quinta-feira, 21 de maio de 2020

ELEIÇÕES MUNICIPAIS - Congresso estuda 1º turno da eleição em 15 de novembro ou 6 de dezembro, diz Maia

                  Por: FolhaPress
 (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Foto: José Cruz/Agência Brasil


Os parlamentares discutem adiar o primeiro turno das eleições municipais para 15 de novembro ou 6 de dezembro, com um prazo mais curto para o segundo turno para que o processo seja concluído neste ano, afirmou nesta quinta-feira (21) o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Pelo calendário eleitoral, que segue as diretrizes estabelecidas pela Constituição, o primeiro turno das eleições ocorreria em 4 de outubro, e o segundo turno, onde houver, no dia 25 do mesmo mês.

Na terça (19), o deputado anunciou a criação de uma comissão mista, formada por deputados e senadores, para debater o adiamento da eleição. A ideia é que não haja prorrogação de mandato.

Maia afirmou que pretende conversar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), até o fim de semana para estudar o melhor modelo de participação de todos os parlamentares.

Segundo ele, pela alta demanda, pode ser necessário um modelo de reunião do colégio de líderes partidários das duas casas, para que se construa uma maioria em relação à decisão de adiar ou não a eleição, e, em caso afirmativo, para quando.

"Tem aí dois períodos que estão sendo discutidos, 15 de novembro ou o primeiro domingo de dezembro (6) para o primeiro turno", disse. "E o segundo turno um pouco menor para dar tempo de fazer a transição, da prestação de contas."

Eventual mudança nas datas das eleições deve exigir a aprovação de uma PEC (proposta de emenda à Constituição), que exige apoio de pelo menos três quintos dos deputados e dos senadores, em dois turnos de votação na Câmara e no Senado.

Alterações eleitorais devem ocorrer com o mínimo de um ano de antecedência, mas há uma defesa de que essa exigência deve ser flexibilizada em situações de calamidade pública, como a atual.

Maia afirmou ainda ser radicalmente contra prorrogação dos mandatos. "Não vejo na Constituição brasileira espaço para você prorrogar um dia de mandato", afirmou.

"É muito sensível do ponto de vista institucional você abrir essa janela, porque no futuro, daqui a dois, três, quatro mandatos, alguém pode se sentir muito forte, ter muito apoio no Parlamento, criar uma crise e prorrogar seu próprio mandato."

O presidente da Câmara comentou ainda os entraves para a votação do projeto de regularização fundiária derivado da MP 910, que caducou na terça-feira.

A MP, que foi chamada por ambientalistas de MP da grilagem, foi cercada de controvérsias. Na semana passada, a votação foi adiada após manobra de partidos do centro que se contrapõem ao centrão-raiz –partidos como PP, PL e Republicanos, que migraram para a base do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Maia propôs, então, votar o texto do projeto de lei na última quarta-feira (20). Sem acordo, no entanto, a votação foi adiada e ainda não tem data para ser retomada.

Segundo ele, apesar de desfeito o acordo que havia para votar a MP, seria "muito ruim para a Câmara dos Deputados" mudar o texto do relator, deputado Zé Silva [Solidariedade-MG], e dar uma sinalização de que estava sendo flexibilizada a ocupação de terra no Brasil e, sobretudo, na região amazônica.

"Nós não deixaríamos ter nenhum tipo de anistia de invadir depois", afirmou, defendendo a limitação da regularização a até seis módulos fiscais.

"Além disso, seria dar uma sinalização de que, de fato, nós estávamos estimulando a invasão de grandes terras", disse. "E isso para um país que tem como seu grande patrimônio o meio ambiente, que vai ter um valor ainda maior depois dessa pandemia para nossa recuperação, é uma sinalização muito ruim."



Blog do BILL NOTICIAS

Paulo Câmara participará de videoconferência com Bolsonaro

 (O governador foi diagnosticado com covid-19 e irá acompanhar a reunião de casa. Foto:Reprodução)
O governador foi diagnosticado com covid-19 e irá acompanhar a reunião de casa. Foto:Reprodução


O governador Paulo Câmara (PSB) participará, nesta quinta-feira (21), a partir das 10h, por videoconferência, da sua residência, da reunião convocada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, como todos os gestores estaduais do país. A presença do governador pernambucano foi confirmada em nota enviada à imprensa pelo governo do estado.

Na última segunda-feira (18), o governador anunciou ter testado positivo para Covid-19. Em um vídeo, nas redes sociais, Paulo Câmara informou que iria cumprir rígido isolamento, mas que continuaria trabalhando em casa e acompanhando todas as atividades realizadas pelo comitê de crise para conter o avanço do coronavírus no estado.

