segunda-feira, 6 de julho de 2020

MODALIDADE - Turco faz voo de parapente improvisado em um sofá; assista

                   Por: Correio Braziliense
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Que mal há em um homem adulto sentado confortavelmente no próprio sofá curtindo um dia de sol em frente à TV? Nenhum, se ele não estivesse pairando a 2 mil metros de altura sobre a costa sul da Turquia com um parapente improvisado. O realizador da façanha é Hasan Kaval, 29 anos, um instrutor profissional de parapente que usa as redes sociais para divulgar a modalidade e atrair visitantes.

O vídeo começa com Kaval contando sobre a "“ideia maluca" que ele pretendia colocar em prática. Depois, ele afirma que "não estava com medo, meus amigos confiavam em mim. Eu estava bem". Durante os quatro minutos da filmagem, o turco come salgadinhos, troca os tênis por pantufas e assiste a um programa de TV, tudo enquanto sobrevoava a baia de Oludeniz. E, pasme, sem nenhum equipamento de segurança. 

Confira:



As imagens foram postadas na última quinta-feira (2/7) e alcançaram mais de 500 mil visualizações no YouTube, com cerca de 6,4 mil "gostei". O vídeo também foi republicado pelo jornal britânico Daily Mail, com 4,3 mil compartilhamentos, e no Instagram pela página brasileira Esse dia Foi Foda – onde tem mais de 520 mil reproduções e 1,4 mil comentários. 


Blog do BILL NOTICIAS

Enem 2019 - Aplicação da UFPE é a segunda melhor escola da rede pública do Brasil

 (Foto: Alexandre Gondim/Arquivo DP)
Foto: Alexandre Gondim/Arquivo DP


O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve o segundo melhor desempenho no Brasil, entre as escolas públicas, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Ao considerar as escolas públicas e privadas, o Colégio de Aplicação ocupa a 14ª posição nacional, com média 684,55 na prova objetiva. Em Pernambuco, o Colégio de Aplicação tem a maior nota entre as escolas públicas e privadas.

Para o diretor do CAp-UFPE, Erinaldo Ferreira do Carmo, o resultado positivo é reflexo de um trabalho contínuo de formação do estudante, sem foco em rankings. “Não é uma preparação para o Enem, e sim uma formação contínua. Desde o 6º ano do Ensino Fundamental, as crianças aprendem na escola a trabalhar de forma crítica, autônoma, reflexiva, e isso segue até o 3º ano do Ensino Médio”, explica. Entre os diferenciais estão atividades de pesquisa e de monitoria realizadas com os estudantes. O diretor ressalta ainda o esforço coletivo dos alunos, das famílias, dos professores e dos técnicos administrativos do CAp-UFPE.

“A gente não atribui este sucesso a um critério, a um ponto só. É um conjunto de fatores”, concorda a ex-aluna Manuela Bastos, que terminou o Ensino Médio no CAp-UFPE no ano passado, fez o Enem 2019 e atualmente está no 1º período do curso de Direito da UFPE. Para ela, o Colégio de Aplicação destaca-se pelo corpo docente capacitado, projeto pedagógico diferenciado, acesso a bibliotecas, capacidade dos alunos, formação de vínculos com docentes e estudantes, apoio familiar, além da aproximação com o ambiente universitário, que a incentivou desde cedo a buscar o conhecimento.

Manuela também reforça a importância da valorização da educação pública. Para ela, é preciso “acreditar que, quando há investimento e quando há incentivos, a escola pública obtém resultados, sim, e são instituições que precisam ser defendidas cada vez mais”.

O Colégio de Aplicação da UFPE tem um total de 420 alunos, do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Desses, 60 estudantes estão no terceiro ano do ensino médio, divididos em duas turmas de 30 alunos cada.

Os microdados do Enem 2019 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Ministério da Educação (MEC). As informações foram tabuladas pelo jornal Folha de S. Paulo e publicadas no último dia 2. A tabulação da Folha excluiu escolas com menos de dez participantes no Enem e/ou aquelas em que menos de 50% do total de estudantes fizeram a prova. Segundo o jornal, a metodologia segue o mesmo critério utilizado pelo MEC em anos anteriores.

