sexta-feira, 10 de abril de 2020

Estabelecimento que descumprir decretos emergenciais pode perder licença de funcionamento

                   Via:Santanavinicius

As denúncias relacionadas ao descumprimento dos decretos que estabeleceram medidas de prevenção à Covid-19 não param de chegar à Central de Atendimento da Secretaria Executiva de Segurança Pública de Petrolina. A fiscalização da prefeitura está nas ruas 24h por dia, com intuito de fazer cumprir as determinações. Apesar disso, muitos empresários insistem em abrir estabelecimentos de serviços não essenciais, colocando em risco a saúde pública. Por esse motivo, o poder público municipal alerta que a fiscalização vai atuar de forma mais rigorosa.
O decreto nº 22/2020 importa o poder de polícia à Administração Pública Municipal e, conforme prevê o Código de Posturas do município, os estabelecimentos que descumprirem o decreto podem ter a licença de funcionamento cassada, por cometer infração contra segurança. Além disso, colocar em risco a saúde pública é crime passível de multa e prisão.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, no primeiro momento os estabelecimentos foram notificados a fecharem de imediato. “Fizemos um trabalho educativo para conscientizar a população, mas observamos que muitos locais já notificados voltam a cometer a infração. A partir de agora, a fiscalização vai atuar de forma mais rigorosa. Precisamos que o distanciamento social seja cumprido, como recomenda a Organização Mundial de Saúde, para que as medidas de prevenção sejam eficazes”, conclui. (Com informações: Ascom/ PMP)


Blog do BILL NOTICIAS

RR: Jovem de 15 anos é o primeiro índio ianomâmi a morrer de coronavírus

                   Por: FolhaPress
O contágio do adolescente aumentou apreensão entre os ianomâmis de que se repita a tragédia da "invasão garimpeira", ocorrida entre os anos 60 e 80. (Foto: Florence Goisnard/AFP.)
O contágio do adolescente aumentou apreensão entre os ianomâmis de que se repita a tragédia da "invasão garimpeira", ocorrida entre os anos 60 e 80. (Foto: Florence Goisnard/AFP.)


O adolescente Alvanei Xirixana, 15, o primeiro ianomâmi contaminado pelo novo coronavírus, morreu na noite desta quinta-feira (9), no Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista. Ele estava internado na UTI havia seis dias. Xirixana é da aldeia Rehebe, às margens do rio Uraricoera, região de entrada para alguns milhares de garimpeiros ilegais que exploram ouro dentro da Terra Indígena Yanomami (AM/RR). Ele estava ali quando seu estado de saúde piorou e foi transferido para Boa Vista.


O contágio do adolescente aumentou a apreensão entre os ianomâmis de que se repita a tragédia provocada pela "invasão garimpeira", entre os anos 1960 e 1980, que resultou na morte de cerca de 15% da população, principalmente por causa do sarampo, uma doença viral.

Com o preço em ascensão do ouro e as promessas do presidente Jair Bolsonaro de legalizar o garimpo, os ianomâmis têm denunciado o aumento de invasores em seu território. A estimativa da associação Hutukara é de que haja cerca de 25 mil garimpeiros ilegais. Em nota, o Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) Yanomami, vinculado ao Ministério da Saúde, informou que a causa mortis ainda não havia sido confirmada pelo HGR.

O adolescente é o terceiro indígena vítima do coronavírus. O Instituto Socioambiental (ISA) relatou dois indígenas moradores de cidades mortos em decorrência do novo coronavírus: uma idosa do povo Borari, em Alter do Chão (PA), e um homem do povo mura, em Manaus. Por não morar em terra indígena, eles não eram atendidos e não foram contabilizados pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), do Ministério da Saúde. A Sesai registrou outros quatro casos de contaminação por Covid-19, todos da etnia kokama, em Santo Antônio do Içá (AM).

A primeira internação de Xirixana ocorreu no dia 17 de março, em Alto Alegre, com suspeita de meningite. Transferido no dia seguinte para Boa Vista, alternou entre a Casai (Casa de Saúde Indígena) e o hospital Geral de Roraima (HGR). Cerca de uma semana depois, com as aulas suspensas, voltou para a sua aldeia natal, onde moram os pais. No dia 26, quando estava na aldeia, a saúde piorou. 

