segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Três casos confirmados de gripe H1N1 em Juazeiro mobilizam prefeitura. Confira os cuidados para prevenir novos casos


image 

Os profissionais da Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) e da 15º Dires estiveram reunidos nesta sexta-feira (16), no Centro de Saúde III – após confirmação de três casos no município da gripe H1N1, conhecida como gripe A ou influenza. Destes casos, um foi confirmado através de vínculo epidemiológico, vindo a óbito e dois por laboratório. As informações são da Assessoria da Prefeitura de Juazeiro.
A reunião foi realizada com o objetivo de estudar as estratégias necessárias para dar continuidade ao trabalho de prevenção, já realizado em Juazeiro, e as orientações para realização do tratamento, se necessário.
Ambas as instituições tranquilizam a população e afirmam que não é necessária preocupação, pois a cidade não vive uma epidemia e durante a última Campanha contra a gripe H1N1 realizada em abril deste ano, a cobertura vacinal ultrapassou a meta mínima do Ministério da Saúde (80%), vacinando 82,71% do público alvo (28,9 mil pessoas): aqueles com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, mulheres até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas.
A Secretaria da Saúde e a 15º Dires informam ainda que todas as recomendações do protocolo do Ministério da Saúde estão sendo seguidas para evitar que novos casos sejam confirmados e os familiares do paciente – que veio a óbito – também estão sendo acompanhados e recebendo os cuidados necessários.
O médico infectologista da rede municipal, Washington Dantas, afirma que todos os profissionais já foram sensibilizados para acolher a população. “É importante que aqueles que tiverem sintomas relacionados à síndrome gripal procurem o posto de saúde para serem avaliados pelo médico. Também é essencial tomar alguns cuidados importantes para evitar a transmissão da influenza, como evitar ambientes aglomerados e lavar sempre as mãos”, disse.
Todos os materiais necessários estão disponíveis na rede e o médico infectologista esclarece que apenas 1% dos casos pode evoluir para problemas sérios. São considerados sintomas relacionados à síndrome gripal: febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, dor de cabeça, dores nas articulações e no corpo. Em crianças com menos de dois anos de idade, considera-se também como caso de síndrome gripal: febre de inicio súbito associada a sintomas respiratórios, como tosse, coriza e obstrução nasal.
Todas as pessoas que sentirem sintomas da síndrome gripal devem procurar os postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede, das 8h às 13h, no interior e aos finais de semana devem ser procuradas as seguintes unidades: Hospital da Criança, Maternidade, UPA/24 horas e Hospital Regional.
Medidas que evitam a transmissão da influenza em outras doenças respiratórias:
*Higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
*Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
*Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
*Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
*Higienizar mãos após tossir e espirrar;
*Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
*Manter os ambientes bem ventilados e evitar contatos próximos a pessoas que apresentam sinais ou sintomas de influenza;
*Evitar sair de casa em período de transmissão de doença;
*Evitar aglomerações e ambientes fechados;
*Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. (Blog do vinicius de Santana)

Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...