Já na reunião com Jair Bolsonaro a maior expectativa dos governadores diz respeito a sanção por parte do presidente do projeto de auxílio financeiro para estados e municípios. A proposta teve aprovação da Câmara e Senado há mais de 15 dias. (DP)



Blog do BILL NOTICIAS

General Heleno nega que militares pensem em golpe ou intervenção


General Augusto Heleno
General Augusto Heleno (Foto: Marcos Correa)

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, disse que os militares não irão apoiar tentativas de golpe, de intervenção militar ou a implantação de uma ditadura no Brasil. 
“Os militares não vão dar golpe. Isso não passa na cabeça dessa nossa geração, que foi formada por aquela geração que viveu todos aqueles fatos, como estar contra o governo, fazer uma contrarrevolução em 1964”, disse Heleno nesta quinta-feira (21) em uma live transmitida pelo site Personalidades em Foco.  
Ainda segundo Heleno, “não passa [pela cabeça] ditadura, intervenções, isso são provocações feitas por alguns indivíduos que não têm coragem de dizer quais são suas ideologias, que ficam provocando os militares para ver se nós vamos reagir”.
As declarações do ministro do GSI foram feitas na esteira de duas notas expedidas pelo Ministério da Defesa reafirmando que as Forças Armadas estão compromissadas com a Constituição. As notas foram divulgadas após Jair Bolsonaro participar de atos promovidos por apoiadores pediam intervenção militar, além do fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante a transmissão, Heleno também criticou a imprensa. “Na hora de apresentar os fatos, a gente percebe. É uma total contaminação dessa parte da imprensa. Só pode ser para derrubar o presidente da República. Não tem outra explicação”, disse. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Não brinque com a Dengue! Em Petrolina secretaria de saúde reforça o combate e pede a colaboração de todos

             Via:Santanavinicius
Montes Claros - "Dia D Regional de Combate à Dengue”, neste sábado ...
Embora as medidas de urgência contra o novo coronavírus (covid-19) sejam priorizadas no momento na área de saúde, as ações de controle das aroboviroses continuam sendo intensificadas pela Prefeitura de Petrolina. Mas é preciso o apoio e conscientização da população evitando deixar água parada em locais que possam contribuir na proliferação do mosquito Aedes aegypti, como em vasos, pneus, garrafas, bem como, manter as caixas d’água sempre limpas e cobertas, por exemplo.
A recomendação da Secretaria de Saúde é que a população aproveite o isolamento social e a permanência em casa para intensificar os cuidados na prevenção à dengue, zika e chikungunya – doenças causadas pelo mosquito Aedes. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, a maior parte dos focos do mosquito transmissor da doença está dentro das casas, por isso é essencial que as pessoas vistoriem com frequência os seus quintais, recolhendo recipientes que possam acumular água.
Este ano em Petrolina já foram notificados 811 casos suspeitos de dengue, com 11 confirmações, sem registro de óbito até o momento. As notificações de chikungunya somam 100 casos – com 1 confirmação, enquanto zika somam 95 casos e nenhum confirmado. Não há registro de mortes por essas doenças.
Trabalho
O trabalho dos agentes comunitários de endemias é fundamental nesse momento em que os desafios são impostos pela pandemia do novo coronavírus. Para assegurar práticas seguras de atuação a essa categoria de agentes, a Secretaria de Saúde reforça que, seguindo as novas recomendações do Ministério da Saúde por causa da Covid-19, apenas os quintais das casas estão sendo vistoriados, como forma de evitar contato direto e próximo com os moradores. Ou seja, é preciso a população redobrar os cuidados no interior dos domicílios.(Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

CRIME Polícia investiga morte de modelo em apartamento de delegado em São Paulo

                     Por: Correio Braziliense
 (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: Reprodução/Instagram


O 1° Distrito Policial de São Bernardo do Campo e a corregedoria da Polícia Civil de São Paulo investigam a morte a tiros da modelo Priscila Delgado de Barrios, de 27 anos, no apartamento do delegado Paulo Bilynskyj, de 33 anos, nessa quarta-feira (20).

Segundo a versão de Bilynskyj, eles seriam namorados e a modelo não gostou de mensagens que encontrou no telefone dele. Priscila então pegou uma arma e disparou seis vezes contra o delegado. Em seguida, ela se trancou no banheiro e se matou com um tiro no peito.

