sexta-feira, 8 de maio de 2020

Pernambuco recebe doação de EPIs de Sichuan, na China

                     Por: Carol Brito com Juliano Muta/Blogdafolha
Entrega, que inclui 11,4 mil EPIs, foi feita ao governador Paulo Câmara pela Cônsul geral da China no Recife, Yan Yuqing
Entrega, que inclui 11,4 mil EPIs, foi feita ao governador Paulo Câmara pela Cônsul geral da China no Recife, Yan YuqingFoto: Aluísio Moreira /SEI



Ao lado do secretário estadual de Saúde, André Longo, e do secretário de Educação, Fred Amâncio, o governador Paulo Câmara recebeu, na manhã desta sexta-feira (08/05), doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) da Província Popular de Sichuan, localizada na China. A doação, entregue pela Cônsul geral da China no Recife, Yan Yuqing, inclui 10 mil máscaras cirúrgicas, 1,2 mil máscaras N95 e 200 macacões de proteção.

O material, que já está sendo encaminhado para as unidades de saúde de Pernambuco, é uma contribuição do Governo da Província de Sichuan para os esforços do Governo do Estado de Pernambuco nas ações de combate à COVID-19. “Esse material vai efetivamente salvar vidas, reforçando a segurança dos profissionais de saúde que estão na linha de frente dos nossos hospitais”, agradeceu o governador Paulo Câmara.

EPIs - O Governo de Pernambuco, por meio da secretaria estadual de Saúde (SES-PE), tem monitorado permanentemente o abastecimento e os estoques de equipamentos de proteção individual (EPIs) das unidades da rede estadual de saúde e deflagrado ações para garantir a compra de itens de acordo com as especificações técnicas recomendadas pelos órgãos de controle, visando garantir a segurança do profissional de saúde e dos pacientes.

Desde o início dos esforços comandados pelo Gabinete de Enfrentamento à Pandemia, já foram adquiridos e entregues às unidades da rede hospitalar mais de 16 milhões de unidades de EPIs e outros 20 milhões de unidades já foram compradas e aguardam entrega pelos fornecedores. É importante destacar que alguns desses tipos de EPI, como a máscara N95, conforme protocolos e orientações técnicas das autoridades sanitárias, só são indicados para profissionais que estão em contato direto com os pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, em procedimentos com risco de geração de aerossol.



Blog do BILL NOTICIAS

Entidades de Segurança Pública e MP se articulam para reforçar isolamento social em Petrolina-PE

                   Via:Santanavinicius
Operação Rodovida reforça fiscalização de trânsito em Pernambuco ...

A partir da próxima segunda-feira (11) todos os órgãos de segurança pública, dentre eles, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Civil de Petrolina, a Polícia Militar, a Polícia Civil, e o Corpo de Bombeiros, com apoio do Ministério Público, passarão a atuar em conjunto no apoio às medidas de isolamento social em Petrolina.
A operação consistirá na realização de diligências por todo o território da cidade para garantir que todas as medidas de restrição possam ser efetivamente cumpridas. O foco principal é a prevenção de vidas, já que os órgãos internacionais de saúde recomendam o isolamento como uma das medidas mais estratégicas no enfrentamento ao coronavírus.
Toda a operação está amparada em decretos do Governo do Estado e do Poder Municipal. Aqueles que descumprirem as medidas de restrição poderão ser detidos, nos termos do Artigo 268, do Código Penal Brasileiro.
O maior rigor objetiva aumentar o índice de isolamento em Petrolina, hoje na casa dos 40%, quando o recomendado por especialistas em saúde é acima de 60%. Serão fiscalizadas áreas de maior circulação de público como o centro comercial, orla e avenidas com pistas para caminhadas e uso de bicicleta. A atuação enérgica dos órgãos de segurança pública buscará a proteção da saúde pública de todos, sendo de suma importância a colaboração da população.

