quarta-feira, 25 de março de 2020

PERNAMBUCO ''Vida perdida não se recupera'', diz Paulo Câmara ao reafirmar que seguirá com medidas restritivas

 (Foto: Thalyta Tavares/Esp DP)
Foto: Thalyta Tavares/Esp DP

Em novo pronunciamento realizado nesta quarta-feira  (25), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara reforçou o enfrentamento ao novo coronavírus. Nas redes sociais, o político reafirmou que seguirá adotando medidas restritivas recomendadas pelas autoridades sanitárias no mundo. 

O governador ressaltou a importância do isolamento social e sobre não existir "nada mais importante e urgente do que proteger a vida". No discurso Paulo fala sobre a construção de caminhos para recuperar a economia e que "vida perdida não se recupera". (DP)

Leia o pronunciamento do governador na íntegra:

Pernambucanos e pernambucanas.

Eu tenho conclamado todos vocês a entrarem na luta pela vida. O coronavírus é uma ameaça real e exigiu a adoção de medidas duras. E de uma orientação que vem sendo seguida no mundo inteiro: ficar em casa. Nada é mais importante e urgente do que proteger a vida. Não pode existir outra escolha. Vamos precisar, sim, construir caminhos para a recuperação econômica, será assim no mundo. Mas tudo ao seu tempo. Vida perdida não se recupera. Todo esforço agora é para conter a propagação de uma doença fatal. Por isso, quero reafirmar a determinação do nosso governo. Vamos atuar firmemente pelo seu cumprimento. Minhas ações se pautam em recomendações científicas e humanísticas. Assim continuaremos. Convoco mais uma vez o povo pernambucano a participar deste enorme esforço pessoal, familiar, profissional. O risco é uma realidade, ninguém pode negar. O momento é de responsabilidade e dedicação integral à defesa da vida. O protocolo internacional conta com o nosso governo e nós contamos com vocês. Vamos seguir juntos e fortes para superar este desafio e seguir em frente. Muito obrigado. 



Blog do BILL NOTICIAS

Frustrados com posicionamento de Bolsonaro, governadores do Nordeste destacam valorização de vidas em primeiro plano

                             Via:Carlos Britto
Foto: Fernando Vivas/GOVBA


O governador Rui Costa se reuniu, na tarde desta quarta-feira (25), com os demais governadores do Nordeste para debater e alinhar medidas de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A reunião ocorreu por meio de uma videoconferência, quando foi definido que os gestores nordestinos vão continuar adotando medidas baseadas no que afirma a ciência, seguindo orientação de profissionais de saúde capacitados para lidar com a realidade atual. Também ficou acertado que as ações preventivas serão revistas gradualmente, conforme os registros informados pelos órgãos oficiais de saúde de cada estado.
Em um dos trechos da carta elaborada após a reunião, os governadores falaram que este “é um momento de guerra contra uma doença altamente contagiosa e com milhares de vítimas fatais. A decisão prioritária é a de cuidar da vida das pessoas, não esquecendo da responsabilidade de administrar a economia dos estados. É um momento de união, de esquecer diferenças políticas e partidárias. Acirramentos só farão prejudicar a gestão da crise”.
Para o governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, “o momento vivido pelo Brasil é gravíssimo e o novo coronavírus é um adversário a ser vencido com muito trabalho, bom senso e equilíbrio“.
Um dos temas abordados na reunião foi a necessidade de o Governo Federal implementar uma ação urgente voltada aos trabalhadores informais e autônomos. Os governadores do Nordeste solicitaram ainda a necessidade de uma coordenação e cooperação nacional para proteger empregos e a sobrevivência dos mais pobres. Sobre o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro neste momento de crise, os representantes estaduais expressaram frustração com o tom agressivo em lugar de exercício do papel de liderança e coalizão em nome do Brasil. A íntegra da carta pode ser acessada no link disponibilizado pelo Blog.

