sábado, 9 de maio de 2020

Homenagem da Professora Lourdinha para todas as Mães de Petrolina.

Professora Lourdinha


Ser MÃE é saber conquistar, é saber amar, é saber ser um SER incomparável, é ser médica, advogada, cozinheira, lavadeira, é ter coragem de se dividir em pouco espaço de tempo , trabalha dobrado, em casa, no emprego, dorme pouco, e vence todos os obstáculos para defender e proteger um filho, sem medir distância. Mãe é tudo isso, e tudo mais, DEUS abençoe todas as mães, de Petrolina, do Estado, do país e do mundo. PARABENS, MAMÃES👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻



Blog do BILL NOTICIAS

Furou o isolamento? Na Alemanha, vai preso

(Foto: Reuters)
Sputnik – A polícia alemã deteve 30 manifestantes em Berlim neste sábado (9) por desrespeito às regras de distanciamento social durante uma manifestação contra a paralisação durante a pandemia, disse um porta-voz da polícia local à Sputnik.
"Ao final do protesto de hoje na Praça da República, 45 pessoas foram detidas para checagem de documentos e identidades, três pessoas foram detidas na Praça Rosa Luxemburgo e 85 na Alexanderplatz", disse o porta-voz à Sputnik.
Segundo a polícia, um total de 1.700 pessoas participaram dos protestos em Berlim neste sábado. As pessoas detidas foram multadas por resistir e insultar policiais, além de violar as regulamentações sanitárias de combate ao novo coronavírus.
Mais cedo o porta-voz da polícia afirmou à Sputnik que 30 pessoas haviam sido detidas.
O protesto ao lado de fora do prédio do parlamento no centro de Berlim foi autorizado pela administração da cidade, porém apareceram mais pessoas do que o esperado. A atual legislação alemã proíbe aglomerações com mais de 50 pessoas.
Aviso sobre o novo coronavírus na frente de loja de conveniência na cidade de Muenster "Cuidado! Entre somente utilizando máscara", na Alemanha, 30 de abril de 2020
A polícia disse que os manifestantes ignoraram pedidos de manutenção de distância de pelo menos um metro e meio entre as pessoas, forçando os policiais a intervir.
A capital alemã tem assistido a várias manifestações contra o isolamento nos últimos dias. A Alemanha tem relaxado as restrições desde o final de abril, mas a oposição argumenta que a flexibilização não está acontecendo com a rapidez suficiente.
A Alemanha registra mais de 171 mil casos da COVID-19, incluindo mais de 7,5 mil mortes.

Blog do BILL NOTICIAS


Novo aliado, Jefferson posta foto com arma e pede que Bolsonaro 'demita' ministros do STF

                 Por: Folhapress
Roberto Jefferson
Roberto JeffersonFoto: Valter campanato/abr
O ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, defendeu na manhã deste sábado (9) que Jair Bolsonaro demita e substitua os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal, apesar de o presidente da República não ter nenhum poder constitucional para tal atitude. Jefferson postou foto segurando o que aparenta ser um fuzil.
"Estou me preparando para combater o bom combate. Contra o comunismo, contra a ditadura, contra a tirania, contra os traidores, contra os vendilhões da pátria. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos", escreveu o dirigente partidário. Até às 11h deste sábado a foto tinha 3,8 mil curtidas no Twitter.
Ex-aliado de Fernando Collor de Melo e um dos condenados no escândalo do mensalão, Jefferson preside um dos partidos do centrão e passou a defender efusivamente Bolsonaro nos últimos tempos.

O próprio presidente da República chegou a assistir e recomendar uma live em que Jefferson acusava o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de arquitetar um golpe parlamentar.

"Bolsonaro, para atender o povo e tomar as rédeas do governo, precisa de duas atitudes inadiáveis: demitir e substituir os 11 ministros do STF, herança maldita.

Precisa cassar, agora, todas as concessões de rádio e TV das empresas concessionárias GLOBO. Se não fizer, cai", escreveu o político do PTB.

Bolsonaro tem se articulado com siglas do centrão, distribuindo cargos a essas legendas em troca de apoio no Congresso.

As declarações de Jefferson somam-se a manifestações antidemocráticas e de pressão sobre o STF que têm sido patrocinadas em Brasília e em outras cidades por apoiadores do presidente –algumas delas contando com a presença e incentivo do próprio presidente da República.

