sexta-feira, 10 de julho de 2020

Chanceler da Russia faz alerta dramático: EUA aproximam mundo de uma guerra nuclear

O chanceler da Russia, um dos mais influentes do mundo, alertou que os Estados Unidos, em função de seu declínio, estão flertando perigosamente com um impasse nuclear

(Foto: Reuters/Russia Today)

Sputnik News - Os EUA estão aumentando o risco de um impasse nuclear entre as principais potências do mundo, em um esforço para recuperar a dominação global, ao se afastarem dos últimos pactos de controle de armas ainda existentes, alertou o diplomata-chefe da Rússia.
"Eu concordo que os riscos nucleares aumentaram substancialmente no passado recente", declarou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em uma audiência no fórum de destaque de Primakov Readings nesta sexta-feira (10).
As razões para isso são "óbvias", esclareceu o ministro. "Os EUA querem recuperar o domínio global e alcançar a vitória no que eles chamam de uma grande competição de energia", acrescentou.
Lavrov afirmou que Washington recusa a noção de "estabilidade estratégica" e chama de "rivalidade estratégica". "Eles querem ganhar", completou.
"Estamos particularmente preocupados com a recusa bienal dos EUA em reafirmar um princípio fundamental: a premissa de que não pode haver vencedores em uma guerra nuclear e, portanto, nunca deve ser desencadeada", sentenciou Lavrov.
O ministro russo sugeriu que Washington quer desmontar todo o mecanismo de controle de armas. O governo do presidente estadunidense Donald Trump retirou-se no ano passado do Tratado das Forças Nucleares de Alcance Intermediário de 1987, que proíbe ambos os lados de estacionar mísseis terrestres de curto e médio alcance na Europa.
© FOTO / SERVIÇO DE IMPRENSA DO MINISTÉRIO DA DEFESA DA RÚSSIALançamento do míssil balístico intercontinental Sineva a partir do submarino nuclear russo Verkhoturye
Essa retirada também colocou em risco o novo tratado START, assinado com a Rússia em 2010. O acordo definiu que tanto os EUA e quanto a Rússia reduziriam suas ogivas para 1.550 cada um e seus lançadores para 800. Ele vai expirar em 2021, mas Lavrov avaliou nesta sexta-feira (10) que não estava otimista quanto à uma extensão.
Segundo o ministro das Relações Exteriores russo, a decisão dos EUA de não renovar o Novo START já é uma realidade e o destino do pacto "está selado".
Washington insiste em que a renovação das negociações seja trilateral, com a China participando das discussões. Pequim informou que "ficaria feliz" em participar das negociações - mas apenas se os EUA estivessem dispostos a reduzir seu arsenal nuclear ao nível da China, que é cerca de 20 vezes menor.

Blog do BILL NOTICIAS

BOLETIM - Covid-19: Brasil ultrapassa 70 mil mortes e 1,8 milhão de casos

                      Por: Estado de Minas
 (Foto: Michael Dantas/AFP)
Foto: Michael Dantas/AFP


O Brasil chegou a 70.398 mortes confirmadas causadas pela Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde. O país já registra 1.800.827 ocorrências da doença. Nas últimas 24 horas, foram confirmados mais 1.214 óbitos e um aumento de 45.048 pessoas contaminadas.

Pelo quarto dia seguido, o número de óbitos foi superior a 1.200. Nessa terça (7), o país registrou 1.254 mortes; na quarta (8) foram 1.223 e na quinta (9), 1.220.

Pernambuco
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta sexta-feira (10), 1.333 novos casos da Covid-19. Também foram confirmados 73 óbitos, ocorridos desde o dia 11 de maio. 

Entre os casos confirmados hoje, 1.171 (88%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Os outros 162 (12%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Agora, Pernambuco totaliza 70.100 casos já confirmados, sendo 20.850 (30%) graves e 49.250 (70%) leves. 

Do total de mortes no informe de hoje, 49 (67%) ocorreram de 11/05 a 05/07. As outras 24 (33%) ocorreram nos últimos três dias. Com isso, o Estado totaliza 5.482 óbitos pela doença.


