sábado, 11 de abril de 2020

Lula: mentirosos como Bolsonaro não servirão no mundo pós coronavírus

Lula, Dilma, Fernandéz e mais 8 ex-presidentes em reunião sobre coronavírus: "saúde em primeiro lugar"
Lula, Dilma, Fernandéz e mais 8 ex-presidentes em reunião sobre coronavírus: "saúde em primeiro lugar" (Foto: Divulgação)

O ex-presidente Lula participou de uma live com diversas lideranças políticas da América Latina nesta sexta-feira (10), incluindo o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, e questionou o papel de alguns líderes de Estado no combate ao coronavírus. “Que mundo vamos construir após o coronavírus? O mundo mentiroso de Trump, Bolsonaro, do prefeito de Milão não serve”, critica ele
Participaram da live o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, o ex-primeiro-ministro espanhol José Luis Rodriguez Zapatero, a ex-presidenta Dilma Rousseff, e o ex-presidentes Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia) e Ernesto Samper (Chile). 
Lula elogiou as medidas adotadas por Fernandez na Argentina de isolamento social, tendo em vista que o país já apresenta resultados na contenção do número de infectados no país. “Foram medidas que exigiram coragem, toda minha solidariedade a ele que cuida do seu povo”, disse. 
O ex-presidente também destaca que a crise gerada pela pandemia coloca em xeque o modelo neoliberal vigente. (247)
Assista sua fala: 


Blog do BILL NOTICIAS

Dois indígenas morrem de coronavírus em Manaus

Índios guerreiros da tribo mundurucu
Índios guerreiros da tribo mundurucu 
(Foto: Lunae Parracho/Reuters)

Mais dois indígenas morreram no Brasil vítimas de covid-19. Segundo o Ministério da Saúde confirmou neste sábado (11), trata-se de um homem da etnia tikuna, de 78 anos, e de uma mulher da etnia kokama, de 44 anos. Os dois morreram em Manaus. 
Na quinta-feira, morreu um adolescente ianomâmi de 15 anos. Ele estava internado no Hospital Geral de Roraima. 
A  Secretaria Especial de Saúde Indígena e do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Solimões confirma seis casos na região. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Órgão do Ministério Público afirma que gestores podem responder por improbidade caso flexibilizem quarentena

Nota serve para orientar procuradores de todo o país e chama a atenção para o risco de afrouxar medidas de restrições de circulação sem o Sistema Único de Saúde (SUS)

               Por: Folhapress 
Ruas vazias em período de combate à Covid-19 no Brasil
Ruas vazias em período de combate à Covid-19 no BrasilFoto: Marcello Casal/Agência Brasil

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, que integra o MPF (Ministério Público Federal), emitiu uma nota técnica para alertar aos gestores públicos que a flexibilização da quarentena em meio à pandemia do novo coronavírus pode configurar ato de improbidade administrativa.

A nota serve para orientar procuradores de todo o país e chama a atenção para o risco de afrouxar medidas de restrições de circulação sem o Sistema Único de Saúde (SUS) estar devidamente estruturado para atender à demanda em caso de aumento da doença no país.

A procuradoria diz que a decisão de manter ou não aberto o comércio e a atividade econômica em geral "pode significar uma diferença de mais de um milhão de vidas".
A previsão em caso de redução dos esforços para manter as pessoas em casa e sem contato entre si é perigosa, segundo o órgão do MPF.

"A simples mitigação do esforço de quarentena social pode produzir catastróficos impactos em relação à estratégia de supressão do contato social, tal como mais 90 milhões de brasileiros infectados em até 250 dias, 280 mil cidadãos mortos e 2 milhões de internações", diz.

A nota afirma que o prefeito, o governador ou até mesmo um agente federal poderá ser enquadrado no ato de improbidade por ter flexibilizado a quarentena sem haver estrutura adequada na rede pública de saúde para enfrentar a disseminação da Covid-19.

De acordo com a procuradoria, a decisão do gestor público deve levar em conta o que é menos arriscado para a população. "Significa dizer que, mesmo que estejam em jogo duas alternativas igualmente possíveis em termos de saúde, a escolha necessariamente deve recair sobre aquela que representa o menor risco para a coletividade."

