terça-feira, 14 de abril de 2020

QUEBRA DE REGRAS - Pastor evangélico que defendeu cultos lotados morre por coronavírus nos EUA

                  Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

O pastor americano Geraldo Glenn, que ficou conhecido na internet por ser contra o distanciamento social, morreu no último sábado por coronavírus. Glenn era o líder da igreja evangélica New Deliverance, na cidade de Chesterfiel, no estado da Virgínia. 

No dia 22 de março, Glenn falou sobre a pandemia em um culto lotado e defendeu que "Deus é maior que esse vírus". O bispo também afirmou que se encaixava na categoria de "trabalho essencial" porque era um pregador e conversava com Deus. Em 4 de abril, ele e sua esposa anunciaram o teste positivo para a Covid-19. 

"Enquanto eles estão de luto pela dolorosa ausência terrestre de seu patriarca familiar e pai espiritual, eles também têm membros da família que estão lutando para sobreviver a essa pandemia temida", diz o post da igreja no Facebook.

 

Blog do BILL NOTICIAS

Feiras livres em Petrolina funcionarão nos finais de semana durante a pandemia do novo coronavírus

                 Via:Carlos Britto
Foto: Feira do São Gonçalo

As feiras livres em Petrolina passarão a funcionar aos finais de semana. A decisão foi tomada  pela prefeitura após avaliar as atividades no último final de semana. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas, e consequentemente, a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com o novo cronograma, no sábado abrirão as feiras da Areia Branca e Cohab Massangano, e no domingo as dos bairros José e Maria, São Gonçalo, Jardim Maravilha e João de Deus.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Junior, as avaliações são realizadas diariamente para manter a segurança da população. “Nossa prioridade é a saúde pública. Pedimos a conscientização da população e dos feirantes para que respeitem as exigências. E principalmente que os idosos, tanto comerciantes quanto clientes, fiquem em casa”, frisou.

Blog do BILL NOTICIAS

Alemã é internada em clínica psiquiátrica por negar a pandemia

Alemã bolsonarista
A advogada alemã Beate Bahner (foto: Deutsche Welle)

Revista Fórum - Se vivesse no Brasil, Beate Bahner poderia ser uma pequena celebridade das redes sociais, liderar passeatas para defender o fim do isolamento e sua série de teorias conspirativas sobre a pandemia do coronavírus e suas consequências.
Porém, na sua Alemanha natal, a postura dessa advogada resultou em uma internação em uma clínica psiquiátrica. Depois de um incidente no último domingo (12), em um ato na cidade de Heidelberg (onde mora), ela terminou agredindo um policial e foi presa. Nesta terça, a Justiça alemã decidiu que ela deve passar por um tratamento psicológico.
Bahner tem 54 anos e iniciou seu movimento negacionista há alguns meses. Criou um blog no qual difundia teorias da conspiração sobre a origem do coronavírus e as consequências das medidas restritivas adotadas pelo governo alemão, as quais considera “flagrantemente inconstitucionais”.

Blog do BILL NOTICIAS

União Europeia cria roteiro para reabertura de países baseado em 3 critérios científicos

São eles a evolução das transmissões, a capacidade do sistema de saúde e a capacidade de acompanhar 
novos casos
      
                    Por: Ana Estela de Sousa Pinto, da Folhapress
Trabalhadores na Alemanha
Trabalhadores na AlemanhaFoto: CEDRIC FETTOUCHE / SEA-EYE.ORG / AFP
Três critérios técnicos devem guiar os governos europeus na decisão de relaxar as quarentenas impostas contra o coronavírus, segundo documento que será apresentado nesta quarta (15) pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. São eles a evolução das transmissões, a capacidade do sistema de saúde e a capacidade de acompanhar novos casos.
O texto "Um roteiro europeu para levantar medidas de contenção da Covid-19", obtido pela reportagem, detalha também princípios que devem orientar as retomadas e sugere medidas de acompanhamento.
Até esta terça (14), dez países do continente já haviam anunciado planos para relaxar as quarentenas, dos quais cinco já retomaram algumas atividades: Eslováquia, República Tcheca, Áustria, Itália e Espanha. A Dinamarca reabre escolas na quarta, e Noruega, França, Bélgica e Polônia também tornaram pública a intenção de aliviar os confinamentos.