Blog do BILL NOTICIAS

Em carta, Lula parabeniza presidente de Cuba por envio de médicos à Itália para atuar em ações contra pandemia

Díaz-Canel pede que no Primeiro de Maio Cuba levante a voz pela libertação de Lula
(Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert)

(247) O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu uma carta ao presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, parabenizando o governo cubano pelo envio de médicos à Itália para auxiliar no combate ao avanço da pandemia resltante do avanço do novo coronavírus no país europeu.  A Itália é o país da Europa que mais sofreu com o avanço da doença no continente, registrando cerca de 7 mil mortes até o momento.

“Escrevo para falar sobre a emoção que senti ao ver a imagem dos médicos cubanos chegando à Itália, para ajudar no socorro às vítimas da pandemia de coronavírus naquele país”, diz Lula na carta. “É nos momentos de crise que conhecemos os verdadeiramente grandes. E nessas horas o povo desta ilha sempre se agiganta diante do mundo”,  observa o ex-presidente no texto. 
Cuba enviou um grupo de 52 médicos e enfermeiros à região de Lombardia, a amis afetada pela pandemia na Itália, para auxiliar no combate à doença. Os profissionais foram desembarcaram no domingo (22) sob aplausos dos moradores da região. Além dos cubanos, outros  12 médicos chineses também estão  atanedendo em um hospital de campanha na região de Bérgamo, capital da Lombardia
Em outro trecho, Lula lembra da importância do Mais Médicos, programa que foi atacado pelo presidente Jair Bolsonaro desde antes de assumir a Presidência. “O povo brasileiro será eternamente agradecido pelo papel que tiveram em nosso programa Mais Médicos, numa cooperação que salvou incontáveis vidas e muito ensinou aos nossos próprios profissionais de saúde”, disse Lula. 
Confira a íntegra da carta:
São Bernardo, Brasil,

23 de março de 2020

Querido presidente Miguel Díaz-Canel,
Escrevo para falar sobre a emoção que senti ao ver a imagem dos médicos cubanos chegando à Itália, para ajudar no socorro às vítimas da pandemia de coronavírus naquele país.
Mais uma vez o governo e o povo de Cuba dão ao mundo um exemplo de solidariedade, ultrapassando todas as barreiras, sejam de natureza econômica, geográfica ou política.
É nos momentos de crise que conhecemos os verdadeiramente grandes. E nessas horas o povo desta ilha sempre se agiganta diante do mundo.
A solidariedade ativa, militante e revolucionária de Cuba já se fez presente em diversas partes do mundo, numa resposta altiva e soberana aos que tentam lhe impor o bloqueio econômico e o isolamento político.
O povo brasileiro será eternamente agradecido pelo papel que tiveram em nosso programa Mais Médicos, numa cooperação que salvou incontáveis vidas e muito ensinou aos nossos próprios profissionais de saúde.
Aquela cooperação foi brutalmente interrompida por um governo mesquinho com o povo e cegado por uma ideologia individualista e desumana.
Neste momento de crise com o coronavírus, infelizmente da maneira mais sofrida para nosso povo, todos estão tendo de reconhecer a falta que nos faz a ação dos companheiros médicos cubanos.
Peço, querido companheiro Díaz-Canel, que transmita aos cubanos e cubanas, especialmente aos cientistas e profissionais da saúde que estão nessa luta pela vida ao redor do mundo, o reconhecimento, admiração e gratidão do povo brasileiro.
Estaremos juntos, sempre, até a vitória.
Luiz Inácio Lula da Silva

Blog do BILL NOTICIAS

Sobe para 21 o número de pessoas em monitoramento na cidade de Santa Maria da Vista

Resultado de imagem para fotos de santa maria da boa vista PE
Santa Maria da Boa Vista



