segunda-feira, 30 de março de 2020

Coreia do Norte afirma que testou lançadores de foguetes

                  Por: AFP
 (Foto: STR / KCNA VIA KNS / AFP)
Foto: STR / KCNA VIA KNS / AFP


A Coreia do Norte executou no domingo testes com "lançadores múltiplos de foguetes de grande tamanho", anunciou a imprensa estatal nesta segunda-feira, mas o dirigente Kim Jong Un não supervisionou os exercícios, em um gesto interpretado como uma tentativa de normalizar as manobras.

Desde que a comunidade internacional concentra as atenções na luta contra a pandemia de coronavírus, a Coreia do Norte executou quatro exercícios militares.

Em um gesto incomum, a agência oficial Korean Central News Agency (KCNA) não mencionou que Kim supervisionou os lançamentos.

Em cada teste, a imprensa estatal divulga imagens de Kim Jong Un à frente de cientistas e militares, mas desta vez a KCNA informou que a operação foi supervisionada pelo vice-líder do partido do governo, Ri Pyong Chol, e coordenado pela Academia Nacional de Ciências da Defesa.

Os disparos de domingo partiram das proximidades da cidade portuária de Wonsan, na costa leste, e seguiram em direção ao Mar do Japão (chamado pelos coreanos de Mar do Leste), de acordo com fontes militares da Coreia do Sul.

Um exercício normal
Go Myong-hyun, analista do Instituto Asan de Estudos Políticos, com sede em Seul, afirmou que "com a ausência de Kim, a Coreia do Norte tenta minimizar a importância dos lançamentos para destacar que este é um exercício normal.

"Esta ação militar da Coreia do Norte é um gesto particularmente inapropriado quando o mundo inteiro passa por dificuldades devido à pandemia da COVID-19", afirmou o Estado-Maior da Coreia do Sul em um comunicado. A nota acrescenta que tudo parece indicar que os projéteis eram mísseis balísticos.

O ministério da Defesa japonês afirmou que os projéteis não caíram nas águas do país nem na zona econômica marítima exclusiva do Japão.

Pyongyang está submetida a várias sanções do Conselho de Segurança da ONU, que têm como objetivo forçar o regime a renunciar aos programas nucleares e balísticos proibidos.

Na semana passada, a imprensa estatal norte-coreana informou que o Kim Jong Un recebeu uma carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que detalhava um projeto para melhorar as relações bilaterais. A Casa Branca confirmou o envio.

Na carta, Trump "explica sei plano para estimular as relações entre a República Popular Democrática da Coreia e os Estados Unidos e expressa a intenção de ajudar na luta contra as epidemias", em referência a COVID-19, segundo um comunicado divulgado pela agência estatal KCNA.

A Coreia do Norte é um dos poucos países do mundo que não anunciou nenhum caso de contágio.

Analisas consideram que a pandemia, que já matou mais de 30.000 pessoas no mundo, poderia ser catastrófica na Coreia do Norte, pelas deficiências de seu sistema de saúde.

A Coreia do Norte multiplica desde novembro os testes de armas na ausência de avanços nas negociações com os Estados Unidos.

Vários analistas apontam que Pyongyang melhora aos poucos suas capacidades militares, apesar das sanções.





Blog do BILL NOTICIAS

FALECIMENTO Médico que orientou cirurgia de separação de gêmeas siamesas no Brasil morre de coronavírus

                      Por: Correio Braziliense
 (Foto: Facebook/ reprodução)
Foto: Facebook/ reprodução

Morreu, aos 73 anos, o médico americano James Goodrich, após ser infectado com o novo coronavírus (Covid-19). O neurocirurgião morreu na noite de domingo, (29/3), em Nova York, nos Estados Unidos. Ele testou positivo para a Covid-19 e estava internado desde quarta-feira (18/3) no Montefiore Medical Center.  

Goodrich era o principal especialista em separação de siameses craniópagos (unidos pelo crânio) do mundo, além de ser autor de artigos científicos que avançaram as técnicas usadas nesse tipo de cirurgia. Foi sob a orientação dele que foi realizado o procedimento que separou as gêmeas siamesas brasilienses Lis e Mel, no Hospital da Criança de Brasília, em 2019.

