sábado, 13 de junho de 2020

Em nota, entidades de Petrolina apoiam decisões pela reabertura do comercio

Petrolina tem 61 bairros com casos confirmados do novo coronavírus ...

Em virtude da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) promovida pelo Ministério Público de Pernambuco, com pedido de medida cautelar contra o decreto do município de Petrolina 037/2020, que dispõe sobre o plano de reabertura gradual das atividades econômicas; as entidades abaixo sub escritas,  manifestam publicamente o apoio à decisão do município de Petrolina, pela reabertura do comércio .

O processo de reabertura – que teve início no município sertanejo há exatos treze dias – só foi possível graças a uma série de medidas protocolares de segurança baseadas nos direcionamentos das autoridades de saúde, bem como no comprometimento de todos os setores produtivos em se ajustarem e fazerem cumprir essas regras.
Para tanto, empresas têm reforçado a  aquisição de equipamentos de proteção individual para os colaboradores; disponibilizado alcool em gel para colaboradores, fornecedores e clientes, sinalizado os espaços com as medidas de distanciamento; deixado à mostra as informações sobre todos os procolos que devem ser seguidos à risca para evitar que os casos da  Covid 19 aumentem na cidade. Campanhas de conscientização tem sido realizadas de maneira permanente através da imprensa e das redes sociais de cada entidade. É um esforço coletivo, que visa não somente a retomada das atividades produtivas, mas sobretudo, nos coloca como importantes parceiros dos poderes públicos, na guerra contra a COVID 19.
Sabemos que a decisão da Prefeitura de Petrolina pela reabertura do comércio foi pautada não em cima de pressão dos segmentos economicos, mas em conversas com autoridades da área sanitária e de sáude, estatísticas,  planejamento e o alinhamento junto ao Governo de Pernambuco e também do MPPE. Além disso, é justo destacar que em Abril, a corte maior do país, o Supremo Tribunal Federal(STF), garantiu aos municípios a autonomia para deliberarem as medidas que julgassem adequadas no enfrentamento ao novo coranavirus.
Colocamos a nossa preocupação na instabilidade que essa Ação pode ocasionar nas empresas, na comunidade, nos comerciários. Por isso, solicitamos a todos os entes envolvidos, sensibilidade na resolução e encaminhamento das iniciativas dentro deste contexto da pandemia.
Sabemos que temos um “novo normal” para ser desbravado. O mundo passa por essa mudança e não podemos fugir dela. Com união, entendimento, razoabilidade e sobretudo,  vontade, poderemos lograr  êxito e possibilitar que os mais diversos setores que compõem a sociedade, possam adaptar suas atividades às novas regras.
Assinam esta nota:
*Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina – Joaquim de Castro ( presidente)
*Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina- Manoel Vilmar (presidente)
*Associação dos Contabilistas do Vale do São Francisco e Sertão de Pernambuco – Nivaldo Almeida (presidente )
*Associação dos Lojistas do River Shopping – Fábio Lisandro Lima
*Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, informações e pesquisas de Pernambuco – Ítalo Mendes
*Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina – Sérgio Lacerda ( vice presidente )
*River Shopping- Welton de Assis Carvalho ( Superintendente)
*Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)/ unidade Petrolina – Flávio Luiz Guimarães ( diretor)
*Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE)/unidade Regional do Sertão do São Francisco – Albanio  Venancio (diretor regional )
*Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina – Jailson Lira de Paiva ( presidente )


Blog do BILL NOTICIAS

Base com militares dos EUA no Iraque é atingida por mísseis

Base militar dos EUA no Iraque
Base militar dos EUA no Iraque (Foto: Reprodução | AP)


Sputnik - Um míssil de médio porte atingiu a base militar de Taji, no Iraque. As instalações abrigam as forças da coalizão, liderada pelos EUA, segundo a emissora Al Arabiya.
 Nenhum ferimento ou dano foi relatado, acrescentou a emissora.
Em março, mais de 15 mísseis de tamanho médio atingiram a base de Taji. Três soldados morreram e mais 12 ficaram feridos como resultado do ataque.
Após o ataque, os EUA realizaram ataques aéreos a cinco depósitos de munição pertencentes à rede xiita Kataib Hezbollah no Iraque. Seis pessoas foram mortas em ataques aéreos norte-americanos contra várias instalações no país, incluindo contra um aeroporto em construção em Kerbala, segundo as autoridades iraquianas.
O exército iraquiano condenou o ataque dos EUA por "violar os princípios de cooperação". Além disso, os incidente gerou tensões com o Irã, acusado por EUA pelo ataque contra as forças da coalizão.


