domingo, 17 de maio de 2020

Fibromialgia: a síndrome das dores inexplicadas

Com causas ainda misteriosas para a medicina, ela atinge 3% dos brasileiros e tem tratamento multidisciplinar

(Foto: Reprodução)


Por Cristiane Bomfim, da Agência Einstein - Por quatro anos, a analista administrativa Diomara Cantesani, de 55 anos, sofreu com dores físicas que médicos não conseguiam diagnosticar. No começo, doíam as articulações dos membros superiores, especialmente as das mãos. Com o tempo, elas ficaram mais intensas e alcançaram outras partes do corpo, como as pernas e o quadril. Quando os analgésicos e anti-inflamatórios comprados por conta nas farmácias já não faziam mais efeito, as idas ao pronto-socorro passaram a ser rotina. “A cada receita nova, o remédio era mais forte, mas ele não tratava a causa porque os médicos não sabiam o que eu tinha”, lembra. O diagnóstico de fibromialgia veio quando ela completou 40 anos e a dor alcançara um nível insuportável. “Até meu couro cabeludo doía.  Quando eu falava, as pessoas não acreditavam”, lembra. 
Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia atinge cerca de 3% dos brasileiros – quase sete milhões de pessoas. Mistério para medicina e motivo de discordância entre especialistas, as causas das dores difusas pelo corpo que caracterizam a enfermidade ainda não estão totalmente esclarecidas, o que dificulta seu diagnóstico e seu tratamento. O que já se sabe é que a fibromialgia se manifesta com dores crônicas no corpo e sem motivo aparente. Elas dores podem estar associadas a outros sintomas, especialmente a fadiga, alterações no sono e distúrbios de humor, entre eles ansiedade e depressão. 
“Não há exames clínicos ou de imagem que identifiquem a doença”, afirma o reumatologista Ari Stiel Radu Halpern, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. “Uma de suas características é a inexistência de inflamações ou infecções nos músculos e articulações” explica. A medicina também não consegue explicar ainda porque a enfermidade é mais frequente em mulheres, que representam nove a cada dez diagnósticos. Além disso, os sintomas podem ser diferentes de pessoa para pessoa. “Quando fazemos estudos observacionais não conseguimos comprovar a relação entre causa e efeito. Se soubéssemos a causa, a fibromialgia seria uma doença e não uma síndrome e os caminhos para tratamento seriam mais claros”, completa Halpern.  
Outros sintomas que podem estar associados são a sensibilização do sistema nervoso central e uma menor densidade de fibras nervosas na epiderme. O primeiro é uma alteração neuroquímica que produz em maior quantidade substâncias quem amplificam a dor e em menor as que inibem a sensação. Já a segunda, recém descoberta por pesquisadores americanos, está relacionada à redução de fibras nervosas na epiderme (camada mais superior da pele), o que pode tornar dolorido um simples toque. “Mas somente cerca de 20% dos pacientes fibromiálgicos têm essa condição”, diz o reumatologista.  

Diagnóstico 

Por estes motivos, o diagnóstico da fibromialgia é clínico e eliminatório. O caminho para descoberta e tratamento às vezes é longo. Isso porque inicialmente os pacientes querem se livrar da dor e acabam recorrendo à automedicação com uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Como as dores não cessam e até pioram, as consultas médicas com ortopedistas, reumatologistas ou médicos especializados em dor passam a ser consideradas. “O que fazemos é descartar, por meio de exames, todas as possíveis doenças que podem causar essas dores como as autoimunes, as inflamatórias e o hipotireoidismo. Nem sempre a resposta é rápida”, explica o anestesiologista George Miguel Góes Freire, coordenador da Equipe de Controle de Dor do Einstein. 
Atualmente, é necessário a constatação de dor nos quatro quadrantes do corpo – partes superior e inferior e lados direito e esquerdo – por pelo menos três meses (o que caracterizam dores crônicas) e a associação com outros sintomas, especialmente ansiedade, distúrbios no sono, fadiga e depressão. Médicos psiquiatras e psicólogos ajudam não só no diagnóstico final como no tratamento da fibromialgia. “Nem sempre está associada à quadros psiquiátricos, mas acreditamos que a manifestação da síndrome também pode variar de acordo com a resposta emocional dos pacientes”, explica o psicólogo Thiago Amaro, do Einstein. 