Mesmo ferido, o homem diz que conseguiu deixar o apartamento e descer para pedir ajuda. "Ontem [terça-feira (19)], Priscila, minha namorada, viu uma mensagem de antes de ela ir para minha casa. Hoje [quarta-feira], antes de eu sair do banho, ela deu seis tiros em mim. Depois deu um tiro nela mesma", diz Paulo, em um vídeo que circula nas redes sociais e mostra ele antes de ser operado.

Famoso nas redes sociais por defender o armamento para proteção, o delegado também é instrutor de tiros e professor em uma escola de cursos preparatórios para concursos das forças de segurança.
 
Feminicídio não é descartado
A investigação segue a versão apresentada por Bilynskyj, mas o crime de feminicídio não foi descartado. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que diligências estão em andamento e que as equipes analisam imagens e ouvem testemunhas.


Blog do BILL NOTICIAS

EUA: 35 mil vidas poderiam ter sido salvas, dizem pesquisadores

Estudos afirmam que medidas de isolamento foram tomadas tardiamente, o que causou mais infecções no país

                 Por: AFP
 Equipe médica socorre paciente em Nova Iorque
Equipe médica socorre paciente em Nova IorqueFoto: Spencer Platt / Getty Images North America via AFP

Mais de 35 mil vidas teriam sido salvas nos Estados Unidos se as medidas de distanciamento social tivessem começado uma semana antes da data em que foram impostas, em meados de março, de acordo com uma nova estimativa de pesquisadores da Universidade de Columbia.

Eles disseram que diferentes modelos de simulações mostraram que 61% dos casos de infecção nos EUA até 3 de maio - mais de 700 mil - e 55% das mais de 65 mil mortes registradas poderiam ter sido evitados se o distanciamento social e outras medidas de proteção tivessem sido tomadas uma semana antes.

Segundo os pesquisadores, as simulações ilustram o perigo de relaxar as medidas de restrição muito cedo, como muitos especialistas observaram. Todos os 50 estados dos EUA começaram a reabrir com o incentivo do presidente Donald Trump, para tentar reativar economias devastadas pelo fechamento de negócios e demissões.
"Os esforços para aumentar ainda mais a conscientização do público sobre o alto potencial de transmissibilidade e aumento explosivo de casos de Covid-19 ainda são necessários neste momento crítico", escreveram os pesquisadores.

"Nossos resultados também indicam que, sem testagem ampla o suficiente e rastreamento de contatos, o longo período entre a infecção e a confirmação do caso pode mascarar um rebote e o crescimento exponencial daCovid-19 até que o vírus esteja bem controlado", disseram.

Dez dias atrás, o documentarista de Nova York Eugene Jarecki montou um outdoor na Times Square com o que ele chama de "Relógio da Morte de Trump". O cartaz informa o número de mortes que, segundo Jarecki, poderiam ter sido evitadas se Trump tivesse incentivado medidas de distanciamento social em 9 de março e não em 16 de março.

Seus números são mais altos que os dos pesquisadores de Columbia, porque Jarecki argumenta que 60% das mortes nos EUA poderiam ter sido evitadas agindo uma semana antes. Os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia, com mais de 1,5 milhão de casos e mais de 93 mil mortes, segundo a Universidade Johns Hopkins.



Blog do BILL NOTICIAS

Câmara recebe primeiro pedido coletivo de impeachment de Bolsonaro

Jair Bolsonaro e pedido de impeachment
Jair Bolsonaro e pedido de impeachment (Foto: Divulgação | ABr)

