quinta-feira, 14 de maio de 2020

MEDIDAS Antártica se blinda e consegue se manter livre do coronavírus

                   Por: AFP
 (Foto: AFP PHOTO / Chilean Antarctic Institute)
Foto: AFP PHOTO / Chilean Antarctic Institute


Enquanto os casos de coronavírus se espalham pelo mundo há um único continente que respira aliviado: a Antártica. Graças às estritas medidas de controle e um pouco de sorte, neste local ainda não se foi registrado nenhum caso da Covid-19. 

Desde que a pandemia foi declarada, no último 11 de março, o habitual isolamento desse lugar naturalmente remoto se tornou ainda mais extremo. 

Todas as viagens de turismo foram canceladas, o pessoal considerado dispensável deixou a região, proibiu-se o contato entre as bases internacionais e foram estabelecidos estritos controles de saúde.  

"Estamos isolados nesse local naturalmente isolado que já temos", disse à AFP por telefone Alejandro Valenzuela, capitão de fragata e governador marítimo na Antártica chilena. 

A vida na Antártica requer muita coordenação e cooperação entre os membros das quase 40 bases permanentes e missões científicas localizadas nas ilhas vizinhas, na península antártica e no continente. 

Atualmente, dez membros da Marinha chilena estão na base Escudero, na Baía de Fildes, das Ilhas Shetlands do Sul, considerada a porta de entrada para a Antártica. 

Ali também estão as bases da Força Aérea Chilena (FACH) e a Direção Geral de Aeronáutica Civil. Nas proximidades, há uma das cinco bases da Rússia, uma do Uruguai, uma da Coreia e uma da China.

- Mensagem de ânimo em meio ao frio -

Antes da pandemia, a interação era permanente entre diferentes bases internacionais. Nessas terras de gelo, o pessoal destacado realizava tarefas em conjunto de carregamento de carga e descarga, e compartilhava  áreas de lazer, participando de campeonatos esportivos e convites mútuos para comemorações e aniversários. 

Mas o medo do coronavírus eliminou todo contato físico. Felizmente, o início da pandemia coincidiu com o final da alta temporada turística, que a cada ano traz cerca de 50.000 visitantes. 

O último navio turístico a chegar na Baía de Fildes foi em 3 de março, quando o primeiro caso de coronavírus foi registrado no Chile. A partir de abril, as condições climáticas impedem drasticamente qualquer visitante de viajar para ou do continente antártico, isolando o pessoal de bases permanentes. 

A declaração de uma pandemia pela OMS tornou os controles a partir dessa data ainda mais rígidos. "A carga é higienizada antes de poder entrar e o contato com os navios é mínimo. As pessoas ficam a bordo e não temos contato direto", explica o capitão Valenzuela. 

Protocolos rígidos de higiene também foram adotados na Base Aérea presidente Eduardo Frei Montalva. Por exemplo, o número máximo de pessoas na mesa de jantar da base agora é limitada a quatro, e as atividades esportivas na academia foram suspensas. 

Apenas nove funcionários continuam na base uruguaia Artigas após a recente evacuação de 10 pessoas sob um forte protocolo sanitário. 

"A próxima substituição será na primeira quinzena de dezembro, para que as pessoas que ficaram lá passem o inverno inteiro", disse à AFP o contra-almirante Manuel Burgos, presidente do Instituto Antártico Uruguaio. 

Nas bases da Antártica, a animosidade é sentida, tanto que agora "somos nós que enviamos mensagens de encorajamento para nossas famílias" no resto do Chile, explica o capitão Valenzuela, que chegou à Antártica em novembro do último ano. 