Blog do BILL NOTICIAS

STF nega pedido de Bolsonaro e mantém suspensão da nomeação de Ramagem para direção da PF

Alexandre de Moraes, Jair Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Alexandre de Moraes, Jair Bolsonaro e Alexandre Ramagem 
(Foto: STF | Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, refeitou na tarde desta sexta-feira, 8, o pedido de Jair Bolsonaro para reconsiderar a proibição da nomeação de Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal. 
Na decisão, Moraes ressalta que é pacífico o entendimento do STF sobre não haver condições de se questionar algo que o próprio poder Executivo reviu. A nomeação de Ramagem não só foi tornada sem efeito por Bolsonaro, como o próprio presidente já empossou Rolando Alexandre de Souza como diretor-geral da PF.
"Como já tive oportunidade de ressaltar, nestas hipóteses, não se vislumbra a possibilidade do surgimento de qualquer benefício prático na continuação do processo. Diante do exposto, julgo prejudicado o mandado de segurança", disse Moraes na decisão, segundo a CNN.

Blog do BILL NOTICIAS

Casos confirmados do novo coronavírus em Petrolina sobem para 67, informa SMS

                  Via:Carlos Britto
Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

O número de infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) continua aumentando em Petrolina. De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais cinco casos foram confirmados nesta sexta-feira (8), com a intensificação dos testes rápidos realizados pela prefeitura.
As cinco pessoas que testaram positivo para a doença, nas últimas 24 horas, são três mulheres (de 38, 52 e 58 anos) e dois homens (de 29 e 48 anos).
Agora são 49 casos confirmados através dos testes rápidos da prefeitura e 18 diagnosticados via Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Desse total, 19 casos já são considerados curados clinicamente, com dois óbitos registrados.
SRAG
O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) segue sem alterações nas últimas 24 horas. São 28 casos investigados e 30 descartados. Confirmados somam nove casos, além de um óbito.

Blog do BILL NOTICIAS

DEPOIMENTOS PF ouvirá, na segunda-feira, Ramagem, Valeixo e ex-superintendente do Rio

                   Por: Correio Braziliense

                   Por: Renato Souza
 (Foto: Carolina Antunes/PR)
Foto: Carolina Antunes/PR

A Polícia Federal vai colher, na próxima segunda-feira (11), os depoimentos do ex-diretor-geral da corporação Maurício Valeixo; do atual diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem; e do ex-superintendente da PF no Rio de Janeiro Ricardo Saadi.

De acordo com informações obtidas por meio de fontes na corporação, Ramagem e Saadi serão ouvidos em Brasília e Valeixo, na superintendência da PF de Curitiba. As oitivas ocorrem por determinação do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito que corre na Corte e investiga declarações feitas pelo ex-ministro Sergio Moro.

As diligências apuram se o presidente Jair Bolsonaro cometeu crimes comuns ao supostamente tentar interferir na corporação e obter acesso a relatórios de inteligência policial. Bolsonaro nega as acusações, mas tem suas informações rebatidas por Moro que apontou as demais autoridades como testemunhas.



Blog do BILL NOTICIAS

Pernambuco registra 763 novos casos e 82 mortes pelo novo coronavírus. Dados atualizados

                      Via: Santanavinicius

Com a confirmação de 763 novos casos do novo coronavírus, Pernambuco contabiliza, nesta sexta-feira (8), 11.587 infecções ao todo. Desses, 57% (6.599) são considerados graves, de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). As informações são da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que também confirmou nas últimas 24 horas 82 novos óbitos pelo vírus. Com isso, o estado soma 927 mortes.
Maiores detalhes sobre os casos serão repassados ainda nesta sexta, em novo boletim da SES. Ontem, quinta (7), Pernambuco registrava 10.824 infecções e 845 mortes, além de 1.388 pessoas recuperadas da Covid-19 – a doença que o novo coronavírus desencadeia nos infectados. Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda eram as cidades com mais pessoas doentes no estado.
Lockdown é dúvida
Nos últimos dias, muito tem se discutido sobre a implantação de um lockdown – que são medidas de restrição social ainda mais rígidas que as já existentes – no Recife, na Região Metropolitana, ou em todo o estado de Pernambuco. Mas segundo o prefeito da capital pernambucana, Geraldo Julio, uma decisão rigorosa destas não se resolve sem o apoio do governo federal.
“As medidas de isolamento social em todos os países foram promovidas por ações conjuntas dos governos, que adotaram medidas para diminuir as consequências do isolamento. Aqui, infelizmente, não existe nada disso. No Brasil, quase 60 dias depois, pouco foi feito nessa direção”, criticou Geraldo, em pronunciamento divulgado nesta sexta-feira.
Além disso, o impacto social da medida seria grande, já que uma parcela da população continua indo às ruas, seja em busca do auxílio emergencial, o que tem provocado aglomeração nas agências da Caixa, ou a busca por emprego informal. O posicionamento completo pode ser conferido aqui.
Doação
Ainda nesta sexta-feira, o governo de Pernambuco recebeu a doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) da Província Popular de Sichuan, na China. Diretamente do oriente, vieram 10 mil máscaras cirúrgicas, 1,2 mil máscaras N95 e 200 macacões de proteção. O material será distribuído na rede de saúde estadual. Veja mais detalhes aqui.(Diário de Pernambuco)