Após delatar o escândalo do mensalão em 2005, em entrevista à Folha, Jefferson teve o mandato de deputado federal cassado e foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal como um dos integrantes do esquema de desvio de di nheiro público que tinha em seu cerne políticos do governo do PT e dirigentes dos partidos que hoje formam o centrão. 




Blog do BILL NOTICIAS

Brasil é o 6º do planeta com mais mortes por coronavírus: 10.627

Brasil registra mais 610 mortes por Covid-19 e total vai a 9.146; país supera 135 mil casos
Brasil registra mais 610 mortes por Covid-19 e total vai a 9.146; país supera 135 mil casos (Foto: REUTERS/Bruno Kelly)

O Ministério da Saúde divulgou no final da tarde deste sábado (9) que o Brasil chegou a 10.627 mortes em decorrência da Covid-19. Foram 730 mortes confirmadas nas últimas 24 horas.  É a segunda maior quantidade de vítimas confirmadas em um dia desde o início da pandemia — o recorde foi registrado ontem, com 751 novas mortes. O país é o 6º do mundo com mais mortes pela doença.
Foi recorde o número de confirmações de casos de covid-19 em 24 horas, com 10.611 novos diagnósticos entre sexta e sábado. Ao todo, o Ministério da Saúde contabilizou 155.939 casos confirmados de coronavírus no país.
A taxa de letalidade é de 6,8%.
Com o aumento do número de óbitos, o Brasil passa a ser o sexto país com maior quantidade de mortes pela covid-19 no mundo, atrás de Estados Unidos (78.320), Reino Unido (31.662), Itália (30.395), França (26.313) e Espanha (26.299). Os números foram levantados pela Universidade Johns Hopkins, referência mundial em pesquisas de coronavírus.

Blog do BILL NOTICIAS

FATALIDADE Ceará supera marca de mil mortos por Covid-19

                     Por: FolhaPress
A maior parte das mortes já registradas está concentrada em Fortaleza, com 777 óbitos causados pela doença (Foto: Jarbas Oliveira/AFP)
A maior parte das mortes já registradas está concentrada em Fortaleza, com 777 óbitos causados pela doença (Foto: Jarbas Oliveira/AFP)

O estado do Ceará superou a marca de mil pessoas mortas pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os dados foram divulgados na manhã deste sábado (9) pela Secretaria de Saúde do Ceará.

Foram registradas 20 novas mortes e 109 casos da doença entre sexta-feira (8) e sábado. Com esses novos registros, já são 1.017 mortes e 15.243 casos do novo coronavírus no estado.

Os novos casos e óbitos são registrados de acordo com a data de confirmação, mediante o resultado dos exames. O estado ainda investiga as causas 299 mortes de pacientes com sintomas da Covid-19.

A maior parte das mortes já registradas está concentrada em Fortaleza, com 777 óbitos causados pela doença.

A escalada dos casos faz com que prefeitura e governo do estado adotassem um isolamento social rígido com restrição total ao funcionamento de atividades não essenciais na capital cearense. As medidas começaram a valer nesta sexta.



Blog do BILL NOTICIAS

Órgão dado ao centrão por Bolsonaro tem histórico de corrupção

Dnocs é apontado pelo TCU como um dos órgãos do governo federal mais suscetíveis ao risco 
de fraude e corrupção

                  Por: Folhapress
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair BolsonaroFoto: Marcos Corrêa/PR
Símbolo da aproximação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o chamado centrão, o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) é apontado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) como um dos órgãos do governo federal mais suscetíveis ao risco de fraude e corrupção.

A avaliação foi feita em auditoria do TCU de 2018, divulgada no mês seguinte à eleição de Bolsonaro à Presidência. As conclusões do trabalho foram encaminhadas ao Planalto e à equipe de transição.

Com um orçamento de cerca de R$ 1 bilhão para o ano de 2020, o órgão teve apontadas fragilidades "muito altas" em todos os quesitos apurados: na prevenção de fraudes e corrupção, na gestão de ética e integridade, na transparência, no controle e também na designação de seus dirigentes.

"Espera-se que esse trabalho sirva para a implementação de melhorias nos mecanismos de controle das instituições do Poder Executivo Federal, em especial nas práticas preventivas e detectivas de fraude e corrupção", disse o TCU, em nota, na época.

Questionado pela reportagem, por meio da assessoria do Ministério de Desenvolvimento Regional –ao qual o Dnocs é vinculado–, se houve alguma mudança nesses mecanismos de 2019 até agora, o órgão não se manifestou até a conclusão desta edição.

