segunda-feira, 15 de junho de 2020

EUA retiram autorização de emergência no uso de hidroxicloroquina para Covid-19

                     Por: AFP
 (Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP)
Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP


Nesta segunda-feira, os Estados Unidos retiraram a autorização de emergência de dois tratamentos para a Covid-19 defendidos pelo presidente Donald Trump, devido à falta de eficácia e preocupações com seus riscos. 

"Não é mais razoável acreditar que as fórmulas orais HCQ (hidroxicloroquina) e CQ (cloroquina) são eficazes no tratamento da Covid-19", escreveu Denise Hinton, cientista chefe da Food and Drug Administration (FDA).

A agência explica que tomou a decisão com base em novas informações e em uma reavaliação dos dados disponíveis no momento da liberação de emergência para pacientes com Covid-19 no país, publicada em 28 de março.


Blog do BILL NOTICIAS

SAIRÉ Barragem rompe e deixa defesa civil em alerta em Pernambuco

                  Por Folha de Pernambuco
Barragem rompeu por conta da força das água - Foto: Foto: Reprodução

A barragem Guilherme Pontes, na zona rural de Sairé, no Agreste de Pernambuco, se rompeu na tarde desta segunda (15), atingindo o munícipio e cidades vizinhas, como Barra de Guabiraba. O rompimento ocorreu por conta do aumento no volume da água causado pelas fortes chuvas que atingem o estado. A estrutura fazia o represamento do rio Sirinhaém, que corta várias lugares da região, e o incidente fez a Defesa Civil de Pernambuco colocar em alerta comunidades que vivem nas margens do local, devido à possibilidade de enchentes e alagamentos.
"O volume de água que está passando no rio Sirinhaém é muito forte. Essa barragem já tinha 20 anos de construção e, infelizmente, não aguentou o volume das chuvas. Quando ela 'sangrou' por cima do paredão, houve o rompimento, trazendo a água com volume grande, até chegar em Barra de Guabiraba. A prefeitura tem tomado as precauções, está comunicando os ribeirinhos e mandando o alerto para os (municípios) vizinhos. Essa quantidade de água nunca foi vista na cidade", afirmou o prefeito de Sairé, Fernando Pergentino.
Em nota, a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), informou que está acompanhando o rompimento da barragem. O monitoramento é realizado com o apoio da Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco.
De acordo com a localização aproximada, pois a barragem particular não foi cadastrada pelo empreendedor, trata-se de uma barragem de terra com cerca de 8m de altura, 120m de comprimento e acumulação da ordem de 350mil metros cúbicos. O reservatório está construído em curso d’água afluente ao rio Sirinhaém. Dessa forma, é recomendado à população seguir as orientações da defesa civil de seu município.
Nas últimas 48´horas, Sairé registrou um volume acumulado de chuvas de 112mm, 100% volume total esperado para o mês de junho. A previsão do tempo para a região agreste para esta terça-feira (16) é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada.
A Defesa Civil do Estado informa que vem acompanhando todos os municípios que foram atingidos com os maiores volumes de chuvas nas últimas 24 horas. Na central de atendimento, houve o registro de alagamentos em diversas cidades do Agreste e Zona da Mata, sendo que no município de Rio Formoso foram registrados 10 deslizamentos de barreiras e oito famílias desalojadas. Até o momento, não houve o registro de vítimas.
Na terça pela manhã, as equipes técnicas visitarão os principais municípios atingidos com os Grupos de Apoio a Desastres, verificando a situação e orientando as Defesas Civis Municipais na atuação de recuperação e resposta aos danos causados pelas chuvas.

Blog do BILL NOTICIAS

Sara Winter e outros cinco bolsonaristas são presos pela PF em Brasília

Sara Winter
Sara Winter (Foto: Reprodução)