Mais de 400 entidades da sociedade civil, além de personalidades públicas como juristas, políticos e os partidos de oposição PT, PCdoB, PSOL, PCB, PCO, PSTU e UP, entregam às 11h desta quinta-feira, 21, um pedido de impeachment de Jair Bolsonaro à Câmara dos Deputados. Ele é acusado de cometer crimes de responsabilidade e atentar contra a saúde pública ao violar recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) - já estimulou e compareceu, por exemplo, a manifestações de rua, enquanto, segundo autoridades médicas, aglomerações aumentam a propagação do coronavírus.
Outros argumentos para a instalação do processo contra Bolsonaro por crimes de responsabilidade são os discursos dele contra o Supremo Tribunal Federal, a convocação de empresários para a "guerra contra governadores" à frente da Covid-19, o bloqueio da compra de respiradores e outros equipamentos de saúde por estados e municípios, o apoio à milícia paramilitar "Acampamento dos 300", incitação de sublevação das Forças Armadas contra a democracia, além de pronunciamentos e atos durante a pandemia que configuram crimes contra a saúde pública. 
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) é uma das entidades que assinam o pedido de impeachment. "Esta é uma iniciativa diferente de outros pedidos de impeachment já realizados porque tem um peso político e social, uma vez que reúne um amplo campo unitário de organizações do movimento popular, social e da juventude, além dos principais partidos de oposição no País", disse a Fenaj no Facebook.
Entre as organizações que apoiam o pedido de afastamento dele estão o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação , Associação Brasileira de Economistas pela Democracia, Central de Movimentos Populares, Marcha Mundial de Mulheres, Movimento das Mulheres Camponesas, Andes – Sindicato Nacional, Fasubra, Movimento Negro Unificado, Associação Brasileira de Travestis e Transexuais, além de juristas como Celso Antonio Bandeira de Melo, Lênio Streck, Pedro Serrano, Carol Proner e os ex-ministros da Justiça Tarso Genro, José Eduardo Cardozo e Eugênio Aragão.
De acordo com a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), "Bolsonaro não tem condições políticas, administrativas e humanas de governar o Brasil. Briga com todo mundo o tempo inteiro e não protege o povo". "Tem de ser impedido", afirmou. 
Os partidos de oposição, juristas e organizações sociais também acusam ainda Bolsonaro de crimes contra o livre exercício dos poderes constitucionais, contra o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais, contra a segurança interna do país e contra a probidade administrativa. É o primeiro pedido de impeachment suprapartidário e de amplos setores da sociedade brasileira e não de apenas um partido ou parlamentar.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Juazeiro registra mais três casos do novo coronavírus; dois são profissionais de saúde

                      Via:Carlos Britto
Secretaria de Saúde de Juazeiro-BA. (Foto: Divulgação)

No boletim desta quinta-feira (21), a Secretaria da Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) confirmou mais três casos positivos para o novo coronavírus (Covid-19). Agora são 53 os diagnosticados com a doença na cidade. Trata-se de pacientes do sexo feminino, de 28, 32 e 44 anos. Duas delas são profissionais de saúde. Todas estão sem gravidade, em isolamento domiciliar e sendo acompanhadas pelas equipes de saúde do município. Dois resultados foram obtidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) e um por teste rápido.
A Sesau informa ainda que ja são 505 as notificações para o novo coronavírus em Juazeiro. Deste total, 324 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença e outros 128 permanecem aguardando resultado ou realização de coleta. Dos casos confirmados, 32 são do sexo feminino e 21 do masculino. Desse total, 24 são profissionais de saúde. O município tem o registro de três óbitos.
H1N1
Os casos de H1N1 não tiveram alteração. Permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.
A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo da Bahia e do Ministério da Saúde e, por isso, registra o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 9 9819-3089 em horário comercial e dias úteis (segunda a sexta-feira). A Prefeitura de Juazeiro também solicita à população que siga as orientações e medidas adotadas na prevenção e combate ao novo coronavírus: higienizar as mãos, só sair de casa em situação de necessidade ou urgência, usar máscara e manter o distanciamento padrão de segurança.

Blog do BILL NOTICIAS

Classe médica pernambucana chama a atenção para a falta de eficácia comprovada da cloroquina

Secretaria Estadual de Saúde (SES) disse que recebeu com preocupação as novas orientações do Ministério da Saúde

               Por: Wellington Silva
Cloroquina
CloroquinaFoto: Secom/Governo do Amazonas
Apesar de o Ministério da Saúde ter divulgado ontem um protocolo liberando o uso da cloroquina, azitromicina e sulfato de hidroxicloroquina para casos leves de Covid-19, autoridades sanitárias e especialistas não entram em consenso sobre a eficácia da medicação. Se de um lado há quem defenda a prescrição desses remédios, do outro, estudos científicos apontam um aumento de efeitos adversos provocados pelo uso desses medicamentos, como maior incidência de falência cardíaca em função de sua toxicidade. O documento, que não possui a assinatura de médicos, seguirá para os secretários estaduais e municipais de Saúde.

Segundo o próprio protocolo, "até o momento não existem evidências científicas robustas que possibilitem a indicação de terapia farmacológica específica para a covid-19". O chefe de triagem do setor de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Filipe Prohaska, ressaltou que qualquer uso de remédios deve ter acompanhamento de um médico. “O protocolo vem contra as informações do que a gente tem na literatura médica atualmente. Contudo, ele deixa bem claro que a responsabilidade da prescrição fica a cargo do médico”, disse, acrescentando que o texto não sugere fazer o tratamento em massa.