Blog do BILL NOTICIAS

Por conta dos últimos resultados da Covid-19 em Petrolina-PE, o Prefeito Miguel Coelho realizou um pronunciamento no final da tarde desta sexta-feira(10), através das suas redes sociais, oportunidade em que divulgou as novas medidas de controle da transmissão do coronavírus em Petrolina. Os novos números contabilizam 1.382 casos confirmados e 33 óbitos por covid-19. Os dados colocam o município com a menor taxa de mortalidade em Pernambuco e em segundo lugar em mortalidade no Nordeste, considerando os médios e grandes centros urbanos. O Prefeito Miguel anunciou a compra de Ivermectina para os pacientes com início da Covid-19, bem como a contratação de novos leitos de UTI na rede privada. Com o resultados dos novos números, o Prefeito anunciou também novo isolamento social mais rígido em Petrolina a partir da próxima segunda-feira, dia 13, com o fechamento do comércio e dos demais serviços que não são essenciais durante quinze (15) dias. A partir da próxima segunda-feira (13), não vão funcionar comércio, shoppings, feiras livres, parques e serviços públicos, como o atendimento na Prefeitura de Petrolina. A orla e as pistas para caminhadas em avenidas de grande fluxo, a exemplo da Monsenhor Ângelo Sampaio, Integração, Estrada da Banana, Ulysses Guimarães, entre outras, serão bloqueadas para evitar aglomerações. Serviços como barbearias, salões de estética, concessionárias de veículos, escritórios jurídicos, de contabilidade entre outros segmentos também voltam a fechar. O decreto, por fim, determina a proibição de reuniões religiosas como cultos e missas por 14 dias. A nova reunião geral será feita pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no próximo dia 26 de julho.

A adesão ao Calendário Acadêmico Suplementar é facultativa para estudantes e docentes.


                  Por Wellington Silva/Folhape
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco – Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

No dia 17 de agosto, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dará início ao período letivo suplementar 2020.3 para os cursos de graduação. A regulamentação do Calendário Acadêmico Suplementar foi aprovada na tarde de hoje (10) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), por meio de videoconferência. No entanto, o semestre letivo 2020.1, suspenso desde 16 de março por causa da pandemia do novo coronavírus, permanece sem previsão de volta para os cursos presenciais de graduação da instituição. A previsão para retorno é somente em 2021 e forma híbrida, parte presencial e parte remota.
A adesão ao Calendário Acadêmico Suplementar é facultativa para estudantes e docentes. Segundo o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, cerca de 80% dos professores tem a intenção de ofertar disciplinas de forma remota. O estudante que solicitar a matrícula, programada para acontecer de 8 a 12 de agosto, assume ter recursos tecnológicos e materiais necessários para a sua realização. Caso não possua condições de acesso satisfatório à rede de computadores, o estudante deve encaminhar à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) solicitação de inclusão no Programa de Inserção Digital, mediante processo eletrônico.
O projeto tem dois pilares: a conectividade, por meio da oferta de pacotes de dados; e a locação de equipamentos. A previsão de conclusão é na segunda semana de agosto. O objetivo é que os discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica possam estar devidamente equipados. De acordo com o reitor, cerca de 10 mil pessoas devem ser atendidas. “Temos um número considerável de estudantes em situação de vulnerabilidade que já fazem parte dos nossos programas de assistência. Vamos pegar esses dados, cruzar adequadamente e entrar em contato com eles para fazer a devida implementação do programa no início de agosto”.
Para atender ao pilar da conectividade, a UFPE vai aderir à licitação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), que prevê a contratação de pacotes de dados para estudantes das universidades públicas. Já o pilar dos equipamentos vai contar com recursos da UFPE, que está finalizando os estudos para o processo licitatório. A previsão do contrato de locação será de três anos, com seguro para eventuais quebras ou furtos. Poderão se matricular nas atividades do Calendário Suplementar os estudantes com status de “ativo” ou “formando” no Histórico Escolar. Cada pessoa poderá cursar a carga horária máxima de 300 horas. 
“É um semestre que vamos aprender muito com esse processo, pois a tendência nossa é caminhar para o semestre hibrido”, disse o reitor. Cursando o 3° período de Engenharia de Energia, Anny Beatriz Simões Freitas, 19 anos, vê pontos positivos e negativos no semestre suplementar. “Gostei por ser opcional e se o aluno pagar a cadeira e reprovar não vai ter ônus, ou seja, a reprovação não vai contar no histórico”, disse. A jovem mostrou preocupação quanto ao modo de avaliação. “Não temos noção de como vão ser as provas, se vai ter estudantes trapaceando, chuva de notas altas e alunos sem aprender de fato a matéria”.
UFRPE e UPE
Na Universidade de Pernambuco (UPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) as atividades continuam suspensas sem previsão de retorno. “Neste momento, estamos sem previsão de volta às aulas presenciais. Em relação ao ensino remoto, a UPE está analisando as especificidades de cada região e de cada curso”, disse a instituição em nota. Já na UFRPE, o Plano de Funcionamento está sendo sistematizado para votação nos Conselhos Superiores no dia 17 de julho. Caso seja aprovado, haverá um Período Letivo Excepcional, com ensino remoto e adesão opcional de professores e estudantes. 