Blog do BILL NOTICIAS

29 autores da Globo assinam manifesto de repúdio a Regina Duarte e podem complicar seu retorno à TV

Os roteiristas globais Alcides Nogueira, Walcyr Carrasco, Maria Helena Nascimento, Paulo Halm e Lícia Manzo.
Os roteiristas globais Alcides Nogueira, Walcyr Carrasco, Maria Helena Nascimento, Paulo Halm e Lícia Manzo. (Foto: Divulgação)


(247) - A atuação de Regina Duarte como secretária especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro deve complicar um eventual retorno da atriz às novelas da Globo. Ao todo, 29 autores titulares da emissora assinaram nota de repúdio juntamente com mais de 500 artistas contra as declarações que ela deu em entrevista à CNN na última quinta (7). A informação é do Portal UOL. 
A carta divulgada no sábado (9) reuniu atores, cantores, intelectuais, produtores, diretores e também uma série de roteiristas. “Como artistas, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura. Ela não nos representa”, diz trecho do texto assinado por alguns nomes importantes da Globo, como Alcides Nogueira.
Segundo a reportagem, nos últimos anos, o veterano se converteu em um dos parceiros mais habituais da mãe de Gabriela Duarte na rede carioca. De suas últimas cinco novelas, a atriz foi escalada para O Astro (2011) e Tempo de Amar (2017), em que ele dividiu os roteiros com Geraldo Carneiro e Bia Corrêa Lago, respectivamente –ambos também são signatários da missiva.
Dos três trabalhos restantes de Regina, dois também são de autoria de escritores que rechaçam a sua atividade política: Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, de A Lei do Amor (2016), além de Lícia Manzo, de Sete Vidas (2015). O folhetim das seis, aliás, lhe deu um de seus últimos papéis de destaque, a bissexual Esther –uma personagem que também não concordaria com os seus atuais posicionamentos.

Blog do BILL NOTICIAS

BALANÇO Covid-19: Brasil tem 844 novas mortes registradas e chega a 13.993

                 Por: Agência Brasil
 (Foto: Michael Dantas/AFP)
Foto: Michael Dantas/AFP


O Brasil teve 844 novos registros de mortes nas últimas 24h e chegou a 13.993. O resultado representou um aumento de 6,4% em relação a ontem(13), quando foram contabilizados 13.149 mil falecimentos pela Covid-19. O balanço diário foi divulgado no início da noite de hoje pelo Ministério da Saúde.

Já os novos casos confirmados foram 13.944, totalizando 202.918. Foi o maior número de casos confirmados registrados em 24h desde o início da pandemia no país. O resultado marcou um acréscimo de 7,3% em relação a ontem, quando o número de pessoas infectadas estava em 188.974.

Do total de casos confirmados, 109.446 (53,9%) estão em acompanhamento e 79.479 (39,2%) foram recuperados. Há ainda 2.000 mortes em investigação. 

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (4.315). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (2.247), Ceará (1.413), Pernambuco (1.298) e Amazonas (1.235).  

Além disso, foram registradas mortes no Pará (1.063), Maranhão (470), Bahia (262), Espírito Santo (249), Alagoas (177), Paraíba (160), Minas Gerais (139), Rio Grande do Sul (120), Paraná (119), Rio Grande do Norte (117), Amapá (101), Santa Catarina (78), Goiás (64), Piauí (60), Rondônia (56), Acre (55), Distrito Federal (51), Sergipe (47), Roraima (37), Tocantins (23), Mato Grosso (23) e Mato Grosso do Sul (14).

Já em número de casos confirmados de covid-19, o ranking tem São Paulo (54.286), Ceará (21.077), Rio de Janeiro (19.467), Amazonas (17.181) e Pernambuco (15.588). Entre as unidades da federação com mais pessoas infectadas estão ainda Pará (10.867), Maranhão (9.801), Bahia (6.955), Espírito Santo (5.813) e Santa Catarina (4.332).