Na rede pública, a média mais alta da prova objetiva (687,24) no Brasil é do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. Entre as públicas e privadas, o Aplicação da UFV ocupa a 11ª posição no país. Em Pernambuco, a escola da rede privada com maior nota é o Colégio Cognitivo, com média 668,24 (prova objetiva). Nacionalmente, está na 43ª posição, entre escolas públicas e privadas. (DP)



Blog do BILL NOTICIAS

Incêndio no Museu Nacional não foi criminoso, diz Polícia Federal

Inquérito para apurar as causas do incêndio no Museu Nacional da UFRJ), no dia 2 de setembro de 2018, concluiu que o fogo teve início em um aparelho de ar condicionado



Vítor Abdala, Agência Brasil - A Polícia Federal (PF) encerrou, hoje (6), a investigação para apurar as causas do incêndio no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no dia 2 de setembro de 2018. O inquérito concluiu que o incêndio se iniciou em um aparelho de ar condicionado no Auditório Roquette Pinto, no primeiro andar, bem próximo à entrada principal do museu.
A PF descartou a hipótese de que o incêndio tenha sido criminoso, ou seja, provocado de forma proposital. O inquérito também concluiu que não houve omissão dos gestores.
A investigação revelou que o Corpo de Bombeiros iniciou uma fiscalização no prédio do museu, mas a vistoria não foi concluída. O oficial responsável pela irregularidade já foi punido administrativamente pela corporação, de acordo com a PF. 
Antes do incêndio, houve ainda uma tentativa da UFRJ e da diretoria do Museu Nacional de revitalizar o prédio. Eles chegaram a iniciar tratativas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para adequar o antigo edifício, que já foi residência do imperador Dom Pedro II, para adequação ao Código de Segurança contra Incêndio e Pânico.
O contrato foi assinado em junho de 2018, mas o valor não chegou a ser desembolsado antes do incêndio, que ocorreria três meses depois. Por isso, o inquérito concluiu que os gestores da instituição não foram omissos.

Blog do BILL NOTICIAS

ATAQUE Mulher que atacou fiscal da vigilância sanitária no Rio é demitida de empresa

O ataque ao fiscal repercutiu na internet após uma reportagem da TV Globo sobre aglomerações em bares


                Por Portal Folha de Pernambuco
Casal agride verbalmente fiscal no RJ
Casal agride verbalmente fiscal no RJ - Foto: Reprodução/ Internet

A mulher que foi gravada atacando verbalmente o superintendente de educação e projetos da Vigilância Sanitária do Rio, Flávio Graça, durante uma fiscalização que verificava casos de aglomeração nos bares do estado, foi demitida da empresa onde trabalha. 

Ela é engenheira química, com especialização em administração de empresas, e tem 39 anos. Em nota, a empresa de transmissão de energia Taesa confirmou a decisão e afirmou que "compartilha a indignação da sociedade em relação a este lamentável episódio, sobretudo em um momento no qual o número de casos da doença segue em alta no Brasil e no mundo".
Nota de esclarecimento


Nota da empresa
O caso repercutiu após a exibição de uma reportagem no programa Fantástico, da TV Globo,  que acompanhou uma ronda da Vigilância Sanitária na noite do sábado (4) e flagrou intimidações dos cidadãos contra os agentes. A reação da mulher que estava ao lado do marido, no entanto, gerou revoltar nos internautas. 
O agente que conversava com o casal ouviu várias provocações e intimidações. “Não vai falar com seu chefe, não?”, perguntou o homem. “A gente paga você, filho. O seu salário sai do meu bolso”, disparou a mulher. “Cadê sua trena? Quero saber como você mediu sem trena”, provocou o homem. O fiscal respondeu: “Tá, cidadão”. E ouviu da mulher: “Cidadão, não. Engenheiro civil, formado. Melhor do que você”. 
Com a repercussão negativa do caso, tanto o marido quanto a esposa excluíram perfis que tinham nas redes sociais.  
Coronavírus no RJ
O Rio de Janeiro ultrapassa os 121 mil casos e 10 mil mortes por coronavírus e ocupa a segunda posição no ranking de estados com maior número de óbitos por Covid-19.  
Confira um trecho do ataque do casal comentado por um internauta:  

Caso Miguel - Prefeito de Tamandaré será investigado pelo TCE por recebimento de diárias

                    Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: reprodução YouTube)
Foto: reprodução YouTube

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) ampliou o alcance da auditoria especial que está realizando na Prefeitura de Tamandaré para apurar também o pagamento de diárias para o prefeito Sérgio Hacker (PSB) participar de compromissos no Recife.

