sábado, 21 de março de 2020

MPPE denuncia notícias falsas sobre casos de Coronavírus em Petrolina que circulam nas redes sociais


Resultado de imagem para MPPE


21/03/2020 - Notícias falsas sobre o Coronavírus (Covid-19) em Petrolina chegaram ao conhecimento do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do Ministério Público Federal (MPF). Estão sendo divulgadas, nas redes sociais Whatsapp e Instagram, fake news que inventam casos inverídicos de pessoas infectadas pelo vírus e que estariam sendo ocultados pelas autoridades locais.
A promotora de Justiça Ana Paula Cardoso alerta que não há caso algum de infecção por coronavírus confirmado no município e que as fake news só geram pânico na população. “O MPPE e o MPF mantêm contato diário com a Secretaria Municipal de Saúde, acompanhando os boletins epidemiológicos locais. Até então, não foi confirmado qualquer caso do Covid-19”, salientou ela.
“É necessário frisar que referidas condutas, para além de criminosas e que serão devidamente punidas, vão de encontro ao conceito maior de cidadania. O momento é de cuidado e prevenção. O pânico não resolverá a doença e em nada ajudará a sociedade. A união e a colaboração de cada um sim”, explicou a promotora de Justiça Ana Paula Cardoso.(Ascom/MPPE)


Blog do BILL NOTICIAS

China oferece ajuda aos estados do Nordeste contra o coronavírus

China oferece ajuda aos estados do Nordeste contra o coronavírus
China oferece ajuda aos estados do Nordeste contra o coronavírus 

(Foto: Xinhua/Xie Huanchi | ABr | Reprodução Twitter)
Após os governadores nordestinos pedirem apoio da China para combater a pandemia do coronavínus na Região, o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, disse que o país asiático irá “se esforçar” para atender a solicitação. No pedido de ajuda à China, feito por meio de um ofício assinado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), em nome do Consórcio Nordeste, os governadores pedem a colaboração do governo chinês “por meio do envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos”. 
“Sr. governador, já recebemos a sua mensagem. Vamos esforçar por isso", postou Wanming nas redes sociais. O pedido do Consórcio Nordeste e a resposta do embaixador acontecem em meio à uma crise diplomática criada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) que acusou a China de ser a responsável pela pandemia mundial relacionada ao novo coronavírus. 
A China respondeu duramente a acusação e exigiu uma retratação pública por parte do parlamentar. Pouco depois o chanceler Ernesto Araújo emitiu uma nota endossando o ataque de Eduardo Bolsonaro onde afirmou ser “inaceitável” que o embaixador da China compartilhe mensagem ofensiva ao chefe de Estado e aos seus eleitores”, em referência uma postagem feita por Wanming citava o clã Bolsonaro de ser o “grande veneno deste país”. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Governadores do Nordeste pedem ajuda à China para combater o coronavírus


Em meio a uma crise diplomática criada pelo deputado Eduardo Bolsonaro, por seu ataques contra o governo chinês, o consórcio do Nordeste, que reúne governadores da região, pediu ajuda à embaixada da China para combater o coronavírus no país.
Em ofício assinado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), os governadores pedem ajuda do governo chinês, “que acaba de viver um problema semelhante, do qual saiu vitoriosos por meio de uma guerra do povo contra o vírus”, com apoio no envio de materiais médicos, insumos e equipamentos, em especial, com leitos de UTI e de respiradores.
“Colocamo-nos à disposição de vocês para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários e queremos, desde já, reafirmar nossa admiração pela forma como o povo chinês enfrenta a epidemia e pela imensa amizade que une nossos povos”, conclui o documento.
Confira a íntegra do documento:
"Nós, governadores do #ConsórcioNordeste, oficializamos ao Embaixador Chinês Yang Wanming um importante pedido de ajuda para o combate ao novo coronavírus no #Nordeste. Eles passaram por um momento semelhante ao que estamos vivendo agora e conseguiram enfrentar com sucesso a #COVID19. Sempre respeitamos o povo chinês e passamos a admirá-los ainda mais após ver como eles enfrentaram esse momento difícil. Estamos à disposição para estreitar os laços entre nossos povos. O cuidado com nossa população é a prioridade. Todos juntos contra o coronavírus. Vamos vencer! (247)
Rui Costa
Governador da Bahia

Blog do BILL NOTICIAS

Número de casos de covid-19 confirmados no Brasil sobe para 1.128

Apenas Roraima ainda não registrou infecções 
do novo coronavírus

                    Por: Agência Brasil
Testes na Fiocruz
Testes na FiocruzFoto: Josué Damacena/IOC

O número de casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, subiu de 904 para 1.128 nas últimas 24 horas, divulgou há pouco o Ministério da Saúde. O número de mortes aumentou de 11 para 18. Os dados consideram informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde até às 16h.

