrá-lo no dia 16 de agosto e acompanhar. Já estamos prevendo que outros partidos tentarão impugnar a candidatura, mas aí entraremos com ações também e é algo que a justiça eleitoral terá que julgar. Em último caso, o partido pode colocar outro nome até 20 dias antes das eleições. Mas, não temos plano B, o plano do PT é Lula", ressalta. 

No campo estadual, o consenso é mais difícil entre os integrantes do PT uma vez que há um trabalho da base nacional do partido para uma aliança com o PSB, fato que está recebendo resistência da militância em Pernambuco. Humberto Costa defende que o partido lance nome próprio para as eleições ao governo do estado. "Vamos definir isso no próximo dia 10 de junho", revela. Liana Cirne Lins concorda e adianta que o único nome viável para concorrer ao governo de Pernambuco é o da vereadora Marília Arraes (PT). "Se o PT quiser atender sua militância, não poderá fazer aliança com o PSB. Marília será então o melhor nome para cumprir essa tarefa", completa. 

Sílvia Siqueira, militante do PT e presidente da ONG Mirim Brasil, enfatiza que os militantes não irão aceitar uma aliança com o PSB em Pernambuco. "A militância apoia um candidato próprio. A militância quer Marília Arraes. É a hora de termos uma mulher no governo do estado." Vale ressaltar que Brasília Teimosa é um endereço representativo para Lula. Em sua última visita ao Recife, em agosto de 2017, o ex-presidente esteve no bairro depois de 14 anos sem voltar ao local. Sua primeira visita oficial foi em 2003, quando recém-eleito presidente, anunciou a remoção das palafitas e a transferência das famílias para o Residencial Casarão do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.(DP).


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...