Blog do BILL NOTICIAS

Alepe aprova a apreensão de veículos que descumprirem regras da quarentena

O controle da circulação de carros começa a valer no próximo sábado em cinco municípios 
da Região Metropolitana

                Por: Carol Brito e Juliano Muta/Blog da folha
Alepe
Alepe: Foto: Roberto Soares/Alepe

Foi aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por ampla maioria, nesta quinta-feira (14), o projeto que impõe punição para quem desrespeitar o sistema de rodízio de veículos em Pernambuco. A matéria, que recebeu oito votos contrários, agora segue para a sanção do governador Paulo Câmara (PSB).

O controle da circulação de carros começa a valer no próximo sábado em cinco municípios da Região Metropolitana. Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata foram incluídos na quarentena, que vai até o dia 31 de maio.

Votaram contra o projeto os deputados Alberto Feitosa (PSC), Alvaro Porto (PTB), Antonio Coelho (DEM), Clarissa Tércio (PSC), Joel da Harpa (PP), Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), Romero Sales Filho (PTB) e Wanderson Florêncio (PSC).




Blog do BILL NOTICIAS

Bolsonaro critica restrições, diz que a fome mata e que está pronto para conversar com governadores

"O Brasil, está quebrando! E depois de quebrar não é como alguns dizem, [que] a economia recupera. Não recupera. Vamos ser fadados a viver num país de miseráveis", 
disse Bolsonaro

                  Por: Folhapress
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair BolsonaroFoto: Evaristo Sá/AFP
Numa nova rodada de críticas a medidas restritivas adotadas por governadores, o presidente Jair Bolsonaro fez, nesta quinta-feira (14), um apelo pela reabertura do comércio, disse que, caso contrário, "vamos morrer de fome" e afirmou que está pronto para conversar com os chefes de governo estaduais sobre o tema.

"Tem que reabrir, nós vamos morrer de fome. A fome mata, a fome mata! Então, [é] o apelo que eu faço aos governadores: revejam essa política, eu estou pronto para conversar. Vamos preservar vidas, vamos. Mas dessa forma, o preço lá na frente serão centenas a mais de vidas que vamos perder, por causa dessas medidas absurdas de fechar tudo", declarou Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

"O Brasil está se tornando um país de pobres. O que eu falava lá atrás, que era esculachado, estão vendo a realidade agora aí. Para onde está indo o Brasil? Vai chegar um ponto que o caos vai se fazer presente aqui. Essa história de 'lockdown', de fechar tudo, não é esse o caminho. Esse é o caminho do fracasso, quebrar o Brasil. Governador, prefeito, que porventura entrou nessa onda lá atrás, faça como já fiz alguma vez na minha vida. Se desculpa e faz a coisa certa", reforçou.
Desde o início da pandemia no novo coronavírus, que até o momento matou 13.149 pessoas no Brasil, Bolsonaro tem atacado as políticas de isolamento social implementadas por governadores e prefeitos. O mandatário tem feito sucessivos apelos à reabertura do comércio e ao relaxamento das políticas de quarentena e de suspensão do funcionamento do comércio.

Governadores -como os de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC)- têm por outro lado insistido nas políticas de isolamento. Amparados em decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), alguns chefes de Executivo nos estados decidiram, por exemplo, ignorar decreto de Bolsonaro que ampliou a lista de atividades consideradas essenciais que, em tese, estariam liberadas para funcionar durante a pandemia.

Nesta quinta, Bolsonaro fez uma declaração à imprensa em que, de forma enfática, voltou a ressaltar os impactos que a crise do vírus geram na economia.

"Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), os informais da América Latina perderam 80% do seu poder aquisitivo. O pessoal celetista também, estão perdendo. Vai faltar dinheiro para pagar servidor público. Ainda tem alguns servidores achando que quer ter a possibilidade de ter aumento neste ou no ano que vem. Não tem cabimento, não tem dinheiro. O Brasil, está quebrando! E depois de quebrar não é como alguns dizem, [que] a economia recupera. Não recupera. Vamos ser fadados a viver num país de miseráveis, como tem países na África Subsaariana".