O município de Santa Maria da Boa Vista, sertão do São Francisco pernambucano, foi um dos primeiros da região a adotar medidas para conter a pandemia do coronavírus. O resultado já pode ser visto quando analisado os números que são divulgados diariamente pela secretaria de saúde, levando em consideração que se trata de um dos maiores do estado em área territorial, com vários assentamentos e um projeto de irrigação com mais de 15 mil habitantes, as ações do governo do município tem surtido efeito e protegido a população.
O secretário de saúde Nelson Eduardo, disse agora a pouco que sua equipe deu inicio a preparação há dois meses, desde que se comentava sobre os números alarmantes num país comunista e fechado como é a China. Nelson afirma ainda que conta com total apoio da administração do prefeito Humberto Mendes, ainda com a compreensão e respeito da população boavistana. O Boletim apresenta aumento apenas no numero de pessoas monitoradas, o que para o secretário está dentro da normalidade. Para Nelson, o importante é continuar vigilante, para garantir que Santa Maria da Boa Vista continue sem nenhum caso suspeito, em investigação e muito menos confirmado.(Blog do Didi Galvão)




Blog do BILL NOTICIAS

Subprocuradores apontam "desvio de finalidade" de Bolsonaro em pronunciamento

(Foto: Isac Nobrega - PR)
Subprocuradores que representam os órgãos de coordenação da cúpula do Ministério Público Federal (MPF) afirmam que Jair Bolsonaro "desautorizou" as medidas de combate ao coronavírus, com risco de "desarticular os esforços" para conter o crescimento do contágio, e citaram que ele pode ter incorrido em "desvio de finalidade" em seu pronunciamento em rede nacional.
Em documento encaminhado ao procurador-geral da República Augusto Aras, os procuradores solicitam que seja emitida uma recomendação de censura a Bolsonaro por sua conduta e exigindo respeito às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
"Na direção contrária das orientações de caráter sanitário, de âmbito interno e internacional, o sr. Presidente da República Federativa do Brasil, em pronunciamento veiculado na noite do dia 24.3.2020, em cadeia nacional, refutou a necessidade de isolamento social em face da pandemia, criticando o fechamento de escolas e do comércio, minimizando as consequências da enfermidade e, com isso, transmitindo à população brasileira sinais de desautorização das medidas sanitárias em curso, adotadas e estimuladas pelo próprio Poder Público Federal, com forte potencial de desarticular os esforços que vêm sendo empreendidos no sentido de conter a curva de contaminação comunitária", diz trecho do documento assinando pelos subprocuradores Luiza Frischeisen, Domingos Sávio, Nívio de Freitas, Antonio Carlos Bigonha e Deborah Duprat.
O subprocuradores, que fazem parte da cúpula do MPF, enfatizam ainda que "o serviço de cadeia nacional obrigatória de rádio e televisão deve proporcionar correto esclarecimento da população em geral acerca de situações de emergência e de gravidade, trazendo orientações e informações precisas, bem como segurança social, sob pena de configurar, até mesmo, desvio de finalidade". (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Faltando água na Cohab VI; Compesa justifica manutenção emergencial

                 Via:Carlos Britto
(Foto: Reprodução)

Moradores da Cohab VI, zona oeste de Petrolina, reclamam que desde a manhã desta quarta-feira (25) estão sem água nas torneiras de suas casas.
Preocupados com o novo coronavírus (Covid-19), que já registrou dois casos na cidade, os comunitários cobraram explicações da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) acerca do problema. Em nota, a empresa informou que a falta d’água foi ocasionada por uma manutenção emergencial em um conjunto de bombas que alimenta a estação de tratamento, responsável pelo abastecimento do bairro. Os serviços estão em execução e a previsão é finalizar os trabalhos ainda hoje (25), quando será retomada a distribuição de forma gradativa.