A decisão sobre quem, como e quando voltar à vida anterior à pandemia é de cada governo, diz a Comissão Europeia: o objetivo do "roteiro" é garantir que essas decisões sejam coordenadas, para que os países não se prejudiquem entre si.
No primeiro critério, os governos devem estar seguros de que a propagação do coronavírus diminuiu significativamente por um período de tempo sustentando. Isso pode ser indicado por uma redução duradoura no número de novos casos e de internações.
O segundo ponto, da capacidade hospitalar, deve ser medido pela taxa de ocupação de UTIs, o número de leitos hospitalares disponíveis, o acesso a produtos farmacêuticos usados em casos críticos para os quais possa haver risco de escassez (antibióticos, anestésicos, medicamentos para reanimação e relaxantes musculares) e o estoque de equipamentos (ventiladores, equipamentos de proteção).
Também devem ser verificado que há profissionais de saúde em quantidade suficiente, com capacidade de atuar (protegidos de infecção ou recuperados da doença) e treinados para atender a emergências respiratórias.
Esse critério é essencial, segundo a Comissão, porque garante que as equipes possa atender não só um repique de infecções por Covid-19 como um aumento de procura de casos que foram adiados temporariamente por causa da pandemia.
Em terceiro lugar, os governos devem ter desenvolvido capacidade de monitorar a população, incluindo testes em larga escala para detectar a propagação do vírus, rastrear os contatos de quem for infectado (que devem entrar em quarentena) e tratar os doentes.
Detecção de anticorpos também é necessário para calcular a parcela da população que já teve contato com o coronavírus e pode ter adquirido imunidade. Principalmente nos maiores Estados, os governos devem avaliar esses critérios em nível regional, pois pode haver áreas do país menos preparadas para relaxar as medidas.
Com base nas recomendações da ECDC (agência para o controle de doenças) e num grupo de consultores sobre como combater a pandemia, a UE sugere os seguintes passos para retomar as atividades:
- Fazer o relaxamento gradual, em etapas diferentes, com um tempo razoável para medir seus efeitos (a sugestão é de um mês)
- Substituir progressivamente medidas gerais por outras mais específicas. Por exemplo, prolongar o distanciamento social dos idosos.
- Começar com o relaxamento de medidas com impacto local e estendê-lo gradualmente, levando em conta diferenças regionais.
- Abrir em fases as fronteiras internas e externas, levando em consideração as diferenças regionais de infecção e abertura e garantindo o transporte de carga Retomar a atividade econômica de forma gradual, com base na possibilidade de trabalho remoto, na importância econômica da atividade, na frequência de contato dos trabalhadores.
- Nem toda a população deve voltar ao local de trabalho ao mesmo tempo. A prioridade devem ser setores menos ameaçados essenciais para facilitar a atividade econômica, como transporte.
- Permitir progressivamente reuniões de pessoas, com horários diferentes para almoço em escolas, salas de aulas menores, mais ensino à distância, restrição ao número de clientes em lojas, redução do horário de funcionamento e da ocupação de restaurantes.
- No transporte público, a densidade de passageiros deve ser reduzida, a frequência de serviço aumentada e deve ser assegurado equipamento de proteção e barreiras de desinfecção.
- Reforçar a comunicação para impedir a propagação do vírus, com campanhas sobre práticas de higiene (lavar as mãos, etiqueta para tossir / espirrar, limpar superfícies com alto contato etc.) e distanciamento social Monitorar continuamente o relaxamento e manter a preparação para retomar medidas de contenção mais rigorosas, em caso de aumento das taxas de infecção.


