quinta-feira, 30 de abril de 2020

COMBUSTÍVEL - Governo anuncia redução no preço do gás natural em Pernambuco a partir de 1º de maio

Agência Reguladora de Pernambuco – Arpe autorizou uma redução média de 8,12%. Segmento de gás veicular terá uma redução ainda maior, chegando aos 9,25% na tarifa

                 Por: Portal FolhaPE 
Gás natural veicular (GNV)
Gás natural veicular (GNV)Foto: Julya Caminha/Folha de Pernambuco
O Governo do Estado, através da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), anunciou a redução nos valores das tarifas de gás para diversos segmentos, a partir de 1º de maio. A redução média ficará em 8,12% nos setores atendidos pela empresa. O segmento veicular abastecido com o Gás Natural Comprimido (GNC) foi o que obteve a maior redução, com uma queda de 9,25% na tarifa. Em segundo lugar, aparece a área de cogeração, que terá uma redução de 9,16%. 
A autorização para a recomposição tarifária do combustível foi determinada pela Agência Reguladora de Pernambuco – ARPE e será publicada no Diário Oficial do Estado, no próximo dia 1º de maio. Essa redução nas tarifas é referente à variação trimestral do custo do gás natural vindo da Petrobrás.
Os segmentos veicular (GNV), residencial e industrial terão reduções de 8,54%, 8,07% e 7,96%, respectivamente. O setor comercial ficará com uma tarifa 6,32% menor.
A Copergás está presente em Pernambuco com uma rede distribuidora de 870 km, atendendo a mais de 47 mil clientes e uma média de 1,4 milhão de metros cúbicos de gás distribuídos por dia. Para os próximos cinco anos, a Companhia investirá cerca de R$ 323 milhões em infraestrutura nos setores Industrial, comercial, residencial, veicular, termoelétrico e cogeração. Estima-se a implantação de 402km de gasodutos para o período.
Em 2020, a Copergás deve completar as obras de expansão para o município de Ipojuca, atendendo as praias de Muro Alto e Porto de Galinhas; além de Carpina, na Zona da Mata Norte. Também está sendo desenvolvida a rede distribuidora local no município de Petrolina, criando uma base operacional no Sertão do São Francisco. 


Blog do BILL NOTICIAS

'Infelizmente estamos vivendo', declara Mandetta sobre colapso na saúde

                      Por: Diario de Pernambuco
Ex-ministro da Saúde, Mandetta foi demitido da pasta por defender o isolamento para contenção da pandemia  (Foto: Evaristo Sá/AFP)
Ex-ministro da Saúde, Mandetta foi demitido da pasta por defender o isolamento para contenção da pandemia (Foto: Evaristo Sá/AFP)

O ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM-MT) utilizou as redes sociais para lamentar a proximidade do pico no número de casos do novo coronavírus no Brasil, nesta quinta-feira (30). Até o momento, o país registra mais de 78 mil pacientes e mais de 5.400 mortos pela Covid-19. Os dados mostram que o Sistema Único de Saúde (SUS) já está perto de entrar em colapso. 

"Sempre foi uma previsão que torci para não se cumprir, que trabalhei para evitar, mas que infelizmente estamos vivendo", escreveu Mandetta em seu perfil do Twitter. "Mais do que nunca: precaução, lavar as mãos, distanciamento, responsabilidade social. Todos em defesa da vida!", acrescentou o ex-ministro da Saúde, que esteve à frente da pasta até o dia 16 de abril, quando foi demitido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. 

Médico ortopedista e ex-deputado federal, Mandetta deixou o Ministério da Saúde após embates com Bolsonaro sobre as recomendações de distanciamento social, como o fechamento do comércio, para o combate à pandemia de coronavírus no país. Respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre outras autoridades sanitárias, o então ministro defendia o isolamento como a forma mais eficaz de contenção da doença, contrariando o presidente da República, que pede pela retomada das atividades econômicas. 

