quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Museu Levino Nunes, de Salgueiro, recebe prêmio nacional para desenvolver projeto


POR BLOG DO BANANA EM 14 DE AGOSTO DE 2013 

imageO Instituto Brasileiro de Museus, órgão do Ministério da Cultura, agraciou o Museu Levino Nunes de Alencar Barros, de Salgueiro, com o 5º lugar no Prêmio de Modernização de Museus 2012 – Microprojetos pela ação do projeto “Passeio Cultural”, enviado pela Prefeitura de Salgueiro/Secretaria de Cultura e Esportes. A premiação tem como objetivo o fomento e o desenvolvimento de ações destinadas à preservação e difusão do patrimônio museológico. O prêmio de R$ 20 mil será destinado para desenvolver as atividades do projeto.
Desde 2010 o Passeio Cultural vem mobilizando educadores e estudantes de escolas da rede de ensino com a ideia de fortalecer uma política de identidade cultural na comunidade. Uma das metas do projeto é conceber a cidade como espaço de sociabilidade, onde as pessoas possam interagir, produzir e refletir sobre as histórias. Além disso busca facilitar o acesso da comunidade aos equipamentos culturais como o museu, biblioteca Francisco Augusto, Praça da Catedral e Memorial do Couro.
De acordo com a chefe de Setor de Museus e Bibliotecas Municipais, Nivaneide Costa, Salgueiro tem sua fundação permeada de poesias e ritos religiosos que habitam o imaginário popular. “Por esses caminhos é que surgiu o Passeio Cultural que costura o conhecimento de nossas raízes através de ações lúdicas e inovadoras, de liberdade e movimento por equipamentos culturais e pontos históricos”, contou.
Mesmo com a realização do Passeio Cultural, segundo Nivaneide, o déficit de estudantes que nunca visitaram o museu e outros equipamentos culturais ainda é grande. A conquista do prêmio, acrescenta ela, é de extrema importância para a implementação e continuidade do projeto. Os pontos históricos passam como que despercebidos na rotina dos estudantes enfraquecendo a relação entre os filhos da terra e o município, sobretudo o sentimento de pertencimento.
“Queremos oportunizar o acesso de 2,4 mil estudantes da rede escolar ao museu e outros equipamentos culturais e pontos históricos da cidade, diminuindo assim o déficit de acesso a esses equipamentos”, adiantou.
Com esse prêmio, os passeios culturais contarão com uma programação articulada com as escolas da cidade e do campo, além da produção de uma revista interativa, contratação de arte-educadores, atores, transporte e figurino especial.
Ascom
Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...