segunda-feira, 6 de março de 2017

Paulo Valgueiro detona imprensa marrom de Petrolina: Liberdade ou “libertinagem”


A liberdade de imprensa é um dos pilares da construção da nossa democracia e de uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, tal principio só é efetivo quando a imprensa é, realmente, totalmente livre.
Todos possuem suas ideologias e suas posições nas mais diversas áreas. Mas o papel da imprensa é informar de forma minimamente imparcial e oferecer a verdade aos seus “clientes”, bem como todos os lados da mesma história, sem querer confundir ou enganar. Muito menos, inventar.
É de se respeitar também os profissionais que possuem “lado” e queiram demonstrá-lo. Também faz parte da Democracia. Mas, por respeito aos seus leitores e à ética profissional, que façam isso de forma clara. Escancarem a sua parcialidade e, a partir daí, emitam a sua opinião.
Infelizmente, Petrolina passa por uma séria crise de “liberdade de imprensa”. Conheço, gosto e admiro a grande maioria dos profissionais de comunicação da nossa cidade, e não são poucos os que merecem o meu respeito, mas não posso me calar diante de certos fatos que muito me incomodam.
Desde que o Prefeito Julio Lossio deixou a Prefeitura, pudemos perceber a diferença de comportamento de certos comunicadores. Antes incansáveis e destemidos nas críticas e na oposição responsável, hoje parecem mais serem membros do atual governo, acuados, defendendo, muitas vezes, até o indefensável.
Alguns podem até dizer: eles concordam com as ações do novo governo e ainda não viram motivos para tecerem críticas ao novo gestor. Respeito, apesar de discordar e de já ter demonstrado aqui erros muito graves da nova gestão. Mas, nem tudo é apenas o que parece…
Temos vivenciado em Petrolina uma verdadeira trama de apadrinhamento político nos meios de comunicação. A televisão e a rádio com mais audiência pertencem à família do Prefeito e do suplente de Deputado que apoia o governo.  Tem  blog  patrocínio da cidade é comandado por um funcionário do Pai do Prefeito votado para a elite de Petrolina, lotado em seu gabinete no Senado Federal e que nunca apareceu para dar nem um dia de expediente. Temos confirmações que parentes de outros blogueiros de renome da nossa cidade estão recebendo cargos em comissão no governo.
Tudo isso de nada importaria se tais profissionais estivessem fazendo o seu trabalho de forma respeitosa e honesta para com os seus leitores. No entanto, a verdade não têm sido essa.
Essa semana, li em um desses blogs uma notícia que me inquietou e deixou-me indignado. O título era “Petrolina não gosta de Carnaval”.  Nela, o blogueiro, que também é radialista, afirmava que essa tinha sido uma declaração do então Prefeito Julio Lossio para, segundo o jornalista, justificar a falta de investimento no Carnaval de Petrolina nos anos anteriores.
Essa notícia poderia ser só mais uma, dentre tantas outras veiculadas em todos os meios de comunicação todos os dias, se não fosse por um mero detalhe: é mentirosa. Julio Lossio nunca disse que Petrolina não gostava de Carnaval.
Desafio esse jornalista ou qualquer outra pessoa a achar um áudio ou um vídeo que corrobore com tal afirmação.
O que o Ex-Prefeito disse, por diversas vezes, era que a prioridade de Petrolina era o São João e, não à toa, resgatou o São João da nossa cidade, colocando Petrolina em todas as rotas de turismo do período junino.
Aliás, eu gostaria de saber do blogueiro o que teve de tão novo no Carnaval desse ano, em comparação aos da gestão anterior. O investimento da Prefeitura foi o mesmo. O investimento do Governo do Estado foi praticamente o mesmo, apesar da promessa de Petrolina virar Polo Oficial do Carnaval. O modelo da festa foi exatamente igual, mesma infraestrutura, mesmo local, quase que as mesmas atrações.
Diante disso, fica difícil saber se o blogueiro apenas se divertiu mais esse ano e, por isso, inventou essa matéria a fim de querer mostrar que “meia dúzia” é melhor que “seis”. Ou se precisou publicar tal absurdo para garantir o emprego da sua esposa, lotada na Procuradoria do Município e que teve a nomeação confirmada na Portaria nº 01756/2017.
Como bem o disse o grande jurista Dalmo de Abreu Dallari, “é preciso ter consciência de que a garantia da liberdade de imprensa não pode ser usada como pretexto para a libertinagem da imprensa.”.
Longe de mim querer colocar uma mordaça na imprensa, de quem sou ferrenho defensor. Mas é preciso ter liberdade com responsabilidade e com ética. Caso contrário, a liberdade de impressa, um dos pilares da democracia, transforma-se em libertinagem de imprensa, o que pode ser muito prejudicial para a sociedade e para a própria imprensa.
ASSESSORIA
VEREADOR PAULO VALGUEIRO (PMDB),Fonte: (Ricardo Banana).


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...