domingo, 12 de julho de 2020

Rejeita a máscara e o distanciamento social? Você é um egoísta

Quem rejeita os comportamentos anti-Covid preconizados pela ciência é, quase sempre, uma pessoa egoísta e individualista. É também presa fácil das fake news e das teorias paranoides da conspiração.
          


Por: Equipe Oásis
Segundo uma pesquisa conduzida pela Universidade de Kent (Inglaterra) e publicada no British Journal of Social Psychology, as pessoas dotadas de um nível mais evoluído de consciência social e possuidoras de uma mentalidade coletivista são mais respeitosas das medidas de segurança anti-Covid, tais como o distanciamento social, o uso de máscaras e as recomendações médicas higiênicas-sanitárias. Ao contrário, as pessoas egoístas tendem a ignorar os comportamentos anti-Covid. E o fazem em parte porque estão influenciados pelas teorias da conspiração que circulam em relação ao corona vírus e, assim sendo, estão convencidas de que são imunes ao contágio, ou que se trata apenas de mais uma modalidade de “gripe” ou “resfriado”, ou, inclusive, pensam que esse vírus simplesmente não exista.

Negacionismo

Qual é o perfil psicológico das pessoas que aceitam ou rejeitam os comportamentos preconizados de tutela da saúde pública?
Pensar no próximo
O estudo, feito com amostragem de 724 participantes, ressalta a necessidade de que os governos promovam o coletivismo, entendido como altruísmo e como propensão para colocar o bem da comunidade acima do seu próprio bem, bem como o de combater energicamente a difusão das fake news e das teorias da conspiração. Assim fazendo, afirmam os especialistas, os cidadãos se sentiriam mais voltados a participar da luta contra a pandemia, e estariam mais facilmente dispostos a adotar as medidas necessárias de proteção, levando em consideração não apenas a sua própria saúde mas também a saúde dos outros.
Os participantes da pesquisa tiveram de completar um questionário online, no qual deviam descrever o próprio comportamento durante a pandemia, explicar caso sentissem um sentimento de impotência diante dela, bem como referir a sua posição pessoal diante das assim chamadas “teorias da conspiração” (entre elas, a de que o vírus da Covid-19 foi criado em laboratório e espalhado por acidente entre a população, ou de propósito, com objetivos políticos e econômicos.
Covid não é fake news

Promover uma mentalidade coletivista
“Os governos deveriam promover o coletivismo, ressaltando a força da coletividade e fazendo com que os cidadãos entendam que estamos todos em um mesmo barco”, explica Mikey Biddlestone, diretor da pesquisa. “Assim fazendo, as pessoas seriam encorajadas a respeitar as linhas mestras para salvaguardar a saúde de todos, e isso faria uma enorme diferença também no caso de crises sanitárias futuras”.


Blog do BILL NOTICIAS

Assessor de Bolsonaro é denunciado à Comissão de Ética por operar perfis falsos durante trabalho

Deputados federais Orlando Silva e Marcelo Freixo apresentaram a denúncia à Comissão de Ética da Câmara contra o assessor Tércio Arnaud Tomaz, apontado como um principais responsáveis pela divulgação dos conteúdos de desinformação e discurso de ódio nas redes sociais

(Foto: Reprodução)

Révista Fórum - Os deputados federais Orlando Silva (PCdoB-SP) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ) apresentaram uma denúncia à Comissão de Ética da Câmara contra Tércio Arnaud Tomaz, assessor do presidente Jair Bolsonaro que foi alvo de ação do Facebook.
A suspeita dos parlamentares é a de que Tercio operaria os perfis durante expediente no Palácio do Planalto.
A operação anunciada na quarta-feira (8) pelo Facebook, que derrubou uma rede de fake news e perfis falsos ligada ao clã Bolsonaro, cita Tércio Arnaud Tomaz como um dos principais responsáveis pela divulgação dos conteúdos de desinformação e discurso de ódio na rede social.
Leia a íntegra na Fórum.  

Blog do BILL NOTICIAS

Pelo menos 21 vacinas contra Covid-19 estão na fase de testes em humanos

Uma dessas imunizações no estágio mais avançado foi desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca


                  Por Folhapress
Testes em laboratório
Testes em laboratório – Foto: Luiz ROBAYO/AFP


Mais de cem vacinas contra a Covid-19 estão em estudo, e 21 delas já são testadas em seres humanos. Somente duas se encontram na fase mais avançada - a 3 -, e ambas serão testadas, entre outros lugares, no Brasil.