"Ele acompanhou e deu orientações sobre o caso desde que as meninas estavam no útero. Foi extremamente importante em todo o processo. É uma perda irreparável, pois foi a pessoa que abriu as portas para a neurocirurgia pediátrica", lamenta o neurocirurgião Benício Oton de Lima, que comandou a cirurgia de separação das irmãs.

A equipe do neurocirurgião acompanhou as 20 horas do procedimento cirúrgico que separou Lis e Mel. "Ele deu as dicas, mas sempre muito respeitoso e generoso com a opinião de outros profissionais também", relembra Oton. O neurocirurgião também auxiliou na separação das gêmeas siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), em 2018.
 
Goodrich fazia parte da equipe do Hospital Montefiore Medical Center, em Nova York, e diretor da divisão de cirurgia neurocirurgia pediátrica e professor de cirurgia neurológica clínica, pediatria, cirurgia plástica e reconstrutiva da Faculdade de Medicina Albert Einstein. Ele também foi  professor cirurgia Neurológica na Universidade de Palermo, na Itália.

"É uma perda para a comunidade da neurocirurgia pediátrica, mas também é uma perda pessoal. Nos conhecíamos e nos encontrávamos há mais de 20 anos em congressos", lamenta. 
Relembre a cirurgia de separação de Lis e Mel 
Lis e Mel nasceram em 1º de junho de 2018, no Hospital Materno-Infantil (Hmib). Elas foram o primeiro caso de gêmeos craniópagos (unidos pelo crânio) registrado no Distrito Federal. O procedimento de separação é de extrema complexidade e foi dividido em 36 etapas, entre as 6h30 do dia 27 de abril e as 2h30 do dia seguinte.

Conduzida por uma equipe do Hospital da Criança de Brasília, a cirurgia foi a terceira do país e a décima do mundo. As duas enfrentaram uma maratona de 20 horas. Capitaneada pelo neurocirurgião Benício Oton, uma equipe de mais de 50 pessoas se dedicou à cirurgia delicada, rara e inédita na capital. Lis acordou primeiro, Mel depois, mas saiu primeiro da unidade de tratamento intensivo (UTI).

As duas se reencontraram em 21 de maio. “Colocamos elas sentadas mais perto e pegaram na mão uma da outra. Acho que foi um momento de paz delas. Foi a coisa mais linda. Finalmente elas estavam ali, juntinhas. Elas ficaram se olhando, como se estivessem se reconhecendo”, contou Camila à época.

Após sete meses, Lis e Mel se recuperam bem e frequentam, duas vezes por semana, a Escola de Educação Precoce do Governo do DF, que é um serviço de atendimento a crianças que nasceram com alguma deficiência física ou cognitiva ou de forma precoce. Elas também têm uma rotina de sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. As meninas já andam sozinhas e, aos poucos, estão aprendendo as primeiras palavras.





Blog do BILL NOTICIAS

Atestado de óbito no Recife que circulou em rede social não era um caso de coronavírus

O Hospital Maria Lucinda e a Secretaria Estadual de Saúde esclareceram que a causa real da morte foi por Influenza A

                 Por: Portal FolhaPE
Hospital Maria Lucinda
Hospital Maria LucindaFoto: Google Street View

Um atestado de óbito que estava circulando pelo WhatsApp como um possível caso de morte por Covid-19 foi esclarecido pelo Hospital Maria Lucinda, localizado no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife. De acordo com a instituição de saúde, o homem de 57 anos que, segundo boatos teria morrido por causa do coronavírus, morreu, na verdade, devido à Influenza A.

A morte foi registrada na última segunda-feira (23), e antes que saísse o laudo definitivo do exame, a médica responsável pelo caso apontou três possibilidades para a causa do óbito do paciente: síndrome respiratória aguda, Covid-19 e pneumonia comunitária não-especificada. Porém, após o resultado das amostras do paciente, o resultado foi negativo para Covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) esclarece que o caso nunca nem constou das estatísticas de mortes por Covid-19. O órgão notificou o Hospital sobre a incorreção no preenchimento da declaração de óbito e encaminhou cópia do exame que identificou a testagem positiva para Influenza A e negativa para Covid-19 do paciente.
Em nota, a SES lamentou a utilização do momento de dor de famílias que acabam de perder seus entes queridos com objetivos políticos e recomendou à população que se informe através dos canais oficiais para não disseminar notícias falsas.