Blog do BILL NOTICIAS

Brasil registra 21.704 novos infectados e 892 mortes pela Covid-19 em 24h

                 Por Folha de Pernambuco
O Brasil registra mais 21.704 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com o acréscimo desses números, o País passa a somar 850.514 pessoas com a Covid-19. 
O número de mortes também aumentou em 892. Agora, o Brasil contabiliza 42.720 óbitos pelo novo coronavírus.
Os dados foram divulgados na noite deste sábado (13) pelo Ministério da Saúde, que também atualizou o número de pessoas recuperadas. Agora, o total chega a 379.245. Outras 428.549 pessoas estão em acompanhamento, segundo os novos dados.

Blog do BILL NOTICIAS

Academias estudam abandonar CrossFit no Brasil após fala racista de dono da franquia

Donos de academias locais estudam abandonar a marca depois que Greg Glassman, dono da rede "CrossFit" fez um trocadilho entre o nome da doença Covid-19 e o sobrenome de George Floyd

Manifestante segura cartaz com rosto de George Floyd durante protesto em Nova York
Manifestante segura cartaz com rosto de George Floyd durante protesto em Nova York (Foto: REUTERS/Caitlin Ochs)

Um tuíte do fundador da marca esportiva CrossFit, que jogou a empresa no meio da discussão racial nos Estados Unidos na semana passada, caiu como uma bomba entre os afiliados no Brasil. Donos de academias locais estudam abandonar a marca depois que Greg Glassman fez um trocadilho entre o nome da doença Covid-19 e o sobrenome de George Floyd, cujo assassinato por um policial branco repercutiu no mundo todo com manifestações contra o racismo. A informação é do jornal Folha de S.Paulo. 
Segundo a reportagem, Glassman escreveu “Floyd-19” após uma entidade de saúde tuitar uma mensagem de apoio à vítima dizendo que racismo é questão de saúde pública. Depois disso, ele começou a perder afiliados pelo mundo e parceiros como a Reebok.
No Brasil, o desrespeito de Glassman também gerou uma onda de manifestações solidárias a Floyd postadas por academias que usam a bandeira CrossFit. A polêmica foi a gota d’água na esteira de outros aborrecimentos dos brasileiros com a matriz.


Blog do BILL NOTICIAS

Governo deve anunciar até segunda novas medidas sobre plano de reabertura

                   Por: Diario de Pernambuco
 (Heudes Regis/SEI/Divulgação))
Heudes Regis/SEI/Divulgação)

No dia 1º de junho, Pernambuco anunciou um plano para a reabertura gradual das atividades em meio à pandemia do coronavírus, após realizar ‘Lockdown’ em cinco cidades da RMR (Recife, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Olinda e Jaboatão dos Guararapes) e haver uma estabilização do contágio. Este reinício foi elaborado para ser feito em onze semanas, com o governo do estado trazendo, ali, datas das três primeiras etapas, com a última delas ocorrendo nesta segunda-feira (15).

A partir de então, a gestão estadual havia afirmado  que a fase seguinte da retomada dependeria da curva da Covid-19 no momento, deixando em aberto esta realização. Algo que, no entanto, já tem prazo para ser divulgado. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o secretário de saúde do estado, André Longo, afirmou que o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 vai se reunir neste final de semana e até segunda trazer novidades acerca deste planejamento.

“Temos que fazer alguns anúncios do ponto de vista do comportamento social, o que deve ser feito ao longo da próxima semana a partir da análise que tiver dos números do fechamento desta semana. Vamos nos reunir e serão anunciadas medidas na próxima segunda, quando vence o decreto do governador. Então deve haver alguns anúncios de programação das próximas semanas. Isso deverá ser alvo de anúncios até a próxima segunda-feira”, afirmou André Longo, dando alguns detalhes.

