sábado, 2 de maio de 2020

BOLSONARO: 'Calma, Adélio' divulgado por Bolsonaro é 'calma, velho' para a PF

Bolsonaro compartilhou um vídeo nas redes sociais onde um homem que apresenta teorias sobre o atentado sofrido pelo então candidato na campanha eleitoral

                  Por: Folhapress
Bolsonaro
BolsonaroFoto: Alan Santos/PR
vídeo compartilhado nas redes sociais pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), neste sábado (2), com um homem que apresenta teorias sobre o atentado sofrido pelo então candidato na campanha eleitoral, veio a público em 2019 e já teve o conteúdo analisado pela Polícia Federal.
Como mostrou a Folha de S.Paulo, a PF concluirá nos próximos dias o relatório parcial do segundo inquérito aberto para esclarecer o caso. Até o momento, a tese propagada por Bolsonaro de que haveria um mandante do ataque está descartada. A investigação mostrou que o autor do ataque, Adélio Bispo de Oliveira, agiu sozinho. O esfaqueador foi declarado inimputável e absolvido pela Justiça. Ele cumpre medida de segurança na penitenciária federal de Campo Grande (MS). A defesa de Bolsonaro não recorreu da absolvição.
A gravação postada pelo presidente é narrada por um homem que se identificou como "apenas um técnico de informática", um "mero cidadão" que quer Justiça. Seu nome não foi informado. Ele exibe imagens gravadas momentos antes do atentado, durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), em setembro de 2018, enquanto faz comentários sugerindo que Adélio teria atuado em conjunto com outras pessoas. O vídeo reproduzido contém a voz de um homem que estava no local do crime e que deu depoimento à PF. A testemunha não forneceu elementos que sustentassem a informação da participação de terceiros.

Para a PF, a expressão "calma, Adélio" que o narrador diz ser possível escutar, na verdade, era "calma, velho" e foi possivelmente dirigida a outra pessoa no local. Os investigadores consideram frágil a tese de que seriam alertas para o esfaqueador.
O homem ouvido pelos investigadores integrou a equipe de apoiadores que fazia a segurança do então presidenciável. O vídeo divulgado por Bolsonaro também foi periciado, e a PF conseguiu desconstruir tecnicamente todas as suspeitas que pesavam sobre o material.

Agentes ligados ao caso na corporação tratam o conteúdo como mais uma das fake news e boatos sobre a facada desconstruídos pela apuração oficial, que é alvo de forte contestação de bolsonaristas após a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça. Desde o dia do atentado, a Polícia Federal colheu testemunhos de centenas de pessoas, analisou postagens de redes sociais e fez cruzamentos de dados. Nada até hoje apontou para o envolvimento de cúmplices. Os detalhes do trabalho serão conhecidos com a divulgação do relatório parcial do inquérito, que é o segundo instaurado sobre o episódio e já acumula mais de 300 páginas.

Essa investigação apura especificamente se houve mentores, financiadores ou comparsas. Os advogados de Bolsonaro têm o direito de acessar o conteúdo produzido pela PF, incluindo as informações já levantadas sobre o vídeo deste sábado. Um primeiro inquérito, finalizado no mês do atentado, mostrou que Adélio agiu por conta própria. Ele já recusou uma proposta de delação premiada, dizendo que, mesmo que quisesse, não teria ninguém para denunciar.





Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina confirma dois novos casos da Covid-19 e divulga bairros onde moram os infectados