Blog do BILL NOTICIAS

Pesquisadores começam a decifrar identidade do novo coronavírus no Brasil

                  Por: FolhaPress
 (Foto: Omar Haj Kadour/AFP)
Foto: Omar Haj Kadour/AFP


Um grupo de cientistas brasileiros fez o sequenciamento genético do novo coronavírus que circula pelo Brasil, o que permite abrir um banco com informações sobre a identidade que o microrganismo está ganhando desde que desembarcou por aqui.
 
Segundo os pesquisadores, o vírus já está em mutação, ganhando características próprias enquanto se espalha pela região.

O resultado do trabalho indica também que o vírus chegou ao Brasil vindo, principalmente, da Europa -poucos casos chegaram importados da Ásia. "O estudo confirma que a transmissão comunitária é real ao identificar agrupamentos de vírus muito parecidos entre si", diz Ana Tereza Vasconcelos, coordenadora do Laboratório de Bioinformática do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

O LNCC participou da iniciativa com a UFRJ e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP e da Universidade de Oxford colaboraram no projeto.

A equipe fez 19 sequenciamentos de vírus que infectaram pacientes da Covid-19 no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, com amostras cedidas pelos laboratórios Hermes Pardini e Simile Medicina Diagnóstica, de Belo Horizonte, e pelo Hospital Universitário da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Com o apoio de estudantes de pós-graduação, os resultados ficaram prontos dentro de um final de semana, nos dias 21 e 22 de março.

Conhecer as características genéticas do vírus é essencial para a elaboração de novos testes de diagnóstico e também para a produção da vacina contra a Covid-19.

Os pesquisadores destacam que o estudo não indica que o vírus esteja ficando mais letal ou agressivo. A ideia dos cientistas agora é contar com mais grupos de pesquisa pelo país que vão formar uma rede para rastrear os passos do coronavírus e seguir catalogando as mutações.

"É importante ter vários grupos de diferentes regiões trabalhando nisso para entender como é a distribuição do vírus pelo país. A tendência é que esse tipo de tecnologia [para sequenciar o genoma] fique para quando outros vírus aparecerem", afirma Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP.

A pesquisadora foi uma das responsáveis pelo sequenciamento do genoma do vírus que causou o primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil, no final de fevereiro.
No futuro, o banco de dados que está sendo construído pode ajudar a identificar os motivos de uma região ser mais afetada do que outra. Estudos com o genoma do vírus também podem ser feitos com pacientes que tiveram a forma mais grave da doença para investigar se o vírus que os infectou tem alguma característica que o torna mais agressivo.

O sequenciamento contou com o suporte do supercomputador Santos Dumont, abrigado no LNCC. A instituição, que fica em Petrópolis (RJ), e a Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia), da UFRJ, abriram uma chamada pública para projetos de pesquisa que busquem uma solução para a pandemia da Covid-19.

Cientistas de toda a América Latina podem se inscrever para usar a capacidade de computação do Santos Dumont e do Lobo Carneiro (supercomputador da Coppe) para desenvolver seus projetos.





Blog do BILL NOTICIAS

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho assinou um novo decreto liberando as feiras livres, com algumas restrições e fiscalização redobrada.

                         Via:Carlos Britto
Foto: Alexandre Justino/PMP divulgação

Após reunião com o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19), o prefeito Miguel Coelho assinou, nesta segunda-feira (30), um novo decreto para estender por 15 dias as medidas de isolamento social em Petrolina. Dessa forma, diversos serviços públicos e atividades econômicas seguem suspensas na cidade como forma de evitar a propagação da doença. O documento, no entanto, traz uma alteração para reforçar o abastecimento no município: a liberação do funcionamento, a partir de quarta (1°/04), de feiras livres com restrições e fiscalização redobrada.

