sexta-feira, 20 de março de 2020

Bolsonaro tentou contato, mas Xi Jinping não quis atendê-lo

(Foto: Isac Nóbrega/PR)

Jair Bolsonaro tentou contato com Xi Jinping, mas o presidente chinês não quis atendê-lo. De acordo com a jornalista Maria Cristina Fernandes, no Valor Econômico, a embaixada da China no Brasil afirma que aceita o fim do conflito diplomático somente com uma retratação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O parlamentar acusou o país asiático de esconder informações sobre o coronavírus. 
"O deputado federal Eduardo Bolsonaro tem que pedir desculpa ao povo chinês por sua provocação flagrante", diz a nota, que também criticou as declarações do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo. "A parte chinesa não aceitou a gestão feita pelo embaixador Ernesto Araújo à noite o dia 18".
Nesta sexta-feira 20, Jair Bolsonaro disse haver "zero problema com a China" e que se precisasse ligar para o presidente chinês, ligaria "sem problema nenhuma".
"Não há nenhum problema com a China. Zero problema com a China. Se tiver que ligar pro presidente chinês, eu ligo sem problema nenhum", afirmou Bolsonaro.
Ele se recusou a responder, no entanto, se considera a China culpada pela pandemia.
"Não manifesto minha opinião sobre esse assunto. Vocês têm dito e escrito constantemente que esse vírus nasceu em Wuhan, na China. Esse assunto é página virada, não existe problema com a China", disse.
O chanceler brasileiro havia dito que a opinião de Eduardo Bolsonaro não atacou o chefe de Estado chinês (247) 



Blog do BILL NOTICIAS

POSICIONAMENTO Dono da Gold Medic pede desculpas por vídeo gravado e diz apoiar decisão do Governo do Estado

                    Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

O dono da Gold Medic, loja de produtos hospitalares, pediu desculpas e declarou apoio à decisão do Governo do Estado de recolher parte das máscaras da empresa para a rede estadual de saúde. A loja foi alvo de requisição administrativa de insumo pelo estado, na quinta-feira (19). 

"Eu quero deixar claro que a Gold Med é solidária ao momento que estamos passando. Estou aqui para pedir desculpas ao governo do estado, ao governador Paulo Câmara e aos profissionais de saúde", afirmou.

O vídeo que circulou nas redes sociais, na noite dessa quinta-feira, mostra o empresário indignado com a operação do governo, acobertada pelo decreto 48.809, de 14 de março de 2020. "Esse aqui é o nosso país. Nós compramos materiais, pagamos, pagamos impostos, aí o Procon chega com a Polícia Civil, com a Receita Federal, entra na sua empresa, pega tudo seu, que ele acha que é direito dele, leva e diz que vai pagar depois. É fogo. É díficil esse Brasil", disse o empresário. 

Confira retratação







Blog do BILL NOTICIAS

Gol vai oferecer passagens gratuitas para profissionais de saúde

A ação vale para médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas que tenham como motivo da viagem o atendimento de pessoas com a Covid-19

                          Por: Folhapress
Avião da GOL
Avião da GOLFoto: Divulgação/GOL

A partir de segunda-feira (23) a Gol vai permitir que profissionais da saúde viajem nos aviões da empresa sem pagar pela passagem. A ação vale para médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas que tenham como motivo da viagem o atendimento de pessoas com a Covid-19 ou com suspeita da doença.

Esses profissionais terão apenas que pagar a taxa de embarque, que fica com o aeroporto. Para embarcar, os profissionais da saúde devem se apresentar nas lojas da Gol nos aeroportos duas ou três horas antes do voo pretendido. Não será possível reservar passagens com mais antecedência.

Os interessados devem apresentar a carteirinha de credenciamento junto aos conselhos regionais de cada profissão e levar uma carta que comprove a relação da viagem com o combate ao novo coronavírus.



