quinta-feira, 11 de junho de 2020

Número de casos do novo coronavírus em Petrolina mantém-se estável nas últimas 24 horas

                    Via:Carlos Britto
Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Petrolina manteve estável o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas. É o que diz o boletim atualizado da Secretaria Municipal de saúde (SMS) nesta quinta-feira (11). Ou seja: o município segue com os mesmos 390 casos da doença registrados ontem (10).
São 284 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 106 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de casos confirmados, 138 já estão recuperados. Óbitos somam onze.
A prefeitura divulgou também a taxa de ocupação de leitos para a Covid-19 nas redes pública e privada do município.
SRAG
Quanto aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta 96 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam nove casos, além de um óbito.

Blog do BILL NOTICIAS

Europa proibirá entrada de brasileiros enquanto coronavírus não estiver controlado


Aeroporto Internacional de São Paulo
Aeroporto Internacional de São Paulo (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Países da Europa proibirão em seus territórios a entrada de pessoas que partam de locais com descontrole em relação à pandemia de Covid-19. A medida entrará em vigor no dia 1 de julho, conforme divulgou nesta quinta-feira (11) a Comissão Europeia.
A lista de países que terão acesso à Europa será feita a partir desta quinta-feira. Residentes do Brasil não poderão entrar em área europeia até controlar o avanço do coronavírus.
“Como a situação da saúde em certos países terceiros permanece crítica, a Comissão não propõe um levantamento geral da restrição de viagens nesta fase. A restrição deve ser levantada para os países selecionados com base em um conjunto de princípios e critérios objetivos”, diz comunicado da União Europeia.

Blog do BILL NOTICIAS

CIRURGIA Paciente com Covid-19 recebe transplante duplo de pulmão nos EUA

                   Por: AFP
 (Foto: Douglas Magno/AFP)
Foto: Douglas Magno/AFP

Uma mulher, cujos pulmões foram "irreversivelmente" devastados pela Covid-19, recebeu um transplante duplo desse órgão em Chicago, informou nesta quinta-feira (11) o hospital encarregado da intervenção. 

"Um transplante de pulmão era sua única chance de sobrevivência", disse Ankit Bharat, chefe de cirurgia torácica do Hospital Northwestern de Chicago, em comunicado. 

Trata-se do primeiro transplante desse tipo nos Estados Unidos, mas não no mundo, já que médicos chineses realizaram um transplante duplo em março passado.

A paciente é uma mulher hispânica, na casa dos vinte anos, que antes era saudável, segundo o hospital, mas que o coronavírus deixou gravemente doente, a ponto de precisar passar seis semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Essa paciente teve que ser intubada com um respirador artificial e conectada a uma máquina chamada ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea), que substitui o coração e os pulmões para oxigenar e circular o sangue no corpo.

"Por vários dias, foi a pessoa mais doente da UTI, e possivelmente de todo o hospital", disse Beth Malsin, especialista em pulmão da Northwestern.

No entanto, foi necessário aguardar que a paciente testasse negativo para o coronavírus antes de realizar o transplante. "Como uma mulher de vinte anos saudável chegou a esse estado? Ainda temos muito a aprender sobre a Covid-19", acrescentou o pneumologista Rade Tomic.


Blog do BILL NOTICIAS

Audiência do SBT despenca e Silvio Santos entra em pânico

Jornalismo popularesco e excesso de reprises fizeram a audiência da emissora de Silvio Santos despencar

Em encontro fora da agenda, Bolsonaro almoça com Silvio Santos
Em encontro fora da agenda, Bolsonaro almoça com Silvio Santos

O jornalista Ricardo Feltrim, em sua coluna no portal UOL, afirma que, “mesmo para os padrões de comportamento de Silvio Santos, muita gente está se surpreendendo com a quantidade de mudanças que o dono do SBT tem feito na grade de sua emissora nos últimos dias”.
“Silvio está ‘com a macaca’, diria o próprio sobre sua fase atual. Bom, é mais pura verdade. Assim como é verdade que ele tem motivos mais que sólidos para estar em pânico”, revela o jornalista. 
Ele revela que “dados de audiência consolidada mostram que nestes primeiros 10 dias de junho, na média 24 horas, o SBT já perdeu 30% de seu público na Grande São Paulo, comparados com os primeiros 10 dias de junho de 2019”.
“Sim, todas as TVs tiveram queda de audiência nesta medição, mas nenhuma chega nem perto do que está ocorrendo —negativamente— com a TV de Silvio Santos. Isso representa a perda de dois pontos de audiência na Grande São Paulo; são 150 mil domicílios; ou mais de meio milhão de telespectadores”, constata. 
“Com programação baseada em reprises, enfadonha, com seu jornalismo fraquíssimo e popularesco, o SBT perdeu 1 em cada 3 telespectadores”, conclui o jornalista. 