Na última quarta-feira (6), o ex-diretor do Procon em Pernambuco Fernando Marcondes de Araújo Leão foi nomeado diretor-geral do Dnocs, uma marca da aproximação de Bolsonaro com partidos como PP, PL e Republicanos.

Ele foi indicado pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL), líder do centrão na Câmara.

Esse, no entanto, foi só o último episódio de uma série de polêmicas que envolveu o órgão desde os anos 1990.

O Dnocs tem sido loteado por partidos como o PFL (atual DEM), PMDB (atual MDB) e pelo próprio PP durante os governos Itamar Franco (MDB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

O órgão é centenário e foi criado em 1909 sob o nome de Iocs (Inspetoria de Obras Contra as Secas), e virou o atual Dnocs em 1945.

Em 1993, foi revelado que o ex-presidente da Câmara Inocêncio de Oliveira (PE), do então PFL, usou o Dnocs para instalar dois poços a preços subsidiados em suas propriedades em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco.

Após o assunto tornar-se público, Inocêncio pagou a diferença referente ao subsídio.

Em 1999, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso enviou ao Congresso uma medida provisória que previa a extinção do Dnocs.

"Chegamos para trabalhar e havia a notícia da extinção. Foi uma surpresa desagradável", disse ao jornal Folha de S.Paulo Guilherme Evelin, diretor-interino do departamento à época. Sob protestos de parlamentares do Nordeste, a diretoria foi mantida.

Durante o governo Lula, o Ministério Público Federal chegou a investigar suspeitas de superfaturamentos para fins eleitorais em obras do Dnocs no Ceará.

Em 2012, já na gestão Dilma Rousseff, o então diretor-geral do órgão Elias Fernandes, apadrinhado pelo ex-deputado Henrique Eduardo Alves (MDB-RN), deixou o cargo após relatório da Controladoria-Geral da União apontar irregularidades em sua gestão. O órgão do próprio governo apontava supostos desvios de R$ 192 milhões em obras.

Quando o MDB decidiu desembarcar do governo Dilma às vésperas do impeachment, em abril de 2016, a presidente indicou um apadrinhado pelo PP. Ao assumir interinamente, Temer trocou o diretor.

Após a tentativa de Fernando Henrique de extinguir o órgão, o Dnocs perdeu força, de acordo com Roberto Malvezzi, assessor da Comissão Pastoral da Terra em Juazeiro (BA) e ex-coordenador nacional da entidade.

"Nos últimos anos, o Dnocs tem pouca expressão. Não tem um impacto sobre o semiárido e não tem um projeto. Eles ainda gerenciam algumas barragens e açudes, mas os investimentos vêm em sua maioria dos governos estaduais", diz Malvezzi, afirmando que a própria lógica de "combate às secas" é antiquada e que se lida hoje com a ideia de "convivência com o semiárido".

Ele avalia que, embora não tenha grande expressividade, o órgão sirva mais como um cabide político –a cifra de R$ 1 bilhão de orçamento, ressalta, não é alta dentro da estrutura do governo federal.

Malvezzi exemplifica que a própria transposição do rio São Francisco, megaobra que pretendia levar água para parte do sertão, não foi tocada por meio do Dnocs nem por outros órgãos federais associados a indicações políticas, como a Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).

O próprio Dnocs, em histórico postado no seu site e atualizado em 2016, reclama da perda da própria relevância e critica a prática de "içarem os cargos de chefia" a "pessoal despreparado para o desempenho de suas missões".

O centrão, bloco recriado na Câmara a partir de 2015 sob o comando de Eduardo Cunha (MDB-RJ), hoje preso em decorrência da Lava Jato, era demonizado até pouco tempo por Bolsonaro e aliados, sendo tratado como "a pior coisa que há na política", nas palavras do próprio presidente.

Um dos principais conselheiros de Bolsonaro, o general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), chegou a ensaiar em 2018 uma cantoria pejorativa contra o grupo durante convenção do PSL, partido pelo qual o presidente foi eleito.

"Se gritar pega centrão, não fica um, meu irmão", cantou Heleno, em cena filmada e postada nas redes sociais, comparando os parlamentares da legenda a ladrões.

No protesto com pautas antidemocráticas de domingo (3), prestigiado por Bolsonaro, o centrão, que é um dos principais implicados no escândalo da Lava Jato, continuava como alvo dos apoiadores do presidente.