Blog do BILL NOTICIAS

Carla Zambelli irá depor à PF sobre denúncias de Moro contra Bolsonaro

(Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) irá depor perante à Polícia Federal (PF) na próxima quarta-feira, 13, no inquérito sobre as acusações do ex-ministro Sergio Moro de que Jair Bolsonaro quer interferir no órgão. Segundo o gabinete da parlamentar, ela foi notificada da oitiva na tarde de quinta-feira, 7.
A deputada bolsonarista propôs antecipar o depoimento, mas o pedido foi negado. Ela negou que tenha oferecido cargo no Supremo Tribunal Federal (STF) a Moro para que ficasse no governo. "Está claro para todos que minha intenção sempre foi buscar a pacificação de qualquer conflito e que, em momento algum, tentei oferecer um cargo ao ex-ministro, até porque não tenho qualquer prerrogativa para fazê-lo", afirmou. 
Em uma das conversas por Moro à PF, Zambelli pede que o ex-ministro aceite a mudança na direção-geral da PF e, em troca, se comprometeria a ajudar o ministro com uma vaga na suprema corte. "Vá em setembro para o STF. Eu me comprometo a ajudar. A fazer o JB (Jair Bolsonaro) prometer", escreveu a deputada no WhatsApp. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

8 milhões podem começar a receber auxílio emergencial na semana que vem

Segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, na semana que vem será concluída a análise de 17 milhões de pedidos, incluindo os de reanálises

               Por: Folhapress
Site da Caixa para solicitar o Auxilio Emergencial
Site da Caixa para solicitar o Auxilio EmergencialFoto: Alfeu Taveres / Folha de Pernambuco
O pagamento da segunda parcela será feito na próxima semana, no entanto muitos ainda não receberam a primeira parte do auxílio, que pode pagar até R$ 1.200, no caso de mães chefes de família.

Segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, na semana que vem será concluída a análise de 17 milhões de pedidos, incluindo os de reanálises.

A expectativa do ministro é de que 6 milhões a 8 milhões sejam elegíveis e, até segunda (11), 99% da primeira etapa esteja concluída.
A Dataprev, empresa de dados responsável pela checagem das informações do trabalhador, afirma que, até domingo (10), vai finalizar o processamento dos requerimentos apresentados entre os dias 23 e 30 de abril.

Após a liberação, o pagamento da parcela é feito pela Caixa ao beneficiário em até três dias.

O ministro garante que todos os que tiverem direito ao benefício, mesmo que ainda não tenham se candidatado, vão receber as três parcelas. O prazo para pedir o auxílio emergencial termina em 2 de julho.

"Quem eventualmente teve qualquer problema e não recebeu, fique tranquilo. Determinação do presidente e da lei é que as três parcelas estão garantidas para todos", afirmou o ministro.

Nova chanceTrabalhadores que preencheram dados errados ou deixaram de preencher tiveram o cadastro analisado como "inconclusivo", ou seja, pelos dados informados por esses trabalhadores, o governo federal não chegou a uma conclusão se eles têm ou não o direito de receber o auxílio emergencial.

Neste caso, é possível fazer outro pedido, pelos mesmos canais da Caixa ou pelo novo site, do Dataprev, e tentar novamente ser aprovado para o benefício.

Quem está no CadÚnico e foi reprovado para o auxílio emergencial também pode fazer a solicitação e tentar receber as três parcelas do benefício federal.