Blog do BILL NOTICIAS

URGENTE - Isolamento total. Petrolina volta a fechar tudo a partir desta segunda-feira(13)

                   Via: Santanavinicius
Bandeira de Petrolina – Wikipédia, a enciclopédia livre
Foto: Ilustrativa

Por conta dos últimos resultados da Covid-19 em Petrolina-PE, o Prefeito Miguel Coelho  realizou um pronunciamento no final da tarde desta sexta-feira(10), através das suas redes sociais, oportunidade em que divulgou as novas medidas de controle da transmissão do coronavírus em Petrolina.
Os novos números contabilizam 1.382 casos confirmados e 33 óbitos por covid-19. Os dados colocam o município com a menor taxa de mortalidade em Pernambuco e em segundo lugar em mortalidade no Nordeste, considerando os médios e grandes centros urbanos.
O Prefeito Miguel anunciou a compra de Ivermectina para os pacientes com início da Covid-19, bem como a contratação de novos leitos de UTI na rede privada.
Com o resultados dos novos números, o Prefeito  anunciou também novo isolamento social mais rígido em Petrolina a partir da próxima segunda-feira, dia 13, com o fechamento do comércio e dos demais serviços que não são essenciais durante quinze (15) dias.
A partir da próxima segunda-feira (13), não vão funcionar comércio, shoppings, feiras livres, parques e serviços públicos, como o atendimento na Prefeitura de Petrolina. A orla e as pistas para caminhadas em avenidas de grande fluxo, a exemplo da Monsenhor Ângelo Sampaio, Integração, Estrada da Banana, Ulysses Guimarães, entre outras, serão bloqueadas para evitar aglomerações. Serviços como barbearias, salões de estética, concessionárias de veículos, escritórios jurídicos, de contabilidade entre outros segmentos também voltam a fechar. O decreto, por fim, determina a proibição de reuniões religiosas como cultos e missas por 14 dias.
A nova reunião geral será feita pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no próximo dia 26 de julho.



Blog do BILL NOTICIAS

Relatório aponta as páginas ligadas ao 'gabinete do ódio' de Bolsonaro removidas pelo Facebook. Confira

Laboratório forense listou as páginas criadas pelo chamado "gabinete do ódio", ligado a Jair Bolsonaro para disseminar fake news e discurso de ódio
                    Via:247
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR | Reprodução)


