terça-feira, 7 de julho de 2020

MPPE consegue na justiça liminar determinando afastamento de presidente e diretores do Petrape por improbidade administrativa

                   Via:Carlos Britto
Reprodução: Facebook

A Vara da Fazenda Pública de Petrolina acatou pedido da 2ª Promotoria de Cidadania do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de Petrolina e concedeu decisão liminar decretando o afastamento do presidente e de mais três réus da Ação Civil Pública de Improbidade das eventuais funções que exerciam junto à Associação dos Amigos do Petrape. Com a decisão, a entidade deve buscar outras pessoas para desempenhar as atividades exercidas pelos réus afastados. O processo tramita na Vara da Fazenda Pública de Petrolina sob o número 4330-16.2020.8.17.3130.
O pedido de afastamento se justifica pela identificação, por parte da Promotoria de Justiça de Petrolina (Curadoria de Defesa do Patrimônio Público), de que os réus estariam se utilizando de suas posições para cometer atos de improbidade que lesaram os cofres públicos. De acordo com as informações levantadas pelo MPPE, os dirigentes da Associação dos Amigos do Petrape destinaram recursos públicos oriundos de convênio com o município de Petrolina para o pagamento de acordos simulados em ações trabalhistas fraudulentas.
O assunto foi objeto de reunião virtual designada pelo promotor de Justiça Carlan Carlo da Silva (Patrimônio Público) e realizada no dia 18 de junho, com a presença da promotora Tanúsia de Santana da Silva (Infância e Juventude), do Juiz da Vara Infância e Juventude, Marco Bacelar, do secretário municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção e representantes do Petrape, em função de requerimento para renovação de convênios com a entidade encaminhado pelo Município de Petrolina, no qual o representante do poder público ponderava os possíveis prejuízos às crianças e adolescentes com a interrupção dos serviços prestados pela entidade.
Na oportunidade, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público alertou que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) não poderia renovar convênios para acolhimento institucional de crianças e adolescentes em risco social desenvolvido pelo Petrape enquanto as pessoas responsáveis pelo desvio de recursos públicos permanecessem na direção da entidade.
Diante do impasse surgido com a negativa do presidente do Petrape, José Vieira, presente à reunião, de celebrar acordo de não persecução civil apresentado pelo promotor Carlan Carlo da Silva, ou mesmo de se afastar das suas funções junto à entidade, a promotora Tanúsia de Santana propôs, em conjunto com o juiz Marco Bacelar, que o presidente do Petrape se licenciasse do cargo de forma temporária, a fim de permitir a renovação do convênio, e aguardar a resolução do caso na esfera judicial ou extrajudicial. O promotor Carlan Carlo afirmou que, de qualquer forma, buscaria judicialmente o afastamento dos réus da ação de improbidade das funções que exercessem na entidade. A medida foi adotada, com a obtenção do provimento judicial no dia seguinte.

Blog do BILL NOTICIAS

Após recomendação de cientistas, OMS revisa possibilidade de transmissão da Covid-19 pelo ar

“Estamos cientes do artigo e revisando seu conteúdo com nossos especialistas técnicos”, disse Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS, após 239 cientistas de 32 países afirmarem que há evidências de que o vírus pode ser transmitido por pequenas partículas no ar

(Foto: Reprodução)


Reuters - A Organização Mundial da Saúde (OMS) está revisando um artigo que sugeriu que as orientações da agência sobre o novo coronavírus precisam ser atualizadas, depois que alguns cientistas disseram ao New York Times que há evidências de que o vírus pode ser transmitido por pequenas partículas no ar.
A OMS diz que a Covid-19 se espalha principalmente através de pequenas gotículas que são expelidas do nariz e da boca quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, e rapidamente caem no chão.
No entanto, em uma carta aberta à agência sediada em Genebra, 239 cientistas de 32 países descreveram as evidências que dizem mostrar que partículas menores exaladas podem infectar as pessoas que as inalam, informou o jornal no sábado.
Como essas partículas menores podem permanecer no ar por mais tempo, os cientistas —que planejam publicar suas descobertas em uma revista científica nesta semana— estão pedindo à OMS que atualize suas orientações, disse o NYT.
“Estamos cientes do artigo e revisando seu conteúdo com nossos especialistas técnicos”, disse Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS, em uma resposta por email nesta segunda-feira a um pedido da Reuters por comentários.
Até que ponto o coronavírus pode ser transmitido pela chamada via aérea ou aerossol —em oposição às gotículas maiores de tosses e espirros— permanece sendo uma questão controversa.
Qualquer alteração na avaliação de risco de transmissão pela OMS pode afetar seus conselhos atuais sobre manter o distanciamento físico de 1 metro.
Governos, que também contam com a agência para definir suas políticas de orientação, também podem precisar ajustar as medidas de saúde pública destinadas a conter a propagação do vírus.
“Especialmente nos últimos dois meses, declaramos várias vezes que consideramos a transmissão pelo ar como possível, mas certamente não apoiados por evidências sólidas ou até claras”, disse Benedetta Allegranzi, líder técnica da OMS para prevenção e controle de infecções, ao New York Times.
A orientação da OMS para os profissionais de saúde, datada de 29 de junho, diz que o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, é transmitido principalmente entre pessoas através de gotículas respiratórias e nas superfícies.
Mas a transmissão aérea através de partículas menores é possível em algumas circunstâncias, como ao executar procedimentos de intubação que geram aerossol, diz o documento.

