segunda-feira, 8 de junho de 2020

Antártica verde. Temperaturas aumentam, e o continente gelado muda de cor

Cientistas criaram o primeiro mapa da presença de algas microscópicas em grande escala que florescem na superfície da neve ao longo da costa da Península Antártica. A presença de pequenos nichos com a presença dessas algas sempre existiu no continente gelado. Os resultados do mapeamento indicam que essas colônias aumentam exponencialmente e é provável que essa ‘neve verde’ se espalhe à medida que as temperaturas globais aumentam.

                       Via:247

Por: Equipe Oásis
A equipe, envolvendo pesquisadores da Universidade de Cambridge e da British Antarctic Survey, combinou dados de satélite com observações no solo durante dois verões na Antártica para detectar e medir as algas verdes da neve. Embora individualmente cada alga seja microscópica em tamanho, quando cresce em massa, torna a neve verde brilhante e pode ser vista do espaço. O estudo acaba de ser publicado na revista Nature Communications.
Aquecimento rápido na Península
“Este é um avanço significativo em nossa compreensão da vida terrestre na Antártica e como ela pode mudar nos próximos anos à medida que o clima esquenta”, disse Matt Davey, do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade de Cambridge, que liderou o estudo. “As algas da neve são um componente essencial da capacidade do continente de capturar dióxido de carbono da atmosfera através da fotossíntese”.
Investigando uma colônia de algas verdes
Cientista investiga colônia de algas verdes na Antártica.

Colônias de algas verdes da neve são encontradas ao redor da costa antártica, particularmente em ilhas ao longo da costa oeste da Península Antártica. Eles crescem em áreas ‘mais quentes’, onde as temperaturas médias ficam um pouco acima de zero graus Celsius durante o verão austral – os meses de verão do hemisfério sul de novembro a fevereiro. A Península (onde se situa a base brasileira Comandante Ferraz) é a parte da Antártica que experimentou o aquecimento mais rápido nas últimas décadas do século passado.
A equipe descobriu que a distribuição de algas verdes da neve também é fortemente influenciada por aves e mamíferos marinhos, cujo excremento atua como um fertilizante natural altamente nutritivo para acelerar o crescimento de algas. Mais de 60% das colônias de algas foram encontradas a menos de cinco quilômetros de colônias de pinguins. Também foram observadas algas crescendo perto dos locais de nidificação de outras aves, incluindo skuas, e áreas onde as focas vêm à terra.
Gramínea antártica
Em certas localidades mais ao norte da Península Antártica, como na Ilha Livingstone, no arquipélago das Shetland do Sul, gramíneas como a Deschampsia antarctica já cobrem boa parte das superfícies costeiras.

Sumidouro de carbono
A equipe usou imagens do satélite Sentinel 2 da Agência Espacial Europeia, tiradas entre 2017 e 2019, e as combinou com medições feitas na Antártica em Ryder Bay, Ilha de Adelaide e na Península de Fildes, na Ilha King George.
“Identificamos 1679 colônias separadas de algas verdes na superfície da neve, que juntas cobriam uma área de 1,9 km2, o que equivale a um sumidouro de carbono de cerca de 479 toneladas por ano”, disse Davey. No contexto, é a mesma quantidade de carbono emitida por cerca de 875.000 viagens médias de carros a gasolina no Reino Unido.
Quase dois terços das colônias de algas verdes estavam em pequenas ilhas baixas, sem terreno alto. À medida que a Península Antártica se aquece devido ao aumento da temperatura global, essas ilhas poderão perder a cobertura de neve do verão e, com isso, as algas da neve. No entanto, em termos de massa, a maioria das algas da neve é ??encontrada em um pequeno número de colônias maiores situadas no norte da Península e nas ilhas Shetland do Sul, em áreas onde elas podem se espalhar por terrenos mais altos à medida que a neve baixa derrete.
Colônias de algas
“À medida que a Antártica se aquece, prevemos que a massa total de algas da neve aumentará, pois a expansão para áreas mais altas superará significativamente a perda de pequenas manchas de algas nas ilhas”, disse o Dr. Andrew Gray, principal autor do artigo, e pesquisador da Universidade de Cambridge e NERC Field Spectroscopy Facility, Edimburgo.
Vegetais geram sua própria energia
A fotossíntese é o processo pelo qual plantas e algas geram sua própria energia, usando a luz solar para capturar dióxido de carbono da atmosfera e liberar oxigênio. Existem muitos tipos diferentes de algas, desde as minúsculas espécies unicelulares medidas neste estudo até as grandes espécies de folhas como algas gigantes. A maioria das algas vive em ambientes aquosos e, quando há excesso de nitrogênio e fósforo, eles podem se multiplicar rapidamente para criar colônias visíveis de algas verdes.
Também as gramíneas avançam no litoral da Antártica
Os pesquisadores dizem também que a quantidade total de carbono contida nas algas da neve da Antártica provavelmente será muito maior porque o dióxido de carbono também é absorvido por outras algas vermelhas e alaranjadas, que não puderam ser medidas neste estudo. Eles planejam mais trabalho para medir essas outras proliferações de algas, e também para medir toda as alterações biológicas e fitológicas na Antártica, usando uma mistura de trabalho de campo e imagens de satélite.
A Antártica é o continente mais ao sul do mundo, normalmente conhecido como uma terra congelada e coberta de neve e gelo. Mas, comprovando a extraordinária capacidade de adaptação dos seres vivos a ambientes hostis, a vida terrestre pode ser abundante nesse continente, principalmente ao longo de sua costa, e está respondendo rapidamente às mudanças climáticas na região. Musgos e líquenes formam os dois maiores grupos visíveis de organismos fotossintetizantes encontrados na Antártica e foram os mais estudados até o momento. Este novo estudo descobriu que as algas microscópicas também desempenham um papel importante no ecossistema da Antártica e em seu ciclo de carbono.
Video: Green Antarctica