A medida preventiva mantém o fechamento de escolas, faculdades, teatros, centros esportivos, academias, shopping, orla, parque entre outros. O comércio também seguirá sem funcionar, em respeito ao decreto do governo do Estado, que suspende há uma semana as atividades nas lojas. Farmácias, clínicas médicas, veterinárias, casas de ração animal, lojas de defensivos agrícolas, oficinas mecânicas, postos de combustível,  supermercados, mercadinhos, padarias e serviços essenciais como saúde e limpeza continuam mantidos.
Após análise do comitê e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ficou decidida a retomada do serviço das feiras para reforçar o abastecimento alimentar. Mas cada feira terá um dia específico para funcionamento, serão fiscalizadas para manter a higienização das bancas e limite da capacidade público de uma pessoa por 2 metros quadrados.
Miguel Coelho lembra que a manutenção do isolamento social por mais 15 dias segue orientação do Ministério da Saúde e dos decretos do governo do Estado. Neste final de semana, inclusive, as recomendações foram reforçadas pelo Ministério Público, que emitiu comunicado orientando os prefeitos pernambucanos a manterem as medidas preventivas.
Desde o começo, nossa postura tem sido de prevenção e diálogo com especialistas em saúde, governos estadual, federal, municípios vizinhos e demais segmentos da sociedade para enfrentar esse desafio. Sei que é uma situação difícil, mas o isolamento social tem sido a forma mais recomendada para evitar um surto maior e um colapso na saúde. Seguiremos monitorando todos os dias e conversando com todos de forma transparente e responsável. Isso não é algo definitivo, mas um momento de sacrifício maior por um bem comum“, explicou o prefeito. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Doria lança campanha pró-quarentena e pede à população que não siga Bolsonaro

(Foto: Governo de São Paulo)

Em mais um embate entre o governador João Doria (PSDB), e o presidente Jair Bolsonaro em meio à pandemia de coronavírus, o Estado de São Paulo lançou uma campanha pedindo à população para que fique em casa durante a pandemia - discurso oposto ao que vem fazendo Jair Bolsonaro.
Em coletiva de imprensa concedida no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira 30, Doria também disse diretamente para que as pessoas não sigam as recomendações do presidente, e sim as de autoridades da área de saúde a respeito dos cuidados que se deve ter para se proteger do vírus, especialmente o isolamento social.
“Atendam às recomendações médicas, as de sanitaristas, de profissionais especializados na medicina de infectologia, aqueles que conhecem este tema”, disse o governador de São Paulo. “E não em informações que são colocadas nas redes sociais ou, lamento e não gostaria de voltar a este tema, mas neste caso não sigam as orientações do presidente da República do Brasil. Ele não orienta corretamente a população e, lamentavelmente, não lidera o Brasil no combate ao coronavírus e na preservação da vida”, completou. (247)

Assista abaixo à campanha lançada pelo governo paulista:





Blog do BILL NOTICIAS

Pernambuco tem 6ª morte por Covid-19; casos confirmados chegam a 77

Em relação ao total informado no domingo (29), houve aumento de quatro casos, segundo a SES-PE

                        Por: Portal FolhaPE
Ilustração do novo coronavírus
Ilustração do novo coronavírusFoto: Pixabay

Pernambuco registrou a sexta morte por Covid-19, segundo balanço epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgado nesta segunda-feira (30). Trata-se de um idoso de 62 anos, com quadro clínico de hipertensão e diabetes, que morreu na tarde desse domingo (29). O total de casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus no Estado subiu para 77, quatro a mais em relação ao balanço anterior.

O idoso deu entrada no Hospital dos Servidores do Estado (HSE), no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, na última quarta-feira (25), depois de ser encaminhado por uma unidade de saúde do município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife, com quadro de infecção no trato respiratório. 
No HSE, o idoso recebeu tratamento intensivo, foi entubado em ventilação mecânica e teve as amostras colhidas para os exames laboratoriais, que confirmaram a Covid-19 na última sexta-feira (27), de acordo com a SES-PE. O paciente evoluiu com piora do quadro clínico e veio a óbito na tarde do domingo.

As mortes no Estado envolvem cinco homens e uma mulher, todos acima dos 60 anos. Dos quatro novos confirmados, segundo a SES-PE, três são homens e um é uma mulher. Todos estão na faixa etária entre os 30 e 80 anos. Dois são residentes do Recife, um de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR) e um de Palmares, na Mata Sul, sendo o primeiro caso confirmado nessa cidade. Dois dos pacientes estão em isolamento domiciliar e dois em leito de UTI.