As projeções feitas pelo ex-ministro enquanto esteve à frente da pasta, começam a se concretizar. De acordo com Mandetta, em declaração feita no dia 20 de março,  o "apagão sanitário" ocorreria no fim deste mês. "Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso", afirmou após reunião com o presidente Bolsonaro e um grupo empresários. "O que é um colapso? Você pode ter o dinheiro, o plano de saúde, mas simplesmente não há sistema para você entrar", explicou em seguida. 

Nesta semana, o Brasil passou a China no número de mortes pela Covid-19. O país asiático, que começa a voltar à normalidade após quatro meses sofrendo com o surto da doença, foi o primeiro a registrar casos do novo coronavírus. 



Blog do BILL NOTICIAS

Covid-19: Paulo Câmara prorroga medidas restritivas em Pernambuco

O fechamento do comércio e serviços foi prorrogado até o dia 15 de maio e das escolas até o fim do mês de maio

                     Por: Portal FolhaPE
Governador Paulo Câmara
Governador Paulo CâmaraFoto: Divulgação

O governador Paulo Câmara prorrogou nesta quinta-feira (30) a quarentena em Fernando de Noronha até o dia dez de maio, a suspensão das atividades econômicas até o dia 15 de maio e o reinício das aulas nas escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público e privado até o dia 31 do próximo mês , em todo o Estado de Pernambuco. O Decreto Nº 48.983 assinado nesta quinta, também continua proibindo o acesso e a prática de atividades nos parques e praias e nos calçadões das avenidas situadas nas faixas de beira-mar e beira-rio.

No documento, o Governo modifica o Decreto nº 48.809, de 14 de março de 2020 e passa a permitir o funcionamento das lojas de material de informática, por meio de entrega em domicílio ou como ponto de coleta. Os serviços de assistência técnica de eletrodomésticos e equipamentos de informática também estão liberados.

Já o acesso às praias e aos calçadões das avenidas situadas nas faixas de beira-mar e de beira-rio, e aos parques localizados no Estado de Pernambuco, para prática de qualquer atividade permanece proibido até o dia 15 de maio.
“Nosso governo tem compromisso com as pessoas. É o que se espera de um governo: humanidade, respeito, coragem para fazer o que precisa ser feito. Toda ação tem consequências. O isolamento social, por mais um tempo, também traz perdas. Mas diminui as perdas irrecuperáveis, que são as vidas humanas”, enfatizou Paulo Câmara.

Os serviços e atividades considerados essenciais permanecem funcionando, dentro dos limites previstos nos Decretos. Estão enquadrados nessa categoria supermercados, padarias, mercados, lojas de conveniência, feiras livres, lojas de defensivos e insumos agrícolas, farmácias e estabelecimentos de produtos médico-hospitalares, postos de gasolina, bancos e serviços financeiros, inclusive lotéricas, casas de ração animal e depósitos de gás, entre outros.



Blog do BILL NOTICIAS

Sobe para 34 número de casos confirmados do novo coronavírus em Petrolina, diz SMS

                    Via:Carlos Britto
Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Mais 4 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19) em Petrolina, segundo o boletim divulgado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Agora, a cidade já tem 34 casos confirmados da doença.
Esses quatro últimos casos são todos do sexo feminino. Três pacientes (de 9, 25 e 48 anos) foram por meio de testagem rápida e uma (12 anos) diagnosticada através do exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).
Nenhuma morte pela Covid-19 foi registrada até o momento. Agora são 13 casos considerados curados clinicamente.
SRAG
O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta 12 casos investigados e 30 descartados. Confirmados somam nove casos, além de um óbito.

Blog do BILL NOTICIAS

DECISÃO-Gilmar Mendes decide manter CPI das Fake News após rejeitar ação de Eduardo Bolsonaro

                   Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: Arquivo/Agencia Brasil)
Foto: Arquivo/Agencia Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, rejeitou na quarta-feira (29) uma ação apresentada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O documento tem o objetivo de impedir a prorrogação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, em funcionamento no Congresso Nacional.