Eventual decisão judicial que julgue procedente denúncia do MPF por improbidade pode levar à perda de mandato, de direitos políticos e até multa ao responsável.
"A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, diante de notícias de que gestores locais têm anunciado, ou mesmo já praticado, o fim do 'distanciamento social ampliado - DSA', vem enfatizar a necessidade de que decisão nesse sentido deve ser pública e estar fundamentada nas orientações explicitadas no Boletim Epidemiológico nº 8, do Ministério da Saúde", diz.

A nota técnica é assinada pela procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, que admite que o fechamentos dos comércios pode trazer prejuízo financeiro.

Ela faz uma ressalva, no encanto, ao escrever que órgão "reconhece que a paralisação da atividade econômica e da vida social traz graves prejuízos para o gozo de diversos direitos fundamentais".

"Porém, diante de uma pandemia enfrentada por diferentes países no mundo, com experiências até então acumuladas que não podem ser ignoradas, até porque algumas delas significaram morte acelerada de muitas pessoas e incapacidade de Estados nacionais de assegurar luto digno a familiares e amigos, é inevitável a prioridade ao direito à vida e à saúde da população."



Blog do BILL NOTICIAS

Pernambuco registra 132 novos infectados e sete mortes pela Covid-19 em 24h

Os dados foram atualizados no início da tarde deste sábado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)

                   Por: Portal FolhaPE
André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco
André Longo, secretário de Saúde de PernambucoFoto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco
Pernambuco registrou 132 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 816 infectados pela doença. Destes, 443 estão em isolamento domiciliar e 256 estão internados, sendo 34 pacientes em regime de terapia intensiva e 222 em leitos de enfermaria. Ao todo, 45 pessoas infectadas já se recuperaram. 

O número de mortes também aumentou em sete, sendo duas vítimas do sexo feminino e  cinco do sexo masculino, com idades entre 41 e 89 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 2 e 10 de abril. Agora, o Estado soma 72 mortes pela Covid-19. Os dados foram atualizados no início da tarde deste sábado (11) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Segundo o secretário da pasta, André Longo, 227 profissionais da saúde que apresentaram sintomas de gripe e realizaram o teste para o novo coronavírus confirmaram a doença. Outros 194 profissionais tiveram o resultado negativo.
"Reforço que fomos o primeiro estado do Brasil a criar o protocolo para testar os profissionais de saúde, e que isso é muito importante para garantir a segurança dos que estão na linha de frente salvando a vida das pessoas. Sempre terão, os profissionais de saúde, o nosso máximo reconhecimento por todo esforço no dia a dia deste enfrentamento", afirmou o secretário.

Longo ressaltou ainda que em menos de um mês foram criados 386 leitos para receber pessoas com suspeitas ou já com confirmação da Covid-19, sendo 161 UTIs.

"Gostaria de destacar que ficamos muito satisfeitos em saber que Pernambuco continua liderando o ranking nacional na transparência de dados sobre a Covid-19 no Brasil.  Temos o compromisso de informar a real situação da doença para toda sociedade e precisamos do engajamento de todos com para frear o coronavírus. Esta avaliação aporta que estamos no caminho certo", disse o secretário.

Os casos confirmados estão distribuídos em 47 municípios de Pernambuco. São eles: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Ipojuca, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, Pombos, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Bom Jardim, Carpina, João Alfredo, Lagoa do Carro, Limoeiro, Paudalho, Tracunhaém, Passira, Catende, Gameleira, Palmares, Quipapá, Belo Jardim, Caruaru, Cachoeirinha, Frei Miguelinho, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, São Caetano, Toritama, Bom Conselho, Capoeiras, Garanhuns, Arcoverde, Sertânia, Salgueiro, Petrolina, Ipubi, Serra Talhada, Aliança, Goiana, Macaparana e Timbaúba, além do Arquipélago de Fernando de Noronha, além da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Os novos óbitos foram:
1 - Mulher, 62 anos, residente do Recife. Óbito em 08.04. Tinha hipertensão e cefaleia crônica.
2 - Mulher, 59 anos, residente de Sertânia. Óbito em 06.04. Tinha mal de Chagas, hipertensão e diabetes.
3 - Homem, 89 anos, residente do Recife. Óbito em 08.04. Tinha hipertensão.
4 - Homem, 60 anos, residente de São Lourenço da Mata. Óbito em 08.04. Tinha hipertensão e doença hepática crônica.
5 - Homem, 95 anos, residente de Jaboatão dos Guararapes. Óbito em 10.04. Ainda não identificado se tinha algum tipo de doença crônica.
6 - Homem, 66 anos, residente de Olinda. Óbito em 02.04. Ainda não identificado se tinha algum tipo de doença crônica.
7 - Homem, 41 anos, residente em Gameleira. Óbito em 08.04. Ainda não identificado se tinha algum tipo de doença crônica.