Uma dessas imunizações no estágio mais avançado foi desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. No começo de junho, foi anunciado que ocorreriam testes no Brasil, através de parceria com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e com o Instituto D'Or (Idor).


Devem participar da fase 3 do estudo cerca de 2.000 profissionais de saúde na linha de frente no combate à Covid-19 (portanto, mais expostos à doença), sendo 1.000 em São Paulo, onde o teste tem auxílio financeiro da Fundação Lemann, e 1.000 no Rio de Janeiro. Com a aprovação da Anvisa, o chamamento de voluntários começou ainda em junho.

O outro teste na fase 3 que ocorre no Brasil é o do laboratório chinês Sinovac, em parceria de transferência de tecnologia com o Instituto Butantan, que pode vir a produzi-la em larga escala.

Conheça as vacinas que já estão, em diferentes fases, em fase de testes em humanos:

Autorizada para Uso A vacina desenvolvida pela empresa CanSino Biologics e pelo Instituto de Biotecnologia de Beijing recebeu, no fim de junho, aprovação para uso limitado em militares chineses, pelo período de um ano.

A imunização da CanSino usa um adenovírus como vetor, em abordagem similar à que empresa havia empregado no desenvolvimento de uma vacina contra o ebola.

Basicamente, o adenovírus geneticamente modificado carrega o material genético que contém o código para produzir a proteína S (de "spike" ou espícula, gancho molecular usado pelo Sars-CoV-2 para se ligar a células humanas).

Com isso, os pesquisadores esperam que se inicie a produção da proteína S, o que deverá desencadear uma reação de defesa do organismo que produza anticorpos.

Os vírus conseguem "entregar" ativamente a informação genética da imunização, o que, em tese, pode ser mais eficaz do que o material genético "solto" (o que ocorre em vacinas de RNA, por exemplo). Por outro lado, há mais riscos de efeitos colaterais.

Fase 3 Sinovac - CoronaVac

A vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac é feita a partir de vírus inativados. A ideia é modificar o vírus (no caso, o Sars-CoV-2) de modo que ele não consiga infectar as pessoas. Diversas vacinas atuais são feitas dessa forma, como a contra sarampo e pólio.

Esse tipo de vacina, porém, necessita de grandes testes de segurança. No Brasil, segundo a Sinovac, a fase 3 do estudo (que investiga a eficácia da proteção em larga escala) pretende recrutar 9.000 profissionais de saúde em locais de atendimento de Covid-19, em 12 regiões, já a partir de julho.

Entre as fases 1 (para testar segurança) e 2 (para testar eficácia) de testes, os pesquisadores aplicaram a vacina em 743 pessoas com idades de 18 a 59 anos. Segundo a empresa, após 14 dias, foi observada presença de anticorpos em 90% das pessoas, após duas aplicações da imunização.

A empresa afirma que outros braços de fase 2 de testes visam idosos e crianças e adolescentes, e que deve concluir essa fase ate o fim deste ano.

Universidade de Oxford/AstraZeneca - Vacina ChAdOx1 nCoV-19

A vacina de Oxford usa um vírus para levar material genético do Sars-CoV-2 para dentro das células. Trata-se do adenovírus ChAdOx1, que causa gripe comum em chimpanzés, geneticamente modificado e enfraquecido.
A ideia novamente é expor o organismo humano à proteína S e, dessa forma, quando a pessoa entrar em contato com o vírus real, seu corpo já ter um sistema de defesa.
As fases 2 e 3 do estudo de Oxford pretendem recrutar mais de 10 mil pessoas só no Reino Unido. Na fase 2, os pesquisadores querem avaliar o efeito protetivo da imunização em diferentes faixas etárias. Já a fase 3 contará somente com pessoas acima de 18 anos.
As duas fases terão randomização para recebimento de uma ou duas doses da ChAdOx1 nCoV-19 ou de uma outra vacina (grupo que será usado como controle para o estudo).

Fase 2
Vacina da Moderna/NIAID

Primeira vacina contra a Covid testada em humanos, foi desenvolvida em parceria entre o governo dos EUA, o Instituto de Pesquisa em Saúde Kaiser Permanente (EUA) e a empresa de biotecnologia Moderna. Usa trechos de RNA (molécula "prima" do DNA) do vírus que têm a receita para a produção da proteína S, que prepara o organismo para se proteger do vírus real.

A técnica é relativamente segura, mas resta demonstrar sua eficácia - até hoje, nenhuma vacina de RNA foi liberada para uso comercial. Os testes começaram em 16 de março, na fase 1 (que mede a segurança). A fase 2, que investiga a eficácia mais diretamente, pode começar em poucos meses, se tudo der certo.