Bolsonaro passou a buscar o apoio do grupo com o objetivo, segundo aliados, de criar pela primeira vez uma base mínima de sustentação no Congresso que evite o prosseguimento de um possível processo de impeachment.

Após os encontros com Bolsonaro, líderes dos partidos, que contam com cerca de 200 dos 513 parlamentares, se colocaram publicamente contrários ao impeachment.

Para que seja deflagrada a tramitação de um pedido de impedimento, é preciso autorização do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), hoje adversário de Bolsonaro, mas que tem resistido a dar o aval.




Blog do BILL NOTICIAS

Em Petrolina, mutirão da prefeitura testa 235 pessoas para novo coronavírus e confirma mais 19 casos

                     Via:Carlos Britto
Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

A Prefeitura de Petrolina intensificou neste sábado (9) os testes rápidos para detectar novos casos do novo coronavírus (Covid-19). Após 235 análises, mais 19 casos foram confirmados. São 15 mulheres (com idades entre 20 e 59 anos) e quatro homens (com idades entre 9 e 35 anos). Com o boletim de hoje, o número de infectados vai a 86. Destes, 68 foram confirmados através dos testes rápidos feitos pelo município, e 18 via Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Curas clínicas somam 20, com dois óbitos.
Também neste sábado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou a morte de um homem de 36 anos, que estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e foi notificado como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ele tinha doença hematológica crônica e deu entrada na unidade nesta sexta-feira (8) com desconforto respiratório, vômito e baixa saturação de oxigênio. O óbito ocorreu à tarde. Foi coletado o material biológico do paciente e enviado para o laboratório do governo do Estado. A prefeitura aguarda o resultado para confirmar o tipo de síndrome respiratória.
SRAG
O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta 30 casos investigados e 30 descartados. Confirmados somam nove casos, além de um óbito.
Internamentos
Do total de pessoas confirmadas com o novo coronavírus em Petrolina, dois pacientes (de 48 e 50 anos) estão internados – ambos na rede privada. Os demais pacientes confirmados e que ainda se encontram com a doença estão em isolamento domiciliar, com sintomas leves, sendo acompanhados pela equipe de saúde da rede municipal.
Bairros
Até o momento, além do Centro, são 41 bairros e comunidades com casos confirmados da Covid-19 (sendo 14 novos). O Centro e a Vila Eduardo continuam concentrando o maior número de pessoas com o coronavírus: 12 infectados – seis em cada localidade.
A lista atualizada de bairros com casos confirmados é a seguinte:
Antônio Cassimiro: 01
Areia Branca: 04
Centro: 06
Cidade Universitária: 02
Cohab Massangano: 03
Cohab São Francisco: 01
Cohab VI: 02
Colina Imperial: 01
Dom Avelar: 01
Estrada da Tapera: 02
Gercino Coelho 01
Henrique Leite: 01
Ipsep II: 01
Jardim Amazonas: 01
Jardim Guararapes: 03
Jardim Petrópolis: 01
Jardim São Paulo: 02
Jatobá: 02
João De Deus: 03
Jose e Maria: 01
Km 2: 02
Loteamento Recife: 05
Mandacaru: 02
Maria Auxiliadora: 01
Monsenhor Bernardino: 01
N-10: 02
N-11: 01
N-5: 01
Nova Petrolina: 02
Ouro Preto: 01
Pedra do Bode: 02
Pedrinhas: 01
Quati II: 01
Residencial Padre Cicero: 01
Rio Corrente: 01
Rio Jordão: 02
São Gonçalo: 02
São Jorge: 02
São José: 01
Vila Eduardo: 06
Vila Marcela 05
Vila Mocó: 04
Vivendas: 01
Total de casos: 86

Blog do BILL NOTICIAS

MEMÓRIA Congresso determina luto oficial de três dias pelas mais de 10 mil mortes por Covid-19 no Brasil

 (Foto: Michael Dantas/AFP)
Foto: Michael Dantas/AFP

O Congresso Nacional decretou, neste sábado (9), luto oficial de três dias pelas mais de 10 mil mortes ocasionadas pelo coronavírus no Brasil. O documento que prevê a ultrapassagem da marca foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Congresso Nacional.

De acordo com o boletim mais recente do Ministério da Saúde, divulgado na última sexta-feira (8), o país atingiu o recorde do número de casos fatais por causa da Covid-19, registrando 751 novos óbitos em 24 horas. Com isso, o Brasil é o sexto país com maior número de mortes causadas pelo novo coronavírus.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), elaboraram, ainda, uma nota sobre o decreto em memória às primeiras dez mil vítimas fatais do novo coronavírus no país.
 