Ainda segundo o infectologista, o documento fala que os médicos podem repor zinco e vitamina D, mas não fala em dose nem parâmetros de quem deve receber o reforço dessas substâncias. “Fica aquela dúvida se o profissional vai jogar búzios ou vai ser um tratamento holístico para algo que não existe protocolo definido”, comenta. O profissional ressalta que não se deve enxergar a cloroquina como a solução do problema. “Infelizmente, queria muito dizer que existe remédio efetivo, mas não existe. É uma doença que tem muitas caras, com várias apresentações de sintomas diferentes que exigem tratamentos individualizados”, falou.
O documento mantém a necessidade de o paciente autorizar o uso da medicação e assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). “É arriscado o Ministério da Saúde recomendar o uso de uma medicação sem evidências científicas que comprovem sua eficácia contra a doença. Ele joga a responsabilidade para cima de quem prescreve a medicação”, avalia Prohaska.

Diante deste cenário, o infectologista acredita que pode haver pressão por parte dos pacientes para o uso da cloroquina e talvez alguns procurem profissionais que prescrevam o remédio. “Escutar uma segunda, terceira, quarta opinião não tem problema. É um direito. Mas a pessoa tem que estar informada e saber as consequências da medicação e ser acompanhada”, disse. Prohaska falou a conduta dele ao iniciar um tratamento tem mudado por conta do que as pesquisas vêm mostrando nos últimos 45 dias. “Hoje eu faria menos uso da cloroquina do que eu fiz antes”, disse.

Por meio da assessoria de imprensa, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) disse seguir o que foi estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). “Após analisar extensa literatura científica, a autarquia reforçou seu entendimento de que não há evidências sólidas de que essas drogas tenham efeito confirmado na prevenção e tratamento dessa doença. Porém, diante da excepcionalidade da situação e durante o período declarado da pandemia de Covid-19, o CFM entende ser possível a prescrição desses medicamentos em três situações específicas”, diz comunicado divulgado no site do CFM.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) disse que recebeu com preocupação as novas orientações do Ministério da Saúde. “Como a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou e o próprio Ministério da Saúde deixou claro na publicação, nenhum destes medicamentos têm eficácia comprovada contra a doença e seu uso pode causar diversos efeitos colaterais. Além disso, mais de 20 especialistas de oito entidades médicas e instituições de Saúde do Brasil, como a Fiocruz e a Sociedade Brasileira de Infectologia, alertaram para a inexistência de benefícios da cloroquina no tratamento da doença”, diz o comunicado.

A SES ressaltou ainda que as novas orientações foram apresentadas sem nenhum plano específico de abastecimento dos serviços do SUS. “Principalmente os que serão mais afetados, que são as unidades municipais de Atenção Primária que atendem a maior parte dos casos leves da doença. A estimativa é que as unidades de saúde do Estado, incluindo as das redes municipais, precisarão de mais de um milhão de comprimidos, só neste mês de maio - número muito superior às 186 mil capsulas enviadas, desde março, pelo Ministério da Saúde”.





Blog do BILL NOTICIAS

CCZ alerta para acidentes com aranhas e reforça medidas de prevenção

                   Via:Santanavinicius

A Prefeitura de Petrolina informa que os acidentes com animais peçonhentos são comuns na cidade, principalmente em épocas com temperaturas mais elevadas. Em relação às aranhas, a maioria das ocorrências não apresenta repercussão clínica. Os gêneros de importância em saúde pública no Brasil são a aranha-marrom (Loxosceles), aranha-armadeira ou macaca (Phoneutria) e viúva-negra (Latrodectus).
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) destaca que as aranhas não são agressivas, picam apenas quando comprimidas contra o corpo, como forma de defesa. Os principais grupos pertencem, principalmente, às aranhas que vivem nas casas ou suas proximidades, como caranguejeiras e aranhas de grama ou jardim.
Para evitar o aparecimento de aranhas é fundamental manter jardins e quintais limpos, evitando acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades das casas. Acidentes com aranha causam sintomas que podem ser leves a severos. Em raros casos, pode levar à morte. Petrolina registrou 28 casos de picada de aranhas no ano passado e 12 este ano, sem nenhum óbito.
Atendimento
A orientação para quem for picado por aranha em Petrolina é ir ao Hospital Universitário (se for adulto) ou Hospital Dom Malan (se for criança). As pessoas expostas a picadas de aranhas e de outros animais peçonhentos devem tentar capturar o animal que causou o acidente e levá-lo ao CCZ, que fica na Avenida Jatobá, nº 01, bairro Pedra do Bode. O telefone para contato é 3867-4774. Isso permite a identificação do animal e ajuda a Secretaria de Saúde a fazer a notificação dos casos.(Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina recebe mais 10 mil testes rápidos para detectar avanço do novo coronavírus