Segundo a empresa, o recrutamento da fase 2 do estudo foi finalizado no último dia 8.

Inovio Pharmaceuticals

A empresa de biotecnologia americana Inovio Pharmaceuticals começou sua fase 1 em 6 de abril. O método tem semelhanças com a vacina de RNA, com a diferença de que o genoma do vírus, na parte correspondente ao código da proteína S, foi adaptado para uma molécula de DNA.

Para injetar a vacina na pele ou nos músculos dos voluntários, os pesquisadores da empresa usam uma tecnologia que emite um breve pulso elétrico, facilitando a entrada do material genético nas células por meio da abertura de pequenos poros.

Em junho, a empresa anunciou a expansão dos participantes da fase 1 (chegou a 120 pessoas) e espera que as fases 2/3 tenham início em julho ou agosto - há pendências regulatórias e de financiamento.

Cadila Healthcare Limited

A empresa usa trechos de DNA para produção da proteína S e posterior reconhecimento, pelo corpo, de invasores. O início das fases 1/2, com 1.048 pessoas randomizadas e com grupo controle, aguardam aprovação, e a empresa espera resultado em 3 meses.

Sinopharm e Wuhan Institute of Biological Products e também com Beijing Institute of Biological Products

Vacinas produzidas na China que se utilizam de vírus inativados em busca da imunização. Ambas as fases 1/2 são randomizadas, duplo-cegas e com grupo controle.

Novavax - NVX-CoV2373

Fase 1, randomizada e com grupo controle, começou em maio e deve ter os primeiros resultados em julho. A fase 2 deve ocorrer em vários países, com 130 pessoas entre 18 e 59 anos.
A vacina é baseada na aplicação direta de proteínas (ou fragmentos) do novo coronavírus. Testada com sucesso para Sars em macacos, esse tipo de vacina costuma precisar de adjuvantes, moléculas que estimulam o sistema imune, e múltiplas doses.

Pfizer/BioNTech/Fosun Pharma - BNT162b1

As empresas anunciaram recentemente resultados positivos das fases 1/2 de sua pesquisa com vacina, baseada em trechos de RNA.

A BioNTech afirmou que os testes de duas dosagens de seu medicamento BNT162b1 em 24 voluntários saudáveis mostrou que, após 28 dias, eles desenvolveram níveis mais altos de anticorpos para Covid-19 do que os normalmente observados em pessoas infectadas.

A mais alta entre as duas doses - ambas administradas por meio de duas injeções com intervalo de três semanas - foi seguida por uma febre curta em três de quatro participantes após a segunda aplicação. Uma terceira dosagem, testada em uma concentração mais alta em um grupo separado, não foi repetida após a primeira aplicação devido à dor da injeção.

Resta saber se os anticorpos encontrados geram resposta imune para prevenir a doença.

A próxima fase deve ser iniciada em julho, com expectativa de participação de cerca de 30 mil pessoas - por ora, apenas nos EUA e na Alemanha.

Fase 1

Genexine Consortium - GX-19
Vacina à base de DNA. A fase 1, na Coreia do Sul, deve durar 3 meses e recrutar 40 pessoas. A 2, 150 pessoas em diversos países.

Medicago Inc./ Université Laval

Vacina baseada em VLPs (partículas semelhantes a vírus), às quais seriam combinadas antígenos, moléculas do coronavírus que possam ser reconhecidas pelo sistema imune. Espera-se que a combinação induza uma resposta imune robusta, mais próxima de uma infecção real.

Osaka University/ AnGes/Takara Bio V

acina baseada em DNA mais uso de adjuvante.

Institute of Medical Biology/Chinese Academy of Medical Sciences

Vacina feita a partir de vírus inativados.

Gamaleya Research Institute

Vacina que usa vírus como vetor.

Clover Biopharmaceuticals Inc./GSK/Dynavax

Vacina baseada na aplicação direta de proteínas ou fragmentos delas.

Anhui Zhifei Longcom Biopharmaceutical/Institute of Microbiology/Chinese Academy of Sciences

Vacina baseada na aplicação direta de proteínas ou fragmentos delas.

Vaxine Pty Ltd/Medytox

Vacina baseada na aplicação direta de proteínas ou fragmentos delas.

Imperial College London

Vacina baseada em fragmentos de RNA.

Curevac

Vacina baseada em fragmentos de RNA.