Blog do BILL NOTICIAS

Após Olavo ameaçar Bolsonaro, Silas Malafaia rebate: "Você é um astrólogo falido"

Pastor e líder da igreja Assembléia de Deus se revoltou com ameaças de Olavo de Carvalho contra o governo Jair Bolsonaro e disparou ataques nas redes sociais

Olavo de Carvalho e Silas Malafaia: pesos-pesados do bolsonarismo em guerra
Olavo de Carvalho e Silas Malafaia: pesos-pesados do bolsonarismo em guerra

Pastor e líder da igreja Assembleia de Deus, Silas Malafaia usou suas redes sociais para atacar o escritor Olavo de Carvalho na noite deste domingo (7). A revolta aconteceu após Olavo criticar Jair Bolsonaro e ameaçar o governo federal.
"UM DESAFIO A OLAVO DE CARVALHO ! Você é um astrólogo falido . Quem é você para derrubar um governo ? Você não derruba nem síndico de predio . Escondido na América , quer que Bolsonaro de defenda do que? COVARDE ! Fica de longe falando asneira e fazendo acusação idiota", escreveu Silas Malafaia, forte aliado de Jair Bolsonaro. (247)
Confira o tweet: 


Blog do BILL NOTICIAS

Lula nega entrevista ao Globo e explica o motivo: grupo de mídia é parte da perseguição judicial

Lula
Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

Do site do ex-presidente Lula - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou carta em resposta a um pedido de entrevista do jornal O Globo. O ex-presidente fala de como as Organizações Globo lideraram o lawfare para impedi-lo de ser candidato em 2018, mesmo com a lei brasileira e decisão das ONU garantindo esse direito ao ex-presidente. E esconderam as suas absolvições na justiça que desmontam a tese do “power point”, e as muitas provas de sua inocência e de que foi vítima de um processo político e parcial, diversas vezes demostradas pela sua defesa desde 2015 e também pelas série de reportagens da Vaza Jato feitas pelo site The Intercept Brasil em parceria com veículos como a Folha de S. Paulo, Agência Pública entre outros órgãos de imprensa. A última entrevista de Lula para um veículos das Organizações Globo foi para o jornalista Roberto D’Ávila, para a Globonews, em 2015.
A íntegra da carta abaixo:
“Prezado Bernardo,
Agradeço o convite para uma entrevista para o jornal O Globo em uma série sobre ex-presidentes da República. Seu convite destoa da censura imposta pelas Organizações Globo. Não confundo as organizações com as diferentes condutas profissionais de cada um dos seus jornalistas.
O que me impede de atendê-lo é o notório tratamento editorial que as Organizações Globo adotam em relação a mim, meu governo e aos processos judiciais ilegais e arbitrários de que fui alvo, que têm raízes em inverdades divulgadas pelos veículos da Globo e jamais corrigidas, apesar dos fatos e das evidências nítidas, reconhecidas por juristas no Brasil e no exterior.
As próprias sentenças tão celebradas pela Globo são incapazes de apontar que ato errado eu teria cometido no exercício da presidência da República. Fui condenado por ‘atos indeterminados’.
Ao invés de ser analisada com isenção jornalística, a perseguição judicial contra mim foi premiada pelo O Globo. As revelações do site The Intercept foram censuradas, escondendo as provas de que fui julgado por um juiz parcial, em conluio com os promotores, que sabiam da fragilidade e falta de provas da sua acusação.
Enquanto não for reconhecido e corrigido o tratamento editorial difamatório das Organizações Globo não será possível acolher um pedido de entrevista como parte de uma normalidade que não existe, pelos parâmetros do jornalismo e da democracia.
Luiz Inácio Lula da Silva”