Blog do BILL NOTICIAS

Juazeiro-BA registra mais 63 novos casos da covid-19 e a cidade já tem 1.038 infectados

                                    Via:Santanavinicius

Nesta terça-feira (07), a Secretaria da Saúde informa que nas últimas 24h, 63 pessoas testaram positivo para a COVID 19, sendo 41 do sexo feminino e 22 do sexo masculino e, o município chega a 1.038 confirmações da doença. A SESAU registra ainda 31 recuperações da COVID 19 e agora o número de pessoas clinicamente curadas em Juazeiro chega a 317.
Dos resultados confirmados da COVID 19, 58 foram obtidos por teste rápido e 05 por exame laboratorial.  Entre as pessoas que testaram positivo estão oito profissionais de saúde. Os pacientes têm idades entre 01 e 84 anos, estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município.
Sobre o óbito registrado neste boletim, o paciente estava internado no Hospital Regional de Juazeiro e faleceu terça-feira (07) na unidade hospitalar. O mesmo era do sexo masculino, tinha 50 anos, como comorbidade possuía paralisia infantil. Com este registro, Juazeiro contabiliza 34 óbitos ocasionados pela COVID 19.
Com a ampliação dos testes rápidos através do ponto de coleta, mapeamento do status imunológico, Vigilância COVID nas comunidades, exames pelo LACEN do município e pelo LACEN de Salvador, Juazeiro registra hoje, 8.495 testes realizados, sendo 8.090 exames pelo teste rápido e 405 pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador. Do total de exames realizados, 7.457 já foram descartados por testarem negativo para o novo coronavírus.
Dos 1.038 casos confirmados, 582 são do sexo feminino, 456 do sexo masculino e deste quantitativo, 101 são profissionais da saúde. A Secretaria ressalta que tem 664 pessoas em isolamento domiciliar, 23 pacientes confirmados com a COVDI 19 internados, sendo 14 em leitos de UTI e 09 em leitos intermediários, estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, unidade referência para COVID 19 aos juazeirenses.
Para o H1N1 não há alteração nos dados, permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.
Descrição de pacientes de Juazeiro internados:
·         UPA – Juazeiro: 8 leitos com respiradores, 4 pacientes internados, com 50% de taxa de ocupação. 12 leitos intermediários, 3 estão com pacientes,  com 25% de taxa de ocupação.
·         Hospital Regional de Juazeiro: 1 paciente na UTI e 4 pacientes em leitos intermediários.
·         Hospital São Pedro – Remanso: 4 pacientes de Juazeiro na UTI e 1 paciente de Juazeiro em leito intermediário.
·         Hospital Ernesto Simões – Salvador: 1 paciente de Juazeiro na UTI..
·         Hospital Neurocardio – Petrolina: 1 paciente de Juazeiro internado em leito de UTI SUS,  2  em leitos de UTI privados.
·         Hospital Memorial – Petrolina: 1 paciente de Juazeiro internado em leito de UTI SUS.
·         Hospital PROMATRE – Juazeiro: 1 paciente internado em leito intermediário SUS    
(Ascom)



Blog do BILL NOTICIAS

Brasil recebe carregamento recorde de 11,8 milhões de máscaras

Insumos provenientes da China ajudarão contra novo coronavírus

                   Por Agência Brasil

Lote de máscaras em avião
Lote de máscaras em avião – Foto: Divulgação/Ministério da Infraestrutura