Por meio de nota, os presidentes da Câmara e do Senado informaram que a bandeira nacional localizada em frente ao Congresso ficará hasteada a meio-mastro a partir das 14h. Além disso, o Senado informou, ainda em nota, que ficam proibidas quaisquer celebrações, comemorações ou festividades enquanto durar o luto. 

Confira a nota, dividida em duas partes, na íntegra:

"No momento em que o país atinge a triste marca de dez mil mortes oficiais da Covid-19, o Congresso Nacional também sofre a dor de tantas famílias brasileiras que perderam seus entes queridos, sem poder render-lhes as justas homenagens.

É uma tragédia que nos devasta mais a cada dia. Dez mil pessoas, amadas e importantes para outras pessoas, cheias de sonhos, tiveram suas vidas interrompidas. 

Solidários a essa dor, em respeito à morte desses dez mil brasileiros, o Congresso Nacional decreta luto oficial de três dias. Este Parlamento, que representa o povo e o equilíbrio federativo desta Nação, não está indiferente a este momento de perda, de tristeza e de pesar.
 
A situação que estamos vivendo é lamentavelmente singular. Nossas cidades paradas, nossas crianças sem aulas, nosso povo assustado. O combate a um inimigo tão invisível quanto mortal, que ataca sem respeitar fronteiras ou aviso prévio, é sacrificante e cruel.

O Congresso Nacional tem feito sua parte ao tomar medidas legislativas de suporte às pessoas, aos governos e as empresas. É um momento difícil para todos.

Quando se trata de proteger a vida dos brasileiros, que é o valor maior, não há dúvida quanto ao caminho a ser trilhado; não há hesitação possível.
 
O Brasil sairá dessa pandemia machucado, enlutado, entristecido, assim como outras Nações. Mas sairá também com um desafio igualmente grande pela frente, de retomada, de reconstrução
 
Mesmo chorando a morte dos nossos irmãos e irm%u0101s brasileiros, conclamamos todos a manter as recomendações das autoridades de Saúde, diminuindo o ritmo dessa terrível doença, enquanto nos preparamos para um retorno seguro e definitivo à normalidade.
 
Senador Davi Alcolumbre, Presidente do Senado Federal

Deputado Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados"

"ATO DOS PRESIDENTES DO SENADO FEDERAL E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS N° 2, DE 2020

Decreta luto no Congresso Nacional, por três dias, em memoria das primeiras dez mil vitimas oficiais da Covid-19.

OS PRESIDENTES DO SENADO FEDERAL E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS:

CONSIDERANDO que as estatísticas oficiais divulgadas pelo Ministério da Saúde contabiliza nesta data mais de dez mil vitimas oficiais no Brasil decorrentes da Covid-19,

CONSIDERANDO o sofrimento das milhares de familias que perderam seus entes queridos, sem que tenham podido prestar suas últimas homenagens;

CONSIDERANDO o sentimento comum das bancadas parlamentares dos mais diversos Estados da Federação e do Distrito Federal;

CONSIDERANDO o disposto no art. 18, inciso II, da Lei n° 5.700, de 1º de Setembro de 1971;

RESOLVEM

Art. 1º E decretado luto oficial no âmbito do Congresso Nacional, pelo prazo de três dias.

Parágrafo único. A Bandeira Nacional será hasteada em funeral, a meio-mastro, nos termos do art. 17 da Lei n° 5.700, de 1° de setembro de 1971.

Art. 2" Ficam proibidas quaisquer celebrações, comemorações ou festividades, no ambito do Congresso Nacional, enquanto durar o luto definido no art. 1°.

Art. 3° Este Ato entra em vigor na data de sua publicação,

Brasilia, 9 de maio de 2020.