Blog do BILL NOTICIAS

Com intensificação de testes rápidos, Petrolina atinge 358 casos confirmados do novo coronavírus

                  Via:Carlos Britto
Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Iniciando a semana com a realização de 335 testes rápidos para detectar o novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Petrolina confirmou mais 15 casos positivos da doença nesta segunda-feira (8). De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os pacientes são sete homens com idades entre 13 e 79 anos e oito mulheres entre 18 e 77 anos. O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e um laboratório privado também confirmaram dois casos. Ambos são homens – um de 42 e outro de 55 anos.
Com esses 17 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 358 casos da Covid-19. São 256 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 102 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de casos confirmados, 105 já estão curados clinicamente. Óbitos somam dez.
Quanto à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim mostra que são 88 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam nove casos, além de um óbito.
Hospital de campanha
Nesta segunda-feira o hospital de campanha da prefeitura deu alta a dois pacientes que apresentaram melhora – uma mulher de 88 anos e um homem de 55, ambos positivados, mas já com anticorpos. Também nesta segunda, a unidade recebeu um novo paciente, de 55 anos, que aguarda o diagnóstico. Agora, o hospital está com três leitos ocupados, sendo que apenas dois pacientes estão com a Covid-19 (um homem de 31 anos e uma mulher de 57).


Blog do BILL NOTICIAS

Sara Winter tenta asilo político nos EUA, mas pedido é negado segundo advogado

Sara Winter
Sara Winter (Foto: Reprodução)

Sara Ginomini pediu asilo aos EUA para tentar fugir da justiça brasileira. Segundo o advogado Bertoni Barbosa de Oliveira, a solicitação foi feita de maneira informal, em uma articulação junto à embaixada. 
A reportagem do jornal Correio Braziliense destaca que a “a negativa teria sido embasada no cenário de pandemia do novo coronavírus. No dia 24 de maio, os EUA anunciaram a proibição da entrada de viajantes saindo do Brasil. Além disso, segundo Barbosa, Sara teria que ficar na embaixada sem se pronunciar, até poder ir ao país na América do Norte. ‘Ela teria que ficar na embaixada sem se pronunciar, porque tem algumas regras. Então, ela não poderia fazer o que faz hoje. Teria que ficar quietinha até a abertura, que ninguém sabe quando’, disse.”
A matéria ainda informa que “o advogado também avalia que o assassinato de George Floyd, que levantou uma onda de protestos contra racismo nos Estados Unidos, também é um dos fatores que teria motivado a suposta negativa. “Veio essa convulsão social. O Trump não está com cabeça para conceder asilo político nessas circunstâncias”, disse.”


Blog do BILL NOTICIAS

PANDEMIA Governo fala em retroceder abertura da economia se contágio do novo coronavírus voltar a acelerar

                     Por: Fillipe Vilar(DP)
Jailson Correia e André Longo afirmaram que aglomerações ainda não podem ocorrer (Foto: Reprodução / Youtube)
Jailson Correia e André Longo afirmaram que aglomerações ainda não podem ocorrer (Foto: Reprodução / Youtube)

Em coletiva no fim da tarde desta segunda-feira (8), o secretário Estadual de Saúde, André Longo, e o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, falaram na possibilidade de retroceder com a abertura gradual da economia caso os número da Covid-19 voltarem a acelerar. Em quase 50 minutos de entrevista, os secretários frisaram em vários momentos que, apesar de dados positivos como o achatamento da curva de contágio e a tendência de diminuição nos números do novo coronavírus, o isolamento e os distanciamento social ainda são as medidas mais importantes para se controlar a evolução da epidemia.