Uma aeronave da companhia aérea Latam chegou hoje (7) a São Paulo transportando mais 11,8 milhões de máscaras cirúrgicas de procedência chinesa. O voo trouxe a maior quantidade de insumos para combate à pandemia transportado de uma única vez no Brasil.
A carga faz parte da encomenda de equipamentos de proteção individual (EPIs) feita pelo Ministério da Saúde, com a coordenação operacional viabilizada pelo Ministério da Infraestrutura. Segundo os registros dos ministérios, essa é a 35ª remessa de mais de 40 previstas. 
“No início da crise, assumimos um desafio logístico imenso para ajudar o Ministério da Saúde com o abastecimento de EPIs para todas as regiões do Brasil. Uma verdadeira operação de guerra foi montada e, de modo contínuo, estamos transportando 960 toneladas de equipamentos no total. É uma vitória silenciosa do governo federal que está ajudando a garantir as condições necessárias para o enfrentamento da pandemia”, informou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Segundo nota divulgada pelo ministério, 220 milhões de 240 milhões das máscaras compradas foram recebidas, sendo uma parte do equipamento do tipo N95 – a mais eficaz máscara médica descartável disponível no mercado.
O voo anterior da Latam que transportou insumos vindos da China para o Brasil chegou no dia 2 de junho e trouxe cerca de 9,2 milhões de máscaras para serem distribuídas entre estados e municípios.

Blog do BILL NOTICIAS

Petrobrás inicia desativação de plataforma na Bacia de Campos

Estatal deu início ao descomissionamento da plataforma P-12 após ter recebido aval da ANP, da Marinha e do Ibama. Outras três plataformas serão desativadas e deverão ser entregues à iniciativa privada

(Foto: Ichiro Guerra/PR)

Reuters - A Petrobras iniciou o descomissionamento da plataforma P-12, na Bacia de Campos, após ter recebido aval da reguladora ANP, da Marinha e do órgão ambiental Ibama, informou a estatal em comunicado nesta terça-feira.
A companhia acrescentou que também estão previstos para ocorrer em 2020 os descomissionamento das plataformas P-07 e P-15, na Bacia de Campos, e da FPSO Piranema, na Bacia de Sergipe-Alagoas.
“As plataformas P-07, P-12 e P-15 serão ofertadas em leilão público previsto para ocorrer no mês de julho”, acrescentou a petroleira, sem especificar uma data.

Blog do BILL NOTICIAS

EXAME Entenda o que a tomografia mostrou sobre o estágio da Covid-19 em Bolsonaro

                  Por: Estado de Minas
 (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Foto: Isac Nóbrega/PR

Depois de sentir os sintomas de Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contou que fez uma “chapa no pulmão”, na última segunda-feira (6). “O médico da Presidência apontou para contaminação pelo novo coronavírus, fomos fazer uma tomografia (pulmonar) no hospital das Forças Armadas aqui em Brasília. Os pulmões estavam limpos. Ou seja, não tinham nada de opaco", relatou o presidente. Porém, na manhã desta terça-feira (7), Bolsonaro anunciou que testou positivo para o novo coronavírus. Afinal, o que esse resultado quer dizer?

Segundo o diretor médico da Axial em Belo Horizonte, Lenio Gavio, o resultado mostra que Bolsonaro está numa forma não complicada de contaminação. "O Covid-19 tem um dos principais acontecimentos relacionados ao pulmão. Na maioria dos pacientes que evoluem de forma grave, é recorrente o acometimento pulmonar. As formas leves de contaminação não geram uma alteração no pulmão", explica.

A tomografia pulmonar é feita a partir de um equipamento de Raio-X onde a imagem resultante permite que o médico analise o pulmão e as estruturas que estão ao redor. No caso da Covid-19, o exame mostra uma imagem padrão que os médicos chamam de ‘vidro fosco’. “Você pede para o paciente segurar a respiração durante 20 segundos, então o ar, no resultado da de tomografia, é mostrado em preto dentro do pulmão. O vidro fosco, que é o caso da Covid-19, são essas pequenas áreas mais claras no meio dessa região escura”, explica Gavio.

“Na verdade, o ‘pulmão limpo’ traz a ideia de não haver as manchas brancas na hora do exame de tomografia pulmonar. Então, o caso do presidente seria um caso mais leve no contexto de que ele testou positivo para Covid-19 mas não teve um acometimento pulmonar”, completa o médico.