"Está morrendo gente? Está. Lamento, lamento, mas vai morrer muito, mas muito mais se a economia continuar a ser destroçada por essas medidas. A gente vê o pessoal mais pobre de São Paulo, na periferia, no Rio de Janeiro também, continua todo mundo se movimentando. Só na classe média e alta que está tendo esse problema grave no comércio", concluiu.

Apesar de ter ressaltado que faltará recursos para o funcionalismo, o Congresso aprovou na noite desta quarta (13) um projeto que autoriza reajuste para policiais e bombeiros do DF, custeados com recursos do Tesouro através do Fundo Constitucional do Distrito Federal. A proposta altera a Lei Orçamentária de 2020, prevendo o pagamento aos profissionais retroativo a janeiro deste ano.

A proposta permite aumento de 8% para policiais civis do Distrito Federal e de 25% para policiais militares e para os bombeiros do DF. Ao todo, os reajustes terão impacto de quase R$ 505 milhões.

O escolhido para relatar o projeto de reajuste de policiais do DF foi o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO).

Na saída do Alvorada, Bolsonaro vestia uma máscara de Polícia Militar do Distrito Federal. Ele afastou o utensílio da boca no momento em que discursou ou respondeu perguntas de jornalistas.



Blog do BILL NOTICIAS

Depois de se aproximar de R$ 6,00, dólar fecha a R$ 5,82



Infomoney - O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (14) após uma disparada nos últimos minutos de pregão. O índice passou a maior parte da sessão em baixa, com dados fracos dos Estados Unidos se somando à mensagem cautelosa do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, na véspera.
No meio da tarde, as Bolsas americanas viraram para alta e impulsionaram o mercado por aqui, puxado principalmente pelo desempenho das ações de bancos, que caíram muito recentemente.
Ajudou no otimismo de última hora o movimento do petróleo, que registrou um rali depois da Agência Internacional de Energia (AIE) projetar menores estoques da commodity na segunda metade de 2020.
Ontem, os estoques de petróleo nos EUA caíram pela primeira vez em 15 semanas. O barril do Brent fechou com alta de 6,78% a US$ 31,17 e o barril do WTI subiu 9,13% a US$ 27,60.
Com isso, o Ibovespa encerrou o dia em alta de 1,59%, a 79.010 pontos, com volume financeiro negociado de R$ 29,052 bilhões.
Já o dólar futuro para junho apresentava queda de 1,37%, a R$ 5,814. O dólar comercial registrou desvalorização de 1,37%, a R$ 5,8182 na compra e R$ 5,8202 na venda.
O câmbio saiu de forte alta para queda depois do Banco Central fazer um leilão de 20 mil contratos de swap, volume superior aos 10 mil contratos de ontem e também à média das últimas intervenções. Dos 20 mil, foram colocados 17.800 contratos no leilão de hoje.
No mercado de juros futuros, o DI para janeiro de 2022 teve baixa de dois pontos-base a 3,62%, o DI para janeiro de 2023 recuou 11 pontos-base a 4,80% e o DI para janeiro de 2025 teve perdas de 13 pontos-base a 6,75%
Hoje foi divulgado que o número de pedidos por seguro-desemprego nos EUA atingiu 2,981 milhões na semana passada. O dado veio acima da expectativa mediana dos economistas do mercado financeiro compilada no consenso Bloomberg, que apontava para 2,5 milhões de requisições do benefício.
Também chegou a causar algum ruído o desacordo entre o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, e o presidente dos EUA, Donald Trump, acerca da reabertura dos comércios em diversos estados.
Fauci afirmou que ainda é muito cedo para reabrir os estados, visto que o país ainda registra mais de mil mortes por dia em decorrência da Covid-19. Ao todo, mais de 80 mil pessoas já morreram nos EUA por conta da doença. Trump disse que os comentários de Fauci são inaceitáveis.
Além disso, Trump afirmou que está “olhando” as empresas chinesas que negociam na NYSE, Nasdaq, mas não seguem as regras contábeis dos EUA, segundo a Fox Business, acirrando a tensão entre os dois países.
Na China, o governo divulga às 23h uma série de dados sobre a economia em abril: investimentos em ativos fixos, produção industrial e taxa de desemprego.