Na última sexta-feira (3), em estado grave, o jovem foi levado de volta ao HGR, em Boa Vista, com sintomas de doença respiratória. Desde então, permanece internado na UTI. O resultado positivo para a Covid-19 só apareceu no segundo teste, concluído nesta terça (7). O Dsei informou que está identificando e isolando ianomâmis da aldeia Rehebe com sintomas de coronavírus e que, até sexta-feira (10), serão enviados 20 testes rápidos. Outras medidas serão tomadas caso se verifique transmissão local, como a criação de espaços para isolamento e de uma barreira sanitária de acesso.





Blog do BILL NOTICIAS

Brasil supera as mil mortes pelo novo coronavírus

Os números mais recentes das autoridades sanitárias brasileiras registraram um total de 19.638 casos confirmados, com 1.057 mortes

                  Por: AFP
Brasil é o mais afetado pelo novo coronavírus na América Latina
Brasil é o mais afetado pelo novo coronavírus na América LatinaFoto: Douglas Magno / AFP

O Brasil, país mais afetado pelo novo coronavírus na América Latina, superou a marca das 1.000 mortes por COVID-19 nesta sexta-feira (10), informou o ministério da Saúde. Os números mais recentes das autoridades sanitárias brasileiras registraram um total de 19.638 casos confirmados, com 1.056 mortes.

Com um balanço global de mortos por coronavírus de mais de 100.000, o Brasil ainda tem cifras relativamente pequenas em comparação aos números de mortos em outros países duramente afetados pela pandemia, como Itália (mais de 18.000), Estados Unidos (cerca de 17.000) e Espanha (cerca de 16.000).

Mas as autoridades sanitárias brasileiras se preparam para uma piora no cenário. Especialistas preveem que o pico da pandemia ocorrerá no final de abril no Brasil. Temem sobretudo o que pode acontecer quando o vírus se espalhar por áreas mais pobres, especialmente as favelas, densamente povoadas e historicamente carentes de infraestrutura sanitária básica.
Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro enfrenta uma enxurrada de críticas por ter comparado a COVID-19 com uma "gripezinha" e a reação a ela de "histeria". O presidente tem entrado em confronto com prefeitos e governadores por suas decisões de manter fechados estabelecimentos comerciais e instituições de ensino e pedir para as pessoas ficarem em casa para conter a pandemia, o que ele alega que vai arruinar a economia.

Em seu último ato de desrespeito às recomendações de isolamento feitas por seu próprio governo, Bolsonaro voltou a caminhar pelas ruas de Brasília nesta sexta-feira e saudou simpatizantes. Apesar de tentar se manter próximo de seus correligionários, o presidente enfrenta um isolamento político crescente, ao ser ignorado por autoridades municipais e estaduais, que implementam medidas de distanciamento social para combater a disseminação da doença.



Blog do BILL NOTICIAS

Justiça proíbe cultos de Silas Malafaia

Silas Malafaia
Silas Malafaia (Foto: Isac Nóbrega/PR)

A Justiça do Rio determinou, na última quinta-feira (9), que a Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo -- liderada por Silas Malafaia -- não realize cultos durante a pandemia do coronavírus. A informação é do Portal G1. 
A decisão é do desembargador Agostinho Teixeira, do Tribunal de Justiça do RJ, que acolheu recurso do Ministério Público. Em caso de descumprimento, a igreja pode ser multada em R$ 10 mil.
No recurso, o MP sustenta que o pastor Silas Malafaia teria manifestado publicamente a intenção de descumprir as medidas restritivas de aglomeração de pessoas, diz a reportagem. 

Blog do BILL NOTICIAS

Como já era esperado, cheia do Rio São Francisco encobre ilhas de Petrolina e Juazeiro após vazão liberada pela Chesf

                 Via:Carlos Britto
Foto: WahtsApp/reprodução

Como era esperado após o anúncio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) anunciar nesta semana que aumentaria a defluência (água a ser liberada) da Barragem de Sobradinho, os efeitos da medida já são sentidos na região.
Balneários como a Ilha do Rodeadouro (foto) e a Ilha do Fogo, entre as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), foram praticamente cobertos pelas águas do Velho Chico. Nas Pedrinhas, em Petrolina, a cheia do rio chega muito próximo dos restaurantes. Já a Ilha do Maroto, também muito procurada sobtretudo por quem tem veículos náuticos, está quase desaparecendo.
Segundo informou a Agência Nacional das Águas (ANA), por meio de videoconferência, as expectativas são de que no mês de maio Sobradinho atinja 100% do seu volume útil.