Gavio lembra da importância da tomografia pulmonar na hora de tratar o paciente. Segundo ele, o paciente que não tem o acometimento pulmonar, ou seja, que não está em um estágio avançado da doença, não precisa iniciar o tratamento contra a Covid-19. Entretanto, o presidente afirmou que começou o tratamento com utilizando hidroxicloroquina e azitromicina na última segunda-feira.

Apesar de a doença não parecer estar em um grau avançado, o médico afirma que o presidente precisa continuar com o acompanhamento médico para analisar sua evolução. “Uma testagem logo nos primeiros dias pode mostrar que o paciente não tem um acometimento pulmonar, o que pode vir, ou não, a acontecer ao longo da evolução”, afirma.

O médico lembra que o Covid-19 pode a baixar a imunidade e uma deficiência no mecanismo de defesa pulmonar. “Quando você identifica, na tomografia, essa situação específica de Covid-19, está sendo recomendado o uso de um antibiótico que tenha alguma ligação com o acometimento pulmonar, para evitar uma infecção secundária”, diz o médico.

Além disso, Gavio explica que os outros exames fazem uma análise da presença ou não da Covid-19. “A tomografia tem ajudado a identificar a gravidade da doença no paciente, como o caso do presidente. Outro objetivo é comprovar o estágio da Covid-19 naquele paciente, já que o resultado fica pronto em cerca de 10 minutos." Entretanto, o médico lembra que a tomografia é recomendada como forma de identificar a presença do vírus somente quando não há a possibilidade de fazer o teste RT-PCR. 

A tomografia pulmonar pode ser feita pelo Sistema de Saúde Único (SUS) ou em uma clínica particular, pelo valor médio de R$ 200. Segundo o médico, esse exame será realizado nos hospitais de campanha de Belo Horizonte.


Blog do BILL NOTICIAS

MINISTÉRIO - Major Vitor Hugo é segunda opção de Bolsonaro para assumir MEC

Após a desistência de Renato Feder, o presidente pretende fazer reuniões virtuais ao longo desta semana com cotados para o cargo


                 Por Folhapress
Major Vitor Hugo
Major Vitor – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (7) que tem pressa para definir o novo ministro da Educação e reclamou das críticas feitas a nomes cotados por ele para o posto. O presidente afirmou que, caso não encontre alguém, recorrerá ao plano B, o Major Victor Hugo (PSL-GO).
Na entrevista em que anunciou que seu exame para o novo coronavírus teve resultado positivo, o presidente disse que conversará com um dos cotados nesta terça.
Segundo a reportagem apurou, no final de semana, Bolsonaro pediu que fosse marcada uma conversa entre ele e o reitor do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), Anderson Correia, que conta com o apoio de militares e evangélicos. "Eu gostaria de decidir hoje", disse o presidente. "Não posso falar [se há favorito]. O mundo cai na cabeça do favorito. Todo mundo vai para cima dele até o que ele fez quando ele tinha cinco anos."
Após a desistência de Renato Feder, o presidente pretende fazer reuniões virtuais ao longo desta semana com cotados para o cargo.
Bolsonaro disse, em conversas reservadas, que busca um nome com perfil semelhante ao do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. Ele quer uma pessoa com respaldo técnico, mas que seja aberta a cumprir demandas pessoais do presidente. "Eu espero hoje ter mais um contato. É um candidato do estado de São Paulo. Talvez seja ele", afirmou Bolsonaro. "Alguns criticam o general Pazuello por ele não ser médico. O [senador José] Serra lá atrás, como economista, foi ministro da Saúde. E ele [Pazuello] tem feito um excelente trabalho", disse.
O presidente afirmou ainda que ele tem avaliado "excelentes currículos", mas que alguns candidatos declinam da função ou pedem um tempo quando são apresentados aos problemas da pasta.
"Ninguém quer chegar lá dando murro em ponta de faca. Mas uma grande realidade que devemos ter em nossas cabeças sobre a questão da educação é que não está dando certo", afirmou. Bolsonaro disse também que, caso não ache uma alternativa, trabalha como plano B para o posto o nome do líder do governo na Câmara, Major Victor Hugo (PSL-GO).
O presidente sondou o deputado federal no final de semana e se reuniu com ele na segunda-feira (6). Segundo auxiliares palacianos, no entanto, a repercussão de seu nome foi negativa.
"Temos como reserva até o Major Victor Hugo, que é líder do governo na Câmara. É zero um de academia. É confiança em primeiro lugar. Não pode fugir disso aí. É uma pessoa que tem capacidade muito grande de organização", disse.
Bolsonaro afirmou que o Major é "pessoa excepcional", mas que, caso o escolha, será criticado pelo fato de ele ser um militar. De 23 ministros, 11 são militares na equipe do presidente.