“É preciso que as medidas de distanciamento e de higiene pessoal continuem sendo valorizadas e tomadas por todos nós. Só se deve sair de casa se for realmente necessário”, disse André Longo. Ele também destacou que o uso de máscaras da forma correta e as medidas de higiene são fundamentais para que o controle da doença no Estado continue, sendo possível a abertura gradual. “Se começarmos a ter a volta de cenas de aglomeração, poderemos ter de dar passos para trás no plano de convivência. Se for preciso, isso ocorrerá”, frisou Longo, ainda no início da coletiva.

Nesta segunda-feira, os shopping centers voltaram a funcionar com o regime de drive-thru. A construção civil também voltou, com uma redução de 50% dos funcionários. O comércio atacadista voltou a funcionar normalmente nesta segunda. O plano de reabertura do governo prevê a volta de salões de beleza, serviços de estética e treinos de futebol para o próximo dia 15 de junho.
 
Veja o plano completo de reabertura do governo:
 
Sobre a tendência de contágio, André Longo afirmou que há 114 casos de óbito por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em investigação. Jailson Correia destacou os dados do Samu, que é coordenado pela Prefeitura do Recife para 72 municípios pernambucanos. Segundo ele, houve uma diminuição de 70% de chamadas para emergências respiratórias em relação ao mês de maio. Os dois secretários afirmaram que as análises dos dados são feitas levando em consideração as semanas. A tendência de diminuição nos casos são referentes à última semana de maio e à primeira semana do mês de junho.

O secretário André Longo também destacou que o governo vai conversar com os prefeitos de cada macrorregião pernambucana para flexibilizar ou endurecer as medidas de acordo com a evolução local da epidemia. Para ele, é precipitado que prefeituras tomem medidas próprias de reabertura, diferentes das do Estado. Segundo André Longo, nenhuma prefeitura é autossuficiente para atender todos os casos de Covid-19, por isso é preciso que se observe a evolução da epidemia com a perspectiva da solidariedade no sistema de saúde de cada cidade, que recebem pacientes de outos municípios e precisam estar em consonância ao adotar medidas de prevenção. O secretário do Estado atentou que a região do Agreste pode ter um crescimento de casos para os próximos dias e que o governo está atento para este dado. Também citou estudos que indicam a possibilidade da Covid-19 se tornar uma doença endêmica nos países em desenvolvimento, tornando as medidas de higiene e prevenção parte da rotina em países como o Brasil, até que se encontre um remédio ou vacina para o novo coronavírus.

Jailson Correia lembrou que é preciso analisar de forma local, pois no Brasil, como um todo, a tendência da epidemia de Covid-19 é de crescimento. Isso se daria pelas dimensões continentais do território brasileiro e pelo atraso de outras regiões a tomar medidas de isolamento e distanciamento social. 

Ainda de acordo com Longo, o número a fila para as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foi zerada, mas a taxa de ocupação dos leitos é de 97%, um número alto. O secretário do Estado afirmou que nas últimas 24 horas Pernambuco registrou 789 pacientes internados em UTIs. Segundo ele, esse número é elaborado levando-se em consideração que todos os pacientes de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com necessidade UTI estão com leitos garantidos, mesmo que ainda não tenham se deslocado para estes leitos. 

O Estado afirma que Pernambuco tem 900 leitos de UTI disponíveis, com a expectativa de abrir 90 novos leitos nesta semana. O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, esteve presente na manhã desta segunda para a abertura de 18 novos leitos de UTI no Hospital da Mulher. Segundo ele, o Recife conta com 228 leitos de UTI ativos para Covid-19.
 