A Prefeitura de Petrolina divulgou pela primeira vez, neste sábado (2), a relação de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) por bairros da cidade. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento dos decretos municipal e estadual, bem como reforçar o alerta para as medidas de higienização e distanciamento social.
Até o momento o número de infectados é de 49; destes, 2 foram confirmados neste sábado, através de testagem rápida. Com isso, são 33 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 16 diagnosticados através do exame realizado pelo laboratório do Estado. Curas clínicas somam 15, sem nenhum óbito.
SRAG
O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta que 16 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.
Perfil
Do total de pessoas que tiveram confirmação com o novo coronavírus, 1 paciente está internado no isolamento de uma unidade hospitalar da rede privada. Os demais pacientes confirmados estão em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela equipe de saúde da rede municipal. A faixa de idade com maior prevalência da doença está entre 30 e 49 anos, com 27 casos confirmados, seguido de 50 e 59 anos, com 9 pacientes. Os dados ainda mostram duas crianças – de 9 e 12 anos e uma jovem de 19 anos. As outras 10 pessoas infectadas estão nas demais faixas etárias.
Bairros
Até o momento, além do Centro, são 27 bairros e comunidades com casos confirmados da Covid-19. A região central e o bairro Vila Eduardo concentram o maior número de pessoas com o coronavírus: 10 infectados, sendo 5 em cada local. A atualização dos bairros será feita aos sábados. (Ascom)
Confira a lista completa de bairros com casos confirmados do novo coronavírus em Petrolina:
BAIRRO | QUANTIDADE DE CASOS
Areia Branca: 01
Centro: 05
Cidade Universitária: 02
Cohab Massangano: 03
Cohab VI: 01
Colina Imperial: 01
Estrada da Tapera: 02
Gercino Coelho: 01
Jardim Guararapes: 03
Jardim Petrópolis: 01
Jardim São Paulo: 01
João De Deus: 01
José e Maria: 01
KM-2: 02
Loteamento Recife: 02
Mandacaru: 01
Monsenhor Bernardino: 01
N-10: 01
N-11: 01
Nova Petrolina: 02
Pedra do Bode: 01
Pedrinhas: 01
Residencial Padre Cícero: 01
São Gonçalo: 02
São Jorge: 01
Vila Eduardo: 05
Vila Marcela: 03
Vila Mocó: 02
Total de casos: 49



Blog do BILL NOTICIAS

Nova pesquisa aponta que dispara a rejeição a Bolsonaro

Pesquisa do Ideia Big Data mostra que o percentual de brasileiros que aprovam a pessoa de Bolsonaro caiu oito pontos, foi de 30% para 22%

(Foto: PR | Mídia Ninja)

Pesquisa do Ideia Big Data divulgada neste sábado, 2, mostra que a rejeição de Jair Bolsonaro disparou depois que ele demitiu os dois ministros mais populares do governo, admitiu usar a Polícia Federal em causa própria e desprezar milhares de mortes por Covid-19. 
Segundo o levantamento, divulgado pelo jornalista José Roberto de Toledo, na revista Piauí, o governo Jair Bolsonaro tem 41% de avaliação negativa, enquanto mantém 28% de avaliações positivas e 35% de confiança. 
“Dos 41% de avaliação negativa, 25 pontos agora são de ‘péssimo’ e 16% de ‘ruim’. Apenas uma semana antes essas taxas eram respectivamente 19% e 15%. Ou seja, a turma do ‘péssimo’ cresceu tanto que quase se equivale à soma dos que avaliam o governo como ótimo ou bom”, diz o jornalista. 
O percentual de brasileiros que aprovam a pessoa de Bolsonaro caiu oito pontos, foi de 30% para 22%. 
A pesquisa Ideia Big Data fez 1.609 entrevistas entre 28 e 29 de abril, por meio de um aplicativo de celular. A margem de erro máxima é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. (247)
Nova pesquisa aponta que dispara a rejeição a Bolsonaro



Blog do BILL NOTICIAS

Urgente: STF suspende expulsão de diplomatas venezuelanos

(Foto: Marcos Corra/PR | Reuters | Reprodução)


247 com Sputnik – O Supremo Tribunal Federal acaba de impor mais uma derrota a Jair Bolsonaro. Decisão do ministro Luís Roberto Barroso proibiu a expulsão de 34 diplomatas venezuelanos do território nacional, uma decisão tomada por Ernesto Araújo que contraria a Convenção de Viena, fere os interesses nacionais e foi tomada apenas para atender aos Estados Unidos, que têm o objetivo de derrubar o governo de Nicolás Maduro para se apoderar das maiores reservas de petróleo do mundo, que estão em solo venezuelano. 
Barroso atendeu a um pedido do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que ingressou com um habeas corpus no STF pedindo que a ordem do Itamaraty fosse derrubada.
A suspensão tem validade de dez dias. O ministro determinou que neste período o presidente Jair Bolsonaro e o Ministério das Relações Exteriores esclareçam ao STF os motivos que levaram o governo federal a saída dos representantes do governo venezuelano.
O prazo dado pelo Itamaraty terminaria neste sábado e aqueles que descumprissem a ordem seriam considerados "personas non gratas" e perderiam os direitos diplomáticos. 
Nesta sexta-feira (1º), o procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou ofício ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em que afirma que a expulsão dos diplomatas pode contrariar tratados e convenções internacionais.