Blog do BILL NOTICIAS

BOA NOTÍCIA - Por causa da Covid-19, morador pode parcelar em até 12 vezes conta da Celpe

A medida é uma forma de tentar evitar que os clientes acumulem muitas faturas

                     Por: Portal FolhaPE
Energia elétrica
Energia elétricaFoto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Para auxiliar na quitação das contas de energia e evitar o acúmulo de faturas em meio à pandemia do novo coronavírus, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) disponibilizou a opção de parcelamentos das contas em até 12x no cartão de crédito. Serão aceitos os cartões das bandeiras Master, Visa, Hiper, Elo e Amex.

A modalidade permite, ainda, a quitação em uma única vez à vista, sem juros. O pagamento pode ser efetuado online, por meio do site da empresa. No entanto, para garantir as operações, é necessário que os usuários realizem o cadastro da conta por e-mail e mantenha os dados atualizados.
Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a Celpe através do facebook (@celpeoficial), instagram (@celpe_oficial) ou por meio do (81) 3217.6990.

Confira o passo a passo de como realizar as transações:

- No site da Celpe selecione a opção Pagamento com cartão no banner principal;
- O cliente deverá inserir os dados do cartão de crédito, selecionar a quantidade de parcelas desejadas e clicar em 'Pagar com cartão';
- Ao selecionar a quantidade de parcelas, é possível visualizar o valor das parcelas e o total com a inclusão da taxa de juros do cartão.



Blog do BILL NOTICIAS

Serviço pioneiro lançado pela prefeitura levará orientações por vídeo a pacientes com sintomas respiratórios

                         Via:Carlos Britto

Foto: Ascom PMP/divulgação

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os petrolinenses poderão ter acesso, a partir desta segunda-feira (30), a um serviço pioneiro de informações lançado pela prefeitura. Por meio de um celular ou de um computador será possível receber orientações de médicas e enfermeiras sobre sintomas de síndromes gripais em Petrolina. Uma sala de teleorientação foi montada para atender pessoas que apresentem alguns dos indícios mais leves do Covid-19 como tosse, coriza entre outros. A ideia é levar mais tranquilidade à população e evitar a concentração de pessoas na rede de saúde.
Para receber as orientações, o paciente precisa entrar no site petrolina.tisaude.com, realizar um cadastro simples com os dados pessoais e agendar o atendimento com uma das profissionais que aparecerá na tela do celular ou computador. Após a marcação da data e horário, serão enviadas mensagens de SMS e no WhatsApp do usuário cadastrado para lembrar a teleorientação.
A prefeitura oferecerá o serviço de segunda à sexta, das 8h às 17h. É importante aos usuários, contudo, só procurarem o atendimento para casos de sintomas de doenças respiratórias. “É um modelo para ampliar o atendimento preliminar. Não é telemedicina. O paciente só recebe algumas instruções e se for constatada a necessidade de uma consulta no posto de saúde ou até um encaminhamento mais grave, a nossa equipe de saúde imediatamente redirecionará ao médico especialista. Isso, além de trazer mais tranquilidade a pessoas que estão com medo de estar com alguma doença mais grave, diminui o risco dos postos de saúde e demais serviços ficarem lotados”, explica o prefeito Miguel Coelho.
Petrolina é a primeira cidade de Pernambuco a adotar o sistema remoto na rede pública. A tecnologia foi desenvolvida por uma startup do Porto Digital e já testada em unidades privadas de saúde. (Ascom)

Foto: Ascom PMP/divulgação


Blog do BILL NOTICIAS

Ex-dirigente do Náutico morre na Paraíba

Mateus Zerbone, de 34 anos, estava internado desde a última quinta (25) no Hospital
Clementino Fraga, em João Pessoa

                            Por: Folha de Pernambuco
Mateus Zerbone
Mateus ZerboneFoto: Reprodução/Instagram

O publicitário pernambucano Mateus Zerbone Carlos, de 34 anos, faleceu nesta segunda (30) por suspeita de coronavírus. Neto de José Carlos da Silva Júnior, diretor-presidente do grupo São Braz, e filho do empresário Eduardo Carlos, proprietário da Rede Paraíba de Comunicação, o ex-diretor de marketing do Náutico estava internado desde a última quarta (25), no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa.

“Ele não conseguiu fazer o teste da Covid-19, mas estava em tratamento na Paraíba desde o dia 18. Ele começou com febre e continuou assim por alguns dias. Depois teve tosse, secreção, mas falaram que ele só deveria ir ao hospital caso a situação piorasse”, disse Joaquim Costa, amigo e ex-companheiro de trabalho durante a passagem de Mateus no Náutico.