Blog do BILL NOTICIAS

Número de transplantes de órgãos diminui por causa do coronavírus

Em Pernambuco, 1.500 pessoas 
aguardam na fila de transplante

                Por: Gabriel Inácio/folhape
Transplante de órgãos
Transplante de órgãosFoto: Fotos públicas
Como uma das consequências do novo coronavírus, a baixa nos transplantes de órgãos se fez presente nos hospitais. Na contramão, o número de pessoas precisando de um órgão aumentou, em virtude da pandemia, e alguns pacientes estão morrendo devido à espera. Em Pernambuco mil e quinhentas pessoas aguardam na fila de transplante.

Para o médico cirurgião, Claúdio Lacerda, coordenador do setor de transplantes do Hospital Jayme da Fonte, a baixa no número de transplantes feitos deve-se a atenção que vem sendo dada quase que exclusivamente para o combate à Covid-19. O médico chama a atenção da população para que mesmo em tempos de coronavírus, deve estar atenta a possibilidade de doação de órgãos. O profissional conta que no ano passado realizou junto a sua equipe 130 transplantes ao total, atendendo a três hospitais em Pernambuco e outro no estado da Paraíba.
"Com a pandemia, os pacientes estão morrendo. No último mês foi apenas um transplante. Muitas pessoas no país estão morrendo, isso é um efeito colateral do distanciamento social que não está sendo computado", disse o médico. As pessoas que testaram positivo para a Covid-19 e chegarem a falecer não podem participar da lista de doadores, para ter seus órgãos doados os indivíduos devem ter tido morte cerebral e não com parada cardíaca.

No Estado, segundo os dados do último mês de abril da Central de Transplantes de Pernambuco, mais de mil pessoas aguardam na espera para transplante de rins; 171 para córnea; 129 para fígado, além de algumas dezenas para transplantes de coração.



Blog do BILL NOTICIAS

Com 1.284 casos confirmados e 115 mortes, estado faz apelo à população: 'Acreditem na gravidade da situação'

                          Por: Anamaria Nascimento/DP)
Entre essa segunda-feira e esta terça, foram abertos 37 novos leitos de UTI no estado. (Foto: Piero Cruciatti/AFP
)
Entre essa segunda-feira e esta terça, foram abertos 37 novos leitos de UTI no estado. (Foto: Piero Cruciatti/AFP )

Com a ocupação dos novos leitos de UTI criados para a Covid-19 variando entre 80% e 90%, o secretário estadual de Saúde, André Longo, fez um apelo, nesta terça-feira (14), para que os pernambucanos mantenham o distanciamento social. Na tarde desta terça, a ocupação dos 204 leitos de UTI do estado exclusivos para o novo coronavírus era de 88%, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde(SES-PE). "Acreditem na gravidade da situação. Não alimentem falsas esperanças. O vírus não tá indo embora", disse o secretário. Dos 1.284 casos confirmados no estado, 425 são profissionais de saúde. Pernambuco totaliza 115 mortes por Covid-19.

Entre os dias 20 e 23 de março, a taxa de ocupação de leitos de UTI no estado era de 49%. Atualmente, mesmo com a abertura de novas vagas, o índice tem variado entre 80% e 90%, às vezes superando a marca dos 90%, segundo André Longo. "Nos últimos 30 dias, abrimos 467 novos leitos, sendo 204 de UTI. É um recorde na saúde pública no estado, mas a velocidade da doença pode comprometer esse esforço", afirmou o secretário.

Nesta terça, dos 204 leitos de UTI abertos, 180 estavam ocupados. A ocupação média dos novos leitos está em 74% com pacientes com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, suspeitos e confirmados da Covid-19. Leitos de enfermaria têm ocupação de 64% e de UTI, 88%.

