sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PE: Adutora do Rio das Garças: Uma imagem da falta de compromisso, abandono e descaso político com o povo de Santa Maria da Boa Vista


imageimagemimagem2No município de Santa Maria da Boa Vista no sertão de Pernambuco, uma obra que por falta de compromisso e vontade política nunca chegou a sua conclusão final termina se transformando em sucateamento no meio do caminho e o sonho de muitas comunidades do interior do município nunca se realizou, a de ter água em suas casas.
Nossa reportagem esteve em Santa Maria da Boa Vista acompanhado do vereador Jorge do Futuro, visitando o que seria o Sistema de Adutora do Rio das Garças, uma das obras que se concluída seria revolucionária e comunidades do interior do município atualmente teria uma outra realidade no desenvolvimento da agricultura.
A obra do Sistema de Adutora do Rio das Garças foi inaugurada em março de 1985 no governo do então governador do estado Roberto Magalhães, com a execução da CISAGRO e SUDESA, um sonho de um povo que a 28 anos foi esquecido e abandonado pela falta de compromisso e descaso político.
Hoje o que deveria estar levando água e desenvolvimento ao interior do município encontra-se totalmente abandonado e o que se vê é apenas grandes paredões construídos em puro cimento em meio a tubulações de ferro sucateadas sobre a proteção de um matagal, isso porque, vários outros equipamento como bombas desapareceram, assim como, os que deveriam serem responsabilizados.
image“O Garças um sonho antigo, toda população aqui do Riacho do Garças que vem do Açude Saco II quem conheceu a produção disso aqui nos anos 90 quando chovia regularmente e essa é uma riqueza, os chegamos em Santa Maria no ano de 86 quando Lagoa Grande pertencia a nosso município, sendo o maior produtor de tomate industrial do mundo, não era só do Brasil não, com grandes produções de tomate, chegando a produzir a te 90 toneladas por hectare nas terras do Garças “, relembra Jorge do Futuro.
Segundo Jorge, infelizmente uma primeira etapa do Garças, foi uma obra de forma irresponsável onde se jogava água a céu aberto onde o povo pagou pela evaporação e chegando o projeto a falência.
imagemEm relação a falta de vigilância da estrutura do Garça, o vereador disse que a associação não tinha como arcar com uma despesa de vigilante e o poder público do município foi ausente naquele momento quando deixou ser sucateado e roubado peças e equipamentos e consequentemente o dinheiro público, considerando que é um problema é caso de Ministério Público, para ser apurado em investigação.
image“E hoje tem um projeto Garças que foi do ex-deputado Ciro Coelho, quando era secretário de Recursos Hídricos que investiu mais de R$ 1 milhão no nosso município, onde tem um projeto viável em todos os estudos, em todos os levantamentos feitos pra irrigar cerca de 3.500 hectares entre Santa Maria e Lagoa Grande também, em maior parte era em Santa Maria”,destacou o vereador Jorge.
E ainda segundo informações de Jorge do Futuro, uma nova esperança volta a renascer, que é a retomada do projeto do Garças pela Codevasf , onde será realizado a reatualizacão do projeto e apartir dai possa dar início a implantação e execursão do projeto. (Blog Lagoa Grande Notícia).
Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...