Relatório do Laboratório de Pesquisa Forense Digital (DFRLab, na sigla em inglês) listou as páginas que foram criadas para disseminar desinformação e foram suspensas pelo Facebook. De acordo com o documento, as páginas foram criadas por funcionários de gabinetes da Presidência, dos filhos de Bolsonaro e de outros políticos do PSL e os responsáveis tentavam esconder identidade. A informação é do G1.
Na última quarta-feira (8), a rede social removeu 88 contas e perfis falsos que, segundo a empresa, estavam organizados para gerar desinformação e enganar usuários na plataforma.
"Entre esses ativos estavam duplicatas e contas falsas que promoviam Bolsonaro e seus aliados em diversos grupos do Facebook, bem como páginas com centenas de milhares de seguidores, que publicavam memes pró-Bolsonaro e outros conteúdos depreciando seus críticos", destaca o relatório do DFRLab.
O laboratório chegou a lista por meio de uma conexão entre os perfis observando os proprietários, seus seguidores e padrão de curtidas entre essas páginas. 

De acordo com o documento, as páginas removidas foram:
20 Oprimir - página foi relacionada com outra também removida, chamada Nordestinos com Bolsonaro
AlanaOpressora - página de apoio à deputada estadual Alana Passos (PSL-RJ)
alanaopressora (Instagram) - conta de suporte à deputada Alana Passos
Anticomunismo Brasil (Facebook) - mesmo logo que a conta no Instagram
anticomunismo_brasil (Instagram) - bio direciona para página no Facebook
Arquivodoolavo - bio direciona para a página TV Anticomunismo Brasil
Artilhariadobem - fazia menções aos deputados Anderson Moraes (PSL-RJ) e Alana Passos
Avozdopovonews - fazia comentários na página Artilharia do Bem, também excluída
Bolsogordos - conta do Instagram que seguia Paulo Eduardo Lopes, conhecido como Paulo Chuchu, assessor do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)
Bolsonaro 2026 - Algoritmo do Facebook sugeriu “Vanessa Navarro”, assessora do deputado Anderson Moraes, como página relacionada
Bolsonaro News - página no Facebook da conta do Instagram criada por Tercio Arnaud, assessor da Presidência
Bolsonarobravo - conta do Instagram que seguia as contas BolsonaroNews e Vanessa Navarro, assessora do deputado Anderson Moraes, como página relacionada
Bolsonaronewsss - página do Instagram registrada por Tercio Arnaud, assessor da Presidência
Bolsonaroni - conta que promovia o deputado estadual Anderson Moraes e a página Ideologia Brasil
bolsonaropr2022 (Instagram) - páginas no Facebook linkavam para esta conta no Instagram
bolsonaroprnoplanalto - DFRLab não deu mais informações
Bolsonarorepost - link na bio da página AliancapeloBrasilZN ia para esta conta
Bolsoneas (Facebook) - página de Leonardo Rodrigues de Barros Neto, ex-assessor da deputada Alana Passos
Bolsoneas (Instagram) - página de Leonardo Rodrigues de Barros Neto, ex-assessor da deputada Alana Passos
Casalbolsonaro - links na bio direcionavam para a página Bolsonéas no Facebook
Comomeudinheironao - conta do Instagram que seguia Vanessa Navarro, assessora do deputado Anderson Moraes, como página relacionada
Cúpula Conservadora - página relacionada a evento que aconteceu em dezembro de 2018, em que Eduardo Bolsonaro foi um dos organizadores
Cupulaconservadora - conta no Instagram relacionada a evento que aconteceu em dezembro de 2018, em que Eduardo Bolsonaro foi um dos organizadores
Didireita2018 - seguia a conta Bolsonaronewsss
direitazonanorterj - era linkada pelas páginas AliançapeloBrasilZN e Arquivo do Olavo
Extrema vergonha na cara - página era curtida por Tercio Arnaud, assessor da Presidência
Fechadocombolsonar - sem informações dadas pelo DFRLab
Gato Fingido - seguia Paulo Chuchu, assessor de Eduardo Bolsonaro
Ideologiabrasil - conta de movimento que Leonardo Rodrigues de Barros Neto, ex-assessor da deputada Alana Passos, e o deputado Anderson Moraes afirmam fazer parte
Jogo Político - página criada por Leonardo Rodrigues de Barros Neto
jogopoliticobr - página criada por Leonardo Rodrigues de Barros Neto
Nordestinos com Bolsonaro 2018 - Algoritmo do Facebook sugeriu “20 Oprimir” como página relacionada
Notícias de São Bernardo do Campo - Grupo foi excluído
Passarinhovoou - DFRLab não deu informações
porqueobolsonaro- Conta do Instagram que segue Bolsonaronewsss e Bolsonéas
The Brazilian Post - Página de site criada por Paulo Chuchu, assessor de Eduardo Bolsonaro, e Andre Benetti
The Brazilian Post ABC - Página de site criada por Paulo Chuchu, assessor de Eduardo Bolsonaro, e Andre Benetti
thebrazilianpost - Conta do Instagram de site criado por Paulo Chuchu e Andre Benetti
Trumptrust9876 - DFRLab não deu informações
tudoehbolsonaro - conta do Instagram que seguia Bolsonaronewsss
tvanticomunismobrasil - conta do Instagram que tinha tags para Vanessa Navarro, assessora do deputado Anderson Moraes, e a página Bolsonéas
Vim do Futuro pra Dizer que o Bolsonaro Virou Presidente - Página estava offline segundo o DFRLab