Como acompanhar seu pedido:
O trabalhador pode acompanhar seu pedido pelo:
- Aplicativo CAIXA Auxílio Emergencial
- Site: auxilio.caixa.gov.br
- Telefone 111
- Site https://consultaauxilio.dataprev.gov.br




Blog do BILL NOTICIAS

Venezuela decreta prisão de 22 mercenários por tentativa de sequestrar Maduro

(Foto: Reuters)

Revista Fórum - Nesta sexta-feira (8), o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, solicitou à Justiça do país a prisão preventiva de 22 pessoas que participaram da fracassada tentativa de invasão ao território venezuelanos nos dias 3 e 4 de maio.
O Ministério Público venezuelano também pediu à Justiça que emitisse uma ordem de captura internacional ao consultor político Juan José Rendón, conhecido por já ter sido assessor de líderes latinos como os ex-presidentes do México, Enrique Peña Nieto, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, além do atual presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández.
Rendón é venezuelano, e atualmente assessora o líder opositor Guaidó. Recentemente, ele confessou, em entrevista para a CNN en Español, que contratou a empresa Silvercorp, para realizar o ataque frustrado do último fim de semana, serviço pelo qual teria pago 50 mil dólares adiantado.
Continue lendo na Fórum.

Blog do BILL NOTICIAS

PE tem mais casos confirmados da Covid-19 do que países como Coreia do Sul, Argentina, Grécia e Bolívia

                   Por: Anamaria Nascimento
Se fosse um país, Pernambuco seria a 38ª nação com o maior número de infectados. (Foto: AFP)
Se fosse um país, Pernambuco seria a 38ª nação com o maior número de infectados. (Foto: AFP)

Em dia de novo recorde no número de casos confirmados da Covid-19, Pernambuco chegou, nessa quinta-feira (7), a 10.824 confirmações da doença. Se fosse um país, seria a 38ª nação com o maior número de infectados. A quantidade revela que o estado tem mais casos do que países como Coreia do Sul, África do Sul, Argentina, Grécia e Bolívia, todos com populações maiores do que a pernambucana.

Com 9,3 milhões de habitantes e mais de 10 mil casos, o estado tem taxa de infecção superior a da Coreia do Sul, que tem 51,64 milhões de habitantes e 10.810 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, principal referência no mundo quando o assunto é contabilização dos casos do novo coronavírus.

A África do Sul tem 57,78 milhões de habitantes e 8.232 casos. A Argentina, com população de 44,5 milhões de pessoas, tem a metade dos casos registrados em Pernambuco: 5.208 confirmações. A Bolívia, que tem 11,3 milhões de habitantes, somou 1.886 casos nessa quinta. Já a Grécia tem 10,7 milhões de habitantes e 2.678 casos da Covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou ontem 943 novos casos de Covid-19 em Pernambuco. Entre os novos pacientes, 329 se enquadram como síndrome respiratória aguda grave (Srag) e 614 têm quadros leves. Agora, Pernambuco totaliza 10.824 casos já confirmados, sendo 6.302 graves e 4.522 leves. Também foram confirmados laboratorialmente 42 óbitos, sendo 25 homens e 17 mulheres. Com isso, o estado totaliza 845 mortes pela Covid-19.

Dos pacientes graves, 2.307 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 1.762 estão internados, sendo 220 em UTI e 1.542 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. Além disso, o boletim de hoje registra 18 novos pacientes recuperados da doença, totalizando 1.388 pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 133 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes de outros estados e países. As últimas mortes foram de 15 pessoas residentes no Recife, quatro em Jaboatão dos Guararapes, quatro em Camaragibe, três em Igarassu, duas em Olinda e um no Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço, Paulista, Petrolina, Glória do Goitá, Jaqueira, Cupira, Correntes, Ferreiros, Floresta, Goiana, Gravatá e Triunfo, além de um município a esclarecer.