Bolsonaro relatou a deputados bolsonaristas que pediu, ainda no final de semana, que assessores palacianos marcassem encontros com pelo menos três pessoas.
Além de Anderson, ele pretende conversar com o reitor da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), Aristides Cimadon, e com o ex-presidente do CNE (Conselho Nacional de Educação) Gilberto Garcia.
O currículo dos três já passou por pente-fino realizado pelo Palácio do Planalto. Ainda assim, antes de fazer um anúncio, o presidente pretende testar a repercussão do escolhido junto à opinião pública.
O nome que enfrenta hoje menos resistência no governo é o de Anderson, que conta o apoio tanto da cúpula militar como da bancada evangélica. Já Aristides Cimadon tem respaldo junto à bancada catarinense e ganhou a simpatia de integrantes do núcleo ideológico. Ele surgiu como uma indicação do senador Jorginho Mello (PL-SC), de quem é próximo, e esteve em Brasília nesta segunda-feira.
O PL é um dos partidos do centrão e já controla cargos no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Bolsonaro se aliou ao grupo como forma de evitar um processo de impeachment.
Apesar de apoiar Anderson, o núcleo militar também tem simpatia pelo nome do professor Marcus Vinicius Rodrigues, ex-presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
Pessoas envolvidas no processo de escolha relatam que o leque de opções tem sido ampliado a cada dia, às vezes sem conversas prévias com o presidente.
Desde o ano passado, a pasta é alvo de assédio de diferentes alas de influência dentro do governo, e cada grupo insiste em emplacar um indicado que atenda sua agenda.
Preocupações com a governabilidade e estabilidade do governo também têm guiado as discussões sobre a escolha do próximo ministro. A capacidade de liderar a política educacional do país, entretanto, está em segundo plano. A avaliação de interlocutores do governo no processo é que os episódios recentes evidenciam, além da ausência de um projeto para a educação, uma fraqueza do presidente diante do cenário político. Bolsonaro está inseguro para nomear alguém que desagrade os grupos que ainda o apoiam.

Blog do BILL NOTICIAS

OAB - vai ao Ministério Público contra a Lava Jato por ligação com FBI

A demanda havia sido feita pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, e a ação foi oficializada em reunião virtual nesta terça-feira (7)
                 Via: 247
(Foto: OAB | Agência Brasil)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pedirá para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a investigação da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba após revelação de ligação da operação com o FBI. A demanda havia sido feita pelo presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, e a ação foi oficializada em reunião virtual nesta terça-feira (7).
“A OAB vai apresentar um ofício ao órgão solicitando a investigação de fatos recentes revelados pela imprensa envolvendo os procuradores de Curitiba, como a relação dos procuradores com o FBI, a “grampolândia”questionada por Aras e dados camuflados de Rodrigo Maia e David Alcolumbre em uma denúncia apresentada pela força-tarefa”, anunciou a colunista Bela Megale, do jornal O Globo. 

Blog do BILL NOTICIAS

Boletim - Pernambuco registra 509 novos casos e 71 mortes por Covid-19

                     Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: DANIEL ROLAND/AFP.)
Foto: DANIEL ROLAND/AFP.


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta terça-feira (7), 509 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 381 (75%) são casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Os outros 128 (25%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Agora, Pernambuco totaliza 66.151 casos já confirmados, sendo 20.398%u202C %u202C graves e 45.753 leves.

Também foram confirmados 71 óbitos, ocorridos desde o dia 25 de abril. Do total de mortes no informe de hoje, 44 (62%) ocorreram entre o dia 25 de abril e 3 de julho. As outras 27 (38%) ocorreram nos últimos três dias. Com isso, o Estado totaliza 5.234 óbitos pela doença. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.