Blog do BILL NOTICIAS

Sete pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro foram protocolados na Câmara nesta semana

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (Foto: Carolina Antunes/PR)

Infomoney - Sete pedidos de impeachment foram protocolados na Câmara dos Deputados na última semana, por causa do comportamento de Jair Bolsonaro em relação à manifestação do dia 15 e à pandemia de Covid-19.
O presidente é acusado de crime de responsabilidade por incentivar a participação em protestos nos quais foi defendido o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) e por minimizar o risco do coronavírus para a população.
Dois pedidos são de deputados: um encabeçado por Fernanda Melchionna (Psol-RS), que assina junto de outros parlamentares e representantes da sociedade civil; e outro de Alexandre Frota (PSDB-SP). Também foi apresentado um pedido por um deputado distrital (Leandro Gass, da Rede).
Antes disso, já haviam sido apresentados dez pedidos, por diferentes razões. Um foi arquivado e os demais aguardam despacho do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ou seja, ao todo, desde janeiro de 2019, foram protocolados na Câmara 17 pedidos de impeachment, quase todos de cidadãos.

Ex-presidentes

Segundo a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, o ex-presidente Michel Temer foi alvo de 31 pedidos de impeachment. A ex-presidente Dilma Rousseff, afastada do cargo em 2016, foi alvo de 68 pedidos.
O ex-presidente Lula foi alvo de 37 pedidos. Contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foram 24 pedidos de impeachment.
O ex-presidente Itamar Franco foi alvo de quatro, e o ex-presidente Fernando Collor, também afastado do cargo em 1992, foi alvo de 29 pedidos.

Rito

De acordo com a Constituição, a Câmara dos Deputados é responsável pela admissibilidade de denúncia por crime de responsabilidade de presidente da República.
Se deferido pelo presidente, o pedido inicial é analisado em comissão especial, depois pelo Plenário, depois pelo Senado. Se aceito, o processo é conduzido pelo Senado, sob o comando do presidente do STF.


Blog do BILL NOTICIAS

Balanço Primeira paciente pernambucana com confirmação do coronavírus está curada, diz SES-PE

                    Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução


A mulher de 66 anos, que ao lado do marido foi a primeira diagnosticada com a Covid-19 em Pernambuco, teve cura clínica constatada nesta sexta-feira (20). Ela estava internada no Real Hospital Português. O marido dela, de 71 anos, e outros oito pacientes da doença, permanecem internados, todos estáveis. Os demais casos confirmados estão em isolamento domiciliar. Nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco subiu de 28 para 31. Dois deles são residentes no Recife e um em Jaboatão dos Guararapes.

Com o objetivo de reduzir ao máximo o avanço do novo coronavírus, o governador Paulo Câmara anunciou, na manhã desta sexta, novas medidas restritivas. Por meio de decreto, o Governo determina, a partir do próximo domingo (22), o fechamento do comércio e dos serviços em todo o Estado, além da paralisação das obras da construção civil. O transporte intermunicipal também será proibido, mas nesse caso, só a partir da próxima segunda-feira.

Paulo Câmara ressaltou ainda que não estão incluídos na lista do novo decreto serviços relacionados à alimentação, como supermercados, padarias, mercadinhos, casas de ração animal, farmácias e depósitos de água mineral e gás, além de obras de serviços essenciais (como hospitais e abastecimento de água, gás, energia e internet). Obras contratadas pelo serviço público de todos os entes federativos também estão mantidas.

O governador encaminhou nesta sexta à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) três expedientes: o primeiro institui o fundo estadual para recebimento de doações para enfrentar a epidemia de coronavírus; outro informa a adoção de rito sumário para aquisição de equipamentos, insumos, prestação de serviços e contratação de profissionais de saúde; e, por fim, a decretação de estado de calamidade pública no estado.

Sobre as requisições administrativas de imóveis e produtos, o Governo do Estado esclarece que todas as ações estão sendo acompanhadas pela Secretaria da Fazenda, e que os pagamentos referentes a essas requisições serão prioridade.