Blog do BILL NOTICIAS

O Brasil registra 941 mortes desde início de pandemia

Forças Armadas promovem ação de desinfecção no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), uma das medidas adotadas para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus

O número de mortes decorrentes do novo coronavírus (covid-19) totalizou 941, segundo atualização divulgada pelo Ministério da Saúde hoje (9). O resultado marca um aumento de 17% em relação a ontem, quando foram registrados 800 óbitos.
São Paulo concentra o maior número, com mais da metade do número de mortes (495). O estado é seguido por Rio de Janeiro (122), Pernambuco (56), Ceará (55) e Amazonas (40).
Além disso, foram registradas mortes no Paraná (22), Bahia (19), Santa Catarina (17), Minas Gerais (15), Distrito Federal (13), Maranhão (12), Rio Grande do Sul (12), Rio Grande do Norte (11), Goiás (7), Pará (sete), Paraíba (sete), Espírito Santo (seis), Piauí (seis), Sergipe (quatro), Alagoas (três), Mato Grosso do Sul (dois), Amapá (dois), Acre (dois), Mato Grosso (dois), Rondônia (dois) e Roraima (um).
Já o total de casos confirmados subiu para 17.857. O número representa um crescimento de 12% em relação a ontem, quando o balanço do Ministério da Saúde marcou 15.927.
O número de casos novos em um dia foi de 2.210, novo recorde. O maior resultado até então havia sido o total acrescido ontem, de 1.661 casos. O Brasil levou 17 dias para sair de um a 100 casos e 14 dias para ter mais 10 mil confirmados.
Perfil
No total foram 141 novas mortes entre ontem e hoje, um novo recorde. Ontem foram 133 novos óbitos, na terça haviam sido 114 e na segunda-feira, 67. No tocante ao perfil, 41% das vítimas fatais eram mulheres e 59% eram homens.
Quanto à idade, 77% tinham menos de 60 anos. Na semana passada, eram 90%. Já em relação às complicações associadas à morte, 336 dos pacientes tinham alguma cardiopatia, 240 diabetes, 82 apresentavam alguma pneumopatia e 55 apresentavam alguma condição neurológica.
Até o dia 8 de abril, foram registrados 34.905 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país. Desse total, 3.416 foram de casos confirmados para covid-19.
Regiões
O MS passou a disponibilizar a incidência (número de casos proporcional a 100.000 habitantes) não somente em estados, mas em regiões. As com índice maior são Fortaleza (43,9), São Paulo (40,4), Manaus e Alto Rio Negro (28,1), Distrito Federal (16,9), Área Central, no Amapá (16,8) e Laguna (SC).
Na comparação por estados, os com maior incidência por 100.000 habitantes foram Amazonas (19,1), Distrito Federal (16,7), São Paulo (14,5), Ceará (14,1), Amapá (12,4) e Rio de Janeiro (11,2). Todas essas unidades da Federação pelo menos 50% acima da média nacional, que ficou em 7,5 pessoas infectadas por 100.000 habitantes.
Saúde, boletim diário, infecção, coronavírus , covid -19
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, e o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, durante a divulgação de boletim sobre a covid-19 – Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Testes e máscaras
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, afirmou que há 127 mil notificações para a realização de testes. Até o momento, foram encaminhados 480 mil testes rápidos e 392 mil de laboratório (RT-PCR). O secretário acrescentou que foram aplicados 92,9 mil testes para covid-19.
A intenção do governo é adquirir no total 22,9 milhões de testes. Para esse total, serão agregados exames doados por empresas, como a Petrobras e a Vale. Enquanto isso, vale o protocolo já divulgado pelo ministério.
“Não é para testar casos que não sejam internados ou por meio de vigilância sentinela. É importante que estados que estão testando fora desta estratégia evitem fazer fora desta forma”, observou Oliveira.
Já sobre a aquisição de máscaras, o secretário informou que a chegada de 40 milhões de máscaras de proteção que estava prevista para amanhã não deverá ocorrer, por problemas de burocracia. O esforço da equipe do MS é de adquirir 40 milhões por semana. Um edital será aberto para que empresas interessadas em ofertar esses insumos possam se cadastrar.
Distanciamento social
Sobre o distanciamento social, os representantes do Ministério da Saúde voltaram a defender a recomendação de modelos diferentes, o ampliado para locais com mais casos e o seletivo para locais com poucos casos e estrutura do sistema de saúde com pelo menos 50% de ociosidade.
“Locais já com sinal vermelho, que já têm aumento bastante considerável do número de casos, devemos dar a máxima atenção à questão da mobilidade social. Isso não significa que estados como Rio de Janeiro e São Paulo tenham que manter todos os municípios neste mesmo comportamento. Municípios que, sentindo-se tranquilos, tendo capacidade instalada e tendo EPIs, estão preparados para quando aumentar”, declarou o secretário executivo da pasta, José Gabbardo dos Reis.
O governo atualizou os dados em coletiva de imprensa, no Palácio do Planalto. Confira a íntegra da entrevista:

Matéria ampliada às 17h53 e às 18h55


Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura do Recife constrói, em 20 dias, hospital de campanha maior que o Hospital da Mulher

Hospital provisório tem 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e outros 60 de enfermaria. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação)
Hospital provisório tem 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e outros 60 de enfermaria. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação)

Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura do Recife entregou a obra do quarto hospital de campanha municipal, que é maior que o Hospital da Mulher do Recife (HMR), o primeiro hospital de grande porte construído pelo Executivo municipal, com 150 leitos em sua estrutura original, antes da pandemia. Com 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e outros 60 de enfermaria erguidos em 20 dias, o novo Hospital Provisório Recife 1, na Rua da Aurora, bairro de Santo Amaro, área central da cidade, tem a maior capacidade de atendimento já montada pela gestão municipal. O prefeito Geraldo Julio entregou a obra pronta ao Hospital do Câncer, que será responsável por gerenciar a unidade, assim como já administra o HMR.

“Salvar vidas é o mais importante no enfrentamento aos desafios dessa pandemia. Hoje ficou pronto o Hospital Provisório Recife 1, que fica na Rua da Aurora, um hospital construído em 20 dias. São 100 leitos de UTI e  60 de enfermaria para receber apenas os pacientes encaminhados pela Central de Regulação do SUS. Essa unidade foi esforço de muita gente dedicada que está empreendendo todos dos esforços para salvar vidas. Este é o quarto hospital de campanha entregue para cuidado exclusivo de pacientes com o coronavírus. Ontem nós entregamos o terceiro hospital de campanha, desta vez no bairro do Ibura, além das UPIs já em funcionamento um em Casa Amarela e o outro em Campina do Barreto”, disse Geraldo Julio.

O Hospital do Câncer, que assinou contrato com a Prefeitura no último dia 30, tem dez dias para iniciar a operação e receber os primeiros pacientes. Com mais de 3 mil m² de área construída, o hospital provisório é mais um dos sete hospitais de campanha do Plano Municipal de Contingência Covid-19 para enfrentamento à pandemia, que chega a 531 leitos previstos, sendo 154 de UTI. Dos sete hospitais de campanha, três já estão em funcionamento nas Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Barros Lima, em Casa Amarela, e Arnaldo Marques, no Ibura. Além desses, estão funcionando 65 leitos no Hospital da Mulher, sendo 31 de UTI. No total, 186 leitos já estão disponíveis para a população.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife estruturou o novo Hospital Provisório Recife 1 em um prédio adaptado para funcionar como unidade de saúde no número 1.675 da Rua da Aurora. No local, serão atendidos apenas os pacientes encaminhados pela Central de Regulação. A unidade será equipada com respiradores pulmonares, raio-x digital portátil,  camas hospitalares, monitores de sinais vitais, desfibriladores cardíacos, entre outros itens. O hospital também tem uma área segura para que os profissionais coloquem e tirem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de dormitório e refeitório para a equipe.

Para viabilizar a implantação de todas essas estruturas, a Prefeitura do Recife anunciou, no início deste mês, um pacote para reduzir em mais de R$ 180 milhões as despesas com revisão de contratos de prestação de serviço, consultorias, locação de veículos, combustível, energia elétrica, materiais de consumo, além de novos aluguéis, passagens aéreas e diárias. Nesta semana, também foi anunciada a compra de mais de dez mil equipamentos médico-hospitalares para os hospitais de campanha e a aquisição de um milhão de itens de EPIs para proteção dos trabalhadores da rede municipal.  Nesta semana, o prefeito também anunciou que 658 profissionais estão reforçando a rede para enfrentamento à pandemia. (DP)



Blog do BILL NOTICIAS

Doria diz que vai prender quem se aglomerar nas ruas

João Doria
João Doria (Foto: Gov. SP)