Blog do BILL NOTICIAS

Doria e Witzel dizem que se Bolsonaro 'seguir orientações da medicina' vai se recuperar

Os governadores do Rio de de São Paulo usaram as redes sociais para recomendar que Bolsonaro siga as orientações médicas para se recuperar da Covid

Wilson Witzel e João Doria
Wilson Witzel e João Doria (Foto: ABr | GOV SP)


Tratados como inimigos por Jair Bolsonaro, os governadores de São Paulo e do Rio de Janeiro, João Doria (PSDB) e Wilson Witzel (PSC), respectivamente, usaram as redes sociais para desejar pronta recuperação  Bloanro, após a confirmação de contaminação pelo novo coronavírus. 
“Desejo pronta recuperação ao presidente Jair Bolsonaro, diagnosticado com Covid-19. Que ele siga as orientações da medicina e, em breve, esteja restabelecido”, escreveu o Doria em sua conta oficial do Twitter.
Já Witzel disse estar certo de que Bolsonaro irá se recuperar do novo coronavírus e lembrou que também teve resultado positivo para a doença e eue se Bolsonaro seguir as recomendações médicas não deve permanecer muito tempo doente. (247)




Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina registra mais 77 casos e soma 1.164 infectados pela covid-19

                    Via:Santanavinicius
Bandeira de Petrolina – Wikipédia, a enciclopédia livre
Foto:Ilustração



A Prefeitura de Petrolina iniciou mais uma semana dando sequência ao trabalho de intensificação de testes rápidos para detectar a covid-19. Dos 487 testes realizados nesta segunda-feira (06), 53 deram positivos para o novo coronavírus. São 35 pessoas do sexo feminino com idades entre 08 meses de vida e 98 anos, e 18 do sexo masculino, entre 11 meses de vida e 54 anos. Exames analisados laboratorialmente confirmaram mais 24 casos: 17 do sexo feminino com idades entre 27 e 94 anos, e 7 do sexo masculino, entre 26 e 39 anos.
Com esses 77 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 1.164 casos do novo coronavírus – destes, 98 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. A boa notícia é que as curas clínicas aumentaram de 497 para 526. Petrolina contabiliza mais um óbito, totalizando 29. O paciente tinha 84 anos, faleceu no dia 20 de junho, no Hospital Universitário (HU). A Declaração de Óbito (DO) saiu como residente no município de Dormentes-PE, mas após investigação, constatou-se que o idoso residia em Petrolina.(Ascom)



Blog do BILL NOTICIAS

Juazeiro ultrapassa os mil casos positivos do novo coronavírus

                   Via:Carlos Britto
Secretaria de Saúde de Juazeiro-BA. (Foto: Divulgação)

Nas últimas 24 horas a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) confirmou 63 casos positivos para o novo coronavírus (Covid-19) – 41 pacientes do sexo feminino e 22 do sexo masculino. O município chega a 1.038 confirmações da doença. A Sesau também registra ainda 31 recuperações, totalizando agora  317 curas clínicas.
Dos resultados confirmados hoje, 58 foram obtidos por testes rápidos da prefeitura e cinco por exame laboratorial. Entre as pessoas que testaram positivo estão oito profissionais de saúde. Os pacientes têm idades entre 1 e 84 anos, estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município.
Já o óbito é de um paciente que estava internado no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) e faleceu nesta terça-feira (7) na unidade. Ele tinha 50 anos e possuía paralisia infantil. Com este registro, Juazeiro contabiliza 34 mortes ocasionadas pela doença.
Até o momento Juazeiro registra 8.495 testes realizados, sendo 8.090 exames pelo teste rápido e 405 pelo Laboratório Central (Lacen) de Salvador (BA). Do total de exames realizados, 7.457 já foram descartados por testarem negativo para o novo coronavírus.
Do total de infectados, 101 são profissionais da saúde. A Sesau ressalta que existem 664 pacientes em isolamento domiciliar, 23 confirmados com a Covid-19 internados, sendo 14 em leitos de UTI e nove em leitos intermediários – estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, unidade referência para o tratamento do novo coronavírus.
H1N1
Quanto ao H1N1 não há alteração nos dados, permanecendo as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados
Internamentos
A descrição dos pacientes de Juazeiro internados com Covid-19 é a seguinte:
·         UPA/Juazeiro – 8 leitos com respiradores, 4 pacientes internados, com 50% de taxa de ocupação; 12 leitos intermediários, 3 com pacientes, totalizando 25% de taxa de ocupação;
·         HRJ – um paciente na UTI e 4 pacientes em leitos intermediários.
·         Hospital São Pedro/Remanso: 4 pacientes de Juazeiro na UTI e um paciente de Juazeiro em leito intermediário.
·         Hospital Ernesto Simões/Salvador – um paciente de Juazeiro na UTI..
·         Hospital Neurocardio/Petrolina: um paciente de Juazeiro internado em leito de UTI/SUS;  dois  em leitos de UTI privados;
·         Hospital Memorial/Petrolina: um paciente de Juazeiro internado em leito de UTI/SUS;
·         Hospital Promatre/Juazeiro: um paciente internado em leito intermediário SUS.