Em março, Pernambuco está pagando o segundo grupo do 13º do Bolsa Família. Serão 395.930 famílias que receberão até R$ 150 a mais em suas contas. Em fevereiro, o primeiro grupo de 381.789 beneficiados já recebeu a parcela extra. Em abril, o terceiro grupo, com 380 mil pessoas, será beneficiado.

Balanço
O número de casos confirmados do novo coronavírus passou de 28 para 31 nas últimas 24 horas, de acordo com balanço da SES-PE divulgado nesta sexta-feira (20). O total de notificações no estado até as 12h desta sexta é de 520 casos, sendo 289 ainda em investigação.



Blog do BILL NOTICIAS

Carteiras de Habilitação terão validade prorrogada

Medida atende deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

                         Por: Portal FolhaPE
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)Foto: José Cruz/Agência Brasil

Os prazos de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencidas a partir de 19 de fevereiro de 2020 serão prorrogados por tempo indeterminado, segundo decisão anunciada nesta sexta-feira (20) pelo Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A medida atende deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Também estão adiados os prazos para defesa de autuação e recursos de multa. As modificações fazem parte da estratégia para evitar aglomerações e conter a disseminação do novo coronavírus.

As modificações interrompem, por tempo indeterminado, os prazos para defesa de autuação, recursos de multas, defesa processual, recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação. A interrupção por prazo indeterminado também vale para identificação do condutor infrator.

O mesmo prazo vale ainda para a Permissão de Dirigir (PPD). O tempo indeterminado também serve para registro e licenciamento de veículos novos ainda não expirados.
Estão interrompidos ainda os prazos para o proprietário adotar as providências necessárias para expedição do Certificado de Registro de Veículo (CRV), quando ocorrer transferência de propriedade de veículos, que foram adquiridos também a partir de 19 de fevereiro de 2020.



Blog do BILL NOTICIAS

Deputado Gonzaga Patriota propõe o uso dos recursos do fundo eleitoral para combate ao novo coronovírus

                 Via:Santanavinicius

O Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) protocolou na Câmara dos Deputados, esta semana, uma Emenda solicitando o cancelamento dos mais de 2 bilhões de reais, que seriam destinados a financiar a campanha política deste ano, conhecido como “Fundão Eleitoral”, e a soma deste valor à Medida Provisória nº 924/2020, que trata do Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública, para combate ao Novo Coronavírus.

Com os 5 bilhões já autorizados no último dia 13/03, nesta Medida Provisória destinada ao combate ao Novo Coronavírus, adicionado ao valor que já está aprovado e destinado ao financiamento público da eleição deste ano, serão cerca de 7 bilhões de reais destinados exclusivamente ao financiamento de ações para o enfrentamento desta nova pandemia, que está chegando com muita força ao Brasil.
O valor que o parlamentar quer ver cancelado se destina à confecção de santinhos, alugueis de comitês, combustível para carros de som, contratação de agências publicitárias, cabos eleitorais, etc. Para Gonzaga Patriota, a prioridade é o combate ao Novo Coronavírus, e o momento que o país está atravessando na luta contra essa pandemia mundial requer esforço de toda a sociedade.
“O vírus é extremamente potente e de fácil proliferação, e não há que se pensar em destinar recursos públicos, oriundos do suor do trabalho do contribuinte brasileiro, para financiar campanhas políticas, ao tempo em que é notória a necessidade urgente de mobilização de profissionais de saúde e aquisição de equipamentos voltados à assistência e tratamento dos doentes, principalmente o aumento de leitos de UTI”, justificou Gonzaga Patriota.(Ascom)



Blog do BILL NOTICIAS

Obras de viaduto na Avenida Sete de Setembro são iniciadas

                      Via:CarlosBritto
Foto: WhatsApp/Blog do Carlos Britto


Quem passou nesta sexta-feira (20) pela Avenida Sete de Setembro estranhou as máquinas da prefeitura quebrando uma parte do canteiro central da via pública. A explicação é simples. Segundo o Blog apurou, trata-se do início das obras de construção de um dos viadutos que ficarão localizados nesse trecho.
No entanto, os trabalhos – que estão a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) – deverão ser paralisados, uma vez que o governador Paulo Câmara baixou um novo decreto, na manhã de hoje, determinando a paralisação de obras de construção no Estado devido à pandemia do novo coronavírus.