                    Via:Carlos Britto
Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

O município de Petrolina já recebeu o terceiro lote com 10 mil testes rápidos para identificação de novos casos do coronavírus (Covid-19). A ação permitirá um mapeamento ainda maior da doença em relação à testagem em mais pessoas que apresentam sintomas gripais e que estão sendo notificadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O teste de anticorpos atesta a presença do Covid-19  em até 10 dias depois dos sintomas. Para a realização do teste rápido, é necessária a coleta de apenas uma gota de sangue e o resultado fica pronto em até 15 minutos. Ele detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra a doença.
A prefeitura adquiriu no total 35 mil testes rápidos, dos quais 17,5 mil já chegaram. A expectativa é de que o quarto lote com mais 17,5 mil kits seja enviado na próxima semana.

Blog so BILL NOTICIAS

MUDANÇA - Mário Frias aceita convite de Bolsonaro e será novo secretário especial de Cultura

                Por: Estado de Minas


Mario Frias (Divulgação)

O ator Mário Luis Frias, ex-integrante do seriado Malhação, da TV Globo, deve ser anunciado nas próximas horas como novo secretário especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro. No mesmo dia em que a então secretária Regina Duarte anunciou a saída do órgão, o ator se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro e já teria aceitado o convite do presidente.

Na terça-feira, o ator e o presidente também já tinham se encontrado e almoçado juntos.

Nesta quarta-feira, Mário Frias publicou em sua conta no Instagram o vídeo de uma entrevista, em que ele defendia o presidente. Na legenda da publicação ele diz: “Pra quem ainda não entendeu vou deixar aqui o mais claro possível! Aqui é Jair Bolsonaro”. A publicação veio algumas horas depois do encontro com Bolsonaro.

O mesmo vídeo já tinha sido publicado pelo próprio presidente em sua conta no Twitter. Na ocasião, Bolsonaro escreveu: “Mário Frias e a Cultura”. A publicação veio antes mesmo do anúncio oficial da saída da atriz Regina Duarte do cargo de secretária especial de Cultura.

Apesar dos encontros, o Governo Bolsonaro ainda não anunciou oficialmente o ator no cargo.

Dificuldades
Se for mesmo oficializado como secretário, Mário Frias terá que saber balancear as bandeiras ideológicas defendidas por uma ala do governo e conviver com críticas da classe artística, que há muito tempo vem repudiando as práticas e defesas de Bolsonaro. O impasse gerou, inclusive, o bombardeio de críticas à então secretária, Regina Duarte.

Frias terá de lidar ainda com a crise financeira que vários artistas sofrem em meio à pandemia de Covid-19. Com o isolamento social, vários eventos e shows foram suspensos ou cancelados.

O apoio a esses artistas em um momento tão difícil para a categoria era, inclusive, um dos principais pontos de discussão entre Regina e a categoria.




Blog do BILL NOTICIAS

Queda na aprovação leva Bolsonaro a baixar o tom com governadores

"Por mais tresloucados que sejam em não ouvir a ninguém a não ser aos seus próprios arroubos, (neste quesito Bolsonaro é campeão) uma queda significativa no percentual de aceitação os leva, sim, a recuar diante do risco de fazer sombra aos próprios planos", escreve Denise Assis, do Jornalistas pela Democracia

(Foto: Marcos Correa - PR)