Deputado Rodrigo Maia, Presidente da CAmara dos Deputados

Senador Davi Alcolumbre, Presidente do Senado Federal"

Pernambuco
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, neste sábado (9), 883 novos casos de Covid-19 em Pernambuco. Também foram constatados laboratorialmente 45 óbitos. Com isso, o estado totaliza 12.470 casos já confirmados e 972 mortes pela Covid-19. (DP)





Blog do BILL NOTICIAS

Felipe Neto solta carta aberta e diz que"influenciador que não se manifesta contra Bolsonaro e contra o fascismo é cúmplice"

(Foto: Divulgação)

O Youtuber Felipe Neto divulgou neste sábado (9) um "vídeo-carta aberta para todos os artistas e influenciadores do Brasil", no qual cobra posicionamento político das celebridades.
Para Felipe Neto, não há como continuar sem se posicionar a partir do momento em que Jair Bolsonaro passa a atacar o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). "Acabou a passada de pano. Influenciador que não se manifesta agora é cúmplice", falou o Youtuber.
"Influenciador que não se manifesta agora é cúmplice. Estamos oficialmente contra um regime fascista e quem se cala perante o fascismo é fascista. Ponto final", disse também. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

CHURRASCO Bolsonaro desiste de churrasco após ironia e recorde de mortes por coronavírus


Não foi apresentada uma justificativa oficial, mas eles dizem acreditar que a grande repercussão negativa pesou para a decisão. (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Não foi apresentada uma justificativa oficial, mas eles dizem acreditar que a grande repercussão negativa pesou para a decisão. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

 Diante de quase 10 mil mortes provocadas pelo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não vai mais levar adiante seu plano de fazer um churrasco no Palácio da Alvorada neste sábado (9). De acordo com aliados do presidente ouvidos reservadamente, ele decidiu cancelar na sexta-feira (8) o convite que havia sido feito a ministros e outros integrantes do governo. Não foi apresentada uma justificativa oficial, mas eles dizem acreditar que a grande repercussão negativa pesou para a decisão.
 
Para minimizar o desgaste com a convocação de uma confraternização em meio à pandemia que, até sexta-feira, havia matado 9.897 pessoas no Brasil, algumas pessoas próximas ao presidente chegaram a dizer que o convite era "fake", que não havia passado de uma provocação. Apesar do cancelamento, auxiliares do presidente disseram que o núcleo duro do governo, formado pelos ministros que despacham de dentro do Palácio do Planalto, pode aparecer no Alvorada. O ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, chegou de moto por volta das 10h30. Na sexta-feira, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, fez piada quando questionado se haveria o churrasco neste sábado e reclamou, ainda em tom de brincadeira, do valor da vaquinha para a compra das carnes.
 
"O presidente ainda não falou comigo sobre churrasco, e está caro. R$ 70 tá muito caro", disse Mourão no fim da tarde de sexta-feira, após deixar uma reunião com Bolsonaro e outros ministros no Ministério da Defesa.Logo depois desta fala, Bolsonaro também falou sobre o churrasco ao parar para falar com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada.  No mesmo dia em que o país registrou recorde de mortes em 24 horas pelo coronavírus, Bolsonaro fez ironias sobre a realização de um churrasco na residência oficial e chegou a falar em 3.000 convidados.
 
Na quinta-feira (7), o presidente havia dito que faria um churrasco apenas com a presença de sua equipe ministerial, cerca de 30 pessoas, o que foi criticado por deputados e senadores por desobedecer as recomendações das autoridades de saúde.Na entrada da residência oficial, na sexta, Bolsonaro foi questionado se promover um evento com aglomeração de pessoas não seria um mau exemplo para o país. Em tom irônico, o presidente convidou apoiadores que estavam no local para participar da festa e disse que serão convidadas pessoas de diferentes cidades do Centro-Oeste, como Águas Lindas (GO) e Taguatinga (DF). "Está todo mundo convidado aqui,%u200B 800 pessoas no churrasco. Tem mais um pessoal de Águas Lindas. Tem umas 900 pessoas para o churrasco amanhã", disse. "Tem 1.300 convidados. Quem estiver amanhã aqui a gente coloca para dentro. Vai dar mais ou menos 3.000 pessoas no churrasco amanhã", acrescentou.%u200B%u200B
 
O presidente foi questionado pelo menos seis vezes pelos veículos de imprensa na sexta-feira se o gesto não é um exemplo negativo para a população.%u200B Ele, no entanto, não respondeu e continuou a fazer ironias. Os dados do Ministério da Saúde apontaram nesta sexta-feira (8) que o Brasil registrou 751 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. É o quarto dia seguido com mais de 600 óbitos por dia. Na quarta-feira (6) o Brasil superou a Bélgica e se tornou o sexto país com mais mortes no mundo. Os cinco primeiros são Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Espanha e França. Segundo especialistas, os números reais no Brasil devem ser maiores, já que há baixa oferta de testes no país e subnotificação.%u200B%u200B (Por: FolhaPress)





Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...