As mortes ocorreram entre os dias 15 de abril e 6 de maio e os pacientes tinham idades entre 10 e 95 anos. Dos 42 pacientes que vieram a óbito, 23 apresentavam comorbidades confirmadas. Três não tinham comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios. (DP)


Blog do BILL NOTICIAS

Artistas criticam postura de Regina Duarte e cobram providências contra a crise no setor

Em um longo texto publicado no Instagram da secretária especial, a cantora Anitta disse que Regina deveria estar preparada para ouvir todos os lados

                 Por: Folhapress
Regina duarte é atual Secretaria Especial da Cultura do governo de Jair Bolsonaro
Regina duarte é atual Secretaria Especial da Cultura do governo de Jair BolsonaroFoto: Marcos Corrêa/PR

A classe artística reagiu com muitas críticas à entrevista em que a secretária especial da Cultura, Regina Duarte, minimizou a ditadura militar brasileira, a tortura praticada no período e as mortes de nomes como o do cantor e compositor Moraes Moreira, do escritor Rubem Fonseca, do compositor Aldir Blanc e do ator Flávio Migliaccio. Artistas de diversas idades e perfis, inclusive ex-colegas de Regina, expressaram indignação nas redes sociais.

Durante a entrevista concedida à CNN, ela ficou irritada quando a emissora mostrou um vídeo enviado pela atriz Maitê Proença pedindo que a secretária apresente soluções para a classe artística em meio à pandemia do novo coronavírus. "O que você ganha com isso? Quem é você que está desenterrando uma fala da Maitê [Proença] de dois meses atrás? Eu não quero ouvir, ela tem o meu telefone. Eu tinha tanta coisa para falar, vocês estão desenterrando mortos", disse Regina, colocando fim à entrevista.
O autor de novelas Walcyr Carrasco afirmou que dói ver as declarações atuais de Regina, de quem já foi amigo e teve ajuda no início da carreira. "Fiquei chocado quando na entrevista você simplesmente achou normal as mortes e chancelou a tortura. Dói mais e mais vê-la assim. Que aconteceu com você, Regina?", questionou.

Em um longo texto publicado no Instagram da secretária especial, a cantora Anitta disse que Regina deveria estar preparada para ouvir todos os lados. "Se recusar a ouvir uma opinião contrária logo depois de enaltecer os tempos de ditadura me causa muito medo. Até porque eu e muitos dos meus amigos seríamos os primeiros censurados caso esse regime voltasse ao Brasil e nós continuássemos no exercício do nosso trabalho", disse.

Anitta cobrou providências para que os trabalhadores da indústria artística sejam socorridos em meio à crise no setor, o que também foi feito pela atriz Alice Wegmann e pelo ator Bruno Gagliasso. "Muitos artistas e técnicos trabalham muito e nesse momento estão passando necessidade e sim, precisam de você", escreveu Alice. "Não dá para desculpar sua falta de diálogo com a categoria, a sua estupidez com jornalistas e ex-colegas de trabalho", disse Gagliasso.

Outros artistas demonstraram surpresa com o pronunciamento da secretária especial. "Fiquei chocada e sem acreditar no que estava vendo", contou a atriz Beth Goulart. "Fui assistir à entrevista da Regina Duarte e já pensava comigo que iria ser péssimo. Ela conseguiu me surpreender. Foi muito pior do que eu pensava", afirmou o ator Tonico Pereira.

A atriz e cantora Zezé Motta postou uma imagem de luto "por nosso ministério ou pasta" em suas redes sociais. Ivam Cabral, um dos fundadores do grupo de teatro Os Satyros, declarou ter chorado com a entrevista. "Choro porque isso significa o extermínio de várias categorias profissionais. Choro porque têm trabalhadores passando fome, enquanto a secretária tem um orçamento que poderia segurar a onda de muita gente".

Em uma postagem em que a atriz Débora Bloch questionou a humanidade de Regina Duarte, vários outros artistas divulgaram seus posicionamentos críticos à secretária especial. "Que horror", escreveu o ator e diretor Miguel Falabella. "Que triste", opinou a atriz Alessandra Negrini. "A Regina enlouqueceu. O que se pode fazer?", perguntou a atriz Vera Fischer. "Fim do mundo", disse a atriz Luisa Arraes. "Que vergonha, que vergonha", reagiu a atriz Mel Lisboa.