Blog do BILL NOTICIAS

Miguel Coelho anunciará daqui a pouco, via Instagram, novas medidas de combate ao novo coronavírus em Petrolina

                  Via:Carlos Britto
Foto: Alexandre Justino/PMP divulgação

O prefeito Miguel Coelho fará um pronunciamento através das redes sociais nesta sexta (10), para divulgar novas medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) em Petrolina. O anúncio ocorre a partir das 18h15 pelo Instagram @miguelcoelhope .
Os números atualizados da Covid-19 na cidade contabilizam até o momento 1.382 casos confirmados e 33 óbitos. Os dados colocam o município com a menor taxa de mortalidade em Pernambuco e em segundo lugar em mortalidade no Nordeste, considerando os médios e grandes centros urbanos.

Blog do BILL NOTICIAS

Jair Bolsonaro anuncia o pastor Milton Ribeiro como ministro da Educação

                 Por Portal Folha de Pernambuco
Milton Ribeiro
Milton Ribeiro – Foto: Reprodução/Facebook

O pastor presbiteriano Milton Ribeiro foi nomeado ministro da Educação do Governo do presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (10). Ribeiro é vice-presidente do conselho deliberativo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, um núcleo de educação privada de grande prestígio no país.  Ele também é membro da Comissão de Ética da Presidência da República desde maio de 2019. Se confirmada sua posição no Ministério da Educação, ele será o quarto a ocupar o cargo em menos de dois anos da gestão presidencial. 

A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na tarde desta sexta-feira (10). Como já virou tradição, o presidente fez o anúncio também nas suas redes sociais, expondo o currículo do novo titular da Educação. 

Diário Oficial




Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina de luto! Morre o comissário da Policia Civil de Pernambuco, Jorge Maximiniano

                   Via:Santanavinicius
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, barba e óculos


Petrolina recebeu com muita tristeza a noticia do falecimento do seu filho e   comissário da Polícia Civil de Pernambuco, Jorge Maximiano, 62 anos, líder comunitário. Jorge faleceu nesta tarde de sexta-feira (10) em uma unidade  hospitalar de Petrolina.
As informações dão conta de que  o comissário Jorge,  estava em casa na noite dessa quinta-feira, (09) quando apresentou sintomas de um infarto. Foi socorrido e na unidade de saúde, sofreu um ´Acidente Vascular Cerebral`.  Permaneceu em observação e no inicio da tarde desta sexta-feira(10) foi a óbito.
Jorge deixa um histórico bem avaliado de cidadão e comunitário, onde no Loteamento Recife, foi um exemplo de morador, quando conseguiu muitos avanços para a comunidade na época que  dirigiu a associação daquele bairro.Em 2016 foi candidato a vereador de Petrolina pelo PSC.
 A família ainda não comunicou o o horário do sepultamento.Aguardem novas informações.



Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...