Blog do BILL NOTICIAS

Venezuela e China ampliam cooperação para enfrentar pandemia

(Foto: Prensa/Miraflores)

(EFE) - Os presidentes da China, Xi Jinping, e da Venezuela, Nicolás Maduro, decidiram nesta sexta-feira ampliar a cooperação entre os países nas próximas semanas para o combate à pandemia de Covid-19, que já causou mais de 100 mil mortes no mundo.
O Ministério das Relações Exteriores venezuelano informou que ambos os mandatários conversaram por telefone sobre como continuar evitando a propagação do coronavírus SARS-CoV-2, que infectou 171 pessoas na Venezuela, e nove delas acabaram morrendo.
Em comunicado oficial, Xi disse que a China "sente como se fossem suas as dificuldades e os desafios da Venezuela", e que está "disposta a ampliar a cooperação nas próximas semanas". Nos últimos dias, o governo chinês enviou toneladas de ajuda humanitária ao país sul-americano.

Blog do BILL NOTICIAS

Com medidas de prevenção, Nova Zelândia contém vírus

                    Por: FolhaPress
 (Foto: Sanka VIDANAGAMA / AFP)
Foto: Sanka VIDANAGAMA / AFP


Com medidas rígidas de confinamento impostas antes de uma explosão no número de casos, o governo da Nova Zelândia tem conseguido conter a pandemia de coronavírus no país.

No final de março, a primeira-ministra Jacinda Ardern colocou o país inteiro em uma quarentena preventiva de quatro semanas -ainda faltam duas. Segundo ela, a decisão foi tomada porque a Nova Zelândia queria eliminar o vírus e não apenas conter sua disseminação.

Com isso, os neozelandeses só podem deixar suas casas para se exercitarem, comprarem alimentos ou remédios ou irem trabalhar (apenas para quem atua em setores essenciais).

As medidas têm sido elogiadas por conseguirem conter a propagação do vírus. Até este sábado, o país registrou apenas quatro mortes -todas de idosos- e cerca de mil casos confirmados de Covid-19.

Ardern já avisou que, independentemente do sucesso das medidas, a quarentena será mantida pelo menos até o final de abril.





Blog do BILL NOTICIAS

Juazeiro-BA confirma mais dois casos de COVID-19 e a cidade já está com transmissão comunitária

                      Via:Santanavinicius
prefeitura de Juazeiro – Blog do Waldiney Passos
Juazeiro-BA


A Secretaria da Saúde de Juazeiro-BA,  informa que mais duas pessoas tiveram os exames confirmados para o coronavírus.
Desta vez, os pacientes não viajaram para cidades ou países com transmissão e nem tão pouco tiveram contato com os outros infectados na cidade. A partir disso, fica constatada transmissão comunitária em Juazeiro.
Para o coronavírus tem registrado 35 notificações, destas 18 já foram descartados, 12 estão em análise pelo Laboratório Central (LACEN) em Salvador e cinco casos confirmados, destes, dois já estão recuperados. Sobre os pacientes confirmados neste sábado, um está internado no Hospital Regional de Juazeiro e o outro encontra-se em isolamento domiciliar e está sendo acompanhado pela SESAU através da Vigilância Epidemiológica.
Para H1N1 permanecem as 60 notificações, sendo 16 casos confirmados, incluindo dois óbitos. Ao todo 24 casos suspeitos já foram descartados e 20 permanecem em investigação.
De acordo com a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, o cenário de cuidados em Juazeiro deverá ser modificado. “A partir do momento que não conseguimos mais identificar a transmissibilidade desta doença e entramos assim no cenário de transmissão comunitária, os cuidados precisam ser redobrados. O prefeito Paulo Bomfim prorrogou até 22 de abril o decreto de fechamento do comércio, e “a partir de agora solicitamos as pessoas que sejam parceiras no enfrentamento a esta doença e permaneçam em suas residências, o isolamento domiciliar é o meio mais eficaz até o momento para contermos o avanço desta doença”, explicou.(Débora Sousa/SESAU)