O tratamento 

No tratamento da fibromialgia, o mais importante é a parte não medicamentosa. “Um dos poucos consensos que temos é que a prática de atividade física com regularidade é fundamental para reduzir as dores”, explica o reumatologista Halpern. Movimentar o corpo ajuda a evitar contraturas musculares, que podem ocorrer em pacientes com a síndrome. As contrações musculares ocorrem quando o músculo se contrai de forma incorreta e não consegue voltar ao seu estado normal no momento de relaxamento. “Este tipo de enrijecimento não é mostrado laboratorialmente, mas com exames de apalpação nas áreas doloridas. Tem que fazer o músculo se movimentar”, completa George Miguel Góes Freire, especialista em dor da instituição.  
Diomara Cantesani conta que sempre menosprezou a prática de exercícios em seu tratamento. Foi somente há um ano que, depois de uma das mais fortes crises que teve, que iniciou uma rotina de exercícios de alongamento ou qualquer outro que lhe traga bem-estar. “Quando me movimento, sofro menos. Mas está difícil manter a rotina de exercícios”.  
Higiene do sono e psicoterapia também são partes importantes no tratamento. “A qualidade ruim do sono está relacionada à ansiedade, ao estresse e à fadiga, sintomas que podem estar associados à fibromialgia”, explica o psicólogo Thiago Amaro. “Estudos mostram que não existem dor física que não tenha aspecto emocional. Por isso é importante esse tratamento multidisciplinar”, afirma o reumatologista Ari Stiel Radu Halpern. 
As medicações são normalmente prescritas para tratamento específico da dor e não de doenças psiquiátricas. “Antidepressivos e anticonvulsivante, por exemplo, têm papel importante no controle da dor porque regulam neurotransmissores envolvidos no processamento da sensação”, diz o reumatologista. Neurotransmissores são substâncias que fazem a comunicação entre os neurônios.  “Mas o foco do tratamento é a dor e não sintomas psiquiátricos”, explica Halpern.  
O tratamento psiquiátrico é reservado aos pacientes com distúrbios mais graves, como depressões mais fortes e psicoses depressivas, mas como tudo em torno da fibromialgia, não é uma regra.  

Blog do BILL NOTICIAS

Aeronave que levava paciente com Covid-19 cai no CE e deixa quatro mortos

A aeronave levava um paciente com coronavírus de Sobral (CE) para Teresina (PI) quando perdeu o controle e caiu no município de São Benedito, na região da Serra da Ibiapaba, no interior do Ceará


Um avião de pequeno porte caiu na noite de hoje na serra da Ibiapaba, no Ceará, provocando a morte de quatro pessoas, segundo os Bombeiros. A informação é do portal UOL. 
A reportagem informa que a aeronave levava um paciente com coronavírus de Sobral (CE) para Teresina (PI) quando perdeu o controle e caiu no município de São Benedito, na região da Serra da Ibiapaba, no interior do Ceará. O acidente ocorreu por volta das 19h. 
Segundo o Corpo de Bombeiros de Sobral, no acidente morreram o piloto, dois médicos e uma enfermeira.
"As informações repassadas pelos aeroportos de Sobral e Teresina é que as vítimas são o piloto, dois médicos e uma enfermeira. Um dos médicos foi identificado como Pedro Meneses, que estava com a covid-19 e que estaria sendo transportado para Teresina", disse o comandante do Corpo de Bombeiros de Sobral, coronel Roberto Moraes. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Em boletim atualizado, números do novo coronavírus em Juazeiro não têm alterações neste domingo

                      Via:Carlos Britto
Foto: Ilustrativa

O boletim atualizado da Secretaria da Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) neste domingo (17) não trouxe confirmação de mais casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Com isso, os dados permanecem os mesmos da última atualização: 46 casos confirmados. Permanece sem alterações o descritivo do total de casos confirmados, sendo 28 mulheres e 18 homens; deste quantitativo, 22 são profissionais de saúde.
Para o coronavírus foram notificadas, por apresentarem sinais e/ou sintomas da doença, mais cinco pessoas. Dessa forma soma-se agora 416 pessoas notificadas. Dos resultados que chegaram, mais cinco testaram negativos para  Covid-19, sendo agora 244 exames descartados.
Permanecem aguardando resultado ou coleta outras 126 pessoas.  O município tem ainda o registro de dois óbitos pela Covid-19. A Sesau informa que mais de 200 testes rápidos já foram usados para testar pacientes. Os pacientes só são submetidos à testagem rápida a partir do 10º dia de sintoma gripal.
H1N1
Para o H1N1 não há alteração nos dados: ou seja, continuam 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados. A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 9 9819-3089, em horário comercial e dias úteis (segunda a sexta-feira).