Um hospital privado, localizado na Zona Sul do Recife, que estava desativado desde 2018, foi requisitado administrativamente pelo governo de Pernambuco. A unidade está passando por reformas e abrirá os primeiros leitos ainda esta semana, passando a compor a rede estadual de saúde, atuando de forma dedicada, exclusivamente, para a atenção aos pacientes com a Covid-19. Ao todo, a estrutura contará com 230 leitos, sendo 100 de UTI. Hospitais de campanha serão abertos em três cidades do interior do estado. 

Em nota, a SES-PE informa que o governo de Pernambuco "continua monitorando, por meio do Gabinete de Crise, comandado pessoalmente pelo governador Paulo Câmara, a evolução da doença no estado e no Brasil, e a partir da necessidade, essa rede será incrementada, seja com a contratação de leitos junto à rede privada, seja com novos leitos na rede própria".

Há três semanas, a média de internações por Síndrome respiratória aguda grave (Srag) era de 21 por dia. Agora, são cerca de 45 diariamente. "Cada um dos pernambucanos pode fazer a sua parte para a capacidade atual do sistema não transbordar. Você pode adoecer e não ter um leito, seja na rede pública ou privada", enfatizou Longo. Nas UTIs do estado, 63 pacientes têm diagnóstico fechado que confirma a Covid-19. Outros 117 tem Srag e aguardam resultado de exame para o novo coronavírus ou tiveram a condição provocada por outro agente.

Entre essa segunda-feira (13) e esta terça, foram abertos mais 37 leitos de UTI. "Tentamos estar sempre um passo à frente do vírus. Seguimos um cronograma que envolve uma série de ações e que tem como prioridade a abertura de novos leitos diariamente", pontuou o secretário estadual de Saúde.

O médico Demetrius Montenegro, chefe do setor de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), explicou ainda que o tempo de permanência dos pacientes nos leitos gera uma necessidade de manutenção das medidas de distanciamento social. Segundo ele, o tempo médio de ocupação nas enfermarias é entre cinco e sete dias. Nas UTIs, porém, o tempo salta para 21 dias. "O leito fica preso por um tempo prolongado, por isso, as pessoas precisam continuar em casa e caso apresente qualquer sintoma gripal, se isolar", ressaltou.

Números
No boletim epidemiológico desta terça-feira, Pernambuco confirmou mais 130 novos casos da Covid-19. Com isso, o estado totaliza 1.284 ocorrências do novo coronavírus. Desses, 773 estão em isolamento domiciliar e 328 internados, sendo 63 em UTI e 265 em leitos de enfermaria. O mais recente boletim aponta 68 pacientes já recuperados da doença.

Foram confirmadas laboratorialmente 13 novas mortes, sendo 10 mulheres e três homens, ocorridas entre os dias 3 e 13 deste mês. Os pacientes que foram a óbito tinham idades entre 45 e 95 anos. Agora, o estado totaliza 115 mortes pela Covid-19.

Sobre o fato de o número de óbitos ser superior ao de recuperados em Pernambuco, o secretário estadual de Saúde explicou que isso se deve ao fato de ser necessário aguardar os 14 dias de quartentena do paciente, além de 72 horas sem novos sintomas. "O tempo entre a confirmação e a constatação da cura é de mais de 15 dias. A tendência é não conseguirmos acompanhar todas as recuperações. Além disso, não são testados os casos leves, ou seja, as curas são de pessoas que tinham algum agravamento. O acúmulo de óbitos acaba sendo maior ao longo do tempo", esclareceu.
Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 58 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e de ocorrências de pacientes de outros estados e países. Dos casos confirmados no estado, 736 pacientes são mulheres (57,3%) e 548 (42,7%) são homens. Dos óbitos registrados em Pernambuco, 65 eram homens (56,5%) e 50 eram mulheres (43,5%).

Profissionais de saúde

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 425 casos foram confirmados e 358 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal), ou privadas. Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

Testes

Ao todo, Pernambuco já realizou 4.244 testes da Covid-19. Desses, 3.290 foram feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e 954 por laboratórios privados. Nas últimas 24 horas, foram realizados 320 testes, sendo 278 pelo Lacen-PE e 42 por unidades privadas. Como o estado tem 1.284 casos confirmados, significa que 2.960 casos suspeitos da Covid-19 foram descartados no estado.  