Blog do BILL NOTICIAS

Mandetta diz que quarentena foi ‘precipitada’ e que proposta de Bolsonaro será estudada

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (Foto: Marcos Corrêa/PR)
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, baixou o tom em relação à rigidez do isolamento social em coletiva de imprensa feita na tarde desta quarta-feira 25, um dia depois do pronunciamento de Jair Bolsonaro em rede nacional, no qual minimizou a gravidade da pandemia de coronavírus.
Mandetta disse que a proposta de Bolsonaro - de fazer o isolamento vertical, e não horizontal, ou seja, apenas do grupo de risco da Covid-19 - será considerada para estudo. Ele também fez críticas à quarentena adotada por decisão de alguns governadores.
“A gente tem que melhorar esse negócio de quarentena, ficou muito desarrumado, não ficou bom, foi muito precipitado. Ficou um negócio de ‘entramos e não sabemos como saímos’”, disse. “Vamos nos unir, tá tudo bem”, acrescentou, citando os governadores, que estão batendo de frente com o presidente em relação às medidas.
“O presidente fez um apelo e nós vamos, sim, olhar. Tem duas maneiras de se fazer quarentena. Isso tudo vai ser estudado”, completou Mandetta. 
Rumores davam conta de que o ministro da Saúde poderia ser demitido do governo, uma vez que o pronunciamento de Bolsonaro ia contra suas recomendações. Ele negou, mas indicou nesta coletiva uma mudança de rumo nas orientações.



Blog do BILL NOTICIAS

Príncipe Charles testa positivo para o novo coronavírus

                   Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: Paul Edwards / POOL / AFP)
Foto: Paul Edwards / POOL / AFP


O príncipe Charles testou positivo para a Covid-19, informaram autoridades palacianas na manhã desta quarta-feira (25). A informação foi confirmada pela BBC. 

Charles, de 71 anos, teve sintomas leves, mas tem bom estado de saúde.

Esposa de Charles, Camilla, a duquesa de Cornuália, de 72 anos, não foi diagnosticada com o vírus. Os dois estão isolados em uma residência na Escócia.



Blog do BILL NOTICIAS

Brasil tem 2.433 casos de coronavírus e 57 mortes, diz Ministério da Saúde

                            Pandemia do coronavírus já mata mais de mil pessoas por dia em todo o mundo, diz OMS
Pandemia do coronavírus já mata mais de mil pessoas por dia em todo o mundo, diz OMS 
(Foto: CHINA DAILY/REUTERS)


Sputnik - Nesta quarta-feira (25), o Ministério da Saúde atualizou os números sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil: são agora 2.433 casos da COVID-19 e 57 mortes, diz Ministério da Saúde.
Na terça-feira (24), o Brasil tinha 46 mortes pela COVID-19 e 2.201 casos da doença.

Blog do BILL NOTICIAS

Confirmado em Petrolina segundo caso do novo coronavírus

                   Via: Carlos Britto
Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

A Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou nesta quarta-feira (25) o segundo caso de paciente contaminado pelo novo coronavírus (Covid-19) no município. O paciente é um homem de 53 anos, com histórico de viagem recente a outros estados. Ele está internado em um hospital da rede particular e seu estado de saúde é considerado estável.
O homem continua recebendo toda assistência necessária da equipe médica da unidade, bem como sendo monitorado pela equipe da pasta. As pessoas que tiveram contato com esse paciente estão em isolamento domiciliar e sendo monitoradas, como recomenda o Ministério da Saúde.
Foram notificados mais dois pacientes com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), já com exames coletados. Um paciente recebeu alta e encontra-se em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela Secretaria de Saúde. O outro segue internado e ambos aguardam o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Temos 14 casos de SRAG em investigação, sendo um deles já confirmado para Influenza A e outro anteriormente para H1N1.  Nenhum óbito relacionado a essas doenças foi registrado na cidade. Não é preciso pânico, pois a prefeitura tem um grupo que avalia e monitora toda a situação“, destaca a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque. reforça a secretária.
A prefeitura reforça a recomendação para que a população permaneça em casa, em isolamento social, a fim de evitar a propagação do coronavírus. Outro ponto a ser destacado é que todos  os esforços estão sendo feitos para manter sob controle a proliferação do vírus na cidade. Com essas duas confirmações do Covid-19, restam 8 casos suspeitos, enquanto 11 já foram descartados até o momento.

