sábado, 28 de janeiro de 2017

Duas patas traseiras artificiais são implantadas em gato na Bulgária

Privado de suas duas patas traseiras, o felino de um ano conta agora com duas próteses em polímero de borracha envolvidas em titânio
Gato Pooh com suas duas próteses em polímero de borracha envolvidas em titânio
Gato Pooh com suas duas próteses em polímero de borracha envolvidas em titânioFoto: NIKOLAY DOYCHINOV / AFP
Sete anos depois de Oscar, o primeiro gato que teve patas artificiais implantadas, um veterinário búlgaro devolveu a mobilidade a um jovem gato, Pooh, o primeiro gato "biônico" da Europa continental.

Privado de suas duas patas traseiras, o felino de um ano conta agora com duas próteses em polímero de borracha envolvidas em titânio. Um mês depois da operação, "ela pode ser considerada um sucesso", disse à AFP Vladislav Zlatinov, cirurgião-veterinário de Sófia.

Pooh, que ainda está na clínica veterinária, hoje brinca como qualquer gato de sua idade com suas patas artificiais, constatou um jornalista da AFP. "Seu estado é mais que satisfatório. Ainda está um pouco lento, mas pode caminhar, pular e correr", explicou Zlatinov.

Encontrado em abril perto de uma linha ferroviária, em uma zona rural da Bulgária, Pooh provavelmente perdeu suas duas patas traseiras ao ser atropelado por um trem.

Segundo o veterinário, é o primeiro gato com um duplo implante de próteses na Europa continental, após a operação de Oscar na Grã-Bretanha em 2009, feita pelo cirurgião Noel Fitzpatrick.

Outro gato búlgaro, Steven, que também não tinha as duas patas traseiras, já conta com uma prótese e logo deverá ter a segunda implantada, afirmou Zlatinov.

"Pooh e Steven sobreviveram porque não foram abandonados à própria sorte", disse nesta sexta-feira (27) Vyara Mladenova, da ONG de defesa dos animais Let's Adopt, que financiou as operações.

Para Zlatinov, "dá esperanças ver que inclusive um país desfavorecido como a Bulgária pode fazer estas práticas inovadoras".(Por: AFP/Folhape).


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...