De acordo com o colunista Sílvio Osias, do Jornal da Paraíba, Mateus teve uma uma insuficiência renal no sábado, agravando o quadro. O jornalista ainda informou que a notícia do falecimento do publicitário foi dada pelo pai de Mateus, Eduardo.
No último domingo (29), o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, fez uma postagem em uma rede social citando que Mateus havia sido internado por conta de uma pneumonia provocada pelo coronavírus.

A assessoria de imprensa do Hospital Clementino Fraga não confirmou se a causa da morte de Mateus foi a infecção por coronavírus. Em nota, a Secretaria de Saúde da Paraíba informou que não há óbitos  no estado por conta da Covid-19, indicando apenas que já são 15 casos confirmados da doença no estado.





Blog do BILL NOTICIAS

CORONAVOUCHER Senado vota hoje auxílio de R$ 600 para autônomos e informais

                       Por: Agência Brasil
 (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Senado vota hoje (30) o pagamento de um auxílio emergencial por três meses, no valor de R$ 600, destinado aos trabalhadores autônomos, informais e sem renda fixa. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), havia confirmado a data da votação em postagem no Twitter, na última sexta-feira (27).

Alcolumbre continua se recuperando após ser diagnosticado com o novo coronavírus. Quem tem comandado as sessões remotas é o vice-presidente, senador Antonio Anastasia (PSD-MG). A sessão está prevista para ocorrer às 16h. Antes, às 10h, os líderes se reunirão, também remotamente, para discutir outras votações prioritárias da semana.

Pelas manifestações de senadores nas redes sociais, a expectativa é que a medida seja aprovada sem objeções. Inicialmente, na primeira versão do relatório, o valor proposto era de R$ 500. Após negociações com o líder do governo, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), o Executivo decidiu aumentar para R$ 600 e a proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados na última quinta-feira (26).

O auxílio é voltado aos trabalhadores informais (sem carteira assinada), às pessoas sem assistência social e à população que desistiu de procurar emprego. A medida é uma forma de amparar as camadas mais vulneráveis à crise econômica causada pela disseminação da covid-19 no Brasil, e o auxílio será distribuído por meio de vouchers (cupons).





Blog do BILL NOTICIAS

MPT em Pernambuco recomenda a supermercados e farmácias higienização nos postos de trabalho para evitar contágio do novo coronavírus

                    Via:Carlos Britto
Foto/reprodução

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco emitiu recomendação para empregadores de supermercados e farmácias. O documento, elaborado pelos procuradores do Trabalho Vanessa Patriota e Rogério Sitônio, lista medidas de prevenção do novo coronavírus (Covid-19) entre os trabalhadores. Receberam a notificação a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e a Federação dos Empregados no Comércio do Norte e Nordeste (Feconeste), bem como empresas dos setores.
Entre as diretrizes, as mais significativas falam sobre manter os postos de trabalhos e as instalações sanitárias permanentemente limpos e higienizados. Esse processo deve ser feito, preferencialmente, após cada utilização, como no caso das superfícies onde são colocadas as mercadorias no supermercado, ou, no mínimo, a cada três horas. As superfícies de toque e equipamentos de pagamento eletrônico também devem ser limpos, preferencialmente, com álcool em gel 70 após cada uso.
Medidas de distanciamento entre pessoas também devem ser adotadas e sinalizadas, mantendo atenção para evitar aglomeração de pessoas, controlando a entrada de clientes no estabelecimento e criando um fluxo para agilizar o atendimento. O MPT sugere ainda a instalação de anteparos físicos, para limitar o contato entre clientes e profissionais de postos de trabalho que demandem aproximação, e lembra que os supermercados devem abster de manter atividades típicas de restaurante.
As empresas também devem assegurar aos profissionais equipamentos de proteção, bem como informações e orientações claras a respeito dos sintomas, das medidas preventivas e dos procedimentos de higienização dos postos de trabalho, para reduzir, ao máximo, o risco de contaminação pelo novo coronavírus durante o exercício dessas atividades. Antes do início das atividades, é orientado que o trabalhador passe por uma avaliação preliminar com o objetivo de identificar possíveis sintomas de infecção pelo novo coronavírus.
Escalas de trabalho
Ainda está prevista na recomendação a reorganização das escalas de trabalho, de modo a reduzir o número de trabalhadores por turno, adotando sistema de rodízio ou escala e evitando aglomeração. O MPT também recomenda a flexibilização dos horários de jornada para que os profissionais se desloquem em horários com menor fluxo de pessoas nos transportes públicos e, eventualmente, possam dar o suporte necessário para familiares doentes ou em situação de vulnerabilidade.