Gilmar citou que a CPMI e dois inquéritos em tramitação no STF, um que investiga fake news e outro que apura atos contra a democracia, “são de vital importância para o desvendamento da atuação de verdadeiras quadrilhas organizadas".

"Necessária a medida liminar uma vez ameaçados os direitos políticos do Impetrante, cujos danos, se concretizados, poderão ser irreversíveis, às custas da manutenção dos direitos fundamentais do Impetrante, bem como daqueles que ele representa", afirma a ação de Eduardo Bolsonaro.

Em contrapartida, o documento favorável à continuidade da CPMI indica "que a mera afirmação nesse sentido, desacompanhada de elementos indiciários, carece de valor jurídico".

O pedido de Eduardo Bolsonaro relatou ainda que as convocações de testemunhas aprovadas pela CPMI eram de pessoas "sabidamente opositoras ao atual governo" e que foram negados pedidos de convocação apresentados por deputados alinhados ao governo.



Blog do BILL NOTICIAS

Brasil ultrapassa a China em número de casos de coronavírus e é o 10º no ranking mundial

País havia superado o número de mortos do local de origem da doença na última terça-feira (28)

                Por: Portal FolhaPE
Covid-19
Covid-19Foto: Pixabay
O Brasil registrou 435 novas mortes e 7.218 novos casos confirmados de coronavírus nas últimas 24 horas, segundo boletim do Ministério da Saúde.
É o maior número de novos casos em um dia -o recorde anterior era do dia anterior, 6.276.
Agora, o país tem ao todo 5.901 óbitos e 85.380 casos. Com isso, ultrapassou a China também em número de pessoas infectadas e é o 10º no ranking. O país asiático tem 83.944 casos confirmados, segundo a Universidade Johns Hopkins, nos EUA, que monitora a pandemia.

O Brasil já tinha passado a China, onde o vírus surgiu, em número total de mortes na terça-feira (28). Naquele dia, o país bateu um novo recorde de mortes registradas em 24 horas, com 474 novas vítimas e tinha registrado 5.017 mortes por Covid-19.
A China, que vê uma desaceleração na pandemia, registra desde então 4.637 mortos. 

Blog do BILL NOTICIAS

Juíza rejeita relatório médico e dá 48 horas para Bolsonaro entregar exames de coronavírus

Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores em frente ao Palácio do Planalto durante manifestação, já em meio à epidemia do coronavírus
Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores em frente ao Palácio do Planalto durante manifestação, já em meio à epidemia do coronavírus (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

A juíza Ana Lúcia Petri Betto rejeitou nesta quinta-feira, 30, o laudo médico enviado pela Advocacia Geral da União (AGU) no qual atesta que Jair Bolsonaro se encontra "assintomático" para o novo coronavírus. 
A juíza decidiu que o documento não atende de forma integral a determinação judicial e deu 48 horas para que Bolsonaro entregue à Justiça “os laudos de todos os exames” realizados para verificar se foi contaminado ou não pelo novo coronavírus.
“Considerando que o documento juntado pela parte ré (relatório médico, datado de 18.03.2020 – id 31571155), não atende, de forma integral, à determinação judicial, renove-se a intimação da União, nos termos do id 31436976, para que, em 48 (quarenta e oito) horas, dê efetivo cumprimento quanto ao decidido, fornecendo os laudos de todos os exames aos quais foi submetido o Exmo. Sr. Presidente da República para a detecção da COVID-19, sob pena de fixação de multa de R$5.000,00 por dia de omissão injustificada”, determinou a juíza.
Jair Bolsonaro se negou a cumprir decisão judicial que determinou que ele apresentasse resultados dos exames para o coronavírus. A confirmação foi feita nesta quinta-feira, (30) pela Advocacia-Geral da União (AGU), que apresentou à Justiça Federal de São Paulo apenas a informação de que Bolsonaro testou negativo para covid-19. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...