Os óbitos confirmados no novo boletim do estado foram:

1 - Mulher, 85 anos, Moreno, óbito em 10 de abril, histórico de hipertensão e diabetes

2 - Homem, 50 anos, Olinda, óbito em 10 de abril, histórico de hipertensão e diabetes

3 - Mulher, 68 anos, Cabo de Santo Agostinho, óbito em 3 de abril, histórico de hipertensão e diabetes

4 - Mulher, 88 anos, São Lourenço da Mata, óbito em 11 de abril, histórico de obesidade e asma

5 - Mulher, 76 anos, Jaboatão dos Guararapes, óbito em 12 de abril, histórico de hipertensão, diabetes e cardiopatia

6 - Mulher, 65 anos, Timbaúba, óbito em 13 de abril, histórico de hipertensão, diabetes e acidente vascular encefálico

7 - Mulher, 68 anos, Recife, óbito em 7 de abril, histórico de hipertensão e asma

8 - Mulher, 53 anos, Cabo de Santo Agostinho, óbito em 13 de abril, histórico de tabagismo e hepatomegalia (aumento do fígado)

9 - Mulher, 47 anos, Camaragibe, óbito em 5 de abril, histórico de hipotireoidismo e artrite reumatoide

10 - Mulher, 95 anos, Recife, óbito em 3 de abril, sem relatos de
comorbidades

11 - Homem, 81 anos, Carnaíba, óbito em 12 de abril, histórico de hipertensão e acidente vascular cerebral

12 - Homem, 57 anos, Recife, óbito em 10 de abril, sem relatos de
comorbidades

13 - Mulher, 63 anos, Recife, óbito em 12 de abril, histórico de hipertensão e diabetes
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Blog do BILL NOTICIAS

Governo paga auxílio emergencial para mais 11 milhões de informais nesta sexta-feira

Informação foi confirmada pelo Ministério da Cidadania em coletiva na tarde desta terça-feira (14)
              
                 Por: Folhapress
Site da Caixa para solicitar o Auxilio Emergencial
Site da Caixa para solicitar o Auxilio EmergencialFoto: Alfeu Taveres / Folha de Pernambuco
O governo federal pretende pagar, nesta sexta-feira (17), o auxílio emergencial de R$ 600 para 11,252 milhões de cidadãos que se inscreveram pelo aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br para receber o benefício.
A informação foi dada pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (14). Segundo ele, este lote envolve MEIs (microempreendedores individuais), contribuintes individuais do INSS e informais sem nenhum tipo de registro nos cadastro do governo.
"11 milhões 252 mil e 700 pessoas estão em análise neste momento. Vamos entrar noite adentro para enviar os dados para a Caixa até amanhã", disse ele, complementando que esses cidadãos deverão receber na sexta.
O lote complementa o calendário de pagamentos divulgado pela Caixa na segunda-feira (13), que inclui a liberação dos valores a mães chefes de família com direito de receber R$ 1.200, a informais inscritos no CadÚnico e aos beneficiários do Bolsa Família.
Onyx informou ainda que, a partir de segunda-feira (20) deverá ser liberado um novo lote para este grupo (MEIs, contribuintes individuais do INSS e informais sem nenhum cadastro). Os dados mostram que cerca de 12 milhões receberão.

