terça-feira, 21 de maio de 2019

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

  Via:Vinicius de Santana
Resultado de imagem para Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é celebrado anualmente em 26 de maio. A ideia é chamar a atenção da sociedade, durante todo mês de maio, para esta doença, que representa a maior causa de cegueira irreversível no mundo, a doença ainda é alvo de descaso de boa parte da população.
2º Mutirão do Glaucoma do Instituto de Olhos Vale do São Francisco
Para celebrarmos esta data, o Instituto de Olhos estará realizando o 2º grande Mutirão do Glaucoma, no dia 1º/06/2019, às 7h, em nossa unidade no River Shopping. O objetivo é atender pessoas com diagnóstico ou suspeita da doença e as consultas devem ser pré-agendadas pelo telefone (87)3024-9400.
Prevenção, Diagnóstico e Tratamento
O glaucoma é caracterizado pelo aumento da pressão intraocular. Isso pode acontecer de maneira lenta (no caso do glaucoma crônico simples) ou súbita (no glaucoma agudo). Na maioria dos casos, não há sintomas específicos, mas a pessoa pode notar sensação de irritação ocular, vermelhidão nos olhos, dificuldade na visão noturna ou halos coloridos ao redor das lâmpadas. Nos casos do glaucoma agudo, como a pressão sobe rapidamente, há dor forte nos olhos e na região ao redor dos olhos, turvação súbita da visão, vermelhidão importante nos olhos e pode haver náuseas e vômitos. Nesses casos, a perda da visão pode ocorrer rapidamente. Por isso, é necessário procurar um oftalmologista com urgência.
Fazer o exame oftalmológico anualmente, com a medida da pressão ocular, é a melhor maneira de diagnosticar precocemente o glaucoma. Quem é diagnosticado com a doença passa a fazer o tratamento, na maioria das vezes à base de colírio e para o resto da vida — por isso, a adesão e a disciplina do paciente são fundamentais para evitar que a enfermidade progrida e possa chegar ao ponto de causar cegueira irreversível. O aumento da pressão ocular comprime lentamente as fibras do nervo óptico, reduzindo progressivamente o campo de visão.
Fazem parte do grupo de risco pessoas acima dos 40 anos de idade, afrodescendentes, portadores de alta miopia, diabéticos, hipertensos e pacientes que já tenham casos semelhantes na família, principalmente entre pais e irmãos.
A adesão ao tratamento é fundamental para, ao menos, manter a enfermidade controlada. Por ser uma doença crônica, o glaucoma nem sempre é tratado adequadamente pelo paciente, o que pode acarretar problemas mais sérios. (Asco)


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...