A militante bolsonarista Sara Winter foi presa na manhã desta segunda-feira (15), pela Polícia Federal, após autorização do Supremo Tribunal Federal. A prisão foi decorrente do inquérito que apura atos antidemocráticos. 
Sara foi a primeira liderança do bolsonarismo a ser presa. Ela está entre os líderes do chamado movimento "Os 300 do Brasil", grupo armado de extrema direita formado por apoiadores de Jair Bolsonaro, que acampavam na capital federal. 
Em nota, que não cita os nomes dos presos, a Procuradoria-Geral da República informou que a prisão temporária foi pedida pelo Ministério Público Federal (MPF) e autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. 
“Os pedidos de prisão foram apresentados na sexta-feira a partir de indícios obtidos pelo MPF de que o grupo continua organizando e captando recursos financeiros para ações que se enquadram na Lei de Segurança Nacional, objeto do Inquérito 4.828. O objetivo das prisões temporárias é ouvir os investigados e reunir informações de como funciona o esquema criminoso”, disse a PGR na nota. O inquérito corre sob sigilo.
No âmbito de outro inquérito, o das fake news, a militante também havia feito ameaças ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Em suas redes sociais, ela afirmou: "a gente vai descobrir os locais que você frequenta". 
No mês passado, Sara foi alvo de mandados de busca e apreensão no inquérito que apura a disseminação de notícias falsas. 
A militante também publicou um vídeo afirmando ter vontade de “trocar socos” com Moraes. Ela foi expulsa do DEM. 
Leia mais na matéria publicada anteriormente pelo Brasil 247:
A militante bolsonarista Sara Winter, que é alvo de um procedimento em curso na Procuradoria da República no Distrito Federal, pode pegar de 7 a 22 anos de prisão, de acordo com levantamento de Robson Bonin, da Veja.
Além de atacar manifestantes neste sábado (13), Sara Winter já fez diversas ameaças aos ministros do Supremo Tribunal Federal, e tem pode ter incorrido em uma lista de crimes, de acordo com o ministro do STF Alexandre de Moraes:  injúria, ameaça, impedir com o uso de violência o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados, incitação à subversão da ordem política ou social e calúnia ou difamação.




Blog do BILL NOTICIAS

ENERGIA Aneel prorroga até 31 de julho proibição de corte de energia elétrica

Medida perderia a validade na próxima semana


                    Por Agência Brasil
Energia elétrica - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou até o fim de julho a proibição do corte de energia elétrica dos consumidores inadimplentes residenciais urbanos e rurais. A proibição do corte de energia por 90 dias foi aprovada pela agência no fim de março, com validade também para os serviços considerados essenciais no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Com a decisão desta segunda-feira (15), a medida, que perderia validade na próxima semana, ficará em vigor até o dia 31 de julho.
Ao justificar a prorrogação, a diretora da Aneel Elisa Bastos Silva, relatora do processo, argumentou que, na maior parte dos estados, continuam as ações de isolamento social e de restrição à circulação e aglomeração de pessoas para evitar a propagação da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Segundo a relatora, os efeitos da pandemia no setor elétrico levaram a um aumento da inadimplência dos consumidores e à redução do mercado das distribuidoras, em virtude da diminuição na atividade econômica e da necessidade de manutenção do serviço. Elisa disse, entretanto, que a norma aprovada pela agência prevê que, se após o prazo determinado a dívida persistir, a energia será cortada. As distribuidoras deverão avisar os consumidores com antecedência.
"Feitas essas ressalvas, a proposta é que, a partir de 1º de agosto, a distribuidora volte a efetuar a suspensão do fornecimento por inadimplência", disse Elisa, em seu voto.
Seundo a diretora da Aneel, a exceção fica por conta das unidades "onde existam pessoas usuárias de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e dependentes de energia elétrica; as das subclasses residenciais de baixa renda, enquanto durar a concessão do auxílio emergencial; aquelas em que a distribuidora suspender o envio de fatura impressa sem a anuência do consumidor; e nos locais em que não houver postos de arrecadação em funcionamento, o que inclui instituições financeiras, lotéricas, unidades comerciais conveniadas, entre outras, ou em que for restringida a circulação das pessoas por ato do poder público competente".
Além de prorrogar a proibição do corte no fornecimento de energia elétrica, a Aneel ampliou até 31 de julho o prazo para que as distribuidoras de energia sejam autorizadas a suspender o atendimento presencial, a suspensão da entrega da fatura mensal impressa no endereço dos consumidores e a permissão para que as distribuidoras realizem a leitura de consumo em horários diferentes do usual ou mesmo a suspensão da leitura.
Ao adotar a suspensão da entrega da fatura impressa, as distribuidoras deverão enviar fatura eletrônica ou o código de barras aos consumidores, por meio de canais eletrônicos ou disponibilizá-las em seu site ou aplicativo. Na hipótese de suspensão da leitura do consumo, o faturamento será feito com base na média aritmética do consumo nos últimos 12 meses.