Blog do BILL NOTICIAS

Mais de 100 mil pessoas já morreram pelo novo coronavírus no mundo

Os primeiros casos da Covid-19 na China, então sem identificação, foram relatados no fim de 2019

                      Por: Folhapress
França é um dos país mais atingidos pelo novo coronavírus na Europa
França é um dos país mais atingidos pelo novo coronavírus na EuropaFoto: Bertrand Guay/AFP
O novo coronavírus já matou mais de 100 mil pessoas em todo o mundo, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, que monitora a doença. Os primeiros casos da Covid-19 na China, então sem identificação, foram relatados no fim de 2019. Em 11 de janeiro, a mídia estatal reportou a primeira morte conhecida pela doença causada pelo novo coronavírus, que tinha infectado dezenas de pessoas até então. O homem de 61 anos que morreu frequentava o mercado de peixes e animais vivos de Wuhan, e tinha descoberto havia pouco que tinha tumores abdominais e doença hepática crônica.

De Wuhan, província chinesa e epicentro inicial, a doença se espalhou por mais de 180 territórios e infectou mais de 1,6 milhão de pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou que o mundo vivia uma pandemia da nova doença no dia 11 de março. Os EUA, com quase meio milhão de infectados (perto de um terço do total mundial) e quase 17 mil mortes até a última atualização, são o atual epicentro da Covid-19 no mundo. Na Europa, Itália (143 mil infectados e 18 mil mortes) e Espanha (157 mil infectados e quase 16 mil mortes) já começaram a desacelerar o contágio e o número de mortes.

Os óbitos pela doença nos três países somados correspondem a pouco mais de 50 mil mortes, cerca de metade do total em todo o mundo. Apesar de uma proporção baixa de óbitos por casos confirmados em relação a doenças mais agressivas, como o Ebola ou a Mers (outro tipo de coronavírus), a Covid-19 tem uma velocidade de contágio muito alta.
Cenas como caminhões frigoríficos usados como necrotério improvisado em Nova York, caixões acumulados em igrejas nas Itália e corpos nas ruas no Equador mostram a dimensão dramática do impacto da Covid-19 nos sistemas de saúde e na organização social.

No Brasil, até a quinta-feira (9) havia 941 óbitos confirmados pela doença confirmados e 17.857 casos confirmados de infecção, segundo última atualização do Ministério da Saúde. São Paulo, o epicentro da doença no país, tem 7.480 mil casos confirmados e 496 mortes, e construiu hospitais de campanha para ajudar o sistema de saúde a sustentar o possível aumento de internações nas próximas semanas. Estruturas semelhantes estão prontas ou em construção em outros estados, como Rio de Janeiro, Goiás e Paraná.

O aumento rápido e grande das internações pela Covid-19 exige disponibilidade adequada de leitos de tratamento intensivo, respiradores, medicamentos e equipamentos de proteção individual (EPI), tanto para o sucesso do tratamento como para que se coloque um freio na disseminação da doença. Alguns estados estão em situação mais grave que outros, segundo o Ministério da Saúde. O Amazonas, por exemplo, já está com o sistema de saúde à beira do colapso, com 95% de seus leitos de UTI ocupados.