Por Denise Assis, do Jornalistas pela Democracia
Nada como a realidade dos números e estatísticas para dar um “sacode” em dirigentes que se arvoram ao autoritarismo. Já se sabe que presidentes podem muito, mas não podem tudo. E, sim, vão responder por seus atos perante a Lei e à História. Medidas provisórias, decretos, são instrumentos de que eles lançam mão, mas há que seguirem os freios e contrapesos dos demais poderes e os limites impostos pela Constituição. 
Não só. Entram aí os componentes da vaidade – que os faz ter ímpetos de avançar além da linha do legítimo –, e do bom senso. Por mais tresloucados que sejam em não ouvir a ninguém a não ser aos seus próprios arroubos, (neste quesito Bolsonaro é campeão) uma queda significativa no percentual de aceitação os leva, sim, a recuar diante do risco de fazer sombra aos próprios planos.
Tudo isto para observar que o Bolsonaro presente à reunião de hoje, com os governadores, pisou no freio. Acusou o golpe de despencar de uma aprovação em janeiro, na casa de 36%, para um índice de reprovação agora em 50%. Sem falar nos desdobramentos da pesquisa, onde 76% dos entrevistados (por telefone), apontaram apoio ao isolamento social, que ele tanto combate. Ao todo, 57% consideram que o isolamento deve durar até que o risco seja reduzido, e 11% até o final de julho. A ideia de que acabe no fim de maio tem apenas 14% de apoio. E contra números não há argumentos. 
Foi assim, vergado ante o peso desses índices, (agravados pelos 57% que consideram errada a política econômica do seu governo), que Bolsonaro mostrou-se quase cordial com os governadores, a quem deve um apoio financeiro urgente, exatamente para eles terem fôlego de continuar a praticar aquilo que 76% dos brasileiros pedem: a proteção à saúde, com a continuidade do isolamento social. 
Bolsonaro estava pianinho ao abrir o encontro. Depois da fala do presidente da Câmara, Rodrigo Maia - “vidas em primeiro lugar”, discursou ele -, seguido de Davi Alcolumbre que, não com tanta ênfase, mas chamando o presidente à razão (se é que isto é possível), falou da urgência de se liberar recursos aos estados. Está em jogo a saúde e a economia, lembrou, fazendo Bolsonaro ver que não se dissocia uma coisa da outra. 
Quem primeiro se pronunciou em nome dos governadores foi Reinaldo Azambuja, (PSDB), Mato Grosso do Sul. Abriu também ressaltando a necessidade de se priorizar vidas e não a economia. Ele pediu a aprovação imediata do projeto de Lei Complementar PL 39/2020, que cria o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus para prestar auxílio financeiro de até R$ 125 bilhões a estados, Distrito Federal e municípios. O Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus vai direcionar R$ 60 bilhões em quatro parcelas mensais, sendo R$ 10 bilhões exclusivamente para ações de saúde e assistência social (R$ 7 bi para os estados e R$ 3 bi para os municípios) e R$ 50 bilhões para uso livre (R$ 30 bi para os estados e R$ 20 bi para os municípios). Além disso, o Distrito Federal receberá uma cota à parte, de R$ 154,6 milhões, em função de não participar do rateio entre os municípios. Esse valor também será remetido em quatro parcelas. (Fonte: Agência Senado).
Na mesma toada foi José Renato Casagrande (PSD), governador do Espírito Santo. E, por fim, a fala mais esperada, a de João Dória (PSDB-SP), foi cercada de suspense. Não só pela animosidade que vem rolando entre ele e Jair, mas porque um problema técnico o tirou do ar na hora do seu discurso. Boicote??? Não. Apenas sobrecarga na Internet, em tempos de pandemia. Também ele depôs armas. Em tom cordial, deu-se à gentileza de elogiar a iniciativa do encontro e foi direto ao ponto. Aprovação já.  
Todos, no entanto, foram safos. Não esticaram conversa sobre a proibição de reajustes para algumas categorias, ressalvadas no projeto. No projeto aprovado no Senado, foram incluídos novos setores que ficarão fora do congelamento de salários de servidores públicos. Além dos profissionais de saúde, de segurança pública e das Forças Armadas, foram excluídos do congelamento os trabalhadores da educação pública, servidores de carreiras periciais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais, agentes socioeducativos, profissionais de limpeza urbana, de serviços funerários e de assistência social. Os governadores adotaram a tática de deixar o veto para Jair, na linha: “quem pariu Mateus que o embale”.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

Governador da Bahia acompanha desembarque de carga com 159 respiradores mecânicos para Capital e Interior

                      Via:Carlos Britto
Governador Rui Costa acompanha chegada dos respiradores/
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O Governo da Bahia recebeu uma carga com 159 aparelhos respiradores mecânicos na noite desta quarta-feira (20). O material foi desembarcado no terminal de cargas da empresa Latam em Salvador e encaminhado a um depósito para posterior esterilização. O governador Rui Costa acompanhou o desembarque dos equipamentos presencialmente. “Com esses respiradores, nós vamos montar leitos de UTI. São respiradores que, a partir de amanhã [hoje], começam a ser distribuídos nas nossas unidades hospitalares em Salvador e no interior do estado, em várias regiões“, afirmou Rui.
De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, os equipamentos foram comprados de uma empresa do Rio Grande do Sul e embarcados na tarde da quarta, na cidade de Navegantes (SC). “Esses equipamentos serão distribuídos para todas as unidades da Capital e Interior do Estado. Os respiradores foram fabricados no Brasil e têm capacidade para ventilar todos os pacientes de coronavírus, incluindo adultos, crianças e recém-natos, e também servem para transportar pacientes de uma unidade hospitalar para outra“, explicou Vilas-Boas.
Ainda segundo o secretário, a Bahia investiu mais de R$ 3,5 milhões na aquisição dos respiradores. “As partes móveis desses equipamentos serão submetidas a esterilização amanhã e no mesmo dia serão distribuídos para as unidades de saúde. A nossa previsão é de que já estejam em funcionamento na noite desta quinta-feira [21]“.
Além do material recebido na noite de ontem, outras duas aquisições de respiradores devem chegar ao Estado nos próximos dias. Uma das compras foi feita pelo governo do Estado e outra pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), totalizando 110 respiradores que virão da China. A outra compra foi feita com fornecedor da Inglaterra e tem previsão de chegada no início da próxima semana.
Monitores
A gestão estadual também deve receber uma nova leva de 200 monitores (equipamentos utilizados em conjunto com os respiradores), até o dia 10 de junho. Na última terça-feira (19) o Estado recebeu 100 monitores que já foram distribuídos para as unidades de saúde.