People's Liberation Army (PLA) Academy of Military Sciences/Walvax Biotech

Vacina baseada em fragmentos de RNA.

Fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde), com atualização no dia 7 de julho

Blog do BILL NOTICIAS

Embaixadores da China e dos Estados Unidos em Brasília trocam ataques pelo twitter

Enquanto Todd Chapman disse que a China provoca esterilização em massa de mulheres, Yang Wanming afirma que os Estados Unidos são uma formiga que tenta derrubar uma árvore gigante

(Foto: Divulgação | Adriano Machado/Reuters)

A guerra fria entre Estados Unidos e China chegou às representações diplomáticas dos dois países, em Brasília. Neste fim de semana, os embaixadores Todd Chapman e Yan Wanming se estranharam nas redes sociais. Primeiro, o estadunidense afirmou que há "esterilização em massa de mulheres uigures pelo Partido Comunista Chinês". Em seguida, Wanming comparou os Estados Unidos a "uma formiga que tenta derrubar uma árvore gigante. (247)
Confira


Blog do BILL NOTICIAS

Camilo Santana chega a 85% de aprovação do Ceará

É a maior aprovação de Governo, superior aos 80% alcançados pelo petista em outubro de 2018

Camilo Santana
Camilo Santana (Foto: Divulgação)

O governador do Ceará Camilo Santana, do PT, reeleito com a maior votação do país, 79,96% dos votos, bateu mais um recorde esta semana. Pesquisa de avaliação de Governo aponta que Camilo alcança 85% de aprovação dos cearenses, contra 11%, que desaprovam a gestão. É a maior aprovação de Governo, superior aos 80% alcançados pelo petista em outubro de 2018.
A pesquisa aponta ainda que na capital, Fortaleza, Camilo é aprovado por 79%, ante 16% que desaprovam, e em algumas regiões cearenses, a aprovação do governador supera os 90%. 
A atuação de Camilo Santana durante a pandemia também é aprovada por esmagadora maioria dos cearenses: 81%, ante 13% de desaprovação.
Em sua segunda gestão, Camilo Santana enfrentou algumas crises, como a guerra contra as facções, ano passado, e o motim de PMs este ano, movimento que provocou explosão de violência no estado, mas que foi sufocado por Camilo, que não aceitou dar anistia aos policiais envolvidos.
A pandemia do coronavírus é a terceira grande crise enfrentada. O estado tem sido um dos primeiros em número de casos, mas vem conseguindo reduzir os indicadores nas últimas semanas, e já iniciou o processo de retomada econômica. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Com 66.528 casos, EUA registra novo recorde diário; e Trump aparece de máscara

O país, o mais afetado pela doença, alcançou o total de 3.242.073 infecções


                  Por AFP
Donald Trump usa máscara em visita a hospital
Donald Trump usa máscara em visita a hospital – Foto: Alex Edeman/AFP

Os Estados Unidos registraram nesse sábado (11) 66.528 novos casos do novo coronavírus, um recorde diário, de acordo com o balanço da Universidade Johns Hopkins. 
O país, o mais afetado pela doença, alcançou o total de 3.242.073 infecções, informou a universidade com sede em Baltimore no balanço atualizado no sábado à noite. O número de mortos subiu para 134.729, com 760 vítimas fatais nas últimas 24 horas.
Em quatro dos últimos cinco dias foram registrados mais de 60.000 novos casos por dia. 
No sábado, o presidente Donald Trump apareceu pela primeira vez de máscara em público, cedendo a uma intensa pressão neste sentido para dar um exemplo de saúde pública. 
Ele usou a máscara enquanto caminhava pelo hospital militar Walter Reed, na região de Washington, onde visitou veteranos de guerra feridos. 
Informações divulgadas pela imprensa durante a semana afirmam que os assessores praticamente imploraram ao presidente que cedesse e utilizasse uma máscara em público, permitindo fotografias, no momento em que os casos de coronavírus disparam em algumas regiões do país.
Entre os estados mais afetados está a Flórida, com 10.360 novas infecções e 95 mortes adicionais. Apesar dos números, a Disney World reabriu no sábado dois de seus quatro parques temáticos em Orlando. 
Os visitantes reservaram os ingressos com antecedência, o que permitiu o controle da quantidade de público com o objetivo de respeitar as normas de distanciamento social, que a empresa estabeleceu em dois metros entre cada pessoa, tanto nas atrações como nas lojas. 
As medidas de segurança incluem medição da temperatura na entrada, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel disponível ao longo dos parques.