O Maranhão registrou neste sábado (21) a primeira ocorrência da doença, detectada em um viajante que chegou de outro estado. No momento, apenas Roraima não registra nenhum caso.

De acordo com a contagem do ministério da Saúde, a região Sudeste registra o maior número de casos, com 642 confirmações. Em seguida, a região Nordeste, que soma 168 casos, a região Sul com 154 casos, o Centro-Oeste com 138 e a região Norte, com 26. Do total de mortes, 15 ocorreram no estado de São Paulo; e as três restantes, no estado do Rio de Janeiro.

Pelo segundo dia seguido, o ministério da Saúde não divulgou o número de casos suspeitos. De acordo com o secretário executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis, o reconhecimento de transmissão comunitária (quando não é mais possível traçar a origem da contaminação) em todo o país fez o conceito de casos suspeitos perder o sentido.

“Estamos numa situação em que já está caracterizada a transmissão comunitária. Agora, qualquer cidadão brasileiro com sintoma pode ser considerado caso suspeito, por isso não faz mais nenhum sentido divulgar esse número”, justificou Gabbardo.

Testes
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, informou que o ministério está prestes a adquirir 5 milhões de testes rápidos para o diagnóstico do coronavírus. Ele disse que a distribuição para todo o país começará em oito dias e ressaltou que o número de casos leves deverá aumentar nos próximos dias por causa da simplificação dos testes.

“Os testes estarão disponíveis daqui a oito dias para distribuição em todo o Brasil. Isso vai aumentar muito a velocidade de diagnóstico em todo o país”, declarou. Nas próximas semanas, o número poderá chegar a 10 milhões de testes rápidos, informou o secretário.





Blog do BILL NOTICIAS

Itália bate de novo recorde de mortos por coronavírus: 793 em 24h

                           
 (Paolo Miranda/AFP)
Paolo Miranda/AFP

A Itália registrou, neste sábado (21), um novo recorde de mortes em 24 horas, com 793 falecimentos, elevando o número de mortos a 4.825 pela pandemia de coronavírus na península em um mês, segundo dados da Proteção Civil.

As autoridades italianas anunciaram 6.557 novos casos positivos, outro recorde preocupante.

A região de Milão, Lombardia (norte), onde os serviços de saúde estão sobrecarregados, registrou a grande maioria das mortes (546) e metade dos novos casos. (Por: AFP)



Blog do BILL NOTICIAS

Dilma: imprensa que igualou Haddad a Bolsonaro colhe o que plantou

(Foto: Ricardo Stucket | Reprodução)

Durante a entrevista à TV 247, nesta quarta-feira, 18, a ex-presidente Dilma Rousseff analisou o comportamento agressivo e antidemocrático de Jair Bolsonaro com a imprensa e, principalmente, com as jornalistas brasileiras. 
Dilma fez questão de lembrar a maneira como esta mesma imprensa a tratou, também com machismo e misoginia, quando ela passou exerceu o mandato e foi alvo da campanha pelo impeachment.
"Mas eu não posso deixar de dizer uma coisa: uma imprensa que dizia que Fernando Haddad era equivalente a Bolsonaro está recebendo o que plantou. Isto não significa que se justifique o que o Bolsonaro faz. Mas que ela recebe o que plantou, recebe", disse Dilma ao jornalista Leonardo Attuch. 
Leia, abaixo, a declaração de Dilma de na íntegra:
Eu tenho profundas críticas à imprensa brasileira, pelo que fez no processo de impeachment. Pela falta de coragem com que enfrentou aquele momento do Brasil. E pela capacidade de difundir mentiras. Lembro que foi um órgão de imprensa que, antes do processo de impeaachment iniciar, pedia a minha renúncia. Hoje há vários estudos sobre o tratamento desigual e até machista que deram a mim.
Agora, eu não concordo de maneira alguma que a relação que o presidente Bolsonaro estabelece com a imprensa seja correta. É desrespeitosa, é antidemocrática, e atinge um elemento fundamental da nossa democracia, que é o respeito que um chefe de estado deve ter pelos órgãos de imprensa e pelo seu povo.
Ele não pode tratar, por exemplo, as mulheres jornalistas como ele trata. Aí ele mostra o seu caráter extremamente machista e misógino. Ele não pode fazer gestos de xingamento para repórteres. É inadmissível isto.
Mas eu não posso deixar de dizer uma coisa: uma imprensa que dizia que Fernando Haddad era equivalente a Bolsonaro está recebendo o que plantou. Isto não significa que se justifique o que o Bolsonaro faz. Mas que ela recebe o que plantou, recebe.
Ela permite que jornalistas qualificadas sejam acusadas como ele acusou, com atitudes que eu considero barbaras, grosseiras, toscas. Não significa que isto justifique o tratamento absolutamente misógino que foi dado contra mim, aceitando certo tipo de fala e certo tipo de reação, que permite o que fazem hoje.
Fizeram comigo e é isso que autoriza a fazer hoje. 
Então eu critico profundamente o Bolsonaro, seus assessores, todos os seus auxiliares e seus filhos, que tratam a imprensa da forma como tratam. Não é de um país civilizado, não é de um país democrático.
Mas a imprensa vai ter de olhar para si e tentar entender porque ela é absolutamente sem reação. Ela é impotente diante disso. Impotente porque não criou as condições para que a sociedade reagisse. Porque quando você começa a aceitar, você sanciona, você deixa aquilo instilar nas pessoas. Então ela hoje é impotente para reagir. É de ficar perplexo e envergonhado pela não reação.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

