sábado, 18 de abril de 2020

Balanço Porto de Suape registra movimentação recorde no primeiro trimestre

                Por: Luciana Morosini
Crescimento foi de 41% em relação ao mesmo período de 2019, somando 6.675.954 toneladas. (Foto: Rafael Medeiros/Divulgação)
Crescimento foi de 41% em relação ao mesmo período de 2019, somando 6.675.954 toneladas. (Foto: Rafael Medeiros/Divulgação)

O Porto de Suape registrou movimentação recorde no primeiro trimestre desse ano. Com crescimento de 41% em relação ao mesmo período de 2019, somando 6.675.954 toneladas, esse é o melhor resultado da história do complexo. Mesmo com os impactos da pandemia do coronavírus já em março, o desempenho do mês foi 13% superior em relação ao ano passado, fechando com 1.971.259 toneladas. Também houve incremento no número de embarcações, com a chegada de 354 navios entre janeiro e março, 11% a mais do que no passado, quando chegaram 318. Os efeitos negativos da disseminação da Covid-19 devem ser sentidos a partir de abril, porém ainda é cedo para fazer uma projeção de como será o resultado daqui em diante.

"Estávamos com perspectivas boas para 2020. No ano passado estruturamos os processos e esse ano era para colher os frutos. A expectativa era crescer acima de 10% neste ano, mas agora, se conseguir manter o volume do ano passado, já é um bom resultado. Ainda não temos como tratar prognósticos porque não sabemos o tamanho do impacto", afirma Leonardo Cerquinho, presidente do Porto de Suape. A questão que pode equilibrar os resultados é que o complexo vem trabalhando em outras operações que podem compensar algum resultado negativo. "Ganhamos mercado em óleo e combustível, estávamos conseguindo aumentar o número de contêineres e trazer operações de transbordo. Então não tem como mensurar ainda o balanço final com a perda do volume natural com a pandemia versus as novas operações que estavam se estruturando", acrescenta.

A carga mais movimentada no Porto de Suape no primeiro trimestre foi justamente a de granéis líquidos, que correspondeu a 75% do total e engloba combustíveis, GLP, óleo bruto de petróleo, querosene de aviação, entre outros produtos. O total foi de 5.015.768 toneladas representando 54% de aumento em relação a 2019. Apenas em março, a alta foi de 15%, somando 1.389.758.

As cargas mais sensíveis à dinâmica econômica são as conteinerizadas e elas apresentaram incremento de 14%, com 1.420.104 toneladas. O aumento correspondeu a 10% em TEUs (unidade equivalente a 20 pés), com 121.480 TEUs movimentados. Já a carga geral solta, que abrange veículos, açúcar em sacos, chapas e bobinas de aço, peças da indústria eólica, obras de ferro fundido, entre outros, teve crescimento de 17,8% no trimestre, acumulando 113.771 toneladas.

Houve uma recuperação no embarque de veículos, com 9.220 unidades no primeiro trimestre de 2020 e 8.667 em 2019. Março registrou o maior aumento, com 4.089 veículos, 42% ou 1.212 unidades a mais que o mesmo mês do ano passado. Porém deve apresentar uma tendência de queda por conta da paralisação da produção e vendas de veículos na fábrica da Jeep de Goiana e na indústria automotiva do mundo. "Do ponto de vista de tonelagem, veículo significa muito pouco, mas isso não quer dizer que não é um problema. Suape é uma ferramenta de desenvolvimento econômico e veículo representa muito em termos de atividade econômica para o estado", diz o presidente.

Por tipo de navegação, a cabotagem teve um aumento de 36% no trimestre e 19% apenas em março, somando 4.274.701 toneladas e 1.326.847, respectivamente. A maior alta foi na exportação, com 158% de aumento no trimestre e 949.611 toneladas movimentadas. A importação teve um crescimento de 17%, somando 1.452.789 toneladas. "As exportações estavam relativamente normais até março, mas vão sentir os efeitos do coronavírus a partir de abril. Os números preliminares já mostram isso", conclui Cerquinho. (DP)




Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos brasileiros (79%) defende punição por violação de quarentena, diz Datafolha

(Foto: Rovena Rosa/ABR)

Dados de pesquisa Datafolha feita nesta sexta-feira (17) apontam que 79% dos brasileiros acham que as pessoas que violam as regras de quarentena devem ser punidas. O instituto ouviu 1.606 pessoas por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Reportagem do jornal Folha de S. Paulo sobre a pesquisa lembra que "o governador paulista, João Doria (PSDB), disse que poderia considerar até a detenção como recurso último caso a pandemia se agravasse. Hoje, não há no país quarentena que impeça pessoas de ir à rua, apenas determinando o fechamento de comércio não essencial." Doria estendeu a quarentena no estado até 10 de maio, sem endurecer regras, nesta sexta.
Neste sábado 18, um protesto com carreata e buzinaço com cerca de 100 veículos na Avenida Paulista defendeu Jair Bolsonaro, pediu a saída de João Doria e o fim do isolamento social.  (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Brasil chega a 2.347 mortes e 36.599 casos confirmados do coronavírus, diz ministério