Blog do BILL NOTICIAS

Itália bate recorde e registra 627 mortes em um intervalo de 24 horas

                            Por: Diario de Pernambuco
 (França Sebastien Bozon/AFP)
França Sebastien Bozon/AFP

Em 24 horas, a Itália registrou 627 mortes em decorrência do novo coronavírus - elevando o total para 47.021 casos e 4032 mortos. Nessa quinta-feira, o país europeu bateu o recorde ao superar os números da China - lugar onde começou a pandemia. Os dados oficiais foram divulgados na tarde desta sexta. 

A média de idade das pessoas que morreram na Itália pela Covid-19 é de 79,5 anos e os homens representam 70% dos mortos, anunciou o Instituto Superior de Saúde (ISS), que publica regularmente suas estatísticas. 

Em uma amostra de 2.003 mortes, das 2.503 que o país registrou até terça-feira, 707 estavam na faixa etária de 70 a 79 anos, 852 na faixa de 80 a 89 anos e 198 têm mais de 90 anos, de acordo com uma declaração da ISS. 




Blog do BILL NOTICIAS

Engenheiro químico brasileiro morre nos EUA vítima do coronavírus

Sérgio Campos Trindade recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007 ao lado dos integrantes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)

            Via:santanavinicius
Resultado de imagem para O engenheiro químico Sérgio Campos Trindade

O engenheiro químico Sérgio Campos Trindade morreu nesta quinta-feira 19 em Nova York, nos Estados Unidos, aos 79 anos, em decorrência de complicações associadas ao coronavírus. A informação foi confirmada pela Agência Fapesp nesta sexta-feira, 20.
Trindade recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007 ao lado dos demais integrantes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) por seu trabalho na preservação do meio ambiente e luta contra as mudanças climáticas.
O engenheiro era um grande incentivador da energia renovável e atuava como consultor em negócios sustentáveis. Era membro do Comitê Científico para Problemas do Ambiente (Scope, na sigla em inglês) – agência intergovernamental associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Blog do BILL NOTICIAS

Doria anuncia estado de calamidade pública no estado de São Paulo

Governo de São Paulo suspende aulas gradualmente a partir de segunda.
Governo de São Paulo suspende aulas gradualmente a partir de segunda. 
(Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), assinou nesta sexta-feira (20) um decreto que reconhece o estado de calamidade pública no estado por conta da pandemia do novo coronavírus. 
O governador esclareceu nas redes sociais. "Acabo de assinar decreto que reconhece o estado de calamidade pública no Estado de São Paulo por conta da Covid-19. Com isso, vamos desburocratizar o processo de compras e contratações de serviços essenciais no combate ao coronavírus. Nossa prioridade absoluta é salvar vidas", divulgou. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Senado aprova estado de calamidade pública no país

 (Foto: TV Senado/Reprodução)
Foto: Elza Fiúza/ABr


O Senado aprovou o estado de calamidade pública no país nesta sexta-feira (20) em primeira sessão remota da história do parlamento brasileiro. O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 88/2020 dá ao Executivo Federal a liberdade econômica para combater as crises na Saúde e na Economia provocadas pelo Coronavírus. O plenário virtual foi presidido pelo senador Antônio Anastasia (PSD-MG), vice-presidente do Senado. O presidente, Davi Alcolumbre (DEM-AP), está em isolamento após testar positivo para o vírus.
Depois de aprovado, o decreto começa a valer imediatamente, sem precisar de sanção do presidente Jair Bolsonaro.
O decreto foi enviado ao Congresso, na quarta (18), como despacho presidencial que atende ao artigo 65 da Lei Complementar número 101 de 4 de maio de 2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal. "Com efeito, vivemos sob a égide de pandemia internacional ocasionada pela infecção humana pelo coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), com impactos que transcendem a saúde pública e afetam a economia como um todo e poderão, de acordo com algumas estimativas, levar a uma queda de até dois por cento no Produto Interno Bruto - PIB mundial em 2020", justifica o texto do decreto.
"O choque adverso inicial nas perspectivas de crescimento do mundo esteve associado à desaceleração da China, que foi profundamente agravada pelo início da epidemia. Por concentrar quase um quinto do PIB mundial e ser destino de parcela substancial das exportações de vários países, aquele país vinha sendo o principal motor da economia mundial nos últimos anos, de modo que a súbita redução em sua taxa de crescimento por si só já implicaria efeitos adversos para os demais países", segue a matéria.
O texto foi aprovado na Câmara na terça-feira (17) e não será um cheque em branco para o governo. O presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) criou, também, uma comissão, a ser composta por seis deputados, seis senadores e suplentes, para acompanhar e fiscalizar os gastos do governo. O relator foi o líder do PSB, Alessandro Molon (RJ).(DP)