Blog do BILL NOTICIAS

Gleisi anuncia processo contra advogado de Bolsonaro que ligou PT a “facada”

(Foto: Agência Brasil)

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, se manifestou nesta quinta-feira, 14, sobre a conclusão, pela Polícia Federal, das investigações sobre o ataque a faca contra Jair Bolsonaro em Juiz de Fora (MG) na campanha presidencial pelo PSL em 2018. Segundo a PF, não houve mandantes do crime e Adélio agiu sozinho. 
A dirigente petista anunciou que ingressará na Justiça contra o advogado de Bolsonaro, Frederico Wassef, Frederick Wassef, que disse ao vivo em um programa na Band na segunda (11) que uma suposta testemunha teria afirmado a ele que o “PT pagou Adélio Bispo para esfaquear Jair Bolsonaro”. 
"Novo inquérito da PF desmente Bolsonaro e seu advogado irresponsável, que terá de se explicar na Justiça sobre acusação safada ao PT", disse Gleisi pelo Twitter. 
A investigação da facada foi coordenada pelo delegado Rodrigo Morais e entregue nesta quarta-feira (13) à Justiça Federal em Juiz de Fora. "O que a investigação comprovou foi que o perpetrador, de modo inédito, atentou contra a vida de um então candidato à Presidência da República, com o claro propósito de tirar-lhe a vida", destaca o delegado no inquérito. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

MENSAGENS 'Bolsonaro vai cair se o sr. sair', disse Zambelli a Moro ao negociar cargo no STF

                   Por: Diario de Pernambuco
 (Fotos: Michel Jesus/Câmara dos Deputados e Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Fotos: Michel Jesus/Câmara dos Deputados e Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Foi divulgada pela Globo News, nesta quinta-feira (14), a íntegra do diálogo entre a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) e o ex-ministro Sergio Moro, em 23 de abril, um dia antes de Moro deixar a pasta da Justiça e da Segurança Pública. Na conversa, a parlamentar tenta convencê-lo a permanecer no governo. Em uma das mensagens, ela chega a escrever: "Bolsonaro vai cair se o Sr sair". 

Um trecho da conversa já havia sido apresentado pelo ex-ministro, como resposta ao presidente Jair Bolsonaro, que o acusou de tentar negociar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF) em troca da saída do delegado Maurício Valeixo do comando da Polícia Federal. Moro deixou o Ministério da Justiça alegando que Bolsonaro vinha tentando interferir politicamente no trabalho da PF ao insistir na troca da Direção-Geral da instituição. 

"Por favor, ministro, aceite o Ramage", disse a deputada em referência a Alexandre Ramagem, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), até então cotado por Bolsonaro para assumir o comando da Polícia Federal. "É vá em setembro para o STF", continou Zambelli. O então ministro respondeu, negando a negociação: "Prezada, não estou a venda", escreveu Moro. 

Esta parte da conversa já tinha enviada pelo próprio ex-ministro ao Jornal Nacional no dia 24 de abril, quando deixou o governo. O restante do diálogo agora está com a Polícia Federal no inquérito que investiga as acusações de Moro contra o presidente Bolsonaro. 