“Temos feitos avaliações diárias epidemiológicas, números alimentados todos dias a partir das avaliações que passamos. Obviamente não são analisados apenas por dia, mas a partir de uma série de cálculos, médias, semanas, curvas de crescimento, avaliações que são feitas por diversos institutos, pesquisadores”.

Este planejamento começou no início do mês com a liberação de reabertura das lojas de material de construção e do delivery para varejo de bairro e de centro, comércio atacadista, além de shoppings, centros comerciais e praça de alimentação. No dia 8, a construção civil retomou com 50% dos funcionarios e o comércio atacadista reabriu. Os shoppings passaram a usar sistema de drive thru. 

No dia 10 foi a vez da retomada dos consultórios, ambulatórios, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, além das óticas. A próxima etapa ocorre nesta segunda, com a reabertura do varejo de rua, de bairro e do centro, de até 200 metros quadrados, os salões de beleza e serviços estéticos, treinos de futebol profissional e com 50% da capacidade de funcionários de vendas para comércio de veículos, serviço de aluguel e vistoria de veículos. Vale lembrar que o Agreste, Zona da Mata Norte e Mata Sul não serão contemplados.

A próxima etapa de reabertura diz respeito aos serviços médicos, odontológicos
e veterinários, com apenas um cliente por vez e seguindo normas de prevenção; varejo de bairro em horário reduzido (9h às 18h); construção civil com 100% dos funcionários e horário reduzido (9h às 18h); além de Concessionárias/ Locadoras, com protocolos a definir, na RMR. No interior, apenas os serviços têm protocolos definidos, restando aos demais uma posição da gestão.

Apesar do planejamento de convivência e retomada de serviços, André Longo pregou muita cautela. “Não estamos prontos para um retorno ao normal, e não o ‘normal’ do passado. É um novo normal, uma nova forma de viver que vai nos levar a uma normalidade do futuro. O comportamento dessa semana será decisivo para os próximos 15 dias".

"E por isso que estamos com esse plano de convivência tão cauteloso, não abandone o ‘fique em casa’, que é uma mensagem forte, que precisa estar na cabeça de todos os pernambucanos. E se sair, esteja preparado para evitar o vírus e não levá-lo para casa, cada vez que saímos corremos riscos e é preciso minimizar adotando as medidas de cautela. Assim, poderemos dar passos seguros no sentido da normalidade possível”, concluiu.




Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina de luto! Morre ´Dona Socorro` mãe dos radialistas Ednevaldo e Vânia Alves

                  Via:Santanavinicius
A dor da perda… (com imagens) | Imagens de luto, Foto de luto ...

Petrolina recebeu com muita tristeza a noticia do falecimento de Dona Maria do Socorro Alves,  `Dona Socorro´ registrado neste sábado(13).
Dona Socorro era casada com seu Floro Firmino, que é referencia como operário Padrão de Petrolina, mãe de cinco filhos, entre eles os comunicadores Edenevaldo Alves e Vânia Alves.
Ela tinha 81 anos de idade e já vinha convivendo com alguns problemas de saúde, que terminaram com o seu falecimento hoje.
Dona Socorro deixa a sua marca de mulher guerreira, inteligente, alegre, de muita disposição, que soube com a sua simplicidade e o seu jeito próprio de ser, criar sua família da melhor maneira possível, superando obstáculos e imprimindo uma marca de mulher vitoriosa, mulher de fibra e de muita respeitabilidade.
Dona Socorro

Dona Socorro e os filhos, para quem se dedicou a vida inteira para o sucesso de todos
Vai deixar saudades de seu estilo próprio de ser. E vai deixar também um legado da firmeza qualificada,  de uma mãe que soube conduzir da melhor maneira possível a educação dos seus filhos, com fibra e pertinência, hoje todos bem encaminhados.
Que Deus a tenha e que seu exemplo de mãe, guerreira e cidadã, sirva de conforto aos filhos e aos amigos, que sempre tiveram por ela um carinho muito especial.
Por conta do cenário da pandemia do Covid-19 e por recomendações das autoridades,  o velório está sendo apenas para a família. O sepultamento será final da tarde, às 18h, no cemitério do SAF.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...