quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Lula tem duas chances de sair da cadeia até setembro; é isso que Moro teme



Por Alex Solnik, para o Jornalistas pela Democracia 
  O arroubo autoritário da juíza Carolina Lebbos, que determinou a remoção do ex-presidente Lula ao sistema prisional, provocou reações favoráveis a ele fora da esquerda e do PT. Deputados de 12 partidos, não apenas dos de esquerda, foram pedir para Toffoli revogar a ordem da juíza, claramente autoritária, ilegal, vingativa e desumana.
  Toffoli os atendeu de imediato e afirmou que revogaria a determinação por liminar, o que só não ocorreu porque seu colega Alexandre de Moraes sugeriu levar a questão ao plenário.
  A goleada que a juíza levou (10 a 1) foi histórica. Até os ministros mais lavajatistas, tais como Luiz Fux, Luiz Roberto Barroso, Edson Fachin e Carmen Lúcia barraram a transferência.
  Ou seja: a juíza conseguiu aumentar o apoio a Lula, tanto na área política como na jurídica, em vez de humilhá-lo e incriminá-lo, colocando-o ao lado de bandidos; deixou explícita a perseguição ao ex-presidente; e mais uma vez revelou o DNA autoritário da República da Curitiba.
  Moro, que foi considerado inspirador da atitude da juíza saiu mais uma vez chamuscado. Mais uma vez não atuou como ministro da Justiça e sim como parte interessada em manter o ex-presidente preso e em não melindrar Bolsonaro, em vez de se manter à distância.
  Talvez isso tenha a ver com a chegada do mês de setembro. É quando deverá começar a progressão de pena de Lula para o regime semi-aberto. Como não há condições de um ex-presidente da República se enquadrar nesse regime, ele deverá ir para casa.
  Se é que até lá não for concluído o julgamento no STF da suspeição de Moro e consequente anulação do processo do tríplex.
  É isso que Moro mais teme: perder o grande troféu da Lava Jato, o que deixaria bolsonaristas, a começar do próprio Bolsonaro, furiosos com ele, que seria responsabilizado.
  Até a reeleição de Bolsonaro corre risco com Lula livre, leve e solto comandando a oposição.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...