Blog do BILL NOTICIAS

Ministro admite que número de casos de coronavírus no Brasil é maior que o registrado

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirma a primeira morte por Covid-19 em São Paulo, durante entrevista à imprensa.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirma a primeira morte por Covid-19 em São Paulo, durante entrevista à imprensa. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Erick Gimenes e Nara Lacerda, Brasil de Fato | São Paulo (SP) - O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que existem mais casos de coronavírus no Brasil do que o que vem sendo registrado. Em entrevista coletiva online à imprensa, nesta quinta-feira (19), Mandetta ressaltou que alguns estados que não registraram o vírus ainda, podem já ter infectados. O governo já havia informado que os testes seriam realizados apenas em casos mais graves.
Além disso, pessoas assintomáticas e com gripes leves estão sujeitas a não serem contabilizadas. 
“Tem muitos casos que estão acontecendo, se você pegar os casos suspeitos, que nem fizeram teste. A gente só sabe os casos graves e os que falecem. Para cada um desses confirmados deve ter um número de não confirmados. A gente trabalha sempre só com uma parte de informação, como se fosse um iceberg. Estamos vendo a ponta do iceberg, mas aqui em embaixo tem muito mais casos", disse o ministro. 
Governo não segue recomendação da OMS para testes de coronavírus
A recomendação de testar todos os casos suspeitos é da Organização Mundial da Sáude (OMS), mas o governo brasileiro já havia informado que não seguiria essa prática. Nesta semana, o ministro chegou a criticar a recomendação da OMS.
“(...) O presidente da Organização (Mundial da Saúde) Tedros (Adhanom Ghebreyesus), ele coloca que todo o planeta deve fazer o teste em 100% das pessoas. Primeiro, isso do ponto de vista sanitário é um grande desperdício de recursos preciosos para as nações", disse Manetta.
A médica epidemiologista e professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Eleonora d’ Orsi, afirma que, nos casos com sintomas mais leves, é preciso buscar atendimento online ou por telefone, nos canais oferecidos pelos governos locais.
Ela ressalta que, neste momento, a diminuição dos investimentos em saúde  precisa ser revertida e o Sistema Único de Saúde (SUS).
“O momento chama atenção para a necessidade de maiores investimentos na saúde. Acho que isso está ficando bastante claro para a sociedade como um todo e para o governo. O Brasil tem uma grande vantagem que é ter um sistema único em nível nacional. Mas esse sistema de saúde está sendo subfinanciado", afirma a médica epidemiologista.
Para diminuir o número de casos e conter o avanço da doença, Eleonora d’ Orsi afirma que é fundamental que sejam investidos recursos principalmente nas áreas de vigilância e prevenção.
"Ele (SUS) realmente precisa que sejam feitos todos os investimentos, especialmente na área de vigilância e na área de prevenção. É isso que vai fazer com que a gente tenha menos casos. Tendo menos casos, a gente vai sobrecarregar menos o nível terciário de atendimento, que são os hospitais e as UTIs. Que também precisam, claro, de reforços, mas sempre que se investe mais na prevenção você consegue poupar recursos para os níveis mais caros e mais restritos do sistema de saúde", aponta. 
Eros Davi Bittar, médico com formação na Escola Latinoamericana de Medicina de Cuba e que atua na área de saúde da família, afirma que já era esperado que o Brasil não conseguiria acompanhar os números totais do coronavírus no país.
“Como o vírus agora penetrou no nosso país, era esperado que isso fosse acontecer cedo ou tarde. Mas com certeza, você congelar gastos por vinte anos elimina as respostas a possíveis catástrofes", aponta.
Do ponto de vista prático, Bittar considera que, testando ou não, as medidas de isolamento são a maneira mais eficaz para tentar conter a expansão da infecção pela doença, que agora é comunitária.
"Não mudaria muita coisa o assintomático saber que tem o vírus, porque o isolamento social tenta mitigar esse caso do assintomático. Se você coloca a infecção em um gráfico, você tem um surgimento exponencial de casos em um curto espaço de tempo. A ideia de isolar as pessoas, além de reduzir o número de casos, aumenta o tempo em que essa transmissão ocorre. Isso permite que os sistemas de saúde consigam absorver com mais equilíbrio à demanda", ressalta.
Para dar conta da demanda, o governo promete aumento na produção de testes. A Fundação deve entregar mais 40 mil unidades até abril e já disponibilizou 30 mil ao sistema. Segundo o Ministério da Saúde, a Fiocruz se comprometeu a produzir mais de um milhão de testes nos próximos quatro meses.