Blog do BILL NOTICIAS

EUA registra 827 mortes e mais de 60.000 casos por coronavírus

O balanço anterior apontava aproximadamente 600 mortes

                        Por: Folhapress
Donald Trump
Donald TrumpFoto: Saul Loeb/AFP

O número de casos confirmados do novo coronavírus nos Estados Unidos atingiu 60.115 nesta quarta-feira (25), e 827 pessoas morreram, apontou a Universidade Johns Hopkins.

O balanço anterior apontava aproximadamente 600 mortes. Os EUA têm o terceiro maior número de casos confirmados, atrás da China e da Itália, e a taxa de mortalidade nos EUA no momento é de 1,38%, com base nos casos relatados.

Acredita-se que o número real de infectados seja muito maior, o que significa uma taxa real de mortalidade menor.




Blog do BILL NOTICIAS

Nicolelis: só resta aos Governadores se mobilizarem contra o coronavírus

(Foto: Agência PT)

O cientista Miguel Nicolelis usou suas redes sociais nesta quarta-feira (25) para denunciar  o completo caos no comando nacional no combate ao coronavírus e faz um alerta: “só resta aos Governadores dos Estados se mobilizarem para criarem tal Comissão imediatamente!”. (247)
Veja: 



Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina determina ampliação da validade de receitas médicas por causa do novo coronavírus

                 Via:Carlos Britto
Foto: Jonas Santos/PMP

A Prefeitura de Petrolina ampliou o prazo de validade das receitas fornecidas pelos médicos das unidades de saúde do município pelo período de emergência de saúde por causa do novo coronavírus (Covid-19). As prescrições de receituários de medicamentos utilizados em doenças crônicas e sujeitas ao controle especial serão aceitas pelos prazos de validade determinados em decreto municipal.
Com isso, receitas de uso contínuo para pacientes crônicos passam a ter nova validade. Em vez de seis meses, passam a valer oito. “As medicações de uso contínuo poderão ser liberadas com as prescrições apresentadas a 8 meses, tais como: anti-hipertensivos, hipoglicemiantes, anticoncepcionais e medicações utilizadas no pré-natal. Já a retirada de medicamentos nos postos de saúde deverá ser em volume necessário para 60 dias, com entrega ao portador”, destaca a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, ressaltando que o medicamento acetato de medroxiprogesterona injetável, será liberado uma unidade por paciente, para tratamento trimestral.
A determinação também vale para pacientes que utilizam medicamentos controlados. As medicações serão liberadas para o prazo de 60 dias, com receituário válido por 90 dias. Para os receituários com antibióticos, para tratamento prolongado, a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de três meses a contar da data de sua emissão. A receita deverá conter a indicação de uso prolongado. Nestes casos, as medicações serão liberadas para um período de 60 dias. Já os testes para aferição de glicemia capilar serão liberados pelo período de 60 dias.

Blog do BILL NOTICIAS

Óbito Pernambuco registra primeira morte pelo novo coronavírus

Pesquisa do Hospital Oswaldo Cruz busca pacientes para tratamento da Hiperidrose
Foto: Reprodução/TV Jornal

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (25), a primeira morte pelo novo coronavírus no estado. A vítima é um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huco) – referência para a Covid-19 na rede estadual. O paciente, morador do Recife, tinha histórico de diabetes, hipertensão, além de cardiopatia isquêmica. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 18 deste mês e foi internado no Huoc na última sexta-feira (20).

Além do primeiro óbito, nas últimas 24 horas, Pernambuco confirmou mais quatro casos da Covid-19, passando para 46 confirmações, distribuídas por seis municípios pernambucanos, além de ocorrência em pacientes de outro estado (um caso) e países (três casos). Do total de casos confirmados, 10 estão hospitalizados, sendo sete em hospitais da rede privada e um na rede pública. Além desses, 30 pacientes cumprem isolamento domiciliar e cinco casos são considerados curados.