Blog do BILL NOTICIAS

Volume útil da Barragem de Sobradinho passa dos 92% para este final de semana, diz Chesf

                     Via:Carlos Britto
Foto: Jerônimo de Souza/divulgação

A Barragem de Sobradinho (BA) mantém o ritmo de aumento no seu volume útil para este final de semana. De acordo com mais um relatório da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o reservatório atingirá 92,07% de sua capacidade neste sábado (2); já para amanhã (3), a previsão é de que chegue a 92,47%.
Quanto à defluência (quantidade de água liberada), houve uma pequena diminuição: agora são 1.400 metros cúbicos por segundo (m³/s), ante os 1.600 m³/s anunciados recentemente pela Chesf. A Companhia ressalta, no entanto, que devido à necessidade operacional ou por razões naturais, esses números podem ser alterados.




Blog do BILL NOTICIAS

Embrapa promove curso de Fertirrigação e outras capacitações online

                    Via:Santanavinicius
Estão abertas as inscrições para o curso Fertirrigação – Aplicação de fertilizantes e agroquímicos via água de irrigação. A capacitação é realizada pela Embrapa de forma online e gratuita, com vagas limitadas.
Os participantes têm 30 dias, a partir das inscrições, para concluir todas as etapas, totalizando carga horária de 32 horas. O curso é voltado para agrônomos, técnicos agrícolas, agentes de Assistência Técnica, produtores, professores, estudantes e outros interessados.
“O tema é de grande relevância por se tratar de uma prática agrícola essencial ao manejo de culturas irrigadas em sistemas tecnificados”, destaca o pesquisador da Embrapa Semiárido José Maria Pinto, coordenador do curso. Ele explica que a fertirrigação é uma das maneiras mais eficientes e econômicas de adubar os cultivos, disponibilizando fertilizantes e outros agroquímicos nas quantidades requeridas pelo ciclo de desenvolvimento das plantas e no exato volume de solo ocupado pelas raízes.
Entre as vantagens da prática estão a economia de fertilizantes e de mão-de-obra, a aplicação do nutriente em qualquer fase do ciclo da cultura, melhor distribuição dos nutrientes no perfil do solo, inclusive aqueles considerados de baixa mobilidade, além da aplicação de outros produtos sistêmicos, como herbicidas, fungicidas e inseticidas.
Esta edição está sendo ofertada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Embrapa. Até o momento já foram registrados mais de 1.500 inscritos e a meta do curso é capacitar pelo menos 3.000 participantes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.embrapa.br/e-campo/fertirrigação.
O curso de Fertirrigação já está em sua 25a edição, e pela primeira vez é realizado virtualmente. A mudança se deu em razão das restrições de atividades presenciais provocadas pela pandemia do novo coronavírus, mas a experiência tem sido animadora para pensar, inclusive, em ações futuras.
“Entre as vantagens do treinamento online estão o atendimento a um maior número de participantes e de diversas localidades, contribuindo assim para que possamos capacitar mais pessoas, especialmente nesse momento de isolamento social, além de facilitar o acesso às soluções tecnológicas da Embrapa”, destaca a Chefe Adjunta de Inovação da Embrapa Semiárido, Lúcia Kiill.
Mais capacitações – Em maio a Embrapa Semiárido também estará oferecendo o curso online de Produção e Tecnologias de Sementes e Mudas, entre os dias 11 a 15. As vagas, no entanto, já estão esgotadas, com 250 inscritos confirmados e cerca de 800 em lista de espera. Devido à grande procura, a Empresa está avaliando a possibilidade de realização de outras edições, que serão divulgadas no site www.embrapa.br/semiarido.
Outro curso online da Embrapa Semiárido que já está em andamento é o de Metodologias participativas para fortalecer a Conservação e uso da Agrobiodiversidade, realizado em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia . Com duas turmas, está sendo atendido um público de 400 inscritos, de diferentes locais do Brasil e do exterior, com aulas interativas em módulos que tiveram início no mês de março.
Além das capacitações ofertadas pela Embrapa Semiárido, outros 13 cursos em modalidade à distância também estão sendo oferecidos pela Embrapa, quase todos gratuitos. Os que estão com inscrições abertas são: Sistema de Plantio Direto, Avaliação econômica de sistemas agropecuários, Biodiesel, Potencial agronômico dos dejetos de suínos, Introdução à biofortificação, Silagem de milho e sorgo para gado de leite, Avaliação e classificação de Suínos, carcaças e partes de carcaças, em atendimento à IN 79/2018 e o curso permanente de Formação de facilitadores de aprendizagem com enfoque para as temáticas do agro, além daqueles oferecidos em parceria com outras instituições.
Outros já estão com vagas esgotadas, como o de Hortas em pequenos espaços, Irrigaweb, Recuperação de pastagens degradadas, e Sistemas agroflorestais para pequenas propriedades do Semiárido brasileiro. Em breve também deverão ser abertas as inscrições para os cursos online de Compostagem e de Amostragem, coleta e transporte do leite.
As informações sobre os cursos e inscrições são divulgadas na Vitrine de Capacitações Online da Embrapa: www.embrapa.br/e-campo. (Fonte: Ascom Embrapa)