Assista à íntegra da coletiva desta segunda-feira:
 
 



Blog do BILL NOTICIAS

Juazeiro registra mais nove novos casos e lamenta mais um óbito pela COVID 19

                   Via:Santanavinicius


No boletim desta segunda-feira (08), a Secretaria da Saúde informa que nas últimas 24h registrou mais nove novos casos e lamenta mais um óbito pela COVID 19. Os pacientes diagnosticados pela doença são seis policiais militares.
Estes fizerem o teste rápido através do mapeamento do status imunológico que teve inicio nos profissionais de saúde e agora está acontecendo nas forças de segurança. Os outros três pacientes não são de profissionais testados pelo mapeamento.
A SESAU lamenta informar que registra mais um óbito em decorrência da doença, de um jovem de 27 anos que tinha a obesidade com comorbidade. O mesmo estava internado na ala particular do Hospital Promatre e faleceu na noite deste domingo (07). Todos os casos tiveram resultado por meio do Teste Rápido. As idades dos casos confirmados são de 19 a 57 anos. Dos nove casos, oito são do sexo masculino e um do sexo feminino.
Para o novo coronavírus, Juazeiro tem 1.066 notificações sendo que 801 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença e outros 125 estão aguardando resultado ou coleta. Com os dados desta segunda-feira, Juazeiro registra 140 casos confirmados da doença sendo que 49 já estão recuperados, ou seja, com cura clínica. Do total de casos confirmados, 61 são do sexo feminino, 79 do sexo masculino e deste quantitativo, 40 são profissionais de saúde.
Para o H1N1 não há alteração nos dados, permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.
A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isto o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente à COVID 19 a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.(Débora Sousa/SESAU)




Blog do BILL NOTICIAS

Alcolumbre diz que Congresso acompanhará dados do coronavírus pelos estados

"É papel do parlamento buscar a transparência em um momento tão difícil para todos", disse o presidente do Senado, Davi Alcolumbre

Presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), concede entrevista após presidir a 51ª sessão deliberativa remota.
Presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), concede entrevista após presidir a 51ª sessão deliberativa remota. (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

Diante da recente mudança na forma como o Ministério da Saúde atualiza os números do avanço do coronavírus no Brasil, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou pelo Twitter que o Congresso Nacional se pautará agora pelos números coletados pelas secretarias estaduais de saúde.
"Após reunião de líderes de hoje (8), ficou decidido que a Comissão Mista Especial de Acompanhamento do Coronavírus trabalhará com os dados estatísticos da pandemia fornecidos pelos estados e DF. É papel do parlamento buscar a transparência em um momento tão difícil para todos", escreveu Alcolumbre.
Em mais uma evidência de que o governo federal tenta maquiar os números da pandemia, Jair Bolsonaro exigiu que os números de óbitos ficassem abaixo de mil por dia. (247)



Blog do BILL NOTICIAS

Após confusão de dados, Ministério da Saúde diz ter errado óbitos de Roraima e Ceará

                  Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (8), o Ministério da Saúde afirmou que "corrigiu duplicações" sobre os números do coronavírus que foram divulgados no domingo. O primeiro primeiro balanço divulgado apontava 1.382 mortes. Enquanto no que foi divulgado hoje consta 525 novos óbitos.

Segundo o ministério, houve um erro na contabilização das mortes em Roraima (RR) - onde foi divulgado inicialmente 762 mortes. Segundo a atualização, foram registradas 139. Além de RR, outros 24 estados tiveram erros corrigidos na tabela divulgada nesta segunda.
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

O número de casos confirmados neste domingo também estava diferente. "O Ministério da Saúde informa que corrigiu duplicações e atualizou os dados divulgados sobre casos e óbitos por Covid-19 no último domingo (7), às 20h37. Em especial, podem ser citadas a situação de Roraima, em que haviam sido publicados 762 óbitos e, após verificação do Ministério da Saúde, o número foi consolidado em 142. Outra situação corrigida foi em relação ao número de casos confirmados no Ceará, que passou de 62.303 para 64.271 após atualização", diz a nota.



Blog do BILL NOTICIAS

Senac oferece 200 vagas em cursos técnicos gratuitos EAD em PE

                  Via:Santanavinicius
Cursos SENAC 2020 | Cursos Gratuitos e EAD【Inscrições Abertas】