Blog do BILL NOTICIAS

Marília Arraes propõem utilizar estabelecimentos de hospedagem para receber pessoas com risco de contaminação pelo novo coronavírus

                Via:Carlos Britto
Foto: Ascom

O projeto de lei apresentado pela Deputada Federal Marília Arraes (PT) à Câmara, prevê a inclusão de hotéis, pousadas, motéis e demais estabelecimentos de hospedagem no esforço para evitar o avanço do novo coronavírus, autorizando o Chefe do Poder Executivo (federal, estadual e municipal) a requisitar que o setor, hoje sem hóspedes em função das medidas de isolamento, possa receber pessoas que ofereçam risco de contaminação a outros, como pessoas em situação de rua e também pacientes em tratamento.
“O objetivo é dar uma opção de local de descanso mais segura para aquelas pessoas que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, como os profissionais de saúde, mas que têm familiares em casa mais vulneráveis à doença. É também oferecer abrigo para pessoas em situação de rua ou para aquelas que estão em tratamento de saúde e que precisam ficar mais resguardadas”, explica Marília.
Quanto ao responsável por vistoriar e fiscalizar os estabelecimentos selecionados, o projeto indica o poder executivo, que garantiria ambientes adequados para cada grupo a ser atendido. O valor pago de indenização também deverá ser acordado diretamente com cada estabelecimento, não ultrapassando o valor de R$ 160,00 por diária.

Blog do BILL NOTICIAS

Estados Unidos superam Itália e se tornam país com mais mortos por coronavírus

(Foto: Petty Officer 2nd Class Erwin Ja)

Os Estados Unidos superaram a Itália em número de mortos por coronavírus. Foram 18.860 vítimas fatais nos EUA e 18.849 na Itália.
Somente o estado de Nova York registra mais de 8 mil óbitos. A população italiana, porém, representa menos de um quinto dos norte-americanos. (247)

bBlog do BILL NOTICIAS

Durante videoconferência realizada pela ANA equipes confirmaram que em maio Sobradinho estará com 100% do seu volume útil

                   Via:Santanavinicius
Nível de água no reservatório de Sobradinho preocupa - GloboNews ...

Na última terça-feira (07), a Agência Nacional de Águas (ANA) realizou a videoconferência mensal com o objetivo de discutir as condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco. Com projeções feitas pela equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pelo Operador Nacional do Sistema Hidrelétrico (ONS), foram apresentadas e confirmadas boas notícias para o ano hidrológico de 2020 na calha do Velho Chico.
Diante da análise, observou-se que o reservatório de Três Marias em Minas Gerais já atingiu o volume útil máximo, o que já obrigou os operadores a abrir comportas preventivamente. Além disso, o reservatório de Sobradinho atingirá 100% de seu volume útil no próximo mês de maio garantindo segurança hídrica para todos os usuários das águas do Rio São Francisco.
É importante informar que a partir de um volume útil acima de 60%, a operação do reservatório de Sobradinho entra na chamada “faixa de operação normal”. De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, as vazões abaixo (jusante) das hidrelétricas aumentaram consideravelmente com as chuvas do período úmido no Alto São Francisco e agora, no caso de Sobradinho, subiram de 800m³/s e 1.100m³/s para o patamar de 1300m³/s (mil e trezentos metros cúbicos por segundo) atendendo a um pedido do Governo do Estado de Sergipe como forma de diminuir a turbidez excessiva na tomada d’água que abastece a região metropolitana de Aracaju. “Essa tomada d’água fica na altura da cidade de Propriá (SE), nas margens do rio e sofreu problemas com a chegada de grandes volumes de águas com nutrientes e detritos provenientes do Rio Ipanema, um rio intermitente (seco na maior parte do tempo) que nasce em Pernambuco e deságua na vertente do São Francisco, já em território de Alagoas, mas acima (montante) de Propriá (SE)”, explicou.

Barragem de Sobradinho atinge 80% da capacidade! Previsão é que em ...
Os dados da meteorologia, por sua vez, ainda se mostram favoráveis muito embora se preveja para toda a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco chuvas menos volumosas, algo característico durante o mês de abril. Porém, seja como for, a precipitação média para abril está prevista para alcançar os 30%, um pouco abaixo da média usual de 50% mas ainda assim importante para a manutenção dos bons percentuais de enchimento dos reservatórios.
Transposição e cunha salina
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, que acompanhou toda a videoconferência, observou, diante do contexto das apresentações dos órgãos que operam as vazões e os reservatórios, a ausência de informações sobre as captações dos canais do Projeto da Transposição, justamente agora quando, depois de uma seca que se prolongou desde 2013, a situação das vazões do São Francisco é bastante favorável.
Graças às chuvas: Volume do Lago de Sobradinho deve chegar a mais ...
O superintendente da ANA e coordenador da videoconferência, Joaquim Gondim, explicou que ainda não será desta vez que um volume maior das águas do Velho Chico chegará aos canais dos eixos Norte e Leste da Transposição, por questões de ordem operacional e prometeu na próxima videoconferência convidar a área de infraestrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional a fazer uma apresentação específica sobre o tema.