Blog do BILL NOTICIAS

Tabira suspende reabertura do comércio por conta do aumento de casos do novo coronavírus

                  Via:Carlos Britto

A Prefeitura de Tabira (PE), no Sertão do Pajeú, comunicou à população a suspensão da reabertura do comércio da cidade, prevista para esta segunda-feira (15). Em nota, a gestão municipal explica ter tomado a decisão com base no aumento dos casos positivos e óbitos pelo novo coronavírus (Covid-19), registrados nos últimos dias.
De acordo com o boletim deste domingo (14), Tabira tem 74 casos confirmados da Covid-19 e cinco óbitos.
Confiram:
Atenção população tabirense,
Apesar dos esforços e de todas as medidas que a gestão e demais autoridades têm tomado, observa-se o aumento do número de óbitos e casos confirmados do Coronavírus.
Diante do quadro preocupante, o Governo Municipal vê que é mais prudente de nossa parte não acompanhar o decreto estadual nesse momento.
Portanto, fica decidido que não haverá mais, em nosso município, a reabertura dos comércios que estava prevista para essa segunda-feira, dia 15.
Faremos, com a máxima urgência, uma reunião com o Ministério Público, Poder Legislativo, CDL e Comitê de Combate ao Coronavírus, para tratar sobre a reabertura gradual e segura nos próximos dias.
Prefeitura de Tabira

 Blog do BILL NOTICIAS

Senador Randolfe Rodrigues pede a prisão de Weintraub

Ministro da Educação Abraham Weintraub
Ministro da Educação Abraham Weintraub (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Revista Fórum - O senador Randolfe Rodrigues (DEM-AP) protocolou, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (15), um pedido de prisão preventiva ou temporária do ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Alvo de inquérito que apurada fake news e ameaças às instituições, Weintraub, ao participar de uma manifestação antidemocrática no domingo (14), afirmou que já deu sua opinião sobre os “vagabundos” do STF. Na fatídica reunião ministerial de 22 de abril, o olavista, além de xingar os ministros, disse que os colocaria na cadeia.
“Não se pode permitir, de forma alguma, qualquer tipo de ameaça contra a democracia e contra minorias. O ministro precisa se compor e aceitar que está sob a égide do Estado Democrático de Direito. Não há espaço para ameaças às instituições e à Constituição Federal”, diz Randolfe no pedido.
Continue lendo na Fórum

Blog do BILL NOTICIAS

Boletim Pernambuco registra 246 novos casos e 31 mortes por Covid-19

 (KARIM SAHIB/AFP )
KARIM SAHIB/AFP

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta segunda-feira (15), 246 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados, 143 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 103 como leves.

Agora, Pernambuco totaliza 45.507 casos já confirmados, sendo 17.246 graves e 28.261 leves. O boletim também registra 28.894 pessoas curadas da Covid-19 no Estado. Além disso, foram confirmados 31 óbitos. Com isso, o Estado totaliza 3.886 mortes pela doença. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Irã está em prontidão caso EUA impeçam navegação de petroleiros a caminho da Venezuela


(Foto: Divulgação)
Sputnik - A Marinha do Irã está se preparando para atacar embarcações comerciais dos EUA no golfo Pérsico, se Washington impedir a navegação dos petroleiros iranianos que se dirigem à Venezuela, informou mídia.
Cinco navios-tanque iranianos (Fortune, Forest, Petunia, Faxon e Clavel) chegaram à Venezuela desde 23 de maio para abastecer o país em um cenário de escassez de combustível, tendo transportado um total de 1,53 milhão de barris. Teerã afirmou que continuará os envios se Caracas solicitar mais, apesar das críticas de Washington ao comércio entre os dois países, ambos sob sanções norte-americanas.
"Segundo relatos recebidos [pela agência de notícias iraniana próxima à Guarda Revolucionária do Irã] Noor News, após as crescentes ameaças militares contra navios iranianos que se dirigiam para a Venezuela, foi emitida uma ordem às Forças Armadas do Irã para identificar e rastrear vários navios mercantes dos EUA no golfo Pérsico e no golfo de Omã", informa a Reuters.
Além disso, a Noor News informou que "as opções de ação recíproca foram imediatamente identificadas e monitoradas para possíveis operações".
Apesar de o país caribenho possuir algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, o refinamento de seu petróleo depende de produtos provenientes dos Estados Unidos, que decretaram a suspensão de sua exportação para a Venezuela nos últimos meses.
No final de maio, as autoridades iranianas convocaram o embaixador suíço em Teerã, que representa os interesses dos Estados Unidos na República Islâmica, por causa das possíveis medidas que Washington poderia tomar contra seus petroleiros.
Após essa situação, o embaixador venezuelano na ONU, Samuel Moncada, alertou para a "ameaça do uso iminente de força militar pelos EUA", contra os cinco navios iranianos que transportavam gasolina para a Venezuela, chamando-a de "ato de guerra, estabelecido no direito internacional".