O homem que morreu após ser diagnosticado com a Covid-19 foi atendido na última quinta-feira (19) em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com um quadro de febre, tosse seca, dispneia (dificuldade de respirar) e dor toráxica. O paciente recebeu assistência na UPA, onde foi entubado e, em seguida, transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Oswaldo Cruz. No Hospital Universitário, foi iniciado tratamento medicamentoso, com antibiótico e com o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Apesar de o idoso apresentar melhora no quadro respiratório e infeccioso, pelo histórico de comorbidade, teve uma piora na função renal, sendo necessário iniciar, nessa terça-feira (24), uma diálise, procedimento considerado de risco para pessoas acima dos 80 anos. Na manhã desta quarta, durante a sessão de diálise, o homem teve uma parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de reanimação pela equipe médica, ele morreu durante a manhã.

"O óbito só reforça o que estamos dizendo diariamente: fiquem em casa e sigam as orientações das autoridades sanitárias e especialistas, que têm tratado esta questão com a importância e responsabilidade que ela merece. Acreditem na gravidade da situação e sigam as orientações do governo do estado. Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção, ou de transmissão. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciência e responsabilidade de todos", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Certidão de óbito


O caso de um óbito registrado no Hospital Maria Lucinda, cujo atestado está circulando nas redes sociais, teve resultado laboratorial confirmando para Influenza, descartando a Covid-19. "A emissão do atestado de óbito é um ato médico, que tem por obrigação legal constatar e atestar a morte. Para haver a confirmação do agente causador (vírus ou bactérias) em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag, isto é, quando o indivíduo hospitalizado apresenta febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta, e que apresente dificuldade para respirar), é necessário que haja coleta de material para análise em laboratório, como preconizado pelo Ministério da Saúde", esclareceu a SES.

A Secretaria Estadual de Saúde destaca ainda que os quadros de Srag podem ser provocados por diversos vírus, como os vários tipos de influenza (A H1N1, A H3N2 ou B, por exemplo), o novo coronavírus ou ainda por bactérias. "Por fim, informamos que todos os dados relativos aos registros confirmados pela Covid-19 estão sendo divulgados no boletim diário emitido pela Secretaria Estadual de Saúde. Até o momento, só há confirmação de uma morte em Pernambuco pelo novo coronavírus", explicou o órgão. (DP)




Blog do BILL NOTICIAS

Secretários de Educação ignoram Bolsonaro e aulas continuarão suspensas

(Foto: Divulgação)


RBA - – Os secretários estaduais de Educação decidiram ignorar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e manter as escolas fechadas. Em pronunciamento no noite de ontem (24), Bolsonaro minimizou a gravidade da infecção pelo coronavírus e a necessidade de medidas de prevenção adotadas no país, como decretos de quarentena obrigatória assinados por governadores e prefeitos.
Em nota, o Conselho Nacional de Secretários de Educação informou que continuará alinhado as determinações dos governadores, que seguem orientações da Organização Mundial da Saúde  (OMS) e das principais autoridades médicas e científicas nacionais e internacionais.
“Desta forma, manter as aulas presenciais suspensas é um ato de responsabilidade para proteger não apenas a vida dos nossos estudantes e servidores, mas também de todos aqueles que estão no seu entorno, especialmente os idosos e com doenças crônicas”.
Estudos da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, da rede pública de ensino superior britânica, atestam que quarentenas e restrições de circulação – que Bolsonaro tem classificado de “histeria” por conta de uma “gripezinha” e “resfriadinho” – reduzem em até 92% a gravidade que a pandemia alcançaria lá pela metade do ano e comparação com nenhuma estratégia adotada. E em 24% a esperada para o final do ano. Foram intervenções como estas que permitiram que Hubei, na China, e outros países asiáticos evitassem uma situação ainda mais grave”.