Blog do BILL NOTICIAS

Juazeiro-BA registra mais 9 casos e um óbito pela Covid-19

                          Via:Santanavinicius

No boletim desta quinta-feira (11), a Secretaria da Saúde informa que nove novos casos foram confirmados nas últimas 24h, e a SESAU lamenta informar o registro de mais um óbito. Juazeiro possui até o momento 169 pessoas com a COVID 19, sendo que 55 estão clinicamente curadas e um total de 10 óbitos. Dos nove novos casos, dois são de profissionais de saúde e os outros sete não estão no grupo do mapeamento do status imunológico.
Dos nove resultados, três foram obtidos por meio do Laboratório Central (LACEN) de Salvador e seis por Teste Rápido (TR). Todos os pacientes confirmados neste boletim estão sem gravidade, em isolamento domiciliar e sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município.
Os pacientes positivos têm idades entre 23 e 56 anos, sendo seis do sexo feminino e três do sexo masculino. O paciente que veio a óbito tinha 28 anos e estava internado no Hospital Universitário (HU) de Petrolina-PE em pós-operatório de recessão de um tumor cerebral, testou positivo para a COVID 19, e teve óbito declarado no dia 08 de junho. A vigilância epidemiológica de Juazeiro recebeu a informação nesta quarta-feira (09) e incluiu no boletim de dados desta quinta-feira (11).
Juazeiro tem nesta data, 1.526 notificações para a COVID 19, sendo que 1.232 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença e outras 125 pessoas estão aguardando resultado e/ou coleta. Dos 169 casos confirmados, 79 são do sexo feminino, 90 do sexo masculino e deste quantitativo, 42 são profissionais de saúde.
Para o H1N1 não há alteração nos dados, permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.
Na listagem de leitos existentes e ocupados para atendimento a pacientes com a COVID 19, Juazeiro apresenta o seguinte boletim com dados desta quinta-feira (11), fazendo a somatória de pacientes de Juazeiro na UPA, Hospital Regional de Juazeiro, Hospital São Pedro em Remanso e Hospital Ernesto Simões em Salvador:
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) possui 5 leitos equipados com respiradores e 1 está ocupado. Para atendimento intermediário a unidade tem 12 leitos, e destes, 2 estão ocupados.
No Hospital Regional de Juazeiro foram disponibilizados 10 leitos de UTI exclusivos para COVID 19, no entanto dois leitos não estão habilitados ainda para uso. A Secretaria da Saúde de Juazeiro só teve acesso nesta quinta-feira (11), aos dados de pacientes da cidade, com isso, dois pacientes da UTI são de Juazeiro. De leitos intermediários, a unidade dispõe de 29 leitos e destes, três  estão ocupados com pacientes de Juazeiro.
O Hospital São Pedro em Remanso tem 10 leitos de UTI e 8  estão ocupados, sendo que 2 são com pacientes de Juazeiro e os demais pacientes de outras cidades da Bahia e do Pernambuco. A unidade ainda dispõe de 26 leitos intermediários, destes um está ocupado.
Juazeiro tem ainda uma paciente internada em estado grave na UTI do Hospital Ernesto Simões em Salvador.
Débora Sousa/SESAU




Blog do BILL NOTICIAS

Covid-19: Brasil ultrapassa 40 mil mortes e 800 mil casos

                  Por: Correio Braziliense
 (Foto: AFP
)
Foto: AFP

O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 1.239 mortes e 30.412 novos casos de covid-19. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (11). Agora, o país acumula 40.919 óbitos e 802.828 pacientes diagnosticados.

É o terceiro dia consecutivo que o país registra mais de mil mortes em decorrência do novo coronavírus. Na terça-feira (9), foram 1.272 registros. No dia seguinte, foram contabilizados 1.274 óbitos.

Comparando o número de casos e de mortes, o Brasil tem uma taxa de mortalidade de 5,1%, segundo o Ministério da Saúde. A incidência da doença, por sua vez, é de 382 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. 



Blog do BILL NOTICIAS

A pedido de líderes comunitários, Paulo Bomfim decide flexibilizar fogos de artíficio e fogueiras juninas em Juazeiro

                    Via:Carlos Britto
Foto: Ascom PMJ/divulgação


A pedido das associações de moradores de Juazeiro (BA), representadas pelo presidente da Federação, Chico Bito, a prefeitura decidiu flexibilizar a queima de fogos e a prática das fogueiras na véspera de São João. Ao invés de proibir, agora a administração municipal recomenda que a população não faça uso dessas tradições juninas e mantém o alerta para os riscos de doenças respiratórias, que podem levar a um aumento na procura por leitos hospitalares, que já estão recebendo grande demanda de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19).
Nossa primeira preocupação é com os riscos à saúde das pessoas por conta de queimaduras e de doenças respiratórias provenientes da fumaça. Mas também entendemos que se trata de uma tradição desse período junino, mesmo com o cancelamento da festa de São João. Por isso, atendendo a um apelo das associações de moradores resolvemos flexibilizar e agora recomendamos que a população tome cuidado e se proteja evitando soltar fogos e acender fogueiras“, alerta o prefeito Paulo Bomfim.
No decreto publicado na tarde de ontem (10), ainda consta a permissão para a abertura do comércio também aos sábados, para evitar maior aglomeração nas ruas. Com o funcionamento das lojas durante os seis dias normais, o fluxo de clientes ao mesmo tempo irá diminuir porque haverá mais tempo para ir às compras.
Outras medidas adotadas foram a ampliação do toque de recolher para até o dia 30 de junho, nos mesmos horários (das 22h às 5h), e a limitação de horário até as 21h30 para bares e restaurantes quando os mesmos reabrirem no final deste mês.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...