Praias de Pernambuco monitoradas para cumprimento de decreto

As praias somente poderão ser frequentadas para prática de atividade física individual

                      Por: Portal FolhaPE
Praia de Gaibu sendo monitorada
Praia de Gaibu sendo monitoradaFoto: cortesia/WhatsApp
Desde este sábado (21), bombeiros militares de Pernambuco, Polícia Militar, Guarda Civil, além de outros órgãos do Estado, estão nas praias da capital pernambucana  orientando a população a respeitar as determinações de uso restrito desse espaço público, conforme o Decreto Estadual nº 48.832 assinado pelo governador na última quinta-feira (19). Pelo decreto, as praias pernambucanas devem se limitar apenas à pratica de atividades físicas individuais.

A ação, feita em parceria com as respectivas prefeituras das cidades, já pode ser vista nesta manhã em praias do litoral sul pernambucano, como as do município de Ipojuca e Tamandaré. 

Em Olinda, vizinha ao Recife, um carro de som, junto com agentes da segurança, circularam pela beira-mar da cidade avisando sobre o decreto e alertando a população.
No Recife, o trabalho se dá nas praias de Boa Viagem, do Pina e de Brasília Teimosa, bairros da Zona Sul. Pela manhã cedo, foi vista uma ação junto a uma pelada de vôlei em Boa Viagem, mandando parar o jogo.

Além de abordar e sensibilizar os frequentadores junto à Guarda Civil Municipal do Recife (GCM) e à Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) terá profissionais de plantão nos oito postos avançados dispostos na areia ao longo da orla da capital. Ao todo, são 40 bombeiros envolvidos. Ao mesmo tempo, também foi informado que a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) continuará com o policiamento de área destinado a cada região, preparada para agir em casos que demandem sua intervenção.

Quiosques e equipamentos de lazer, musculação e ginástica instalados no calçadão estão isolados, não podendo ser utilizados por quem se dirigir às praias. “É importante dizer que quem quiser correr ou caminhar sozinho pode ir desde que respeite a distância de outras pessoas, como recomendado pelas autoridades sanitárias. O que ninguém pode é se reunir em práticas coletivas. Isso em qualquer orla do Estado. Vale também para municípios que não estão na costa, mas contam com rios e represas, como Petrolina e Petrolândia”, lembrou o tenente-coronel Erick Aprígio, chefe de Planejamento e Operações do CBMPE.

De acordo com o decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, as praias somente poderão ser frequentadas para prática de atividade física individual, estando proibidos os esportes coletivos e qualquer tipo de comércio. As medidas fazem parte do conjunto de ações do Governo do Estado no enfrentamento ao novo coronavírus.

Operação 
Além da presença nas praias, o CBMPE e a PMPE desenvolvem neste fim de semana a Operação Bar Seguro e a Operação Lei Seca, que fiscalizarão se bares, restaurantes, lanchonetes e similares estão obedecendo ao Decreto Estadual nº 48.832. Conforme a determinação do Governo de Pernambuco, esses estabelecimentos só podem funcionar para entregas em domicílio ou como postos de coleta, sem poder receber clientes em seu interior.



Blog do BILL NOTICIAS

Montadoras param atividades e mais de 100 mil trabalhadores entram em férias coletivas devido ao coronavírus

Governo monta plano contra demissões nas montadoras
Governo monta plano contra demissões nas montadoras

A indústria automobilística brasileira deverá paralisar as suas atividades a partir da próxima segunda-feira (23) devido ao avanço do novo coronavírus. Até esta sexta-feira (20), 14 marcas, responsáveis por 35 unicidades fabris, anunciaram a suspensão temporária das atividades – que variam de três semanas a até um mês - e deverão colocar 100 mil funcionários em férias coletivas ou em banco de horas. 
Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a paralisação foi negociada com os sindicatos dos trabalhadores e envolve, também uma parte dos funcionários que trabalham em filiais na Argentina. 
As marcas que suspenderam as operações são Honda, BMW, Renault, Toyota, Scania, Peugetot Citroen e a MAN/Volkswagen Caminhões e Ônibus.  As montadoras Volvo, Ford, Chevrolet, Mercedes-Benz e General Motors já haviam anunciado anteriormente a paralisação das atividades. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