Como revelado no caso da morte do menino Miguel, o prefeito mora no Recife, nas Torres Gêmeas, no Cais de Santa Rita.

O requerimento de apuração sobre o recebimento de diárias foi feito pelo Ministério Público de Contas (MPCO) e deferido pelo conselheiro Carlos Porto, do TCE.

“Tendo residência permanente em Recife, sendo prefeito em Tamandaré, é normal que o prefeito esteja constantemente se deslocando entre Tamandaré e Recife. Não existe ilicitude em ser prefeito de uma cidade e residir em outra. O que se reputa supostamente inadequado é o prefeito constantemente receber diárias para ir a uma cidade onde localizada sua residência principal e permanente”, diz o requerimento do MPCO.

Pagamentos
O site TomeConta, do TCE, que reúne as despesas públicas de todos os múnicípios de Pernambuco, informa o recebimento de várias diárias para compromissos do prefeito Sérgio Hacker no Recife. Os pagamentos começaram em janeiro de 2017, quando o prefeito assumiu o cargo, após ser eleito em 2016.

Segundo o TomeConta, uma das diárias, paga em outubro de 2019, foi para reunião no Palácio do Campo das Princesas, sobre as manchas de óleo no litoral de Pernambuco.

Também constam no TomeConta diárias pagas ao prefeito para encontros, em diferentes datas no Recife, com pelo menos cinco deputados federais e um ex-senador. Por cada data, o prefeito recebia R$ 400,00 dos cofres públicos, segundo o TomeConta. Nos encontros com políticos, o site não informa o assunto tratado nas reuniões.

Segundo o MPCO, a auditoria irá “apurar a eventual ilicitude do uso de diárias, pelo prefeito de Tamandaré, para se deslocar para uma cidade em que tem residência principal e permanente”. O MPCO não apontou o valor total recebido pelo prefeito para as diárias no Recife.

Segundo o órgão, caso exista necessidade de ressarcimento aos cofres públicos, o valor será indicado no relatório de auditoria, que será elaborado no processo aberto no TCE.

O processo de auditoria especial foi aberto em junho, pelo conselheiro Carlos Porto, para apurar servidores supostamente “fantasmas” na Prefeitura.

A mãe e a avó do menino Miguel ocupavam cargos comissionados da Prefeitura, apesar de apenas prestarem serviços domésticos na residência do prefeito, no Recife. O Tribunal de Contas de Pernambuco também constatou que, na casa de praia do prefeito em Tamandaré, também haveria uma doméstica supostamente remunerada pela Prefeitura.



Blog do BILL NOTICIAS

Guedes diz que Plano Real não foi "melhor do mundo"