Discurso genocida

Também por meio de nota, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) avaliou como “completa irresponsabilidade” a fala de Bolsonaro e chamou sua postura de “criminosa”, porque pode causar prejuízos aos cidadãos, como o aumento da transmissão comunitária e até mesmo o número de mortes. E chamou de criminosa a postura
“Neste momento, a principal recomendação das autoridades sanitárias, legalmente com competência e conhecimento para lidar com o cenário crítico, é o isolamento ao maior número de pessoas, com atenção especial aos idosos. Nesse contexto, as falas de Bolsonaro negam e desrespeitam o trabalho que vem sendo desenvolvido por inúmeros profissionais da Saúde em todo o país, além de contrariar as ações que vêm sendo geridas pelo Ministério da Saúde”, diz a nota.
Quanto à paralisação de diversos serviços, causando impacto negativo na economia que Bolsonaro tem priorizado, o CNS também se posicionou.
“A economia se recupera se as vidas estiverem preservadas. Números não valem mais que vidas. Antes um país com potencial de retomada na economia após uma crise, que centenas ou milhares de pessoas mortas devido à irresponsabilidade de falas, posturas, posicionamentos e atitudes insensatas que atentam contra o bem estar social. A postura do presidente é criminosa, nesse sentido, fazemos um apelo à população: fique em casa e não acredite em fake news contra as orientações do Ministério da Saúde”.


Blog do BILL NOTICIAS

Congresso, governadores, Judiciário, empresários e até aliados reagem à fala de Bolsonaro

Em pronunciamento de quase cinco minutos, Bolsonaro defendeu o fim do isolamento, chamado por ele de confinamento em massa, e a reabertura 
de escolas e comércio

                    Por: Folhapress
Jair Bolsonaro
Jair BolsonaroFoto: Foto: Isac Nóbrega/PR


Governadores, empresários, políticos e influenciadores de diversas matizes políticas -incluindo aliados- estão entre os críticos do discurso que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) proferiu nesta terça-feira (25).

Em pronunciamento de quase cinco minutos, Bolsonaro defendeu o fim do isolamento, chamado por ele de confinamento em massa, e a reabertura de escolas e comércio. Se adotadas, as medidas irão na contramão de dezenas de países ao redor do mundo e de recomendações de especialistas.

Por rede social, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que "se [Bolsonaro] não calar estará preparando o fim". Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, considerou "grave a posição externada pelo presidente da República".
Até esta terça, 156 nações haviam fechado todas as suas escolas, segundo levantamento da Unesco.

Em um ataque à TV Globo e ao médico Dráuzio Varella, colunista da Folha de S.Paulo, Bolsonaro afirmou que, pelo seu "histórico de atleta", caso fosse contaminado, "nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha ou resfriadinho, como bem disse aquele conhecido médico daquela conhecida televisão". A fala faz referência a um vídeo de Dráuzio de janeiro, com comentários do médico sobre a situação naquele momento.

Abaixo, veja os principais comentários sobre o pronunciamento:

"A pandemia do #covid19 exige solidariedade e co-responsabilidade. A experiência internacional e as orientações da OMS na luta contra o vírus devem ser rigorosamente seguidas por nós. As agruras da crise, por mais árduas que sejam, não sustentam o luxo da insensatez. #FiqueEmCasa"
Ministro do STF, Gilmar Mendes

"A manifestação em cadeia de rádio e televisão do presidente da República contraria as determinações da Organização Mundial da Saúde. Nós continuaremos firmes, seguindo as orientações médicas, preservando vidas. Eu peço a você, por favor, fique em casa.", disse o Governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC).

"Não é gripezinha. Vou continuar trabalhando em defesa da vida. Olhar nos olhos das pessoas e dizer: estamos numa guerra. ACORDA. Temos que vencê-la. Chega de discurso vazio e delírios. Vamos trabalhar mais e mais. Responsabilidade. Todos contra o coronavírus. #FiqueEmCasa", disse o Governador da Bahia Rui Costa (PT).

"Pronunciamento de hoje mostra que há poucas esperanças de que Bolsonaro possa exercer com responsabilidade e eficiência a Presidência da República. Os danos são imprevisíveis e gravíssimos." Governador do Maranhão Flávio Dino (PC do B).

