terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Governo do Estado economiza mais de R$ 355 milhões em contratações públicas

O resultado foi divulgado durante o Balanço anual da Secretaria Executiva 


Com o objetivo de apresentar os resultados alcançados em 2016, bem como apresentar o Mapa da Estratégia 2016-2019 para área de licitações, com destaque para as ações prioritárias planejadas para 2017, a Secretaria de Administração (SAD), através da Secretaria Executiva de Compras e Licitações do Estado (Selic), realizou, na quinta-feira (22.12), o Balanço 2016 da SELIC, com a participação de todas as gerências e colaboradores integrantes da secretaria executiva.
Para o secretário de Administração, Milton Coelho, o momento é para compartilhar resultados e preparar novas estratégias para 2017. “Estamos sempre em busca de implementar uma gestão verdadeiramente unificada, onde as ações sejam integradas, partilhadas e complementadas; a fim de atender às demandas sociais e da máquina pública da forma mais célere possível”, pontuou Milton.
Segundo o secretário executivo de Compras e Licitações do Estado, Adailton Feitosa, cada setor deu sua contribuição para alcançar resultados excelentes em 2016, tanto com relação à economia para os cofres públicos, quanto pela melhoria dos fluxos processuais com redução dos prazos de conclusão dos processos. “Tais resultados só vêm nos fortalecer no cumprimento da nossa missão de realizar a gestão das contratações estaduais com qualidade, agilidade, transparência e eficiência na utilização dos recursos públicos”, concluiu Feitosa.
O encontro teve início com a apresentação dos principais números e indicadores da Gerência Geral de Licitações do Estado (GGLIC) que, só com as ações realizadas na fase interna e externa dos processos de contratação enviados à Central de Licitações do Estado, economizou cerca de 336,9 milhões em 2016 aos cofres públicos.
Outro ponto a ser destacado foi a redução, pela metade, do tempo da fase externa dos processos de pregão eletrônico, que em 2016 mostrou-se um terço mais rápido que o dos processos executados em outros órgãos do Poder Executivo Estadual, bem como do índice de devolução de processos por insuficiência de informação ou por falha documental. “Este percentual girava em torno de 50% em 2015 e, com uma nova forma de atuação, trabalhando ainda mais junto aos órgãos e realizando capacitações específicas, conseguimos reduzir esse número para 12%”, destacou o gerente geral de Licitações do Estado, Rafael Vilaça.
Logo após a apresentação da GGLIC, foi a vez da Gerência Geral de Compras, Contratos e Cadastros do Estado (GGCOC), apresentar seu balanço anual. Responsável pela gestão do cadastro de fornecedores, materiais e serviços do Estado, passando pelo planejamento corporativo das compras do Governo Estadual, finalizando com o acompanhamento de parte dos termos aditivos dos contratos administrativos dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, a GGCOC, em 2016, além de realizar pesquisa de satisfação sobre o trabalho do CADFOR, economizou com as suas várias frentes de atuação o montante de R$ 22,8 milhões.
As Gerências de Apoio Jurídico (GEAJU) e de Apoio Estratégico e Relacionamento Institucional (GAERI), finalizaram o ciclo de apresentações das Gerências, expondo seus resultados do ano, assim como as ações que serão implementadas em 2017, tanto para o aperfeiçoamento dos processos internos quanto da imagem da SELIC e do seu relacionamento com os demais órgãos do Poder Executivo. “A mudança do fluxo dos processos da Central gerou uma maior proximidade entre os assessores jurídicos e as Comissões de Licitação desde o recebimento do Termo de Referência (TR). Tal medida, além da redução dos prazos, evitou retrabalhos e desgastes desnecessários com os órgãos demandantes, bem como possibilitou uma maior segurança jurídica das contratações, já que os riscos passaram a ser amenizados desde o início do processo”, pontuou a Gerente de Apoio Jurídico, Flávia Mattos.
Complementando a programação do evento, foi apresentado o diagnóstico organizacional da SELIC, explanado pela assessora de Planejamento e Gestão, Juliana Cau. “A elaboração do diagnóstico teve início em outubro, com a realização do processo de escuta dos servidores que compõem a equipe SELIC. Foram realizadas, ainda, durante todo o mês de novembro, visitas in loco em 39 dos principais órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual que, através dos gestores das áreas de compras, contratos e licitações, puderam expor, de forma transparente e colaborativa, suas percepções sobre as atividades que vem sendo desenvolvidas pela SELIC”, ressaltou Juliana.
Todo esse trabalho, realizado de forma conjunta, culminou na elaboração do Mapa da Estratégica 2016-2019 e do Planejamento para 2017, que foram divulgados na ocasião, dando destaque para as ações prioritárias que serão executadas ano que vem.
Em agradecimento pelo empenho e dedicação de cada servidor da SELIC ao longo do ano, os participantes receberam kit composto pelo mapa da estratégia, folder de divulgação da SELIC e caderneta de anotações personalizada.(SAD).

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