Miranda observou ainda que o início vigoroso da estação chuvosa no Baixo São Francisco, sobretudo na bacia do Rio Ipanema, para além dos problemas de enchentes e segurança de barragens, acarreta a perda lamentável de grandes volumes de água por falta de uma rede maior de pequenos reservatórios na região daquela bacia semiárida de rio intermitente. “Lamento ainda que, por ausência de gestão hídrica em rios considerados secos, todas as vezes que o precioso líquido chega se perde também porque, além de ocupar o leito dos rios intermitentes, as populações acumulam o lixo e o esgoto que depois vai comprometer a qualidade das águas exatamente quando a tão longamente esperada chuva chega”.
Todavia, o presidente do CBHSF ponderou que se por um lado as águas do Ipanema depois de 40 anos de espera não foram aproveitadas, pelo menos desaguaram na foz do Rio São Francisco com grande volume de nutrientes que, somados às vazões generosas vindas do Alto e Médio São Francisco desde janeiro último, servirão para minorar os efeitos da intrusão salina das águas oceânicas, bem como, e principalmente, dar alento à biodiversidade estuarina e marinha sobretudo na vasta área de manguezais e de vegetação estuarina e de restinga que fica entre os estados de Sergipe e Alagoas

Blog do BILL NOTICIAS

NÚMEROS OFICIAIS - Brasil registra 1.124 óbitos pela Covid-19; são mais de 20,7 mil casos

                     Por: Agência Brasil
 (Ed Jones/AFP)
Ed Jones/AFP

O Brasil registra até este sábado (11) 1.124 mortes em decorrência do novo coronavírus (covid-19) e 20.727 casos confirmados da doença segundo balanço divulgado nesta tarde pelo Ministério da Saúde.

Segundo último balanço de ontem (10), haviam 1.056 mortes pela doença. A taxa de letalidade do vírus no Brasil hoje é de 5,4%, a mesma de sexta-feira. O estado de São Paulo ainda concentra o maior número de casos (8.419) e de mortes (560).

Dentre as ações promovidas pelo nos últimos dias para combate à doença, destaca-se a liberação de mais R$ 4 bilhões a estados e municípios. O valor é adicional ao que já recebem para custeio de ações e serviços relacionados à saúde e pode ser utilizado para compra de materiais e insumos, para a abertura de novos leitos e para custeio de profissionais.

O recurso corresponde a uma parcela mensal extra do que cada estado ou município já recebe para ações de média e alta complexidade ou atenção primária.



Blog do BILL NOTICIAS

Para recuperar estradas atingidas pelas chuvas na zona rural de Petrolina, prefeitura retoma operação tapa buracos

                  Via:Carlos Britto
Foto: Ascom PMP/arquivo

Após as intensas chuvas ocorridas em Petrolina, a prefeitura retomou a Operação Tapa buracos, com vistas à recuperação de estradas vicinais na zona rural que foram danificadas. A medida emergencial está sendo realizada pela  Secretaria de Governo e Agricultura (SEGOA), que tem concentrado, de maneira reduzida, as frentes de serviço na região de Rajada, a cerca de 80 km da cidade.
Já foram mais de 360 quilômetros recuperados na região de Muquém, Lajedo, Federação, Mudubim, Angical, Atalho, Marí, Baixa do Meio, Rio Jardim, Piranha e Barra Franca. A pasta reforça ainda que os serviços acontecem, em especial, naquelas estradas que são corredores de transporte escolar e escoamento da produção agrícola, para evitar maiores transtornos na zona rural. Nesta semana as máquinas estão concentradas fazendo a recuperação da estrada que liga Rajada a Caroá.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...