Blog do BILL NOTICIAS

Papa Francisco pede orações pelos coveiros, expostos ao risco de contágio

Enterrar é uma forma de misericórdia, diz o pontífice

Papa Francisco afirma que #coronavírus não é desculpa para explorar trabalhadores
Papa Francisco afirma que #coronavírus não é desculpa para explorar trabalhadores (Foto: Reuters©)

O Papa Francisco pediu, na manhã deste sábado, para os coveiros que estão enterrando os mortos por coronavírus e disse que esta atividade é uma forma de misericórdia. Confira o tweet do papa e reportagem da Reuters sobre os quase 15 mil mortos no Brasil:
SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou nesta sexta-feira um novo recorde diário de casos confirmados de coronavírus, com a contabilização de mais 15.305 infecções, o que eleva o total para 218.223, informou o Ministério da Saúde, que teve no dia sua segunda troca de comando desde o início da pandemia.
Em relação ao número de mortes, foram 824 novos registros, o que faz com que a contagem total atinja 14.817. O número diário, porém, fica abaixo do recorde de 881 verificado no dia 12 de maio.
A máxima anterior para as infecções confirmadas em um único dia era exatamente da véspera, quando foram registrados quase 14 mil novos casos.
A divulgação diária dos números pelo Ministério da Saúde não indica que as infecções e óbitos tenham necessariamente ocorrido nas últimas 24 horas, mas sim que os registros foram inseridos no sistema no período.
Após ultrapassar Alemanha e França nesta semana, o Brasil é o sexto país do mundo com maior número de casos de coronavírus, atrás apenas Estados Unidos, Rússia, Espanha, Reino Unido e Itália.
O dia no Brasil foi marcado pelo pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich, em meio a desavenças com o presidente Jair Bolsonaro. Essa é a segunda mudança de comando da pasta em cerca de um mês, já que Luiz Henrique Mandetta —a quem Teich substituiu— havia sido demitido em meados de abril.
Teich não explicou o motivo para o pedido de exoneração, mas vinha sendo cobrado por Bolsonaro para alterar o protocolo de recomendação para o uso da hidroxicloroquina no tratamento à Covid-19.
De acordo com os dados do ministério, São Paulo continua sendo o Estado mais afetado pelo coronavírus, atingindo 58.378 casos e 4.501 mortes.
Ceará e Rio de Janeiro vêm na sequência da contagem. O Estado do Nordeste possui 22.940 registros de infecção e 1.476 óbitos, enquanto o Rio acumula 19.987 casos e 2.438 mortes.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui 84.970 pacientes recuperados da Covid-19 e 118.436 em acompanhamento.

Blog do BILL NOTICIAS

Em Londres, polícia prende 19 que protestavam contra o lockdown

(Foto: REUTERS / Peter Nicholls)


Sputnik - Neste sábado (16), a polícia de Londres interrompeu uma manifestação em Hyde Park contra o confinamento imposto para conter a pandemia do novo coronavírus.
Os policiais prenderam 19 manifestantes acusados de desrespeitar as regras de distanciamento social, disse o vice-comissário assistente Laurence Taylor através de um comunicado.
"Os policiais, mais uma vez, adotaram uma abordagem comedida e tentaram fazer com que o grupo se dispersasse. Eles [os manifestantes] claramente não tinham intenção de fazê-lo, e isso resultou na prisão de 19 pessoas", disse o vice-comissário, acrescentando que outras 10 pessoas receberam advertências.
O Reino Unido passou a relaxar as restrições impostas durante a pandemia em 13 de maio, permitindo que até duas famílias pudessem se encontrar em parques. No entanto, aglomerações maiores seguem não sendo permitidas.
A polícia londrina disse que, enquanto a maioria das pessoas cumpria as orientações, um "grupo relativamente pequeno" na manifestação em Hyde Park, se uniu para protestar em clara violação das regras, colocando a si e a outras pessoas em risco de infecção.
O Reino Unido tem hoje 241.043 casos confirmados do novo coronavírus, sendo assim o terceiro país com mais casos no mundo, atrás de Estados Unidos e Rússia. Já em relação às mortes, os britânicos são o segundo país com mais óbitos registrados causados pela COVID-19, com 34.546 mortes. Os dados são da Universidade Johns Hopkins. 