Blog do BILL NOTICIAS

Passa de 240 mil número de mortos no mundo por Covid-19

Os Estados Unidos são o país com mais mortes (65.173), seguidos de Itália (28.236), Reino Unido (28.131), Espanha (25.100) e França (24.594)

                Por: AFP 
Coronavírus
CoronavírusFoto: Reprodução/Internet
A nova pandemia de coronavírus causou mais de 240.000 mortes no mundo, sendo 85% deste total na Europa e nos Estados Unidos - de acordo balanço da AFP divulgado no início da tarde deste sábado (2).

Desde que a Covid-19 teve início em dezembro do ano passado na China, foram registrados 240.231 óbitos ao redor do mundo e 3.371.435 casos de contágio, com 141.475 mortos na Europa (1.516.635 infecções), o continente mais afetado. Os Estados Unidos são o país com mais mortes (65.173), seguidos de Itália (28.236), Reino Unido (28.131), Espanha (25.100) e França (24.594).




Blog do BILL NOTICIAS

Moro delata Bolsonaro com advogado que já atuou para Marcelo Odebrecht e Eduardo Cunha

Sérgio Moro
Sérgio Moro (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)


O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, chamado hoje de "Judas" por Jair Bolsonaro, presta depoimento na Polícia Federal neste sábado acompanhado do advogado Rodrigo Sánchez Rios, que já atuou para o empreiteiro Marcelo Odebrecht e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, ambos presos na Lava Jato. A informação foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim. Neste sábado, Moro foi também criticado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que lembrou que ele vazou a delação premiada de Antonio Palocci, antes do segundo turno da eleição presidencial, para favorecer Jair Bolsonaro. Ou seja: Moro teria agido para eleger Bolsonaro e prejudicar Haddad – o que significa ter fraudado a disputa presidencial de 2018. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Moro depõe à PF de Curitiba sobre acusações contra Bolsonaro

Bolsonaristas em protesto
Bolsonaristas em protesto (Foto: Eduardo Matysiak)

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro chegou na sede da Polícia Federal em Curitiba no início da tarde deste sábado (2) e já começou a prestar depoimento sobre as acusações que fez a Jair Bolsonaro no ato de sua demissão do ministério.
Sergio Moro depõe neste momento no mesmo prédio da Polícia Federal onde o ex-presidente Lula permaneceu preso por 580 dias, em decorrência de uma perseguição promovida pelo ex-juiz.
O ex-ministro preparou um dossiê com o histórico de 15 meses de conversas no Whatsapp para provar as denúncias de interferência de Jair Bolsonaro no comando da Polícia Federal.
Na Polícia Federal em Curitiba, apoiadores de Jair Bolsonaro e de Moro aguardam a chegada do ex-ministro. Houve um princípio de confusão entre os grupos, que foram controlados pela polícia. Os manifestantes estão agora separados. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Ciclista reage e bate em bolsonaristas que ameaçavam profissionais da saúde no Planalto (vídeo)

Ciclista identificada como Sabrina Nery reagindo a bolsonaristas
Ciclista identificada como Sabrina Nery reagindo a bolsonaristas (Foto: Reprodução)

Revista Fórum - Uma ciclista, identificada como Sabrina Nery, ficou indignada com a agressão de bolsonaristas a enfermeiros e profissionais de saúde que realizavam um ato em frente ao Palácio do Planalto e fez o que muita gente nas redes sociais gostaria de ter feito: partiu para cima e bateu em um dos agressores.
As imagens foram flagradas durante uma reportagem sobre o assunto e logo caiu nas redes. A ciclista, que em princípio tenta não tocar nos bolsonaristas, mostra sua indignação.
Leia mais na Fórum.