Para quem busca realizar o sonho de se qualificar para o mercado de trabalho, o Senac ofertará cursos técnicos gratuitos na modalidade de Educação a Distância (EAD), através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), em diversos estados. Em Pernambuco, são 200 vagas para os cursos técnicos em Administração, Logística, Recursos Humanos e Secretariado. As inscrições serão realizadas somente via Internet, pelo endereço https://www.ead.senac.br/gratuito/, a partir do meio dia de 8 de junho até 18 de junho, ao meio-dia (horários de Brasília).
Os cursos terão início em 27 de julho de 2020 e serão utilizadas tecnologias para mediar o processo de ensino-aprendizagem, através de atividades síncronas e assíncronas. Os alunos contarão com polos de apoio presencial  no Recife, Paulista, Vitória, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.
Para se candidatar às vagas, os interessados devem atender a alguns requisitos como ter Ensino Médio concluído ou estar cursando, no mínimo, o segundo ano do Ensino Médio; ser estudante, trabalhador empregado ou desempregado; ter renda familiar per capta de até dois salários mínimos e ter 16 ou 17 anos, dependendo do curso escolhido.
O resultado da seleção, conforme classificação, será divulgado no Portal EAD, no dia 18 de junho de 2020, a partir das 18h (horário de Brasília).
Mais informações sobre as vagas e o edital completo em https://www.ead.senac.br/gratuito/(Ascom)




Blog do BILL NOTICIAS

Campanha de vacinação contra a gripe vai até 30 de junho

                   Via:Santanavinicius
Vacinação contra a gripe atingiu 71,6% do grupo-alvo | Agência Brasil

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de junho. Em Petrolina, a vacinação – que seria realizada até esta sexta-feira (5) – segue acontecendo nos postos de saúde para todos os grupos prioritários.
Até o momento, já foram vacinadas 70.852 (82%) pessoas que fazem parte do público-alvo. A meta é vacinar 95% desse público contra os vírus H1N1, H3N2 e B.
Fazem parte do grupo, profissionais de saúde, idosos, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes, puérperas (mães que tiveram filhos até 45 dias), doentes crônicos, e pessoas com deficiência. Além destes grupos, a vacina contra a gripe também é oferecida a adultos entre 55 e 59 anos, professores, motoristas dos transportes coletivo e alternativo, caminhoneiros e profissionais das forças de segurança.
Vacinação
As crianças são vacinadas pela manhã na zona urbana, das 7h30 às 12h45. Os demais públicos prioritários devem ser vacinados no período da tarde, das 13h45 às 16h45. Na zona rural a vacinação ocorre das 7h30 às 12h45 (para todos os públicos). Para a imunização é necessário levar o cartão de vacina (se tiver) e também o cartão do SUS. Lembrando que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus, porém, auxilia na exclusão do diagnóstico para a covid-19, já que os sintomas são parecidos.(Ascom)




Blog do BILL NOTICIAS
Com o comércio exterior prejudicado pela visão estreita do governo de Jair Bolsonaro, o Brasil já não ocupa mais o posto de maior parceiro comercial da vizinha Argentina. Foi ultrapassado pela China

(Foto: Reuters)
“China tira do Brasil o posto de maior parceiro comercial”, noticiaram Clarín e a agência Telam, destacando o salto de 50% nas compras chinesas dos produtos argentinos, sobretudo soja e carne bovina. O site Infobae arrisca que a mudança deve valer para o ano todo.
Pesa também, para tanto, “o colapso do comércio com o Brasil”. Segundo o Ámbito Financiero, as exportações para o vizinho, em meio à pandemia, “atingiram o seu pior nível em 16 anos”, ressalta em sua coluna o jornalista Nelson de Sá.
O jornal financeiro publicou longa entrevista com o embaixador chinês em Buenos Aires, Zou Xiaoli, que posteriormente se encontrou com o ministro da Agricultura para formalizar a liberação da compra de novos produtos, de limão e grão de bico a outras carnes. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Contra a ameça de ditadura, mais de 200 entidades lançam manifesto por democracia e em defesa do Supremo

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e a Universidade de São Paulo (USP), entre outras prestigiosas entidades, assinam manifesto alertando para as ameaças ditatoriais e em defesa da democracia