Blog do BILL NOTICIAS

Com 612 mortes em 24 horas, Brasil ultrapassa 43 mil óbitos pela Covid

Enterro de vítima do coronavírus no cemitério da Vila Formosa, em São Paulo (SP) 26/05/2020
Enterro de vítima do coronavírus no cemitério da Vila Formosa, em São Paulo (SP) 26/05/2020 (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)


O boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) deste domingo (14) informa que o Brasil registrou 612 novos óbitos por Covid-19 e mais 17.110 casos confirmados de contaminação nas últimas 24 horas.
No total, são 867.624 os casos de contaminação pelo novo coronavírus no país, com 43.332 mortes.
O avanço da pandemia no país coloca o Brasil atrás apenas dos Estados Unidos, tanto no número de mortes quanto no registro total. 
São Paulo ainda é o estado com o maior número de casos, seguido por Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Amazonas. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Manifestantes queimam restaurante em Atlanta após morte de homem negro por policiais (vídeo)

Restaurante é consumido pelas chamas após assassinato de homem negro por policiais brancos em Atlanta (14.6.20)
Restaurante é consumido pelas chamas após assassinato de homem negro por policiais brancos em Atlanta (14.6.20) (Foto: Reprodução)

(Reuters) - Manifestantes antirracismo fecharam uma importante rodovia em Atlanta, no sábado (13), e queimaram um restaurante da rede Wendy's, onde um homem negro foi morto a tiros por policiais brancos no dia anterior.
O incidente deve aumentar as tensões no país em torno da violência policial contra negros —tópico em pauta nas manifestações que tomaram as ruas dos EUA após a morte de George Floyd no final de maio.
O restaurante ficou em chamas por mais de 45 minutos antes que as equipes de bombeiros chegassem para extinguir o incêndio, de acordo com a televisão local, mas era tarde demais e o prédio havia sido reduzido a escombros carbonizados.
Assista:
Outros manifestantes se colocaram na rodovia interestadual 75 parando o tráfego, antes que a polícia usasse uma fila de viaturas para detê-los.
A chefe de polícia da cidade, Erika Shields, renunciou no sábado por causa do confronto na noite de sexta (12) com Rayshard Brooks, 27 — o episódio de violência foi capturado em vídeo. A prefeita, Keisha Lance Bottoms, aceitou a renúncia.
Shields, uma mulher branca nomeada chefe de polícia em dezembro de 2016, deve ser substituída interinamente pelo vice-chefe Rodney Bryant, um negro, segundo a prefeita.
O confronto ocorreu depois que a polícia foi chamada ao Wendy’s devido a um relato de que Brooks havia adormecido na fila do drive-thru. Os policiais tentaram prendê-lo após ele ser submetido a um teste de embriaguez, no qual foi reprovado.
O vídeo gravado por um espectador mostra Brooks lutando com dois policiais no chão do lado de fora do restaurante antes de se libertar e atravessar o estacionamento, segurando o que parecia ser um “taser” (arma de choque) policial na mão.​
Um segundo vídeo, com imagens das câmeras do restaurante, mostra Brooks se virando enquanto corre e possivelmente apontando o taser para os policiais que o perseguiam, antes de um deles disparar a arma. Brooks cai no chão em seguida.​
Ele era pai e sua filha comemorava o aniversário no sábado, afirmaram seus advogados.
O departamento de polícia demitiu Garrett Rolfe, o policial que supostamente atirou e matou Brooks, disse o porta-voz da polícia, Carlos Campos. Rolfe era parte das forças policiais locais desde outubro de 2013.
“Não acredito que isso tenha sido um uso justificado de força letal e pedi o desligamento imediato do policial”, informou a prefeita, em entrevista coletiva.
O outro oficial envolvido no incidente, Devin Bronsan, foi posto em licença administrativa — ele é parte do quadro de funcionários desde setembro de 2018.
Advogados que representam a família de Brooks disseram a jornalistas que a polícia de Atlanta não tinha o direito de usar força mortal, mesmo que ele tivesse disparado o taser, uma arma não letal, na direção dos oficiais.
"Você não pode atirar em alguém a menos que ele esteja apontando uma arma para você", disse o advogado Chris Stewart.
A morte de Brooks se seguiu a semanas de manifestações nas principais cidades dos EUA, provocadas pela morte de George Floyd, um afro-americano que morreu em 25 de maio depois de um policial de Minneapolis se ajoelhar no seu pescoço por quase nove minutos enquanto o detinha.

Blog do BILL NOTICIAS

Malafaia diz que manifestação era para intimidar o STF e ameaça em caso de prisão de Bolsonaro: "o negócio vai ficar feio"

Pastor-empresário admitiu que o objetivo do ato era emparedar o Judiciário para impedir a prisão de Jair Bolsonaro por sua participação em u...