Confira a íntegra:
ZAMBELLI: "Ministro, por favor, me ouça só um pouco"
MORO: "ola"
ZAMBELLI: "O Sr é muito maior que um cargo"
ZAMBELLI: "O Brasil depende do sr estar no MJ"
ZAMBELLI: "Bolsonaro vai cair se o Sr sair"
ZAMBELLI: "Entendo sua frustração"
ZAMBELLI: "Pelo amor de Deus, me deixe ajudar."
ZAMBELLI: "Vamos amanhã marcar 07h00 com o PR lá no Alvorada"
ZAMBELI: "A gente conversa e ele lhe garante a vaga no STF este ano"
MORO: "Já falei com ele hoje"
ZAMBELLI: "E o Sr fica só para não criarmos esta crise"
ZAMBELLI: "Vcs ganharam sozinhos"
ZAMBELLI: "Vcs 2 são 2 bicudos"
ZAMBELLI: "O Sr é frio e ele é orgulhoso"
ZAMBELLI: "Talvez tendo uma 3a pessoa, a gente consiga resolver"
ZAMBELLI: "Me deixa tentar, pelo amor de Deus"
ZAMBELLI: "Eu lhe acompanho há anos"
MORO: "Prezada, vamos aguardar."
ZAMBELLI: "Já fui presa defendendo as suas ideias e ideiais"
ZAMBELLI: "Por favor, ministro, aceite o Ramage"
ZAMBELLI: "É vá em setembro para o STF"
ZAMBELLI: "Eu me comprometo a ajudar"
ZAMBELLI: "A fazer o JB prometer"
MORO: "Prezada, não estou a venda"




Blog do BILL NOTICIAS

Pernambuco confirma mais 687 casos e 74 mortes por Covid-19

Entre os casos confirmados nesta quinta-feira, 329 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 358 são casos leves

                  Por: Portal FolhaPE
Coronavírus
CoronavírusFoto: Shutterstock
Em balanço divulgado nesta quinta-feira (14), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 687 novos casos e 74 mortes por Covid-19 em Pernambuco. Com a atualização, o Estado contabiliza 15.588 casos e 1.298 óbitos.
Entre os casos confirmados nesta quinta-feira, 329 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 358 são casos leves. Do total de infecções desde o início da doença no Estado, são 8.205 graves e 7.383 leves.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados à noite pela SES-PE.



Blog do BILL NOTICIAS

Lula afirma que Bolsonaro trata país "como se fosse a casa dele" e diz que Maia tem que colocar impeachment em votação

(Foto: Agência Brasil | Ricardo Stuckert)


O ex-presidente Lula, em entrevista concedida nesta quinta-feira (14) à Rádio Tiradentes, do Amazonas, condena a forma irresponsável que  Jair Bolsonaro enfrenta a pandemia e considera que ele “trata o país como se fosse a casa dele”. O ex-presidente também salienta que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) “precisava pegar uma das dezenas de pedidos de impeachment e colocar logo em votação”. 
Maia disse nesta quarta-feira (13)  ao STF que não tem prazo para analisar pedido de impeachment de Bolsonaro. Maia respondeu assim ao pedido de advogados e ao decano do STF, ministro Celso de Mello que lhe cobrou explicações sobre o assunto. 
Lula também analisa a grave crise de saúde que a região Norte enfrenta. “Manaus hoje é um exemplo da gravidade que o coronavírus pode atingir no Brasil. Tem quase 100 médicos e enfermeiros na cidade esperando pra trabalhar e nada de sair a nomeação deles no Diário Oficial da União. Das 20 cidades com maior mortalidade no país, 13 estão no Amazonas”. 
Na visão do ex-presidente, algumas ações do poder Executivo poderiam contribuir no combate ao Covid-19. “A Ford, por exemplo, aqui em São Bernardo, poderia estar produzindo respiradores. Mas a empresa não recebe um gesto do governo federal para implementar isso”. 
Veja a íntegra da entrevista: 


Blog do BILL NOTICIAS

Trump anuncia corte de toda a relação com a China

(Foto: Reuters)