Em 24 horas, foram registrados 206 óbitos pela doença

                   Por: FolhaPress
Ministro da Saúde, Nelson Teich
Ministro da Saúde, Nelson TeichFoto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O número de mortes pelo novo coronavírus chegou a 2.347 no Brasil. Em 24 horas, foram registrados 206 óbitos pela doença. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde neste sábado (18). Ao todo, são 36.599 casos confirmados da Covid-19.Os dados foram atualizados na plataforma às 15h30, antes da divulgação do boletim oficial do ministério.
De acordo com o balanço, o índice de letalidade do novo vírus, em relação ao total de casos, está em 6,4%. No dia anterior eram 33.682 casos e 2.141 mortes. O ministério, porém, afirma que a tendência é que o número real de casos seja maior, já que apenas pacientes internados em hospitais fazem testes e há casos que ainda esperam confirmação. Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que equipes de atenção básica em várias cidades e estados afirmam que tem havido subnotificação.
São Paulo continua sendo o estado mais afetado pela pandemia. Já são 991 mortes pela doença e 13.894 casos confirmados.O Rio de Janeiro é o segundo com mais casos e mortes em decorrência da Covid-19. São 387 óbitos e 4.543 com o teste positivo para Sars-CoV-2. Em relação ao número de mortes, aparecem na sequência Pernambuco, com 205, Ceará, com 176 e Amazonas, com 161.
Depois de São Paulo e do Rio de Janeiro, os estados com maior número de casos confirmados são Ceará, com 3034 , Pernambuco, com 2.193, e Amazonas, com 1897.Todas as unidades da federação já registraram mortes em decorrência da Covid-19. Tanto a rede pública do Rio quanto a do Amazonas já apresentam sinais de esgotamento. Hospitais de referências nas duas capitais estão com as UTIs lotadas.
Pelo terceiro dia seguido, o Ministério da Saúde informa apenas os números absolutos de mortes e casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Não foram divulgados os índices de incidência por 100 mil habitantes, nem a divisão por faixa etária dos mortos e o sexo, entre outras informações.


Blog do BILL NOTICIAS

Pernambuco contabiliza 868 profissionais da saúde com novo coronavírus

Em Pernambuco, 612 casos foram descartados.

                    Por: Folha de Pernambuco
Profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia no Brasil
Profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia no BrasilFoto: Silvio Avila/AFP
A infecção pelo novo coronavírus atinge 868 profissionais da saúde de Pernambuco de acordo com boletim da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgado neste sábado (18). Esse total deu resultado positivo para o novo vírus, enquanto 612 foram descartados.

As testagens, segundo a SES-PE, incluem unidades de saúde das redes pública e privada.
Segundo a SES-PE, Pernambuco foi o primeiro estado do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.  


Blog do BILL NOTICIAS

Justiça Federal determina adiamento do Enem devido à Covid-19

Em qualquer governo com um mínimo de respeito aos governados, Abraham Weintraub já teria sido demitido.
Em qualquer governo com um mínimo de respeito aos governados, Abraham Weintraub já teria sido demitido. 
(Foto: Agência Brasil - EBC)

A Justiça de São Paulo determinou que o governo federal reveja as datas do Enem, incluindo os dias de realização do exame e os prazos para a solicitação de isenção da taxa de inscrição.
Nesta sexta-feira 17, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, soltou declaração dura contra o adiamento da prova, se posicionando contra a alteração da data.
De acordo com reportagem do site jurídico Jota, a determinação judicial é de que o cronograma deve ser adequado à “realidade do atual ano letivo” por meio de uma comissão ou consulta, de forma a dar ciência a todos os órgãos e representantes dos Poderes necessários à medida.
A matéria acrescenta que "a decisão foi tomada em uma ação civil pública movida pela Defensoria Pública da União. O argumento é o de que “como consequência deste grave problema de saúde pública [pandemia do coronavírus], escolas fecharam e aulas presenciais foram suspensas”. 
A Defensoria pondera que “as condições de ensino à distância para os estudantes brasileiros são desiguais”. A petição inicial é assinada pelo defensor Regional de Direitos Humanos, João Paulo de Campos Dorini, e pelos defensores públicos federais Viviane Ceolin Dallasta Del Grossi e Alexandre Mendes Lima de Oliveira." (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Como medidas de isolamento contra coronavírus o Presidente da Argentina Alberto Fernández tem 85% de aprovação da população.

Alberto Fernández e Jair Bolsonaro
Alberto Fernández e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução | Reuters)

Quase um mês após o início da quarentena, as medidas do governo Alberto Fernández para enfrentar a pandemia do coronavírus continuam obtendo amplo apoio da população. Segundo pesquisa do Opina Argentina, 88% dos argentinos consideram que o governo de Alberto Fernandes está enfrentando corretamente o coronavírus. 
O isolamento isolamento social preventivo e obrigatório anunciado recentemente por Fernández é apoiado por 81%. 
Nesse sentido, 72% dos entrevistados se manifestaram também a favor dos governantes nos níveis federal e provincial, que priorizam o enfrentamento da pandemia sobre a economia.  
A avaliação geral do presidente Alberto Fernández é alta, com 79% de ótimo e bom. 
O governo nacional fez anúncios para estimular a economia e as opiniões sobre o assunto são favoráveis, embora em valores inferiores aos apoios refletidos nas medidas sanitárias. 46% afirmam que estão corretos. 
Alberto Fernández está muito melhor situado perante sua população do que Bolsonaro no Brasil. A parcela dos que reprovam o desempenho de Bolsonaro em relação à epidemia é de 39%, segundo pesquisa Datafolha do início de abril. A taxa de aprovação de Bolsonaro é de 33%. 
Até agora, a Argentina tem 2.758 casos de coronavírus, com 129 mortes. O Brasil registra 33.682 casos confirmados de coronavírus e 2.141 mortes. (247)
Confira a pesquisa completa

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...