Blog do BILL NOTICIAS

Congresso analisa adiar eleições municipais por causa do novo coronavírus

                 Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: Elza Fiúza/ABr)
Foto: Elza Fiúza/ABr

Prevista para outubro de 2020, a realização das eleições municipais está sob análise no Congresso. O impasse entre a crise provocada pelo novo coronavírus e a incerteza da duração da pandemia levou congressistas a iniciar um movimento em defesa do adiamento.

O Ministério da Saúde prevê um aumento dos casos entre abril e junho. A situação só se estabilizaria a partir de julho. Um mês antes do início das campanhas eleitorais, que estão previstas para começar no dia 16 de agosto. 

Tendo em vista a proximidade das datas, há o receio de que parte do calendário eleitoral seja afetado.



Blog do BILL NOTICIAS

Para prevenção ao novo coronavírus, Agrovale doará solução de álcool 70 para unidades de Saúde de Petrolina e Juazeiro

               Via:Carlos Britto
Foto: divulgação

Diante do cenário assustador da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Agrovale em Juazeiro (BA) vai doar a solução de álcool 70 para produção de álcool em gel, produto recomendado pelas autoridades sanitárias como uma das formas de prevenção contra a doença. A doação ao sistema público de saúde será feita via governo do Estado.
Além da cidade baiana, Petrolina também será contemplada. A empresa já iniciou as tratativas com as prefeituras das duas cidades e procederá os encaminhamentos com o Executivo de Juazeiro.
A Agrovale está aguardando as decisões, em nível federal, para a permissão de produção da solução de álcool 70, cujas ações envolvem os órgãos públicos – entre eles os ministérios da Saúde, Agricultura e de Minas e Energia, além da Anvisa e Secretarias do Estado da Bahia.
 A empresa comunica, ainda, que suspendeu a comercialização do estoque de álcool como medida preventiva para atender a demanda e está acompanhando, juntamente com as autoridades estaduais, a permissão para a produção de álcool nas especificações exigidas. (Fonte: CLAS Comunicação)

Blog do BILL NOTICIAS

Aprovação de Bolsonaro volta ao pior nível e é superada pela desaprovação

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (Foto: Carolina Antunes/PR)