O presidente norte-americano, Donald Trump, que vem colocando a culpa da pandemia de Covid-19 na China, anunciou que cortará todas as relações com o país asiático. A decisão deve ter grandes repercussões no Brasil.
"Estou muito decepcionado com a China", disse Trump durante uma entrevista à Fox Business Network.
Sobre a oferta de assistência dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças à cidade de Wuhan, na China, em fevereiro de 2020, Trump disse que “eles não queriam nossa ajuda. E achei que tudo bem, porque eles deviam saber o que estavam fazendo. Era estupidez, incompetência ou deliberação".
O presidente estadunidense foi perguntado sobre qual seria o relacionamento com os chineses daqui em diante, e então respondeu que os EUA economizariam dinheiro rompendo as relações.  "Há muitas coisas que poderíamos fazer. Poderíamos interromper todo o relacionamento. Economizaria US$ 500 bilhões".
Nesta semana, o governo Trump cortou os laços de investimento entre fundos federais de aposentadoria e ações chinesas, chamando o envolvimento dos EUA em ações chinesas um risco à segurança nacional.
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, continua insistindo que o coronavírus foi criado propositalmente pelos chineses.
Com informações da RT Question More.


Blog do BILL NOTICIAS

Governo de Pernambuco realiza entrega de remessa complementar do cartão alimentação escolar


                                        Via:Santanavinicius


A Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco (GRE-Petrolina), seguindo as instruções do Governo de Pernambuco e Secretaria de Educação e Esportes, comunica aos estudantes da Rede Estadual de Ensino o calendário de distribuição da remessa complementar do Cartão Alimentação Escolar para as famílias beneficiadas dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Afrânio e Dormentes.
O Cartão Alimentação Escolar terá o valor de R$ 50 e irá beneficiar o estudante em maior situação de vulnerabilidade e que depende da merenda fornecida na escola. Serão contemplados os alunos cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.
Em Petrolina e nos outros seis municípios a entrega dos cartões acontecerá no dia 15 de maio. O cartão será entregue exclusivamente aos pais ou responsáveis pelo estudante, devidamente identificado e portando documento com foto, na escola onde o filho estuda. O estudante não deve ir até à escola. Essa medida foi tomada para evitar que o aluno saia do seu isolamento. Para as famílias que tenham mais de um filho matriculado na rede estadual será entregue apenas um cartão, porém com o valor equivalente.
É importante também lembrar que no momento para receber o cartão alimentação escolar, o os pais ou responsáveis também estejam utilizando máscara de proteção, conforme orientação das autoridades de saúde, para evitar proliferação/ contaminação com o coronavírus.
Esta segunda etapa beneficiará os estudantes que se enquadram no perfil, mas não receberam o cartão alimentação escolar na primeira etapa, que foi realizada no mês passado. Agora, 72 escolas que compõem a GRE-Petrolina vão ser contempladas, incluindo 6 escolas indígenas.
As escolas vão iniciar a distribuição a partir das 8h, seguindo o horário estabelecido abaixo para cada série/ modalidade de ensino correspondente:

Dia 15 de maio
8h 9h 10h 11h 13h 14h 15h 16h
EJA/Travessia/
Outras modalidades especiais 6º anos 9º anos 1º anos 8º anos 2º anos 7º anos 3º anos
O cartão só poderá ser utilizado em compras de produtos alimentícios. Além do cartão, as famílias receberão uma carta com orientações sobre os alimentos que devem e não devem ser adquiridos. O documento elaborado pela equipe de Alimentação Escolar e Nutrição da Secretaria de Educação e Esportes considera os parâmetros nutricionais e os alimentos que compõem a merenda dos estudantes.
Também está disponibilizada no site da Secretaria de Educação e Esportes (www.educacao.pe.gov.br) a consulta dos estudantes beneficiados e da rede do Cartão Alelo, que contempla mais de 9.300 estabelecimentos credenciados em todas as regiões do Estado. A estratégia de uso do cartão alimentação vai também beneficiar a economia da região, pois os alimentos serão adquiridos em supermercados, mercadinhos, padarias e outros estabelecimentos locais em todo o Estado.
Mais informações podem ser obtidas no 0800.286.0086 ou no número do Whatsapp da Secretaria de Educação de Esportes (81) 9 9183-9356 (apenas mensagens de texto), de segunda a sexta, das 8h às 20h.(Ascom)




Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...