Em entrevista ao SPTV, da rede Globo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), disse que aglomerações nas ruas serão advertidas e orientadas, mas que se as pessoas insistirem poderão ser presas pela Polícia Militar Militar.
“Se não houver consciência das pessoas (…), a partir de segunda-feira o governo de São Paulo tomará medidas mais rigorosas, com a penalização de prisão para as pessoas que desobedecerem essa recomendação”, declarou Doria.
Jair Bolsonaro tem feito campanha contra o isolamento e o embate com os governadores como Doria tem se repetido. 
O governo tem feito um monitoramento por meio de dados de operadores telefônicas que indicam que menos da metade da população do estado ficou em casa nesta quarta-feira (8). É o menor índice desde que a quarentena teve início, em 24 de março. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Casos confirmados da Covid-19 em PE são 15% a 20% do total de infectados

          Estratégia de testagem prioriza os casos graves, que, segundo a literatura da doença, equivalem à menor parcela

               Por: Portal FolhaPE
Ilustração do novo coronavírus
Ilustração do novo coronavírusFoto: Pixabay
Pernambuco tem, até esta quinta-feira (9), um total de 555 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. A política de testar prioritariamente casos que evoluem com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e óbitos com sintomas suspeitos da Covid-19, porém, constrói um cenário de subnotificação, gerando um questionamento sobre quantas pessoas de fato podem ter contraído o vírus no Estado.

O próprio secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, reconhece que há um grau de complexidade nessa situação por conta da medida estratégica adotada. "Estima-se que esses casos (555) estejam na ordem de 15% a 20% dos casos (totais). Ou seja, estaríamos vendo aqui aquela parcela que requer internação. Estaríamos excluindo aí cerca de 80% que tem casos leves. Basta fazer uma conta proporcionalmente. Estamos falando de um quinto, em tese. As demais pessoas estariam com quadros leves, observando modelos que acontecem em outros países”, indicou.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, também fez observações nesse sentido. "A estratégia de testagem adotada é a mais adequada. Vemos que essa proporção tem aumentado, então a circulação do vírus está acontecendo. Sabe-se que nos outros países 15% a 20% são os que precisam internar entre os sintomáticos. Mas existe um detalhe que são as muitas pessoas assintomáticas. Por isso, é tão importante fazer o isolamento social porque não se sabe quem transmite.”
Levando em conta que o número de casos confirmados seja relativo à parcela de 15% a 20% que requer cuidados hospitalares, Pernambuco teria proporcionalmente mais de dois mil pessoas com o novo coronavírus. Há de se fazer um parêntese para a testagem entre os profissionais de saúde, que correspondem a 130 resultados positivos entre os 555 totais e não necessariamente são casos graves, mas medida de precaução para afastamento das atividades.

O chefe do Departamento de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Demetrius Montenegro, observou a questão da letalidade dentro desse contexto. O Estado tem oscilado entre 8% e 13% de mortalidade nesta semana. Até esta quinta, haviam sido registrados 56 óbitos.

"É interessante chamar atenção que quando se coloca o número de óbitos em cima de 555 casos parece uma taxa maior que outros estados e países. Mas levando em conta o que diz a literatura, a letalidade nos casos mais graves é em torno de 30% a 40%. A população fica muito assustada diante do número de óbitos, mas se tivéssemos testes para todos os casos, essa letalidade seria menor.”

Para André Longo, o mais importante não é ter o diagnóstico da Covid-19, mas prezar pelas atitudes de combate à disseminação do vírus. “Ter o diagnóstico laboratorial não afeta o curso do tratamento. Não tem uma medicação específica para tratar especificamente casos leves, moderados ou graves. O objetivo então é isolamento, etiqueta respiratória, reforço nas medidas de higiene para não contaminar outras pessoas”, disse. "Estamos buscando ampliar nossa vigilância sentinela para termos uma precisão maior dessa prevalência nas síndromes gripais leves. É um compromisso ampliar (a testagem)”, completou.

Testes
De acordo com André Longo, o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) fez, desde o dia 13 de março, mais de 4.500 exames, sendo 2.740 específicos para Covid-19 e cerca de 1.800 para investigar outros vírus. Foram realizados testes também em laboratórios privados.

O secretário estadual de Saúde disse que a distribuição dos insumos para testes pelo Ministério da Saúde obedeceu um critério populacional, e que Pernambuco recebeu mais kits do que o Ceará - que já fez mais de nove mil exames, segundo boletim recente - e menos que a Bahia - que tem quase quatro mil exames realizados e mais de cinco mil em fila para análise.

"Chegaram mais quatro mil kits da Fiocruz do Rio. A Fiocruz Pernambuco está desenvolvendo mais dois mil. Temos uma capacidade de seis mil testes para os próximos dias. É fato que nos últimos dias o percentual de testes positivos entre os notificados tem se ampliado bastante, o que mostra o momento de aceleração da curva epidêmica”, comentou.




Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...