Blog do BILL NOTICIAS

Brasil tem 71.469 mortos pelo coronavírus e caminha para os 2 milhões de infectados

Pessoas com máscaras de proteção contra o coronavírus em região comercial de São Paulo (SP).
Pessoas com máscaras de proteção contra o coronavírus em região comercial de São Paulo (SP). (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Brasil registrou neste sábado (11) mais 1.071 mortes provocadas pelo  coronavírus, de acordo com último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Além dos novos óbitos registrados nas últimas 24 horas, que elevaram o total a 71.469, o país também confirmou mais 39.023 novos casos da doença. O total de infectados no país chegou a 1.839.850. 
O número de mortes informado pelo Ministério da Saúde quebrou uma sequência de quatro dias consecutivos com mais de 1.200 vítimas fatais contabilizadas pela pasta mas, mesmo assim o ritmo da expansão da epidemia no Brasil é o mais grave no mundo. 
O número abaixo de 1.200 mortes pode ser explicado pela maior subnotificação que acontece em todos os fins de semana. O ritmo dos números oficiais acelera-se sempre às segundas e especialmente terças-feiras, quando as notificações de casos e óbitos represados nos fins de semana entram nas estatísticas oficiais.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

Revista científica Lancet volta a advertir: cloroquina não combate coronavírus e pode levar à morte

Segundo o artigo, o risco de efeitos colaterais cardíacos durante a pandemia pode aumentar

(Foto: REUTERS/George Frey)

Artigo publicado na revista médica Lancet alertou sobre a hidroxicloroquina e azitromicina para o coração. Os medicamentos estão sendo defendidos por Jair Bolsonaro no combater ao coronavírus, mesmo sem ter eficácia comprovada cientificamente. Segundo o artigo, o risco de efeitos colaterais cardíacos durante a pandemia pode aumentar.
O artigo é assinado por médicos da Universidade de Sorbonne, em Paris, na França - onde o tratamento por hidroxicloroquina contra a Covid-19 começou, mas que o medicamento foi retirado oficialmente de uso, após a comprovação de sua ineficácia e risco cardíaco, causando arritmias, hipocalemia e outros problemas.
Acrescentam que, além disso, altas doses de hidroxicloroquina costumam ser associadas na Covid-19 ao antibiótico azitromicina, caso do presidente Jair Bolsonaro, por exemplo. A combinação da cloroquina com a azitromicina, como defende Bolsonaro, que diz estar com coronavírus, segundo os cientistas franceses, pode acentuar o risco de taquicardia ventricular. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Anvisa alerta que não recomenda o uso de ivermectina para tratamento de Covid-19


Ivermectina
Ivermectina (Foto: SECOM Itajaí/Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta quinta-feira (9) diante dos anúncios de algumas prefeituras do País que iriam distribuir o medicamento ivermectina como forma de tratamento e até prevenção à Covid-19. A Anvisa não recomenda o uso da substância para este fim.
"Não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19. O uso de medicamentos sem orientação médica e sem provas de que realmente estão indicados para determinada doença traz uma série de riscos à saúde", cravou a agência.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

Dono da Tesla ultrapassa Warren Buffet e é o sétimo maior bilionário do planeta

Elon Musk é a sétima pessoa mais rica do mundo, ultrapassando Warren Buffet. Aos 49 anos, Musk pode vir a se tornar a pessoa mais rica do mundo por causa de um pacote de pagamento que os acionistas da Tesla aprovaram em 2018. Se isso ocorrer, tomará o posto de Jeff Bezzos, da Amazon

Elon Musk, da Tesla
Elon Musk, da Tesla
O fundador e controlador da Tesla, Elon Musk, acabou de ultrapassar o megainvestidor Warren Buffet no índice de bilionários da Bloomberg, tornando-se a sétima pessoa mais rica do mundo.
A fortuna de Musk cresceu em mais de US$ 6 bilhões, de acordo com a Bloomberg, após as ações da Tesla subirem 10,8% para o recorde de US$ 1.544 por ação. O valor de mercado da empresa alcançou US$ 286,5 bilhões.
Musk possui 20,8% das ações da Tesla, fazendo a parte do empresário valer cerca de US$ 60 bilhões. O CEO da Tesla é também o principal acionista da SpaceX, de capital fechado, assim como de uma empresa de tunelamento, a Boring Company.
Já a fortuna de Warren Buffett caiu nesta semana depois que ele doou cerca de US$ 3 bilhões em ações da Berkshire Hathaway para a caridade -- parte do plano do investidor de repassar a maior parte da sua riqueza para iniciativas filantrópicas.
As ações da Tesla subiram mais de 500% ao longo dos últimos 12 meses, superando em valor quase todas as companhias do índice S&P 500. A fabricante de carros elétricos é a automobilística mais valiosa da Terra.
Aos 49 anos, Musk pode vir a se tornar a pessoa mais rica do mundo por causa de um pacote de pagamento que os acionistas da Tesla aprovaram em 2018. Se isso ocorrer, tomará o posto de Jeff Bezzos, da Amazon
No final de maio, a Tesla concedeu opções acionárias que hoje valem US$ 1,8 bilhão. Agora, está na hora de fazer isso de novo -- pela segunda vez em apenas dois meses. O pacote de pagamentos de Musk estabelece um plano que poderia eventualmente dar a ele 20,3 milhões de opções de ações ao longo de 10 anos.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