Blog do BILL NOTICIAS

Juazeiro tem mais três novos casos confirmados do novo coronavírus

                   Via:Carlos Britto
Secretaria de Saúde de Juazeiro-BA. (Foto: Divulgação)

No boletim desta sexta-feira (8), a Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) confirmou mais três pessoas que testaram positivas para o novo coronavírus (Covid-19). Todas são profissionais de saúde: duas mulheres – 54 e 34 anos – e um homem de 36 anos. O resultado foi por meio do teste rápido. Os três estão em isolamento domiciliar e sem gravidade. O município registra agora 21 casos confirmados para a doença e, destes, 11 pessoas já estão curadas clinicamente.
Para o novo coronavírus estão notificadas 290 pessoas. Deste total, 154 exames já foram descartados por testarem negativo para a Covid-19, e outros 115 estão em análise ou aguardando para fazer o teste. Juazeiro tem o registro de um óbito pela doença. A Sesau informa que mais de 180 testes rápidos já foram usados para testar pacientes. A secretaria explica ainda que os pacientes só são submetidos à testagem rápida a partir do 10º dia de sintoma gripal.
Já os dados para o H1N1 permanecem os mesmos da última atualização, com 73 notificações e 18 casos confirmados, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão todos em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a doença. Estão em investigação 28 exames e outros 27 foram descartados.
A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 9 9819- 3089, em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Blog do BILL NOTICIAS

AUXÍLIO Municípios começam a receber recursos destinados à assistência social

                      Por: Agência Brasil
 (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Recursos da ordem de R$ 600 milhões serão transferidos para a assistência social de todos os municípios, a partir desta sexta-feira (8). A transferência do dinheiro é referente aos meses de abril, maio e junho e será feita pelo Ministério da Cidadania, por meio do Fundo Nacional de Assistência Social, e tem por objetivo proteger a população vulnerável, que mais tem sofrido as consequências da pandemia do novo coronavírus.

"Vamos fazer o pagamento de uma parcela que vai englobar três meses, exatamente para dar condições para o Sistema Único de Assistência Social (Suas). É um exército que chamo ‘do bem’, próximo de 200 mil pessoas que estão em cada canto do Brasil, levando não apenas alimento e prevenção, mas carinho, conforto e estímulo para a população enfrentar este momento", disse o ministro Onyx Lorenzoni,

Um segundo repasse será feito em 8 de junho, serão mais R$ 600 milhões, referentes aos meses de julho, agosto e setembro. Com isso, o total destinado para o fortalecimento da assistência social, via cofinanciamento do Suas, chegará a R$ 1,2 bilhão. Os recursos foram garantidos na Medida Provisória nº 953, publicada em 16 de abril, que abriu crédito extraordinário de R$ 2,5 bilhões.

De acordo com o ministério, outra parte dos recursos será destinada para os municípios atuarem em três frentes: aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as equipes de assistência social; compra de alimentos para as instituições que cuidam de idosos, além de orfanatos; e ações de acolhimento e abrigamento de moradores de rua. O anúncio da aplicação desses recursos foi feito no dia 30 de abril.

"É um volume de R$ 1,03 bilhão para a aquisição. Nós temos hoje 1.686 municípios brasileiros habilitados a receber os recursos. São R$ 159 milhões que estão sendo transferidos a partir de hoje para esses municípios, também no sistema de duas parcelas. Recebe um primeiro volume que permite o atendimento por três meses e, depois, uma segunda parcela em junho, para atender outros três meses", disse Lorenzoni.



Blog do BILL NOTICIAS

Quarentena segue até 31 de maio em São Paulo

O governador João Doria anunciou a medida 
nesta sexta-feira (8)
                Por: Agência Brasil 
A medida é essencial para conter o avanço do coronavírus
A medida é essencial para conter o avanço do coronavírusFoto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou, nesta sexta-feira (8), que a quarentena no estado será estendida até o final de maio. “Como governador, queria dar uma notícia diferente da que vou dar agora. Mas o cenário é desolador. Teremos que prorrogar a quarentena até o dia 31 de maio. A quarentena evita a propagação da doença", disse.
Segundo o governador, com a quarentena, 51 vidas são salvas a cada dia no estado e, até o dia 21 de maio, mais de 3,2 mil vidas serão salvas com a manutenção do isolamento.
É a terceira vez que o governador estende a quarentena, que teve início no dia 24 de março e estava prevista para ser encerrada no domingo (10). Durante a quarentena, somente serviços considerados essenciais como logística, segurança, abastecimento e saúde podem funcionar.


Blog do BILL NOTICIAS

Fim do verão terá fortes chuvas em diversas regiões do país

  Inmet prevê volumes maiores que 90 mm para esta semana Rovena Rosa A última semana do verão e os primeiros dias de outono podem apresentar...