Blog do BILL NOTICIAS

Covid-19: Prefeito de São Bernardo do Campo é internado na UTI

                       Por: Agência Brasil
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, que foi diagnosticado com Covid-19 na última semana, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz. Ele foi levado à UTI ontem (29), após ter seu quadro respiratório agravado. Morando apresentou os primeiros sintomas na segunda-feira (23). Na quarta-feira (25) testou positivo para o Covid-19 e depois disso o prefeito não apresentou melhoras.

O prefeito, que já estava em quarentena, divulgou e mostrou o resultado de seu teste por meio de uma transmissão nas redes sociais. Durante o pronunciamento, Morando tossia muito. Morando disse que tomou e continuará tomando todas as medidas para proteger a cidade da doença e que foi infectado porque foi par a linha de frente.

“É muito triste, porque não queria que isso tivesse acontecido, mas estou firme", afirmou Morando. Como deu positivo, infelizmente vou ter que ficar em isolamento agora por 14 dias, a contar do dia de ontem (terça) quando tive o diagnóstico. Vou continuar trabalhando aqui da minha casa, fazendo as conferências. Espero que Deus me dê saúde para continuar trabalhando", declarou.

A esposa do prefeito de São Bernardo, a deputada estadual Carla Morando, também anunciou que testou positivo para a doença.



Blog do BILL NOTICIAS

Argentina prolonga quarentena obrigatória até 12 de abril

Apenas os profissionais da saúde, da alimentação, da distribuição de combustível estão fora da quarentena. Jornalistas precisam de permissão 
especial para cada cobertura

                       Por: Folhapress
Com epidemia do coronavírus, supermercados de Buenos Aires estão de prateleiras vazias
Com epidemia do coronavírus, supermercados de Buenos Aires estão de prateleiras vaziasFoto: RONALDO SCHEMIDT / AFP

Depois de uma reunião de mais de oito horas em que conversou com ministros, governadores e as equipes de saúde e de economia (muitos por teleconferência), o presidente argentino, Alberto Fernández, disse que a quarentena para conter o avanço do coronavírus será ampliada, a princípio, até a Páscoa, em 12 de abril.
Nesta data, será reavaliada a medida e, se for necessário, pode haver nova ampliação.

A quarentena obrigatória permite que as pessoas saiam apenas para fazer compras de alimentos e de itens nas farmácias. Mais de 6.000 pessoas já foram processadas por descumprir a medida.

Apenas os profissionais da saúde, da alimentação, da distribuição de combustível estão fora da quarentena. Jornalistas precisam de permissão especial para cada cobertura.

Também seguem fechadas as fronteiras aéreas, marítimas e terrestres, até segunda ordem, e continuam as restrições para o transporte público.

Fernández disse que o balanço realizado sobre a quarentena até agora é positivo e que a Argentina está realizando uma experiência que disse ser inédita no mundo. "Implementamos uma quarentena estrita logo que os primeiros casos ocorreram em nosso país e estamos tendo bons resultados diante dessa ameaça".

Disse também que o tempo que se está ganhando com a quarentena diminuirá o impacto da epidemia quando o pico da doença chegar ao país.

Sobre a economia –também os bancos continuarão fechados até 12 de abril–, Fernández disse: "a economia se pode salvar, uma pessoa que morre, não".
De tarde, o ministro da Saúde, Ginés González García, afirmou que havia aconselhado que as medidas de restrição fossem mantidas até, pelo menos, o próximo dia 20 de abril.

"Nossas projeções estão mostrando que o pico da epidemia na Argentina, que prevíamos para o princípio de abril, agora pode ocorrer em maio. Isso é bom, é um sinal justamente do que queremos, achatar a curva, e que o pico seja mais baixo, com menos mortes".

Ele acrescentou que as medidas estão sendo tomadas com vantagem de tempo com relação a Espanha e Itália e que isso aponta que "cada dia que ganhamos, é um dia mais para capacitar o país".





Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...