terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 devem se alistar

Alerta foi feito pelo Ministério da Defesa, Raul Jungmann, durante ação de conscientização em Olinda

Serviço militar garante oportunidades aos jovens
Serviço militar garante oportunidades aos jovensFoto: Jedson Nobre/Folha de Pernambuco
Assim como ocorre anualmente, os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos agora em 2017 devem realizar o alistamento militar até o final de junho. O alerta foi feito pelo Ministério da Defesa durante ação de conscientização em Olinda. As inscrições podem ser feitas através de uma plataforma online ou na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência do candidato. 

Em média, 1,8 milhão de rapazes se alistam todos os anos, mas apenas 100 mil são convocados à servir devido ao excesso de contingente. Em Pernambuco 55 mil jovens devem realizar o processo.

De acordo com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, o serviço militar garante oportunidades aos jovens. “Ao longo de 12 meses, o jovem vai ter uma rica experiência em capacitações, noções básicas de tiro, da atividade militar e profissionalização. Ele ganha também valores de disciplina, moral, ética e brasilidade”, analisou o ministro, acrescentando que o jovem recebe R$ 769,00 mensalmente ao longo do período.

Graças ao sistema online que funciona desde 2015, os jovens não precisam mais enfrentar longas filas para realizar o alistamento, como era visto antigamente. Através do site www.alistamento.eb.mil.br os rapazes realizam o cadastro e recebem a informação online de se serão convocados ou não. 

Apenas em caso de dúvidas ou de congestionamento no site, os interessados devem procurar à junta. “Observamos uma diminuição de 70% nas filas”, afirmou a secretária da Junta de Serviço Militar de Olinda, Lilian Barbosa.

Para os jovens que não conseguiram realizar o cadastro online e estiveram nesta segunda-feira (16) na JSM de Olinda, o serviço será uma oportunidade de servir à nação. “Vou completar 18 anos e é obrigatório se alistar. Eu quero muito servir à minha pátria. O site estava congestionando, então me acordei às 5h30 da manhã para vir. Ainda bem que não tem muita fila”, disse o jovem Eduardo Nascimento de 17 anos. 

Anderson Vinícius, 18, lembrou da necessidade do serviço. “Tem documentos para tirar, faculdade para fazer, além das eleições. É necessário, mas também é bom ajudar o país”, finalizou. As inscrições vão até o dia 30 de Junho. Mulheres não são obrigadas a se alistar. (Por: Gabriel Dias Folha de PE).


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...