Veja quem pode receber o benefício

- De acordo com a lei, pode receber o auxílio quem cumprir as seguintes condições, cumulativamente:
- É maior de 18 anos
- Não tem emprego formal
- Não recebe benefício assistencial ou do INSS, não ganhe seguro-desemprego ou faça parte de qualquer outro programa de transferência de renda do governo, com exceção do Bolsa Família
- Tem renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo, o que dá R$ 522,50 hoje, ou renda mensal familiar de até três salários mínimos (R$ 3.135)
No ano de 2018, recebeu renda tributável menor do que R$ 28.559,70

O futuro beneficiário deverá ainda cumprir pelo menos uma dessas condições:

- Exercer atividade como MEI (microempreendedor individual)
- Ser contribuinte individual ou facultativo da Previdência, no plano simplificado ou no de 5%
- Trabalhar como informal empregado, desempregado, autônomo ou intermitente, inscrito no CadÚnico até 20 de março deste ano ou que faça autodeclaração e entregue ao governo

Governo analisa 23 milhões
Ao todo, o governo federal analisa o cadastro de 23 milhões de informais para liberar o auxílio emergencial de R$ 600 para estes cidadãos. São trabalhadores que se inscreveram pelo aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br. Caso tenham direito de receber o benefício, a verba é liberada.


Quem recebe nesta semana
- Nesta semana receberão 2.719.810 beneficiários do Bolsa Família, conforme calendário:
- Quinta-feira (16): 1.360.024 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 1
- Sexta-feira (17): 1.359.786 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 2
- Os inscritos no CadÚnico até 20/03/2020 que não fazem parte do Bolsa Família e que tiveram os critérios de elegibilidade verificados pela Dataprev receberão o auxílio emergencial na poupança social digital da Caixa ou em conta no Banco do Brasil.
- A Caixa inclui nesse grupo as mulheres chefes de família e únicas responsáveis pelo sustento dos filhos.

Veja o calendário de depósitos na poupança social digital Caixa para pessoas do CadÚnico e mães chefes de família. Confira o calendário abaixo:

- Terça-feira (14): crédito para 831.013 pessoas, sendo pela poupança digital, a partir de 12h, 557.835 pessoas (nascidas em janeiro), e 273.178 pessoas com conta no Banco do Brasil
- Quarta-feira (15): 1.635.291 pessoas nascidas em fevereiro, março e abril (pela poupança digital)
- Quinta-feira (16): 2.282.321 pessoas nascidas em maio, junho, julho e agosto (pela poupança digital)
- Sexta-feira (17): 1.958.268 pessoas nascidas em setembro, outubro, novembro e dezembro (pela poupança digital) 



Blog do BILL NOTICIAS

Campanha de vacinação contra a gripe alcança 100% de idosos e profissionais de saúde em Petrolina

                    Via:Carlos Britto
Foto: Jonas Santos/PMJ divulgação

Coincidência ou não, a quantidade de idosos que deixaram de ser imunizados na campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) em Petrolina, no ano passado, não faltou neste ano. A prefeitura já garantiu a imunização de 23.457 de pessoas desse público-alvo,  do município, ultrapassando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde – de vacinar 21.537 idosos, conforme dados do ‘Vacinômetro’, ferramenta do governo federal de monitoramento da cobertura vacinal no país.
A boa notícia também vale para os profissionais de saúde que também fazem parte do grupo prioritário desta primeira fase da campanha. De acordo com os dados, 7.885 profissionais foram vacinados, superando a meta do Ministério da Saúde, que era de imunizar 5.336 profissionais. Os dados foram alcançados na terceira semana de campanha. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de vacinar, pelo menos, 90% de cada público.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca que os números só foram alcançados devido a estratégias adotadas e empenho dos servidores. Este ano, além das unidades de saúde, a vacinação também foi realizada em escolas, com o objetivo de evitar aglomerações e diminuir as chances de contaminação por coronavírus no público idoso. O sistema ‘drive thru’ também foi exitoso.
Calendário
O Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa nesta quinta-feira (16). As três categorias se juntam ao grupo prioritário que também contempla doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento. Com essa alteração, os professores, tendo em vista que as aulas estão suspensas, passam a integrar o grupo prioritário da terceira e última fase, que começa dia 9 de maio, quando devem ser vacinados – além dos professores – crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