PCR lança site para reforçar veiculação de informações seguras sobre vírus

Prefeitura do Recife já colocou no ar um hotsite por onde a população poderá se informar sobre a pandemia contra a qual todos devem se proteger
                 Por: Portal FolhaPE
Site da PCR para alertar a população sobre a pandemia
Site da PCR para alertar a população sobre a pandemiaFoto: Reprodução

Em tempos de combate ao novo coronavírus a melhor vacina é a informação. Conforme anunciado esta semana pelo Comitê Municipal de Resposta Rápida ao novo Coronavírus, a Prefeitura do Recife já colocou no ar um hotsite no qual a população poderá se informar sobre a pandemia contra a qual todos devem se proteger. Através do site os internautas poderão obter informações sobre o vírus, modos de transmissão, cuidados de prevenção e material educativo para veiculação em redes sociais. O endereço traz ainda lembretes importantes como o fato de que as pessoas com dúvida devem procurar informações através do 136, do Ministério da Saúde, canal adequado para esclarecer dúvidas sobre a doença.
No site, ainda é possível checar todas as notícias acerca das mais de 100 medidas já anunciadas para contenção do avanço da Covid-19. A Prefeitura reforça ainda junto à população que deve buscar sempre lavar as mãos e evitar aglomerações, além de seguir as recomendações e normas anunciadas ao longo dos últimos dias.



Blog do BILL NOTICIAS

Prefeito de Fortaleza testa positivo para coronavírus

 (Foto: Foto: José Cruz / Agência Brasil)
Foto: Foto: José Cruz / Agência Brasil


O prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) testou positivo para a Covid-19. Outros nomes da política cearense, como a vice-governadora Izolda Cela, o senador Prisco Bezerra e o pré-candidato à Prefeitura da capital Carlos Matos, também tiveram o mesmo resultado para o novo vírus. (DP)

Confira a nota da Prefeitura de Fortaleza:
 
Mesmo apresentando um quadro assintomático, o prefeito Roberto Cláudio realizou exame para detecção do coronavírus, orientado por especialistas, já que mantivera contato com pessoas positivadas, e testou positivo.

O prefeito passa bem e, por medida de precaução, antes mesmo de conhecer o resultado, já estava isolado, em quarentena, trabalhando em regime de home office.

Neste sábado (21), às 9h30min, o prefeito Roberto Cláudio dará outras informações em uma “live” no seu perfil no Facebook, explicando como manterá sua rotina de trabalho em Fortaleza diante do quadro de calamidade no País causada pelo coronavírus.

Prefeitura Municipal de Fortaleza



Blog do BILL NOTICIAS

Editorial da Band aponta rompimento do agronegócio com a estupidez bolsonarista

Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, Eduardo Bolsonaro e Ernesto Araújo
Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, Eduardo Bolsonaro e Ernesto Araújo (Foto: Agência Brasil)

O editorial do grupo Bandeirantes, lido na noite de ontem pelo jornalista Eduardo Oinegue, revela que o agronegócio, que tem na China seu maior parceiro comercial, rompeu com a estupidez do bolsonarismo – um regime político que está a serviço dos interesses de Donald Trump e, portanto, contra os interesses econômicos do Brasil. Leia, abaixo, o editorial da Band e tweet de Renato Rovai, editor da Fórum:
A provocação desnecessária de um deputado irresponsável, seguida por um chanceler idiotizado, uma espécie de avesso do Barão do Rio Branco, colocou o Brasil em conflito com seu maior parceiro comercial.
Pura inépcia. O chefe da diplomacia, que teria como missão zelar pelos interesses do país, torna-se assim um obstáculo - talvez o maior - no caminho de nossas relações com a China. O lamentável chanceler realiza essa proeza - de inverter seu papel - numa demonstração clara de que é incapaz de responder pelo cargo que lhe deram.
Exigir, como ele exigiu, que o embaixador chinês se retratasse depois de reagir ao destempero do deputado, é uma atitude descabida, que prova a inconsciência de um diplomata despreparado. Uma atitude de desprezo pela amizade e respeito do Brasil por um povo que, neste momento, mostra sua tenacidade numa luta eficiente contra o coronavírus.
Exatamente o contrário do que conseguem enxergar o deputado imaturo e o chanceler inepto. Por quanto tempo ainda veremos um idiota ocupar a cadeira de Rio Branco, Afonso Arinos e Santiago Dantas? (247)

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...