"Eu não ia voltar ao tema, mas o presidente repetiu opiniões desastradas sobre a pandemia. O momento é grave, não cabe politizar, mas opor-se aos infectologistas passa dos limites. Se não calar estará preparando o fim. E é melhor o dele que de todo o povo. Melhor é que se emende e cale." Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

"Neste momento grave, o país precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população. Consideramos grave a posição externada pelo presidente da República hoje, em cadeia nacional, de ataque." Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

"Desde o início desta crise venho pedindo sensatez, equilíbrio e união. O pronunciamento do presidente foi equivocado ao atacar a imprensa, os governadores e especialistas em saúde pública." Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

"Bolsonaro faz um pronunciamento descolado da realidade, ataca a imprensa e insiste em dizer que o novo coronavírus é uma "gripezinha". Hoje totalizamos 46 mortos!!! O Brasil não tem presidente da República!"Deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ).

"Vimos em rede nacional um presidente desqualificado mentir, debochar e provocar um país que, apesar dele, luta bravamente e se une para enfrentar umas das maiores crises da história." Deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ).

"Os brasileiros deveriam anotar os nomes dos empresários, dos apresentadores de TV e dos políticos que, em meio a contaminações, mortes, velórios sem abraços, cremações isoladas... Tiveram a ousadia de dizer que estão acima dos demais... Que não são passíveis de contaminação..." Deputada estadual de São Paulo Janaína Paschoal (PSL).

"O presidente dobrou a aposta do discurso lunático e colocou em xeque as políticas de isolamento defendidas pelo seu próprio ministro da Saúde (...) Em vez de propor soluções, preferiu atacar a imprensa, os governadores e fazer piada em rede nacional. Tragédia anunciada." Deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP).

"738 mortes por coronavirus na Espanha nas últimas 24 horas. Essa doença não é uma "gripezinha". Bolsonaro vive num mundo paralelo. Seu deboche demonstra sua irresponsabilidade e incapacidade de lhe dar com a crise. Enquanto isso, 46 mortes até aqui no Brasil." Deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP).

"Obviamente, existe um ponto ótimo entre combater a epidemia e não deixar a economia implodir, para salvar o máximo de vidas. Ninguém sabe ao certo qual é esse ponto. O presidente Bolsonaro parece genuinamente buscar tal ponto, mas não está comunicando isso da forma correta." Influenciador bolsonarista Leandro Ruschel.

"Se eu fosse redigir este discurso, eu não colocaria este trecho pelo simples motivo de que no Brasil os filhos da puta e os analfabetos abundam. E mais, incluiria também as principais medidas que o Governo JÁ TOMOU contra a crise, em vez de só falar de uma POSSÍVEL cura." Influenciador bolsonarista Bernardo Küster.

"Bolsonaro acerta ao falar da necessidade de evitar histeria e manter atividade produtiva; mas reescreve a importância que deu ao vírus no começo, e alfineta de forma desnecessária a mídia num momento de ser (ou ao menos bancar) o estadista. Podia ter lido meu texto de hoje." Economista Rodrigo Constantino.

"O Ministério da Saúde tem feito um excelente trabalho de como lidar com essa crise, seguindo o exemplo do mundo inteiro. Não há dúvidas de quem está com a razão." Vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz.

"Entre a ignorância e a ciência, não hesite. Não quebre a quarentena por conta deste que será reconhecido como um dos pronunciamentos políticos mais desonestos da história." Presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

"Decididamente, num momento em que se exige serenidade e liderança firme e responsável, com seu comportamento irresponsável e criminoso o presidente mostra não estar à altura do importante cargo que ocupa." Associação Brasileira de Imprensa.





Blog do BILL NOTICIAS

Malafaia diz que manifestação era para intimidar o STF e ameaça em caso de prisão de Bolsonaro: "o negócio vai ficar feio"

Pastor-empresário admitiu que o objetivo do ato era emparedar o Judiciário para impedir a prisão de Jair Bolsonaro por sua participação em u...