(Foto: Reuters | STF)
Mais de 200 entidades subscreveram um manifesto em defesa da democracia e do Judiciário. O documento, lançado nesta segunda-feira, 8, reúne instituições de ensino, institutos de Direito, sindicatos e associações de juízes, promotores, defensores públicos, advogados, bispos e jornalistas. 
A manifestação foi uma iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Em termos enfáticos, repudia "ataques e ameaças desferidas por grupos que pedem desde a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal até a imposição de uma ditadura no país".
O texto defende a pluralidade política e a separação harmônica entre os Poderes, bem como dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e das prerrogativas dos integrantes do sistema de Justiça
As entidades condenam os ataques ao Poder Judiciário como uma ameaça à democracia: “Atacar o STF significa ameaçar todo o Judiciário e os valores democráticos do Brasil. Discordâncias, debates e críticas fazem parte e são bem-vindas no Estado de Direito. A liberdade de manifestação e de expressão, no entanto, não abarca discursos de ódio e a apologia ao autoritarismo, à ditadura e a ideologias totalitárias que já foram derrotadas no passado”, informa O Estado de S.Paulo.  
Leia a íntegra do Manifesto em defesa da Democracia e do Judiciário
"O Poder Judiciário é um dos pilares do Estado Democrático de Direito. Sua autonomia e independência é condição para a existência do regime democrático. Por isso, os signatários deste texto, representantes legítimos das funções essenciais à realização da Justiça e da sociedade civil, repudiam os ataques e ameaças desferidas contra o Judiciário por grupos que pedem desde a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal até a imposição de uma ditadura no país.
O STF, mais importante tribunal do país, tem desempenhado, de forma republicana, seu papel de balizar a forma como a Constituição deve ser aplicada. As crises, sanitária e econômica, que assolam o país só podem ser superadas com a preservação dos princípios fundamentais da República, como a pluralidade política e a separação harmônica entre os Poderes, bem como dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e das prerrogativas dos integrantes do sistema de Justiça.
Atacar o STF significa ameaçar todo o Judiciário e os valores democráticos do Brasil. Discordâncias, debates e críticas fazem parte e são bem-vindas no Estado de Direito. A liberdade de manifestação e de expressão, no entanto, não abarca discursos de ódio e a apologia ao autoritarismo, à ditadura e a ideologias totalitárias que já foram derrotadas no passado.
Munidos de diálogo, pretendemos manter vivo o desejo de um país mais justo, solidário, cidadão e responsável. É o legado que a Constituição Federal determina que todos deixem para as gerações futuras". (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Wizard desiste de cargo na Saúde depois de lambança histórica sobre recontagem de mortos por coronavírus

Bilionário Carlos Wizard anunciou que o Brasil iria recontar os mortos por coronavírus, o que provocou indignação e descrédito. Depois do estrago, ele se desculpou

Carlos Wizard
Carlos Wizard (Foto: Roberta Namour)

“Informo que hoje (7/junho) deixo de atuar como Conselheiro do Ministério da Saúde, na condição pro bono. Além disso, recebi o convite para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta. Agradeço ao ministro Eduardo Pazuello pela confiança, porém decidi não aceitar para continuar me dedicando de forma solidária e independente aos trabalhos sociais que iniciei em 2018 em Roraima”, disse neste sábado o bilionário Carlos Wizard, que, ontem, anunciou que o Brasil iria recontar os mortos por coronavírus, o que provocou indignação e descrédito.
“Peço desculpas por qualquer ato ou declaração de minha autoria que tenha sido interpretada como desrespeito aos familiares das vítimas da Covid-19 ou profissionais de saúde que assumiram a nobre missão de salvar vidas”, afirmou, por meio de nota. 
Leia, abaixo, artigo do jornalista Leonardo Attuch, sobre a lambança de Wizard:
Nunca imaginei que um empresário pudesse ser tão inconsequente como esse tal de Carlos Wizard, que nem foi nomeado e já produziu a maior lambança (o que já é um feito) do governo Bolsonaro. Sua “mágica” de esconder números fará o Brasil ser finalmente apontado como uma ditadura.
Alguns podem dizer: pô, o cara é bilionário, deve saber o que fala. Já conheci muitos empresários e garanto que a habilidade para ganhar dinheiro não tem nada a ver com inteligência. E muito menos com a capacidade de entender a lógica e a dinâmica do serviço público.
O mágico do Oz do bolsonarismo produziu o maior dano à reputação do Brasil em muitas décadas. Também surpreende que nenhum militar tenha acionado o botão “vai dar merda”.
Nos próximos dias, o Brasil será retratado pela imprensa global como uma republiqueta de quinta categoria como a do filme “O ditador”, de Sacha Baron Cohen. O lado bom disso tudo é que talvez seja essa a realidade. E quem sabe a humilhação seja necessária para que o País se liberte. 

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...