MPPE recomenda cumprimento às novas medidas restritivas da Prefeitura de Petrolina no combate ao coronavírus

                       Via:Carlos Britto
Foto: Blog do Carlos Britto

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, respaldou a decisão do prefeito Miguel Coelho, em apertar novamente as medidas restritivas de combate ao avanço do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. A partir da próxima segunda-feira (13), apenas serviços essenciais serão mantidos para a população.
De acordo com Miguel, o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) já declarou que prevalecerá nesse momento “a prioridade em salvar vidas, por mais restritivas que sejam essas medidas”, independente se em relação ao Estado ou à União haja uma flexibilização nesse sentido. A recomendação do MPPE também orienta as entidades de lojistas a acatarem o novo decreto municipal, bem como às autoridades de segurança pública exercerem a devida fiscalização no cumprimento do decreto.

Blog do BILL NOTICIAS

Gleisi diz que o mal que a Globo fez ao Brasil é imperdoável

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), comentou o artigo em que a Globo propõe que a legenda seja perdoada e sugere que a emissora dos Marinho é que deveria pedir perdão


A deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) comentou o artigo em que o jornalista Ascânio Sêleme, ex-diretor de redação do Globo e um dos principais colunistas do jornal, diz que chegou a hora de perdoar o Partido dos Trabalhadores.“'Não há como uma nação se reencontrar se 30% da sua população for sistematicamente rejeitada'. As consequências necessárias: anular a condenação de Lula e levantar a censura da Globo ao PT. O mal que fizeram ao país é imperdoável", afirmou a deputada. Saiba mais sobre a polêmica:
O jornal O Globo, dos irmãos Marinho, enviou neste sábado uma proposta de paz ao Partido dos Trabalhadores, alvo de uma perseguição midiática e judicial liderada pelo grupo nos últimos anos, que promoveu um golpe de estado em 2016, contra a ex-presidente Dilma Rousseff, e uma eleição presidencial manipulada em 2018, uma vez que os direitos políticos do ex-presidente Lula foram artificialmente subtraídos por um processo de lawfare.
A bandeira branca partiu do jornalista Ascânio Sêleme, que já dirigiu o jornal e hoje é um de seus principais articulistas, na coluna "É hora de perdoar o PT", em que ele argumenta que o partido já foi punido com o impeachment de Dilma e a prisão de seus principais líderes. No artigo, Ascânio argumenta que é preciso reconhecer que 30% dos eleitores brasileiros são de esquerda e que o PT é a principal força político-partidária deste campo.
O aceno de paz, no entanto, não envolve ainda nenhum tipo de autocrítica da Globo por seu papel no golpe de estado de 2016, que abriu espaço para a ascensão do bolsonarismo – fenômeno que hoje ameaça o grupo de comunicação. Desde que chegou ao poder, Jair Bolsonaro tem adotado postura hostil à mídia tradicional e tem estimulado o crescimento de grupos rivais, como a CNN, aparentemente ligada ao empresário Edir Macedo.
Em seu texto, o colunista do Globo também argumenta que não faz sentido isolar o PT, dada a sua expressividade na sociedade brasileira. "Este agrupamento político, talvez o mais forte e sustentável da história partidária brasileira, tem que ser readmitido no debate nacional. Passou da hora de os petistas serem reintegrados", diz ele, que não menciona a devolução dos direitos políticos de Lula. Ascânio também afirma que "o ódio ao PT não faz mais sentido".
Foi este ódio, semeado pela Globo e outros meios de comunicação, que degenerou no bolsonarismo, um fenômeno que envergonha o Brasil aos olhos do mundo e que ameaça a própria Globo.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...