Blog do BILL NOTICIAS

BOLETIM Brasil registra 888 mortes por Covid-19 nas últimas 24h; Total chega 18.859

                    Por: Diario de Pernambuco 
 (Foto: Pedro Pardo/AFP)
Foto: Pedro Pardo/AFP


O Brasil registrou 888 novos óbitos por Covid-19 nas últimas 24h, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (20). O total de mortes pela doença no país chega a 18.859. 

Ainda segundo o boletim, mais 19.951 casos confirmados foram registrados de ontem para hoje em todo o Brasil. Com isto, o total de pacientes diganosticados com o noo coronavírus chega a 291.579. 

Pernambuco aparece ocupando o quinto lugar no ranking de estados com maiores números de casos confirmados e mortes por Covid-19. Ao todo, o país apresenta 22.560 casos e 1.834 óbitos pela doença. 




Blog do BILL NOTICIAS

Câmara recebe primeiro pedido coletivo de impeachment de Bolsonaro

Jair Bolsonaro é acusado de cometer crimes de responsabilidade e atentar contra a saúde pública. Outros argumentos para a instalação do processo são discursos contra o STF e incitação de sublevação das Forças Armadas contra a democracia

(Foto: Divulgação)

Mais de 400 entidades da sociedade civil, além de personalidades públicas como juristas, políticos e os partidos de oposição PT, PCdoB, PSOL, PCB, PCO, PSTU e UP, entregam às 11h desta quinta-feira, 21, um pedido de impeachment de Jair Bolsonaro à Câmara dos Deputados. Ele é acusado de cometer crimes de responsabilidade e atentar contra a saúde pública ao violar recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) - já estimulou e compareceu, por exemplo, a manifestações de rua, enquanto, segundo autoridades médicas, aglomerações aumentam a propagação do coronavírus.
Outros argumentos para a instalação do processo contra Bolsonaro por crimes de responsabilidade são os discursos dele contra o Supremo Tribunal Federal, a convocação de empresários para a "guerra contra governadores" à frente da Covid-19, o bloqueio da compra de respiradores e outros equipamentos de saúde por estados e municípios, o apoio à milícia paramilitar "Acampamento dos 300", incitação de sublevação das Forças Armadas contra a democracia, além de pronunciamentos e atos durante a pandemia que configuram crimes contra a saúde pública. 
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) é uma das entidades que assinam o pedido de impeachment. "Esta é uma iniciativa diferente de outros pedidos de impeachment já realizados porque tem um peso político e social, uma vez que reúne um amplo campo unitário de organizações do movimento popular, social e da juventude, além dos principais partidos de oposição no País", disse a Fenaj no Facebook.
Entre as organizações que apoiam o pedido de afastamento dele estão o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação , Associação Brasileira de Economistas pela Democracia, Central de Movimentos Populares, Marcha Mundial de Mulheres, Movimento das Mulheres Camponesas, Andes – Sindicato Nacional, Fasubra, Movimento Negro Unificado, Associação Brasileira de Travestis e Transexuais, além de juristas como Celso Antonio Bandeira de Melo, Lênio Streck, Pedro Serrano, Carol Proner e os ex-ministros da Justiça Tarso Genro, José Eduardo Cardozo e Eugênio Aragão.
De acordo com a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), "Bolsonaro não tem condições políticas, administrativas e humanas de governar o Brasil. Briga com todo mundo o tempo inteiro e não protege o povo". "Tem de ser impedido", afirmou. 
Os partidos de oposição, juristas e organizações sociais também acusam ainda Bolsonaro de crimes contra o livre exercício dos poderes constitucionais, contra o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais, contra a segurança interna do país e contra a probidade administrativa. É o primeiro pedido de impeachment suprapartidário e de amplos setores da sociedade brasileira e não de apenas um partido ou parlamentar. (247) 

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...