Blog do BILL NOTICIAS

Após 26 anos de fuga, polícia francesa prende suspeito de financiar genocídio em Ruanda

Suspeito do genocídio em Ruanda, Felicien Kabuga, foi preso neste sábado (16), perto de Paris. Ele é considerado o "tesoureiro do genocídio de Ruanda" e um dos principais réus ainda procurados pela Justiça internacional

Jornal de Nairóbi com foto do então fugitivo Felicien Kabuga, acusado de financiar o genocídio de Ruanda
Jornal de Nairóbi com foto do então fugitivo Felicien Kabuga, acusado de financiar o genocídio de Ruanda (Foto: REUTERS / GEORGE MULALA)

Sputnik - Suspeito do genocídio em Ruanda, Felicien Kabuga, foi preso neste sábado (16), perto de Paris, após 26 anos em fuga, informou o Ministério da Justiça da França.
Kabuga é considerado o "tesoureiro do genocídio de Ruanda" e um dos principais réus ainda procurados pela Justiça internacional. As informações foram publicadas pela agência AFP.
Kabuga, de 84 anos, é acusado de ter criado as milícias Interahamwe, o principal braço armado do genocídio de 1994 que causou em torno de 800 mil mortes, segundo números da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ele vivia com identidade falsa em um apartamento de um prédio residencial em Asnieres-Sur-Seine, quando foi preso. Kabuga estava com um de seus filhos, que não foi detido.
Olivier Olsen, chefe da associação de proprietários de imóveis no prédio onde ele morava, descreveu Kabuga como "uma pessoa muito discreta ... que balbuciava quando alguém o cumprimentava".
Kabuga morou no prédio por três ou quatro anos e tinha problemas para caminhar.
Felicien Kabuga foi indiciado em 1997 por sete acusações criminais, incluindo genocídio, cumplicidade em genocídio e incitação a cometer genocídio, todas em relação ao massacre de 1994 em Ruanda.
Ele é alvo de um mandado de prisão por parte do Mecanismo para Tribunais Penais Internacionais (MTPI), a estrutura encarregada de concluir os trabalhos do Tribunal Penal Internacional para Ruanda.
Sua detenção mostra que "os responsáveis pelo genocídio podem ser responsabilizados, mesmo 26 anos após seus crimes", disse o promotor do MTPI, Serge Brammertz, em um comunicado.
Kabuga passará por um processo de extradição diante de uma câmara do Tribunal de Apelações de Paris. Este órgão decidirá sua entrega ao MTPI do Tribunal Internacional de Haia para julgamento.
Os dois principais grupos étnicos de Ruanda eram os hutus e os tutsis, que travaram uma guerra civil no início dos anos 90.
Em 1994, Félicien Kabuga fazia parte do círculo próximo ao presidente ruandês, Juvénal Habyarimana, cujo assassinato em 6 de abril de 1994 provocaria o genocídio. Uma das filhas de Kabuga era casada com um filho de Habyarimana.
Kabuga presidiu a Rádio Televisão Free Thousand Hills (RTLM), que transmitia convocações para assassinar os tutsis, e o Fundo de Defesa Nacional (FDN), que coletava "fundos" para financiar a logística e as armas dos milicianos hutus Interahamwe, de acordo com a ata de acusação do TPIR.
Kabuga era um dos principais acusados foragidos, junto com Protais Mpiranya, que dirigia a guarda do então presidente ruandês, Juvénal Habyarimana, e o ex-ministro da Defesa Augustin Bizimana. Ambos ainda são perseguidos pela justiça internacional.