Blog do BILL NOTICIAS

Helder Barbalho é o segundo governador a testar positivo para coronavírus

Helder Barbalho é o segundo governador a testar positivo para coronavírus
Helder Barbalho é o segundo governador a testar positivo para coronavírus 
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Além do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), informou que testou positivo para o novo coronavírus.
"Quero informar a população paraense e a todos que estou com coronavírus. Mas quero ao mesmo tempo tranquilizar, estou super bem, estou assintomático, tenho trabalhado desde sexta-feira de casa. A Daniela [Lima Barbalho, sua mulher] e as crianças estão bem", disse o governador em vídeo publicado nas redes sociais.
Ele mostrou o resultado do exame e disse que está bem. Barbalho ainda pediu para que todos fiquem em casa e respeitem o isolamento.
"Como vocês sabem, parte da minha equipe deu positivo para coronavírus. No último sábado eu fiz o exame e deu inconclusivo. Depois fizemos uma contraprova e deu negativo. Mas recomendaram que eu fizesse um novo teste nesta terça-feira, e deu positivo", disse.
Barbalho reforçou o apelo para a população paraense ficar em casa e disse que o vírus não escolhe "idade nem classe social".
"E quero aproveitar para pedir para você: fique em casa. Esse vírus é extremamente contagioso. Ele não escolhe idade, classe social. Todo mundo está exposto e pode pegá-lo. Por isso faço o apelo, fique em casa e vamos juntos vencer o coronavírus. Quem ama cuida e quem cuida fique em casa", completou o governador. (247)



Blog do BILL NOTICIAS

Juazeiro notifica mais 20 casos suspeitos para o novo coronavírus e um para H1N1

                   Via:Carlos Britto
Foto: Ascom PMJ/divulgação

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) informou em seu boletim diário, nesta terça-feira (14), que registrou mais uma notificação de caso suspeito para H1N1. Com isso somam-se 63 notificações. Permanecem os mesmos 18 casos confirmados, incluindo dois óbitos. Um total de 24 casos suspeitos já foi descartado e 21 estão em investigação.
Para o novo coronavírus (Covid-19), o município tem um registro de 66 notificações, que acontece quando a pessoa apresenta algum sinal ou sintoma que se enquadra no perfil do Covid-19, tem o material coletado e fica no aguardo do resultado. Isso não representa quantidade de pessoas infectadas, uma vez que a Sesau permanece com os cinco casos confirmados. Destes, dois já estão recuperados. Ao todo 22 casos suspeitos já foram descartados e outros 39 exames estão em análise pelo Laboratório Central (Lacen) em Salvador e não há nenhum óbito registrado.
A secretaria ressalta ainda que permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo da Bahia e do Ministério da Saúde.
Para tirar dúvidas da população sobre estas doenças, a Prefeitura de Juazeiro disponibilizou o WhatsApp (74) 9 9819- 3089, que funciona em horário comercial de segunda a sexta-feira.

Blog do BILL NOTICIAS

Wilson Witzel testa positivo para coronavírus

(Foto: Reprodução)

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou em vídeo em rede social que foi diagnosticado com o novo coronavírus.
Witzel diz ter sentido febre, dor de garganta, perda de olfato; ele passa bem. "Quero comunicar a todos que desde sexta-feira nao venho me sentindo bem e pedi para que fosse feito o teste do Covid e hoje veio o resultado positivo. Tive febre, dor de garganta, perda de olfato e graças a Deus estou me sentindo bem e continuarei trabalhando aqui do Palácio Laranjeiras mantendo as restrições e as recomendações médicas", diz o governador. 
Witzel disse também ter certeza de que vai "mais essa dificuldade". "Continuarei trabalhando. Peço mais uma vez para que fiquem em casa. Porque a doença não escolhe ninguém e o contágio é rápido", afirmou. 
Segundo dados do Ministério da Saúde atualizados no fim da tarde desta terça, o Rio de Janeiro tem 3.231 casos confirmados de covid-19 e 188 mortes. (247)



Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...