Por InfoMoney
Em meio à crise provocada pelo avanço do novo coronavírus e seus efeitos sobre a saúde pública e sobre a economia, a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) oscilou de volta ao seu menor patamar desde o início do mandato, há 15 meses. É o que mostra a nova rodada da pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (20).
Segundo o levantamento, realizado entre os dias 16 e 18 março, as avaliações positivas (“ótimo” ou “bom”) do atual governo atingiram a marca de 30%, o que corresponde a um recuo de 4 pontos percentuais em relação à fotografia de fevereiro. O novo patamar registrado é o mesmo observado em setembro do ano passado.
Já as avaliações negativas (“ruim” ou “péssimo”) ficaram em 36%, mesma marca do levantamento anterior e 5 pontos percentuais abaixo do pico de setembro. Enquanto o grupo dos que avaliam a atual administração como regular oscilou de forma ascendente, para 31%.
De acordo com a pesquisa, as expectativas com relação ao restante do mandato de Bolsonaro chegou à pior marca junto à opinião pública. O levantamento mostra que o grupo dos que esperam uma gestão positiva vem em trajetória de queda desde novembro. Nestes quatro meses, o tombo foi de 8 pontos percentuais, marcando 38%.
Já o grupo daqueles que esperam um restante de mandato ruim ou péssimo manteve 33%, mesmo patamar dos últimos dois levantamentos. As expectativas de uma gestão regular, por sua vez, somam 22% dos eleitores – maior marca já registrada.
Esta é a primeira vez em que expectativas positivas e negativas encontram-se em situação de empate técnico, já que a margem máxima de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
As movimentações observadas nas curvas de popularidade e de expectativa com o governo coincidem com uma inversão na percepção sobre a condução da política econômica.
Hoje, 48% dos entrevistados consideram que a economia está no caminho errado, contra 38% que veem a economia no caminho certo. Há um mês, eram 47% os que tinham visão positiva contra 40% com visão negativa.
O levantamento também mostra uma maior associação dos eleitores entre a imagem do governo Bolsonaro e a situação econômica atual. Em um ano, as associações saltaram 12 pontos percentuais, para 17%. A presente administração está atrás apenas da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aparece com 27%.
A piora nas expectativas com relação ao atual governo também coincide com o aumento da preocupação da população com o avanço do novo coronavírus e a discordância com a realização das manifestações favoráveis a Bolsonaro no último domingo (15).
O levantamento mostra que, entre fevereiro e março, cresceu de 50% para 70% o grupo de eleitores com pouco ou muito medo com a doença. Já o grupo dos que se dizem despreocupados com a pandemia recuou de 49% para 28% no mesmo período.
O movimento contrasta com as primeiras reações de Bolsonaro ao problema. Embora tenha desaconselhado a realização de manifestações populares a favor de seu governo, o presidente suspendeu seu isolamento no último domingo (15) para acompanhar parte do ato e cumprimentar um grupo de apoiadores em frente ao Palácio do Planalto – também contrariando as recomendações para que se evitem aglomerações. Depois, em entrevistas à imprensa, o mandatário chegou a falar em “histeria” com o surto.
Segundo a pesquisa XP/Ipespe, 64% dos entrevistados discordaram com a realização dos atos no último domingo, contra 27% que concordaram com o movimento.
A pesquisa XP/Ipespe ouviu 1.000 eleitores de todas as regiões do país, entre os dias 16 e 18 de março. As entrevistas foram conduzidas por operadores, pelo telefone. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Blog do BILL NOTICIAS

Pandemia de coronavírus matou mais de 10 mil pessoas no mundo

A Europa é o continente mais afetado com 4.932 mortes

                      Por: AFP 
A Itália já registrou mais de 2 mil mortes
A Itália já registrou mais de 2 mil mortesFoto: Piero CRUCIATTI / AFP

A pandemia do novo coronavírus matou mais de 10.000 pessoas no mundo, de acordo com um balanço da AFP com base em dados oficiais, atualizado nesta sexta-feira às 10h30 GMT (7H30 de Brasília).

No total foram registradas 10.080 mortes, a maioria na Europa (4.932) e Ásia (3.431). Com 3.405 vítimas fatais, a Itália é o país mais afetado, à frente da China (3.248), onde a Covid-19 foi detectada pela primeira vez, e do Irã (1.433).



Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...