Blog do BILL NOTICIAS

"Fraude", denuncia Haddad, sobre apoio da PF à eleição de Bolsonaro

(Foto: Diego Padilha)

"Conforme suspeita, suplente de Flavio Bolsonaro confirma que PF alertou-o, entre o 1° é o 2° turno, de que Queiroz seria alvo de operação, que foi postergada para evitar desgaste ao clã durante as eleições. Isso se chama FRAUDE!", postou o ex-prefeito Fernando Haddad, em seu twitter, ao comentar a blindagem feita pela PF em relação ao clã Bolsonaro, no caso Queiroz/rachadinha. Confira seu tweet e saiba mais sobre o caso:

Surge, neste domingo, mais uma prova de que as "instituições" brasileiras foram usadas para fraudar o processo eleitoral de 2018, favorecendo Jair Bolsonaro e a ascensão da extrema-direita. Não bastasse a inabilitação forçada do ex-presidente Lula, pelo TSE, e o vazamento da delação de Antonio Palocci, pelo ex-juiz Sergio Moro, descobre-se agora que a Polícia Federal vazou para Flávio Bolsonaro que o esquema da rachadinha estava sendo investigado e que ele deveria demitir seu assessor Fabrício Queiroz, que era uma espécie de tesoureiro da família Bolsonaro.
A revelação foi feita pelo empresário Paulo Marinho, suplente de Flávio, em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, publicada na Folha de S. Paulo. Segundo ele, Flávio disse que soube com antecedência que a Operação Furna da Onça, que atingiu Queiroz, seria deflagrada. "Foi avisado da existência dela entre o primeiro e o segundo turnos das eleições, por um delegado da Polícia Federal que era simpatizante da candidatura de Jair Bolsonaro. Mais: os policiais teriam segurado a operação, então sigilosa, para que ela não ocorresse no meio do segundo turno, prejudicando assim a candidatura de Bolsonaro. O delegado-informante teria aconselhado ainda Flávio a demitir Fabrício Queiroz e a filha dele, que trabalhava no gabinete de deputado federal de Jair Bolsonaro em Brasília. Os dois, de fato, foram exonerados naquele período —mais precisamente, no dia 15 de outubro de 2018", aponta a reportagem.
O escândalo estourou logo depois e Queiroz se tornou um "foragido" cujo paradeiro é conhecido, mas que segue blindado pelas mesmas "instituições" que fraudaram o processo eleitoral de 2018, para permitir Jair Bolsonaro e prejudicar Fernando Haddad. (247)



Blog do BILL NOTICIAS

Brasil ajuda no combate a queimadas na Guatemala, diz Bolsonaro

                   Por: Agência Brasil
Presidente combinou para breve troca de visitas com líder guatemalteco. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.)
Presidente combinou para breve troca de visitas com líder guatemalteco. 
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (17), em sua conta no Twitter, que o governo brasileiro está auxiliando a Guatemala no combate aos incêndios florestais naquele país.

“Satisfação em poder cooperar com a Guatemala no combate aos seus incêndios florestais. Falei por telefone com o presidente Alejandro Giammattei e combinamos de trocar visitas em breve. Combate ao crime e defesa da liberdade em toda a América Latina são prioridades que nos unem”, disse Bolsonaro.

Segundo a Agência Guatemalteca de Notícias, os incêndios florestais já atingiram 261 áreas protegidas, provocando danos a 3.400 hectares de floresta.

As áreas mais afetadas são a Reserva da Biosfera Serra das Minas, a Reserva da Biosfera Maya e a Reserva de Uso Múltiplo da Bacia do Lago Atitlán.




Blog do BILL NOTICIAS

Para ex-ministro Mandetta, Pará será novo epicentro da pandemia

Com todos os leitos de UTI ocupados, prefeitura de Santarém, no Pará, anunciou lockdown neste sábado (16)

                  Por: Folhapress
Ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta
Ex-ministro da Saúde, Henrique MandettaFoto: Reprodução/Instagram