Na avaliação dele, o plano foi deficiente na questão cambial e fiscal


                 Por Folhapress
Ministro da Economia, Paulo Guedes
Ministro da Economia, Paulo Guedes – Foto: Marcos Correia/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, na noite de domingo (5), ser um mito que o Plano Real foi o "melhor do mundo". "Se o plano fosse tão extraordinário, eles não perdiam quatro eleições seguidas", afirmou, em entrevista à CNN Brasil. Para o ministro, o PT assumiu o poder - e venceu os quatro pleitos - porque o Brasil viveu uma época de desemprego e juros altos. Na avaliação de Guedes, o Plano Real foi satisfatório na questão monetária, mas deficiente na questão cambial e fiscal.
Em um paralelo à necessidade de o Plano Real combater a hiperinflação, ele foi questionado qual seria o principal problema a ser combatido atualmente. Guedes respondeu que "não existe essa bala de prata". "Cada hora, a guerra é num front de aperfeiçoamento.” Ao apresentar planos do Ministério da Economia, ele prometeu que, em 90 dias, o governo fará três ou quatro privatizações, sem detalhar quais seriam as estatais.
O ministro reconheceu que o plano de privatizações não está como esperado. "Elas [as privatizações] não andaram num ritmo satisfatório.” Na ideia de uma ampla privatização, ele declarou que os Correios e subsidiárias da Caixa estão na lista - até o fim do governo.
Traçando um cenário para 2020, Guedes disse acreditar que o Congresso aprovará até dezembro uma reformulação do sistema tributário. "Acho que vamos aprovar uma reforma tributária nesse ano.” O projeto de mudanças no regime de impostos deverá incluir a taxação sobre dividendos, hoje isentos.
O ministro também sustentou a ideia de um imposto similar à extinta CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) como forma de ampliar a base de arrecadação do governo, para taxar transações financeiras. Com isso, segundo o plano apresentado por ele, seria possível reduzir os encargos sobre a contratação de empregados. "Nosso programa é de substituição tributária. Não queremos aumentar [a carga tributária]. Não podemos reduzir, num momento como esse", ressaltou Guedes.
Na entrevista, o ministro também defendeu a proposta, em estudo pelo governo, de reformulação do Bolsa Família. O objetivo é ampliar a cobertura para que informais tenham direito à assistência social, com recursos de outros programas sociais.
Guedes afirmou que o principal foco da equipe econômica atualmente é a formulação de medidas para combater o desemprego no País. Para isso, ele acredita ser necessário reduzir os custos para empresários contratarem funcionários, por exemplo, com a desoneração da folha de pagamento.

Blog do BILL NOTICIAS

Vacina chinesa contra Covid-19 começa a ser testada pelo Instituto Butantan em SP em 20 de julho

Segundo o governador de São Paulo, João Doria, a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa SinoVac começará a ser testada ainda este mês e os os estudos serão liderados pelo Instituto Butantan

Recipientes com adesivo "Vacina Covid-19"
Recipientes com adesivo "Vacina Covid-19" (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)


Eduardo Simões, Reuters - A potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa SinoVac começará a ser testada no Brasil no dia 20 de julho, disse nesta segunda-feira o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
Os estudos serão liderados pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo paulista, e contarão com 9 mil voluntários em 12 centros de pesquisa localizados, além de São Paulo, em outros quatro Estados e no Distrito Federal.
Doria afirmou que o recrutamento dos voluntários começará na segunda-feira da próxima semana e que aqueles que participarão dos testes clínicos serão profissionais de saúde.
A candidata a vacina da SinoVac está na Fase 3, a última dos testes em humanos e que visa determinar a eficácia da imunização. O acordo do Butantan com a empresa chinesa prevê a transferência de tecnologia para produção local da vacina, caso se prove eficaz contra a Covid-19.


Blog do BILL NOTICIAS

Juristas repudiam declaração de Moro: “Então era adversário de Lula?”

"No ringue com Lula? Então o juiz era adversário da parte?", escreveu o jurista Rafael Valim no Twitter, após Sérgio Moro falar em "ringue" de boxe com Lula quando interrogou o ex-presidente no âmbito das investigações da Lava Jato. Declaração do ex-juiz reforçou a suspeita de parcialidade

Sérgio Moro, Rafael Valim e Lula
Sérgio Moro, Rafael Valim e Lula (Foto: Reuters | Reprodução | Ricardo Stuckert)

O jurista Rafael Valim destacou a postura antiética de Sérgio Moro (Justiça), após o ex-ministro afirmar que o depoimento do ex-presidente Lula foi tomado num "ringue" de boxe. "No ringue com Lula? Então o juiz era adversário da parte?", escreveu o jurista no Twitter.
Ex-Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rodrigo Lago defendeu a anulação do processo do triplex em Guarujá (SP) envolvendo o ex-presidente Lula. "O STF tem que anular o processo por quebra da imparcialidade. Urgente!", acrescentou.
A declaração de Moro reforçou a suspeita de parcialidade no processo contra Lula, condenado sem provas após acusação de ter recebido um apartamento como propina da Petrobrás. O ex-juiz também emitiu a ordem de prisão sem o esgotamento de todos os recursos judiciais. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...