Blog do BILL NOTICIAS

Autoridades e políticos desejam melhoras a Bolsonaro; oposição pede reflexão sobre a pandemia

                    Por Folhapress

Rodrigo Maia

Rodrigo Mais – Foto: Najara Araujo/Câmera dos Deputados
Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmar que contraiu o novo coronavírus, políticos e autoridades desejaram pronta recuperação ao chefe do Executivo. Ex-aliados e opositores, contudo, ressaltam que a doença é uma oportunidade para Bolsonaro refletir sobre a gravidade da pandemia.

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que torce pela recuperação e pediu que ele reveja seu posicionamento sobre a prevenção. Desde o início da crise mundial do coronavírus, Bolsonaro tem dado declarações nas quais busca minimizar os impactos da pandemia.

"Torcemos pela recuperação e que ele reflita sobre prevenção", afirmou, completando: "Mais uma confirmação de que a doença está com circulação extremamente ativa", disse o ex-ministro à GloboNews.

Outro ex-aliado de governo do presidente, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro também se solidarizou.
"Sobre a informação de que o presidente testou positivo para Covid-19, só cabe desejar a ele plena recuperação", afirmou Moro pelas redes sociais.

O presidente confirmou nesta terça-feira (7) que contraiu o novo coronavírus. De máscara, ele fez o anúncio em entrevista a emissores de TV no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro decidiu realizar o teste na segunda (6) após sentir sintomas leves: febre baixa e tosse. Ele tem 65 anos, idade dentro do grupo de risco à doença. "Estou perfeitamente bem", afirmou.

Adversário, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aproveitou para instigar o presidente. "Que ele siga as orientações da medicina e, em breve, esteja restabelecido."

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse esperar que o presidente não se paute por bravatas e siga as recomendações da ciência no tratamento da doença. "Espero que ele não utilize para cuidar da saúde nenhuma das bravatas que ele utilizou neste período. Se seguir a recomendação da ciência, com certeza vai se recuperar em poucos dias. A melhor forma de recuperar a saúde é não usar ideologia e política, mas o bom senso e a ciência", afirmou.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), afirmou que, independentemente da questão partidária, deseja pronto restabelecimento ao presidente. "[Espero] que ele não passe pelo que milhares de brasileiros passaram nos últimos meses."

No Congresso, Bolsonaro recebeu apoio de aliados e opositores. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou esperar que ele rapidamente retome as atividades. "É importante que a gente tenha o presidente organizando o governo, organizando a pauta, dialogando com os outros Poderes e com a sociedade", afirmou, em videoconferência com investidores.

Para Maia, o debate sobre a negação do vírus "já está superado". "Então nós vamos ter que conviver com o vírus enquanto a vacina não estiver pronta para ser utilizada. Enquanto isso, mais do que a gente ficar confrontando posições, é a gente tentar sentar numa mesa e ver o que nos une", disse.

Ele afirmou que vai fazer um exame para saber se contraiu a doença. Maia esteve com Bolsonaro na semana passada.

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso e agora adversária, criticou o presidente e pediu que ele aja com responsabilidade. "Bolsonaro descuidou de sua saúde, boicotou o uso de máscara e o isolamento social. Foi irresponsável com ele e com os outros. Está com o coronavírus e certamente contaminou muitos outros. Agora o mínimo que tem que fazer é ficar isolado até que se cure. Seja responsável, presidente", disse.

Líder do PSOL na Câmara, a deputada Fernanda Melchionna (RS) afirmou que o presidente, mesmo após o resultado positivo para o novo coronavírus, insiste no "discurso genocida" de que coronavírus é como outra doença qualquer. "Insiste em propagar remédio que não tem evidência científica comprovada e diz que o aumento da morte de pessoas em casa é porque 'o pânico também mata'", escreveu, em uma rede social.

Já o deputado federal Enio Verri (PR), líder do PT na Câmara, ressaltou que, desde o início da pandemia, o presidente "minimizou e desdenhou de um mal que já matou mais 65 mil brasileiros, cuja maioria não teve as condições de proteção do presidente, que estimulou a circulação das pessoas, consequentemente, a do vírus".

O líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP) aproveitou a confirmação do presidente da República de que está com Covid-19 para criticar o veto de Bolsonaro ao uso de máscaras em alguns locais públicos, como igrejas e comércio. "Bolsonaro promoveu aglomerações. Vetou a obrigatoriedade das máscaras. Minimizou os efeitos da Covid-19 diante de mais de 65 mil mortos. Hoje, após anúncio de seu teste positivo, tirou a máscara e expôs os jornalistas. De tão aliado do coronavírus, Bolsonaro e ele viraram um só", disse.

Apesar da crítica, o senador de oposição desejou melhoras à saúde do presidente. "Mas, assim como para os milhares de brasileiros infectados, desejamos o restabelecimento da saúde de Bolsonaro."

A líder do Cidadania, senadora Eliziane Gama (MA), disse que espera que o presidente aproveite este momento para refletir sobre seus posicionamentos em relação à doença. Ela desejou que ele se recupere rapidamente. "O diagnóstico do presidente da República revela a importância do isolamento e do uso de máscara, prevenção que ele sempre se recusou a fazer", afirmou.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que também já contraiu coronavírus, não se manifestou. Além de Alcolumbre, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), Nelsinho Trad (PSD-MS) e o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), já foram contaminados pela doença.

"Esta doença é perigosa e traiçoeira, e já levou a vida de milhões de brasileiros. Fui vítima da Covid, e em instantes, o quadro pode se tornar muito grave! Solidariedade", escreveu o líder do PT em uma rede social.


Blog do BILL NOTICIAS

Reuters, maior agência de notícias do mundo, desconfia de Bolsonaro e afirma que ele "diz ter" coronavírus

Como Jair Bolsonaro se elegeu com mentiras, governa com mentiras e após se dizer infectado passou a fazer propaganda de cloroquina, remédio contestado pela OMS, sua palavra não é levada a sério
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

247 - Após fazer das fake news uma espécie de mantra do governo Jair Bolsonaro, até mesmo o anúncio feito por ele de que está contaminado pela Covid-19 causou desconfiança. A agência de notícias Reuters destacou em seu título sobre o assunto que “Bolsonaro afirma que está com Covid-19”, atribuindo a responsabilidade da informação à declaração feita pelo próprio Bolsonaro durante entrevista nesta terça-feira (7).
Confira a reportagem da agência de notícias Reuters: 

Bolsonaro afirma que está com Covid-19

 Lisandra Paraguassu, Reuters - O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira que teve resultado positivo em teste para Covid-19.“Todo mundo sabia que ele (vírus) mais cedo ou mais tarde iria atingir uma parte considerável da população, como tem muita gente... eu, por exemplo, se eu não tivesse feito o exame não saberia do resultado, e ele acabou de dar positivo”, disse Bolsonaro em entrevista transmitida ao vivo pela televisão.
O presidente realizou o teste na segunda-feira, depois de começar a ter sintomas leves no domingo. Na segunda-feira, Bolsonaro teve dor no corpo e febre de 38 graus.
No final da tarde de segunda, o presidente disse a apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada, que estava com sintomas e que foi ao Hospital das Forças Armadas fazer uma radiografia de pulmão, mas que não apareceu nenhum problema.
Bolsonaro também fez questão de informar que já havia começado a tomar hidroxicloroquina, medicamente que não tem comprovação de eficácia contra a Covid-19, mas é defendido pelo presidente.
Desde a sexta-feira, dois dias antes de apresentar os primeiros sintomas da Covid-19, o presidente teve oficialmente contato com pelo menos duas dezenas de pessoas, de acordo com suas agendas, além de um número não calculado de assessores e assistentes.
Na lista de pessoas que estiveram com Bolsonaro recentemente estão, por exemplo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, que almoçou com ele no Palácio da Alvorada. Estavam também no encontro organizado por Skaf, entre outros, Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco, Francisco Gomes, da Embraer, Rubens Ometto, da Cosan, e Lorival Nogueira, da BRF.
No sábado pela manhã, Bolsonaro sobrevoou rapidamente áreas atingidas pelo ciclone em Santa Catarina. Ao chegar a Florianópolis, foi recebido pela vice-governadora Daniela Reinehr, além dos senadores Dário Berger (MDB), Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PL).
O presidente também participou no mesmo dia de evento na embaixada dos Estados Unidos em Brasília, com a presença do embaixador norte-americano, Todd Chapman, para comemorar a independência dos EUA.
Antes de ser submetido ao exame na segunda-feira, o presidente se reuniu com diversos ministros, incluindo Paulo Guedes (Economia), Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...