Com todos os leitos de UTI ocupados, a prefeitura de Santarém (700 km a oeste de Belém) anunciou neste sábado (16) o lockdown do município pelo prazo inicial de dez dias. A cidade dispõe de 35 leitos de UTI, 27 no Hospital Regional do Baixo Amazonas, da rede estadual, e 8 no hospital municipal. Na manhã deste sábado (22), 22 pacientes em estado grave esperavam por uma vaga.
Santarém sedia o 9º Centro Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública e é polo de uma região de cerca de 1,2 milhão habitantes. É a única com UTI entre 20 municípios. Com a epidemia, passou a atender outras nove cidades, aumentando a pressão sobre a rede.
A decisão foi tomada por unanimidade pelo Comitê de Gestão de Crise do município. O prefeito Nélio Aguiar (DEM) pedirá ao governador Helder Barbalho (MDB) que inclua Santarém no decreto que já colocou dez municípios paraenses em lockdown até o próximo domingo (24). A maioria está localizada na região metropolitana de Belém.
Até a conclusão deste texto, a prefeitura de Santarém não havia publicado as medidas do lockdown. O decreto deve entrar em vigor até terça-feira (19). Em entrevista à jornalista Leda Nagle divulgada neste sábado, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) disse que o Pará tem "o maior problema nas mãos".
"O epicentro vai deslocar de Manaus e cair no Pará, em Belém. Está com a curva só que sobe. Nas próximas duas, três semanas, vai sofrer muito. O sistema está começando já a fase de colapso. Vai atravessar o mês de junho colapsado." Até este sábado, o Pará acumula 13.184 casos confirmados e 1.200 óbitos. A UTI adulta tem uma ocupação de 81%. Os números são do governo estadual.


Blog do BILL NOTICIAS

Senador quer adiar eleições municipais para dezembro por causa da Covid-19

A proposta prevê que o pleito que elegerá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores seja adiado para o dia 6 de dezembro deste ano -atualmente, está previsto 
para ocorrer no dia 4 de outubro

                Por: Mônica Bergamo (Folhapress) 
Urna eletrônica
Urna eletrônicaFoto: Divulgação/TSE
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da minoria no Senado, apresentou, na sexta-feira (15), uma Proposta de Emenda à Constituição que adia em dois meses as eleições municipais em decorrência das medidas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

A proposta prevê que o pleito que elegerá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores seja adiado para o dia 6 de dezembro deste ano -atualmente, está previsto para ocorrer no dia 4 de outubro.

Na PEC apresentada, ficam preservados o período dos respectivos mandatos, bem como a data da posse. A realização do segundo turno, nos municípios em que houver necessidade, ocorreria no dia 20 de dezembro deste ano.

A proposta também autoriza o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a promover a revisão do calendário eleitoral e a proceder aos ajustes na aplicação da legislação infraconstitucional.

No texto, o senador ressalta que, dependendo da evolução do coronavírus no país, será necessário estabelecer outras formas de realização da campanha eleitoral. ​



Blog do BILL NOTICIAS

Embaixador chinês em Israel é encontrado morto em sua casa

(Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko)

Sputnik - O chefe da representação chinesa foi encontrado na manhã deste domingo (17) em sua cama já morto. A polícia israelense iniciou uma investigação.
De acordo com o serviço de emergência israelense Magen David Adom, o diplomata pode ter falecido de complicações cardíacas, embora o motivo de sua morte ainda não tenha sido confirmado, publicou o portal Haaretz.
No momento de seu falecimento Du Wei estava longe de sua família, visto que sua mulher e seu filho não estavam em Israel, reportou o Independent.
Du Wei, de 58 anos, assumiu o cargo de embaixador da China em Israel ainda em fevereiro, e havia servido seu país na Ucrânia anteriormente.

Críticas aos EUA

A morte de Wei se dá dias após o mesmo criticar o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, por comentários do chefe da diplomacia americana durante sua recente visita a Israel.
Na ocasião, Pompeo sugeriu que a China tem ocultado dados sobre o coronavírus.
Ao mesmo tempo, fontes israelenses afirmaram que Pompeo tinha pressionado autoridades israelenses a cancelar projetos de cooperação com a China em diferentes setores.
Em resposta, a embaixada chinesa declarou:
"O investimento da China no país é apenas 0,4% do investimento chinês em todo mundo, e 3% do investimento estrangeiro em Israel", publicou o portal Ynetnews.com.
A Embaixada chinesa também afirmou que "nunca encobriu o surto", acrescentando que "a experiência histórica também mostra que as pandemias são acompanhadas por conspirações e pela mentalidade sombria de buscar bodes expiatórios. Os amigos judeus sabem disso muito bem". 

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...