Blog do BILL NOTICIAS

Moro prestará depoimento à PF neste sábado sobre acusações contra Bolsonaro

Moro acusou o chefe do Executivo de tentar interferir na autonomia da PF para ter acesso a relatórios de inteligências

                Por: Matheus Teixeira, Folhapress
 Sérgio Moro, ex-ministro da Justiça
Sérgio Moro, ex-ministro da JustiçaFoto: Ministério da Justiça/Flickr

O ex-ministro Sergio Moro prestará depoimento à Polícia Federal neste sábado (2), em Curitiba, para falar sobre as acusações feitas contra o presidente Jair Bolsonaro ao sair do governo.
A oitiva foi marcada após o ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), dar o prazo de cinco dias para a corporação ouvir o ex-ministro.
Moro deve detalhar as declarações dadas ao pedir demissão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no último dia 24. Em entrevista à revista Veja, ele afirmou que tem provas para incriminar Bolsonaro e disse que as apresentaria à Justiça.
Moro acusou o chefe do Executivo de tentar interferir na autonomia da PF para ter acesso a relatórios de inteligências e a investigações em curso, o que não é permitido pela legislação.
Para isso, Bolsonaro queria exonerar Maurício Valeixo do comando da instituição, o que gerou o atrito com o então ministro Moro, e nomear alguém que tivesse relação direta.
Ao se despedir do governo, o ex-juiz da Lava Jato disse que o desejo do chefe do Executivo era indicar Alexandre Ramagem para o comando do órgão.
Ramagem foi chefe da segurança de Bolsonaro após ele ter sido eleito presidente, quando se aproximou da família se tornou amigo do vereador Carlos Bolsonaro, investigado pela PF sob suspeita de articular esquema de disseminação em massa de informações falsas.
Bolsonaro nomeou, de fato, Ramagem para o cargo. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, no entanto, suspendeu a indicação por entender que não observava os princípios da impessoalidade e da moralidade pública.
Além dos integrantes da PF, três procuradores da República acompanharão o depoimento.


Blog do BILL NOTICIAS

Brasil registra mais de 6.000 mortes por coronavírus, com 428 novos óbitos em 24h

País registrou 428 mortes e 6.209 novos casos, segundo boletim do Ministério da Saúde, e está em 10º lugar em número de pacientes infectados no mundo.

              Por: Folhapress 
Covid-19
Covid-19Foto: Pixabay
O Brasil registrou 428 novas mortes e 6.209 novos casos confirmados de coronavírus nas últimas 24 horas, segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (1).

Agora, o país tem ao todo 6.329 óbitos e 91.589 casos de infecção por coronavírus.
Na quinta-feira (30), o Brasil havia ultrapassado a China em número de pessoas infectadas. O Brasil é hoje o 10º país no ranking mundial nesse quesito – os Estados Unidos são o local onde há mais casos, com mais de 1 milhão registrados, seguido pela Espanha, com mais de 213 mil infectados.

Já a China tem 83.958 casos confirmados. Os dados dos países são da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, que monitora a pandemia.

O Brasil já tinha passado a China, onde o vírus surgiu, em número total de mortes na terça-feira (28), quando o total passou a 5.017 mortes por Covid-19.


Blog do BILL NOTICIAS

IF Sertão-PE abre seleção simplificada para professores de cursos de Formação Inicial e Continuada na modalidade EAD



O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), por meio do Departamento de Educação a Distância, lançou, nesta quinta-feira (30), o edital nº 11/2020, referente ao processo seletivo simplificado para formação de cadastro reserva e atuação em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade à distância, através do Bolsa Formação. São ofertadas vagas para atuação de profissionais de diversas áreas de formação nos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Santa Maria da Boa Vista e Floresta. 
As inscrições serão realizadas aqui, exclusivamente pelo preenchimento de formulário eletrônico, entre os dias 1º e 7 de maio. Poderão participar candidatos com ensino superior, experiência profissional comprovada e/ou qualificada na área pretendida e carga horária disponível para atuar no cargo. Servidores públicos poderão participar desde que se enquadrem nas situações previstas no item 2.3 do edital e, no ato da contratação, entreguem autorização do setor de recursos humanos da Instituição.

Para desempenhar suas funções o candidato deve observar as atribuições previstas no item 1.5 do edital, além de possuir acesso e habilidades ao uso de computador, com internet, diariamente e equipamentos que permitam a participação em conferências e gravação de vídeos; possuir habilidade no uso de e-mail, chat, fórum, Ambientes Virtuais de Aprendizagem; e ter disponibilidade para atender às convocações do Programa. 

Para mais informações é só acessar o site https://www.ifsertao-pe.edu.br/

Confira o edital nº 11/2020 aqui

(Escrito por Luis Osete / ASCOM)


Blog do BILL NOTICIAS 

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...